09 maio 2011

Fifa indica 12 cidades do RS para receber delegações na fase preparatória da Copa

Centenário pode ser um dos Centros de 
Treinamento
Foto:Rodrigo Chernhak
Das 145 cidades pré-selecionadas e divulgadas nesta segunda-feira pelo Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 que receberão delegações estrangeiras, 12 são do Rio Grande do Sul.
Alvorada, Bento Gonçalves, Canela, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha, Gramado, Novo Hamburgo, Osório, Pelotas, Santo Antônio da Patrulha e Viamão foram pré-selecionadas pela Fifa para receber as delegações estrangeiras durante a fase preparatória para a competição.
Os municípios foram escolhidos após visitas técnicas realizadas pelos representantes da Fifa. Durante as análises, foram levados em conta a infraestrutura urbana, a rede hoteleira e os Centros de Treinamentos disponíveis.
Os CTs servirão de base para as seleções que forem classificadas para a Copa. A ideia do Comitê Organizador Local (COL) é visitar novamente cada município, diminuindo o número final para 90 Centros de Treinamentos.

Tresmaiense assume presidência da Associação das Secretarias de Educação

Foto: Paulo Marques
A Secretária de Educação de Três de Maio, Maria Elena Naressi, é a nova presidente da Associação das Secretarias Municipais de Educação da Grande Santa Rosa.
Maria Elena foi empossada na última sexta-feira, dia 6, durante o 1º Seminário de Educação Infantil das Secretarias Municipais, realizado na XII Expofeira do Agronegócio.
De acordo com a nova presidente da associação, eventos como o seminário são fundamentais para preparar o futuro do país e valorizar a educação.
– Estamos aqui por escolha própria e vamos desempenhar muito bem o nosso papel – ressaltou.
O evento contou com duas palestrantes, Sueli Gonçalves, especialista em informática na educação, que falou sobre o Proinfo, e a professora Adriane Sphor Waechter, que enfocou a legislação, parâmetros e assuntos gerais da Educação Infantil.
Entre as autoridades estavam o prefeito de Três de Maio, Olívio José Casali, o presidente da Feira, Ildo Corso, o presidente da Câmara de Vereadores, Ivo Novotny, a representante dos municípios da Grande Santa Rosa, Roseli Rost, o prefeito de São José do Inhacorá, Alexandre Vaz Ferreira, além dos secretários de educação.

Indústria Azaleia encerra atividades em Parobé e e demite cerca de 800 funcionários

Empresa encerrará atividades de 

produção na cidade

Pelo menos 800 funcionários da Azaleia serão demitidos em Parobé após o encerramento das atividades de produção da empresa na unidade na cidade. A informação foi confirmada por nota divulgada pela companhia na tarde desta segunda-feira.
Atualmente a empresa tem 44 mil funcionários. Segundo a Azaleia, haverá uma redução de 8 mil pares por dia na capacidade total de produção da empresa.
— Reduzir empregos é sempre uma medida penosa, porém necessária. Na atual conjuntura econômica brasileira os setores intensivos em mão-de-obra (entre eles a indústria de calçados) têm sido obrigados a realizar ajustes em função de vários fatores adversos que já foram extensivamente diagnosticados, mas que seguem intocados pela política econômica e, incompreensivelmente, com perspectivas cada vez mais claras de consolidação — informa a empresa em nota.
A Azaleia argumenta que os ajustes de produtividade que "poderiam ser feitos com 'maior produção com os mesmos meios' têm que ser feitos na base de 'mesma produção com menores meios'. De acordo com a companhia, essa situação levou a empresa a acelerar as reduções de custos "para a velocidade determinada pelo avanço das variáveis externas à companhia".
Pelos próximos três meses, os benefícios de cesta de alimentos, assistência médica e creche para crianças continuarão a ser concedidos para os funcionários demitidos, segundo a empresa.

Créditos para pecuária no Plano Safra animam criadores gaúchos

Medida foi anunciada pelo ministro

da Agricultura, Wagner Rossi, na 

última Expozebu

O Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, divulgou, na semana passada, a intenção de promover medidas para o setor pecuário. Entre elas está uma linha destinada à renovação de pastagens, com ênfase em melhoria de produtividade. Além disso, outras duas linhas de crédito incentivarão a retenção e a aquisição de matrizes.
As propostas, que devem constar no próximo Plano Agrícola e Pecuário, que será divulgado em junho, agradam os criadores. Para o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa, a pecuária não tinha tantos recursos quanto a agricultura. O dirigente acredita que o crédito vem no momento certo.
— Acho que vem bem, vem na hora certa. Ainda precisávamos de uma linha de crédito com mais de 3 anos para produzir carne, num momento que estamos com uma demanda ambiental e precisamos aumentar a produtividade dentro da mesma área. E só com crédito é que os pecuaristas vão conseguir fazer isto - ressalta
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Devon. Adelar Santarém, espera, no entanto, que o crédito não seja seguido de juros altos para o produtor.
— Acho que é uma medida boa, e espero que este anúncio não venha junto com juros extorsivos. Não adianta termos uma boa ideia se ela não for factível, se não for bem aplicada, em virtude dos custos — salienta.
Segundo o ministro Rossi, na abertura da Expozebu, que ocorreu na última semana, em Uberaba, Minas Gerais, o volume de recursos e os prazos ainda estão sendo definidos em conjunto com o Bndes e o Banco do Brasil.

