11 junho 2009

Projeto Água Limpa promoverá plantio de 130 mil mudas ao longo do Pratos e do Guilherme

O Projeto Água Limpa, lançado nesta segunda-feira (8), em Horizontina, com plantio de árvores nativas, de iniciativa da família Bündchen, tem o governo do Estado, prefeituras, sindicatos, faculdades, escolas, clubes de serviço, associações comerciais, e mais de uma dezena de outras instituições apoiadoras.
Por intermédio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), foram doadas 130 mil mudas de árvores para recomposição da mata ciliar. O projeto pretende recuperar as microbacias hidrográficas dos Lajeados Pratos e Guilherme, nos municípios de Horizontina e Tucunduva.
Para a governadora Yeda Crusius, o projeto Água Limpa dá um excelente exemplo de integração entre a sociedade civil e o poder público. Em artigo dirigido com exclusividade ao Folha Cidade, a maior autoridade do RS diz: "O exemplo da família Bündchen vai exatamente ao encontro dessa nova concepção sobre o agir das pessoas e instituições. É com orgulho que o governo do Estado participa do projeto vanguardista e pioneiro, que pretende fazer um mundo melhor para as atuais e futuras gerações", afirma.
O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, que esteve em Horizontina durante a Semana Estadual do Meio Ambiente, conheceu e valorizou a experiência, que se identifica com a proposta da Sema de preservação dos recursos hídricos. Além disso, diz o secretário, o Água Limpa está preocupado em transformar a cultura dos produtores, passando do puro extrativismo para a produção compatibilizada com a conservação e a proteção dos recursos naturais.
Emocionado, Valdir Reinoldo Bündchen, coordenador geral do Projeto Água Limpa, detalhou aos presentes a solenidade de lançamento, que ele abrangerá uma extensão total de 7,28 mil hectares, passando por 155 propriedades de agricultores familiares. "Construímos uma grande parceria entre a sociedade civil e entidades públicas e privadas, que promoverá a preservação das nascentes dos rios e implementará ações de gestão ambiental sustentável com inclusão social".
Segundo ele, foi dialogando durante a ceia do natal de 2007, que Gisele levantou o assunto: "Pai, que tal fazer-mos alguma coisa aqui, no lugar onde a gente mora"? Foi onde tudo começou. O longo trabalho começa a apresentar resultados, diante do envolvimento da comunidade e do apoio que recebeu das mais diversas instituições públicas e privadas.

Operação contra fraudes no INSS prende quadrilha

A Delegacia da Polícia Federal (PF) em Santo Ângelo deflagrou na manhã desta quarta-feira (10), a “Operação Trampolim”, contra uma quadrilha que fraudou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em valor estimado em R$ 1,3 milhão.
Conforme o chefe da PF, delegado Telmo Kappel Vieira, desde às 6h30 de ontem, policiais cumpriram cinco mandados de prisão e seis mandados de buscas, nas cidades de Santo Ângelo, Ijuí e Santo Augusto. Entre os presos está um servidor da agência da Previdência Social de Ijuí que residia em Santo Ângelo, além de três pessoas de Ijuí e uma pessoa de Santo Augusto.
A operação teve como objetivo desarticular uma quadrilha especializada em crimes previdenciários, ou seja, concessão irregular de aposentadorias.
O Ministério da Previdência Social participou da operação. Conforme o assessor de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Risco da Previdência, Dilmar Pregardier, a denúncia sobre a possível ocorrência de ilícitos previdenciários partiu do próprio Ministério da Previdência.
Dilmar disse que o servidor detido aproveitou-se da função que lhe garantia a concessão de benefícios para receber propina cujo valor não foi revelado. “Ele concedeu benefício de aposentadoria para quem não tinha direito, inclusive para pessoas de São Paulo. O servidor, bem como os beneficiados irão responder por seus atos e terão de ressarcir os cofres da Previdência”, afirmou.
Segundo as investigações, já foram identificadas mais de 50 aposentadorias com suspeitas de irregularidades cujos valores variam de de 415,01 (valor mínimo) até 3.038,99 (valor máximo).
O assessor Dilmar Pregardier afirmou ainda, que o prejuízo pode ser bem maior, pois somente após a revisão de todos os benefícios concedidos pelo servidor do INSS envolvido, é que se poderá ter uma noção exata do tamanho da fraude.
A Polícia Federal de Santo Ângelo, não divulgou a identidade do servidor do INSS, preso.
Ao todo, foram 32 policiais federais e oito servidores do Ministério da Previdência Social envolvidos no cumprimento dos mandados judiciais.
Também foram apreendidos carros e equipamentos e documentos usados pelos envolvidos.

Fábrica de máquinas agrícolas volta à ativa

Após 60 dias de férias coletivas, a John Deere irá reativar, no começo de julho, a fábrica de colheitadeiras em Horizontina, noroeste do Rio Grande do Sul. A visão da indústria é de que o pior da crise já passou, avaliou ontem o diretor da John Deere para a América do Sul, Paulo Herrmann.
Adecisão foi tomada apesar de o volume de pedidos ainda não ter voltado ao ritmo anterior à crise, desencadeada nos Estados Unidos no ano passado. A companhia, atualmente, tem pedidos de colheitadeiras para um mês e meio de atividade, 30% menos do que no ano passado.
Para o prefeito de Horizontina, Irineu Colato (PP), a intensificação das atividades é um alívio para quem estava em férias da empresa e uma esperança para quem foi demitido. Para o município, a notícia vem em boa hora.
– Horizontina é movida a John Deere. Cerca de 80% do retorno fiscal para o município em impostos era gerado pela empresa. Em tempo de vacas magras, aliado à estiagem, este retorno é muito positivo – afirma o prefeito.
Na avaliação do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos do município, Alcindo Kempfer, a retomada da produção é de extrema importância para Horizontina e aguardada com ansiedade pela comunidade.
– Muitos perguntam inclusive quando a empresa voltará a contratar – disse Kempfer.

Com gol de Nilmar, Brasil vence o Paraguai e assume liderança isolada

Carrasco do futebol brasileiro em confrontos recentes, Cabañas até fez sua parte no jogo desta quarta-feira, no Arruda, mas não pôde sorrir no final. Responsável pelas eliminações de Santos e Flamengo na Libertadores de 2008 e autor de um dos gols paraguaios no jogo de ida das eliminatórias, em Assunção (derrota do Brasil por 2 a 0), o gordinho atacante chegou a dar um susto, ao abrir o placar no primeiro tempo. Mas o ataque da seleção funcionou e, com gols de Robinho e Nilmar, o Brasil garantiu a virada para 2 a 1 e, de quebra, a liderança isolada das eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2010. Porém, o mais importante é que o Brasil está muito perto de uma vaga no Mundial, que será realizado na África do Sul.
Com o resultado, o Brasil chegou a 27 pontos. O Paraguai caiu para o terceiro lugar, com 24, superado pelo Chile, que bateu a Bolívia nesta quarta-feira e chegou a 26 pontos. A Argentina, com 22, aparece em quarto, seguida do Equador, com 20 pontos. Os quatro primeiros colocados garantem vaga direta na Copa. O quinto joga a repescagem contra uma seleção da Concacaf (Américas Central e do Norte). Restam quatro rodadas para o fim.