22 março 2012

Santa Rosa comemora aniversário da Xuxa

A criançada pode brincar, cantar, dançar com apresentações 
de grupos e artistas locais
Alegria e muita descontração marcaram a Festa de Aniversário da Xuxa, na tarde desta quarta-feira, 21. Várias atividades foram realizadas para homenagear e comemorar o aniversário da Rainha dos Baixinhos.
O Prefeito Orlando Desconsi, a Vice-Prefeita Sandra Padilha, o Secretário de Cultura e Turismo, Ângelo Zeni e demais funcionários da Secretaria participaram do evento que foi marcado pela surpresa preparada para a Xuxa durante a gravação do seu Programa.
A criançada pode brincar, cantar, dançar com apresentações de grupos e artistas locais, como Pagode Maneiro, Antônio Carlos  Careca, Cia de Dança, Alunos da Apae, Alunos da escola de Música da Casa da Xuxa e várias outras atrações.
O coreógrafo e diretor de TV, Vagner Meneses Pereira, o Fly, acompanhado dos integrantes da produção do programa de Xuxa comandou o evento, que foi ocorreu junto ao pórtico da Xuxa.
O evento foi realizado pela  Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura e Turismo, Clinibem - clínica de Psicologia e  MA Eventos. Os apoiadores do evento são:  Oba oba brinquedos, RBSTV Santa Rosa, Coli Gráfica e Editora, Sueli decorações, Empresa Jornalística Noroeste, Revista Gente News, Top Giro e Neugebauer.

Evento sobre o Dia Mundial da Água foi realizado em Três de Maio

Foto: Ramone Pacheco
Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado hoje, dia 22, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em parceria com o Executivo, realizou um evento enfocando a importância de utilizar a água sem desperdícios.
Na oportunidade, o gerente local da Corsan, Adelar Scherer, destacou as atividades dos 42 anos em que a Companhia atua em Três de Maio, disponibilizando à população o bem mais precioso do mundo, a água.
Para o presidente da Câmara de Vereradores, Fernando Vanin Trage, este é um dia de muita reflexão, e, deve ser utilizado para que as pessoas possam pensar nas atividades que desempenham e analisem se usam a água de maneira responsável.
Em uso da palavra, o prefeito municipal, Olívio José Casali, salientou que é uma alegria ter a Corsan em Três de Maio, e que juntamente com o Executivo, a Companhia está atuando na elaboração do Plano de Saneamento Básico, que compreende quatro eixos: abastecimento de água potável, tratamento de esgoto cloacal, drenagem de águas urbanas e manejo de resíduos sólidos.
O prefeito parabenizou a Corsan pelos seus 42 anos, e informou que assim que o Plano de Saneamento estiver pronto, contendo os últimos quesitos incluídos pela  Administração Municipal, esta deseja assinar a renovação do contrato com a Companhia, a fim de que a entidade continue à frente das atividades de abastecimento de água em Três de Maio.
Em seguida, as autoridades presentes e alunos das escolas do município, puderam apreciar algumas dicas e atividades que visam evitar o desperdício da água, e acompanhar a exposição do histórico dos 42 anos da Corsan em Três de Maio.

13º Fórum de Informática da SETREM trouxe as inovações do mercado tecnológico

A primeira etapa do evento foi realizada de forma gratuita e 
recebeu profissionais, estudantes e interessados
O Diretor de Tecnologias da SISNEMA, Giani Maldaner, apresentou as tendências que estão surgindo na área de TI
Na quarta-feira, dia 21, a SETREM e a empresa porto-alegrense SISNEMA Informática, realizaram a primeira etapa do 13º Fórum de Informática. A palestra do Diretor de Tecnologias da empresa, Giani Maldaner, foi realizada no auditório do Campus da Instituição e tratou das ‘Soluções e as Tendências Microsoft’.
À frente do Road Show Tecnológico, Maldaner trouxe as últimas tendências em Tecnologia da Informação (TI) e incentivou a busca por aprendizado tecnológico de ponta. O Diretor de Tecnologias da SISNEMA também apresentou uma visão especializada sobre as soluções da Microsoft para 2012.
A primeira etapa do evento foi realizada de forma gratuita e recebeu profissionais, estudantes e interessados pela área de Informática. Foram tratadas questões ligadas ao Windows Azure; as aplicações e o desenvolvimento Windows Phone; a compatibilidade e qualificação do Windows Intune; as diferenças entre Office 2010 x BPOS e o Office365; os recursos do System Center 2012 comparado com anteriores; o uso do Kinect além de jogos; a visão geral do SQL Server 2012 e as Certificações Oficiais Microsoft.
A segunda fase do 13º Fórum de Informática será realizada no mês de Maio. O Fórum é uma realização do Curso Técnico de Informática e dos cursos superiores em Sistemas de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores da SETREM.

Provas de concursos públicos serão aplicadas neste fim de semana na região

Já a prova do concurso público da prefeitura de Santa 
Rosa será no domingo / Foto: Divulgação
As provas da seleção pública do Consórcio Intermunicipal da Gestão de Resíduos Sólidos serão realizados no próximo sábado. Os testes iniciam as 8 horas na Escola Municipal Germano Dockorn. São oferecidas vagas para os cargos de operário e zelador sob regime celetista. Os candidatos devem comparecer com meia hora de antecedência, levando consigo a ficha de inscrição, caneta azul e um documento de identidade.
Já a prova do concurso público da prefeitura de Santa Rosa será no domingo. Estão em disputa 32 vagas divididas em nove cargos. O concurso recebeu 2001 inscrições, destas 623 são para o cargo de professor de educação infantil. Para os demais cargos foram 1378 inscritos. Os candidatos devem comparecer ao Unijuí Campus Santa Rosa 30 minutos antes do horário de início da prova, munidos da ficha de inscrição e carteira de identidade. O edital pode ser acessado nos sites www.santarosa.rs.gov.br e www.unijui.edu.br.