Maratonista Terezinha Alfen conquista a Ultramaratona de 24h em Santa Maria

Terezinha Alfen conquistou o 1º lugar na Ultramaratona 24h
Foi realizada neste final de semana (07 e 08.05.2011) em Santa Maria, a 4ª Ultramaratona de 24h, evento que cresce a cada ano, e atrai participantes de todo o Brasil.
A maratonista tresmaiense Terezinha Alfen, conquistou o 1º lugar feminino em sua categoria. Terezinha que tem 49 anos de idade, percorreu 160km no período de 24h, superando a sua marca de 2010 quando ficou em segundo lugar com 130km, e também superando os 155km da campeã de 2010.
“Terezinha, disse ter sido muito difícil a prova, principalmente quando ela parou para descansar um pouco e ir ao banheiro pela única vez, já que ao retornar a sua principal adversária tinha 10km de vantagem sobre ela. Mas, ela não desanimou e tão a outra corredora parou, e Terezinha não só tirou a desvantagem como abriu a vantagem que lhe deu a vitória.”

Discussão Democrática sobre Educação

Evento contou com a participação dos delegados das 14 escolas
A I Conferência da Rede Municipal de Ensino e IV Conferência Municipal de Educação foram encerradas com uma grande atividade realizada na Unijuí. Participaram os delegados das 14 escolas.
Na ocasião, eles discutiram os temas que abordam questões pedagógicas, tais como:  a inclusão, a metodologia, o tempo, o conhecimento, a avaliação, a diversidade cultural a questão de gênero, além da formação e valorização dos profissionais da educação e da estrutura organizacional das escolas.
Os grupos tiveram assessorias de professores da  Unijuí, Setrem e de profissionais do Governo Municipal. Segundo a Secretária de Educação e Juventude, Neli Cadaval da Costa ressaltou que foi inédita a grande participação e o envolvimento de pais e alunos nessa discussão democrática da comunidade escolar. A participante, Roseli Maria Stringhini, falou sobre a relevância do evento, “A Conferência foi muito importante e inédita, pois proporcionou um conhecimento além da educação em sala de aula dos nossos filhos. Tivemos a oportunidade de opinar e definir os princípios e, posteriormente as ações que nortearão a educação de nossas crianças”.
Todos os princípios definidos foram aprovados pelos participantes.

Expofeira recebe cerca de 70 mil visitantes

Cerca de 70 mil pessoas circularam pelo Parque de Exposições
Cerca de 70 mil pessoas circularam pelo Parque de Exposições de Três de Maio durante a 12ª Expofeira do Agronegócio. A meta era de 100 mil.

O ato de encerramento oficial da feira ocorreu por volta das 18h na Praça de Alimentação. O presidente Ildo Corso agradeceu o esforço de todos que participam da organização do evento. O nome do presidente da próxima feira não foi aunciado.

A principal atração do segundo fim de semana da Expofeira de Três de Maio foi a Festa Campeira, que reuniu participantes de, praticamente, todo o Rio Grande do Sul. O Parque de Rodeios Edibaldo Stiegelmeier foi tomado por barracas na área do acampamento. Além de provas tradiconais como tiro de laço, foram realizadas apresentações de gineteadas.


O carreteiro gigante atraiu muitos curiosos. O prato mais tradicionail do gaúcho foi servido de graça aos interessados.

Colisão mata uma pessoa e fere cinco em Santa Maria, na Região Central

Acidente ocorreu por volta das 19h15min deste domingo no km 325 
da BR-290
Foto:Ronald Mendes / Especial
Uma colisão deixou uma pessoa morta no início da noite deste domingo na BR-292, em Santa Maria, na região central do Estado. Marco Aurelio Leite dos Santos, 42 anos, morreu no local, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

A vítima conduzia um Uno. Conforme a PRF, no km 325, por volta das 19h15min, o carro foi atingido frontalmente por uma Silverado, que teria invadido a pista contrária. Outras cinco pessoas que estavam no carro ficaram feridas.

O motorista da Silverado fugiu. Patrulheiros da PRF controlaram o trânsito no local.