13 março 2013

Noite da Mulher reúne expressivo número de mulheres em São José do Inhacorá

As mulheres foram homenageadas em S.José do Inhacorá
Na noite do dia 08 de março, dia internacional da mulher, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS Bem Viver de São Jose do Inhacorá organizou um evento com programação especial para o público feminino, o qual congregou em torno de 450 mulheres inhacorenses com o tema: SONHO!

Inicialmente a Secretária de SMTASH, Adriane Emilia Weirich realizou a abertura do evento e conclamou à mesa oficial autoridades municipais como o prefeito Eliseu Schenkel e vice-prefeito Roque Dill, acompanhados de suas esposas – as quais neste ato foram homenageadas pela passagem desta data, além da palestrante Profª Marlene Denti e Fabiane Ludwig - representando o Centro de Referência em Assistência Social – CRAS Bem Viver.

A palestrante da noite: Professora Doutora Marlene de Almeida Denti, do Município de Frederico Westphalen/RS, se reportou ao público feminino com o tema MULHER: Qual é o teu sonho? – o qual proporcionou em sua abordagem uma oportunidade para que as mulheres pudessem refletir acerca da motivação e autoestima na vida e no trabalho.

Na tarde do mesmo dia, junto ao Gabinete do Prefeito Municipal de São José do Inhacorá, houve uma singela homenagem às mulheres, e dela participaram algumas servidoras públicas que trabalham nas mais diversas esferas do setor público, bem como demais órgãos ligados à Adminsitração.

Peritos do IGP realizaram perícia no local onde jovem foi encontrado morto em Três de Maio

A investigação apura como o jovem estudante perdeu a
vida (Foto: Paulo Marques)
Perito do Instituto Geral de Perícias (IGP), órgão vinculado a Secretaria Estadual de Segurança – RS, esteve em Três de Maio no início da noite desta quarta-feira (13), colhendo informações no local onde o jovem Dalvane Zanini foi encontrado sem vida.

Atendendo uma solicitação do Dr. João Vitório Barbato, Delegado de Polícia que investiga o caso juntamente com sua equipe, o perito do IGP, colheu informações e dados que irão formar um laudo técnico que deverá ser emitido num prazo de 30 a 60 dias, o qual será enviado para auxiliar na investigação policial.

Dalvane Zanini, 24 anos, era estudante da Setrem onde cursava o terceiro semestre de Sistema da Informação, foi encontrado sem vida caído ao lado do prédio da pensão onde residia, no último dia 1º de março. Já no dia seguinte, a polícia recebeu informações do médico legista do IML de Santa Rosa, que a morte teria sido causada por um choque elétrico.

Anúncio de Papa argentino frustra torcida na terra natal de Dom Odilo

Moradores de Cerro Largo durante o anúncio do nome do
novo Papa (Foto: Márcio Luiz/G1)
Foi com um misto de decepção e orgulho que os moradores de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, reagiram ao anúncio do novo Papa. A cidade natal de Dom Odilo Scherer, apontado como um dos favoritos para suceder Bento XVI antes do início do conclave, viveu dias de muita euforia em torno da possibilidade de virar conhecida mundialmente. Expectativa que acabou não se confirmando com a eleição do argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco I.

Desde o início da tarde, sete parentes de Dom Odilo se reuniram para acompanhar o resultado da quarta e da quinta votação do conclave, no Vaticano. Um telão foi instalado no salão paroquial da Igreja Matriz, a principal da cidade. Assim que a fumaça branca surgiu na chaminé da Capela Sistina, o lugar começou a lotar.

Primeiro chegaram dezenas de crianças e professores de um colégio católico situado ao lado da igreja. Depois, chegaram os funcionários da prefeitura, que fica no lado oposto da praça central da cidade. O prefeito e o vice do município também marcaram presença. Curiosos e mais alguns membros da família Scherer elevaram o público do local para cerca de 500 pessoas. Uma faixa exaltando Dom Odilo chegou a ser estendida.

Fiéis oram pelo conclave na Igreja da Matriz
(Foto: Márcio Luiz/G1)
Entre o anúncio de que a Igreja Católica tinha um novo pontífice e a divulgação do nome dele, foram minutos de muita angústia para os presentes. Prima de Dom Odilo, Rozane Scherer, 43 anos, não conseguia esconder o nervosismo. Por mais de um vez, juntou as palmas das mãos e rezou. “É uma ansiedade muito grande. Acho que nunca passei por isso na vida”, relatou ela.