Pastores da Comunidade Evangélica Luterana São João visitam a Prefeitura

Desconsi agradeceu pela visita e confirmou presença no culto
Representantes da Comunidade estiveram na Prefeitura formalizando convite ao Culto Festivo de posse.
Na manhã desta quarta-feira, 21 o Prefeito, Orlando Desconsi recebeu os Pastores Volnei Schwartzhaupt e Renato Hoerlle e o Presidente da Comunidade Evangélica Luterana São João de Santa Rosa, Vilmar Arndt.  Na ocasião, a comitiva convidou o Prefeito e a Vice-Prefeita Sandra Padilha para o Culto Festivo de posse do novo Pastor, Reverendo Renato Hoerlle. O culto será no próximo sábado, às 19h, no auditório do Colégio Concórdia.
Completando 95 anos de existência em2012, aComunidade Evangélica Luterana São João chamou mais um Pastor com a finalidade de investir ainda mais no cuidado dos seus membros e na expansão do trabalho em levar “Cristo para todos”.
Desconsi agradeceu pela visita e confirmou presença no culto: “Estarei presente na posse do novo Pastor e desde já desejo ao Reverendo Renato que se sinta integrado a nossa comunidade”, ressaltou. O prefeito também aproveitou a presença dos pastores para agradecer as orações da igreja.

Três de Maio paga o piso nacional ao Magistério

Os professores municipais irão receber o piso nacional. 
Foto: Ramone Pacheco
Na tarde desta quarta-feira, 21, o prefeito municipal, Olívio José Casali, recebeu em seu gabinete, integrantes da Associação dos Professores Municipais de Três de Maio (APROMUT), para dialogar sobre o piso nacional do magistério.
Estiveram presentes na reunião os vereadores Delmar Mébius, Cleiton dos Santos, Jorge Leite e Alexandre Classmann; os secretários de Fazenda, Eurico Metzner; Administração, João Seno Bach; Educação, Cultura e Desporto, Maria Elena Fin Naressi; Governo, Ernani Rehn; o assessor jurídico, Jorge Wächter; a diretora de Planejamento, Jaci Taborda; diretoras da Educação e a jornalista, Ramone Pacheco.
Na oportunidade, o secretário de Governo destacou que a Associação já havia lhe procurado algumas vezes na busca da valorização do trabalhador da Educação, e por isso, esta reunião foi realizada.
Em seguida, a presidente da APROMUT, Tânia Salete Rossi Schast, em nome da Associação e das demais colegas da classe do magistério, pediu formalmente ao prefeito Casali, o pagamento do piso nacional para os professores.
Mediante o pedido, o prefeito Casali destacou que esteve reunido durante três dias com a equipe da Administração Municipal para ver da viabilidade de atender o pleito. “Após uma análise detalhada das finanças do município, decidimos que iremos pagar o piso nacional do magistério, a partir deste mês, pois é um direito dos professores, que merecem um reconhecimento pelo trabalho que realizam com as crianças do nosso município”, informa.
A notícia foi recebida com aplausos pelos presentes, e o prefeito informou que a diferença dos meses de janeiro e fevereiro será paga em abril, e que para realizar o pagamento dos meses retroativos a 2011, será necessário realizar uma alteração de índice no Plano Plurianual e na Lei da Diretriz Orçamentária, para que estes valores sejam pagos em 2013.
Segundo a secretária de Educação, Maria Helena, esta ação é muito importante para valorizar a classe do magistério, visto que 70% dos municípios do Rio Grande do Sul não irão pagar o piso nacional ao educandário. “Agora os professores irão receber um salário digno, pois não há nada mais justo que valorizar estes profissionais que são tão importantes no desenvolvimento e aprendizado das crianças”, informa.
Conforme o assessor jurídico, Jorge Wächter, o pagamento do piso nacional aos professores colocou a folha de pagamento da Prefeitura Municipal no índice máximo, de 51,3%, impedindo a contratação de demais profissionais para a municipalidade.
O vereador Delmar Mébius parabenizou o prefeito por todas as melhorias que estão sendo realizadas nas escolas, e principalmente pelo pagamento do piso nacional, já que são os professores que trabalham com a educação das crianças.
Para o vereador Alexandre Classmann, este dia é muito importante, pois é a  classe dos trabalhadores do magistério que semeia o futuro de Três de Maio, e não há nada mais justo de que os professores receberem o piso nacional da categoria.
Segundo o vereador Jorge Leite, esta notícia é uma vitória para o município de Três de Maio, pois são os professores que fornecem subsídios para que as crianças aprendam o necessário para se desenvolverem plenamente.
O vereador Cleiton dos Santos, que também é professor, está duplamente satisfeito, e destaca que com um salário melhor, os professores irão trabalhar com outro ânimo, o que dará um respaldo ao ensino no município.
A diretora da Escola Germano Dockhorn, Mara Rejane Benedix, destacou que a disputa por vagas nas escolas e os inúmeros alunos na lista de espera do município, são resultado dos investimentos na educação, do trabalho dos professores e funcionários e do empenho da Administração Municipal.