|
Júlio recebeu os parabéns do Executivo (Foto: Ramone Pacheco) |
Entre os dias 18 e 20 de abril, Júlio Cortese Lorenset, de 13 anos, representou o CTG Tropeiros do Buricá e a 20ª Região Tradicionalista no 25º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, que ocorreu em Panambi. Na competição, o jovem foi submetido a uma prova escrita sobre conhecimentos gerais, prova artística e campeira. A modalidade foi disputada entre 16 concorrentes de 13 a 17 anos e Júlio conquistou o crachá de 2° Guri Farroupilha do RS.
Na manhã de segunda-feira, dia 22, o 2° Guri Farroupilha do Estado, acompanhado de sua mãe Gabriela; dos avós Elizabeth e Nelson; da patroa do CTG Tropeiros do Buricá, Alessandra Reinehr e do vice-patrão, Francisco de Gaspari, esteve no gabinete municipal recebendo os parabéns do Executivo pela conquista. Estiveram presentes também a primeira-dama e supervisora do IMAMA, Elizabeth Caraffa; secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ernani Moreira Rehn; secretário de Governo, Pato Roberto; e assessoras pedagógicas da Secretaria de Educação.
Na oportunidade, a patroa do CTG destacou que Júlio é um grande orgulho para a entidade, pois foi através de seu conhecimento e capacidade que ele conseguiu conquistar este título. “Fomos à Panambi com a certeza de que ganharíamos um dos crachás, e estamos maravilhados
com esta conquista, pois este é o primeiro título da categoria na região”, informa.
Segundo o vice-patrão, Júlio é uma das autoridades do Rio Grande do Sul, e além de Três de Maio vai representar mais de 30 CTGs da região. “No Rio Grande do Sul são 15 os títulos de Guris, Peões e Prendas concedidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e Três de Maio possui dois destes, o crachá de 2° Guri Farroupilha do RS e a faixa de 2ª Prenda Juvenil do RS, que está com Verônica Padoim até o dia 18 de maio”, salienta.
Conforme o prefeito, Júlio já é um ícone municipal e terá um futuro brilhante, pois possui muito carisma pelo que faz. “A família tresmaiense se honra com esta conquista e parabeniza Júlio, sua família e o CTG Tropeiros do Buricá”, destaca.
Para Júlio, foi o apoio da família e o suporte do CTG, o que possibilitou a conquista deste título. “Acredito que a principal responsabilidade em carregar este crachá seja propagar a cultura e o tradicionalismo dentro e fora do CTG e trazer mais pessoas para à entidade, para que todos possam participar da família tradicionalista e viver diariamente essa cultural”, enfatiza.
Ao final do encontro, Júlio foi convidado pelo secretário de Educação, Ernani Rehn para realizar palestras nas escolas municipais sobre o tradicionalismo.