Quando o telão mostrou o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, na varanda da Basílica de São Pedro e o nome dele foi confirmado como o novo Papa, os presentes no salão da igreja silenciaram. A pequena multidão ficou mais alguns minutos ouvindo as primeiras palavras do novo líder da Igreja Católica, antes de se dispersar.

Apesar da frustração, os familiares de Dom Odilo fizeram questão de ressaltar o orgulho que sentem pelo religioso. Vindo de uma família de pequenos agricultores que emigraram da Alemanha, ele fez a cidade sonhar por alguns dias que o primeiro Papa brasileiro seria cerro-larguense. “Toda a cidade torceu muito e vamos continuar rezando por ele. Ele ainda é novo, tem 63 anos, pode ser que tenha outra oportunidade”, afirmou Rozane.

Jorge Mario Bergoglio é o papa Francisco

 Argentino Jorge Mario Bergoglio é eleito o novo Papa
O mundo já tem um novo Papa. Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, foi eleito na tarde desta quarta-feira. Ele é o primeiro papa a adotar o nome de Francisco. Ele recebeu a maioria dos votos dos 115 cardeais reunidos na Capela Sistina, no conclave. A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina foi vista às 15h05min (horário de Brasília) por fiéis que esperavam ansiosamente na Praça São Pedro.

O jesuíta Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, confirma o favoritismo da América Latina, maior rebanho católico do mundo, no conclave.

Até as primeiras décadas do século XIX, um conclave podia durar semanas, ou até mesmo meses, mas desde então foram drasticamente encurtados.

Secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, é encontrada morta na Capital

Secretária Márcia Santana tinha 35 anos e entrou no
governo em 2011 (Foto: Caco Argemi / Divulgação)
A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Márcia Santana, 35 anos, morreu na madrugada desta quarta-feira, em casa, no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre. Segundo informações da Polícia Civil, ela estava com familiares quando teria passado mal e desmaiado.

De acordo com informações preliminares, ela teria sofrido um infarto fulminante. O corpo de Márcia teria sido encontrado pelo companheiro dela no banheiro da residência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local, tentou reanimá-la, mas não obteve sucesso. A confirmação do óbito chegou à polícia por volta das 0h45min.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o delegado que atendeu o caso, Márcio Zachello, disse que não foram encontrados indícios de crime na casa da secretária.

— A Polícia Civil compareceu para fazer uma análise preliminar e não encontrou ocorrência de delito — afirmou.

O corpo de Márcia foi removido ao Departamento Médico Legal (DML) para necropsia. O velório será realizado no Palácio Piratini a partir das 10h desta quarta e o sepultamento deve ocorrer na quinta-feira.

Grêmio permite virada ao Caracas e deixa escapar a liderança do grupo

Barcos e Andres Sanchez disputam bola em jogo truncado
(Foto: AP)
Ainda de luto pela morte do presidente do Hugo Chávez, a Venezuela voltou a sorrir. Pelo menos por 90 minutos. Dentro do quase impraticável gramado do Estádio Olímpico, na noite desta terça-feira, o Caracas derrotou o Grêmio por 2 a 1 , de virada, e embolou a classificação do Grupo 8 da Taça Libertadores.
Enquanto o Tricolor gaúcho desperdiçou a chance de assumir a liderança isolada, a equipe venezuelana encostou e manteve vivas as chances de classificação.

O time de Vanderlei Luxemburgo poderia ter alargado o placar quando vencia. Jogou fora contragolpes fulminantes, desperdiçou lances imperdoáveis. Acabou, portanto, castigado e derrotado por um time limitado, mas que jogou com o coração também para alcançar um marco: após 14 confrontos, enfim venceu um clube brasileiro na competição continental.

O resultado deixa o Grêmio ainda em segundo lugar, com seis pontos, porém ameaçado pelo próprio Caracas, com a mesma pontuação, mas saldo de gols inferior (-1 contra 4). O líder é o Fluminense, com sete. O Huachipato tem quatro e segura a lanterna. A próxima rodada ocorre nos dias 3 e 10 de abril, com Caracas x Huachipato e Grêmio x Fluminense, respectivamente. Antes, o Tricolor gaúcho volta as suas atenções ao estadual: no sábado, enfrenta o Lajeadense em seu primeiro confronto pelo Gauchão na Arena.