23 fevereiro 2013

Departamento Municipal de Trânsito realiza blitz da Lei Seca em Panambi

Três condutores foram flagrados dirigindo embriagados,
um foi preso em flagrante
O Departamento Municipal de Trânsito de Panambi realizou uma blotz da Lei Seca na noite de ontem, tendo abordado 45 veículos, submetido condutores ao teste do etilômetro e flagrado três condutores dirigindo em estado de embriaguez. Um destes com concentração de álcool no sangue em quantidade superior a 33ml, resultando na prisão em flagrante do referido condutor que foi conduzido à Delegacia de Polícia e permaneceu detido até o pagamento de fiança arbitrada pela autoridade policial.

Um adolescente foi flagrado dirigindo veículo automotor e foi autuado, bem como o proprietário do veículo, o responsável pelo menor será processado na esfera civil.

De acordo com informações do Diretor do Departamento de Trânsito de Panambi, Claudinei Maciel, doravante estas operações serão realizadas sistematicamente como forma de coibir abusos no trânsito.

O aparelho etilômetro do DMT Panambi é do tipo mais moderno, trata-se do Alcotest 7410 Plus RS, dotado de assepsia total o condutor ao ser convidado a se submeter ao teste irá encontrar condições higiênicas garantidas com aparelhos descartáveis devidamente esterilizados e embalados.

O “bafômetro” do DMT está devidamente registrado, homologado pelo Contran e aferido pelo Inmetro, de acordo com a Portaria 128 de 17 de dezembro de 2008.

Mulher fica ferida em colisão de moto e uma caminhonete em Três de Maio

A condutora da moto foi socorrida pelos bombeiros
(Foto: Paulo Marques)
A colisão de uma Moto Honda Titan e uma Caminhonete Saveiro, deixou ferida a condutora da moto, Juliana Buzanelo.

O acidente aconteceu por volta de 11he50min da manhã deste sábado (23), na Av.Santa Rosa esquina com a rua Consolata. A caminhonete de uma oficina mecânica de Três de Maio, era conduzida no sentido centro/bairro, mesmo sentido da moto que vinha logo atrás. Segundo o motorista da Saveiro, ele foi fazer a conversão a esquerda no momento em que um terceiro veículo não identificado que vinha em sentido contrário, também fez a mesma manobra, mas no espaço indevido, fazendo ele frear o veículo, o que fez a motoqueira bater na lateral da caminhonete.

Juliana, foi socorrida pelos bombeiros e conduzida ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo, aparentemente com  ferimentos leves.  

Acidente de trânsito em Seberi resulta em morte

O condutor do Gol morreu no local, o motorista do Fiesta era
um menor de idade e ficou ferido (Foto: Marília Dalenogare)
Na manhã deste sábado, 23, por volta das 6 da manhã, um confronto frontal entre um Gol e um Fiesta resultou em óbito, e deixou um ferido, em acidente que aconteceu em Seberi, na BR 386, próximo à comunidade de Osvaldo cruz.

Pela localização dos veículos, a polícia acredita que o Gol estava indo em sentido à Seberi, e que o Fiesta ia sentido Frederico Westphalen, ambos os carros continham somente os motoristas de passageiro.

O condutor do Fiesta com placas de Morretes, Paraná, era menor de idade, ficou ferido, e foi encaminhado pelo Samu para o hospital. Já a vítima fatal, Ivalírio Roque Grando, taxista em Frederico Westphalen, morreu no local do acidente.

ALL em Cruz Alta está interditada pelo Corpo de Bombeiros

Sede da ALL está com portas fechadas em Cruz Alta
(Foto: Roberto Big Souza / especial)
Sem alvará de funcionamento desde dezembro de 2011, sede da América Latina Logística (ALL) em Cruz Alta, no noroeste do Estado, está interditada há uma semana pelo Corpo de Bombeiros. Sem acesso aos prédios, os funcionários não podem abastecer vagões ou fazer trabalhos administrativos. O transporte de vagões que vem de outros locais, pelo trecho, continua normalmente.

Durante o ano de 2012 a ALL foi multada três vezes, por não providenciar a regularização do alvará. O caso foi comunicado ao Ministério Público e em uma inspeção, os bombeiros de Cruz Alta constataram uma série de irregularidades.

Conforme o Sargento Vilmar Silva do Nascimento, assessor de análise técnica do Corpo de Bombeiros, faltavam extintores e os existentes estavam vencidos. Sinalizações como luz de emergência não funcionavam e também foi constatada precariedade na manutenção da rede elétrica.

- Se houvesse um incêndio no local, os extintores vencidos não funcionariam, havia risco para moradores próximos também, avalia Nascimento.

Com base neste laudo, os bombeiros interditaram os prédios da ALL. Os funcionários ficaram impedidos de realizar trabalhos administrativos e de abastecer vagões, inclusive os vagões com combustível. As bombas de combustível foram lacradas e este serviço foi transferido para a sede da ALL em Santa Maria.

Os vagões que saem de outras cidades continuam passando normalmente pela cidade, com direção a Santa Maria e Rio Grande.

Além da sede da ALL, outros 35 locais na cidade foram interditados, como bares, danceterias, Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) e clubes.

CONTRAPONTO 

A ALL informou através de sua assessoria, que estão sendo tomadas as medidas necessárias para regularizar as exigências dos bombeiros, para que o prédio seja liberado no menor prazo possível.

Órgão mantém no cargo delegado suspeito de roubar televisão no RS

Policial foi condenado pela Justiça a 3 anos de prisão
e recorreu (Imagem: Reprodução RBS TV)
O Conselho Superior de Polícia, que julga policiais suspeitos de irregularidades, decidiu nesta sexta-feira (22) manter no cargo o delegado acusado de se apropriar indevidamente de um aparelho de TV em uma operação no Rio Grande do Sul. O delegado foi condenado pela Justiça a três anos de prisão, mas recorreu da decisão.

O delegado foi absolvido no Conselho Superior de Polícia por três votos a dois e deve voltar ao trabalho. O parecer do relator do processo era pela não confirmação do estágio probatório de suspeito, o que resultaria na exclusão dele da Polícia Civil. Segundo Conceição Pinheiro, o aparelho de TV que o delegado apreendeu durante uma operação foi encontrado na casa da namorada do delegado, que também é policial.

"Ele descumpriu normas elementares, ou seja, houve a apreensão de um bem, esse bem não teve os registros devidos, tanto que resultou na denúncia ministerial de delito de peculato", disse o delegado Conceição Pinheiro, relator do Conselho Superior de Polícia.

Votaram pela absolvição do delegado os ex-chefes de polícia Pedro Rodrigues e Álvaro Steigleder. E ainda a representante da OAB no Conselho Superior de Polícia. Ela aceitou a tese do policial, de que havia quardado a TV no apartamento porque não havia espaço na delegacia, que estava em obras.

"Dentro dos autos não tinha o que me convencesse realmente que aquela televisão, que ele tivesse a intenção de se apropriar. Porque ela se encontrava em um local, sozinha, em um local que não estava sendo habitado, atirada em um canto praticamente, fora da tomada e enrolada num lençol", disse a advogada Maria Amabile Termingnoni.

"O controle remoto foi posteriormente encontrado na própria delegacia. Se ele tivesse intenção de usar este objeto ele teria levado juntamente com a televisão, o que não aconteceu", relatou o advogado de defesa José Claúdio de Lima da Silva.

O representante da Procuradoria-Geral do Estado no Conselho de Polícia discorda. Foi o único a votar pela exclusão do delegado.

"Eu entendi realmente que essa atitude do delegado, ela se constituía em uma insensibilidade moral muito forte e, sim, sujeita a exoneração e não confirmação no estágio probatório", revelou o Procurador do Estado, Frederico de Sampaio.