24 setembro 2013

Semana Farroupilha em São José do Inhacorá

As Invernadas do CTG Recanto Verde  de BVB fizeram
belas apresentações
Na noite do dia 18 de setembro houve a apresentação da Invernada Artística do CTG Recanto Verde, do vizinho município de Boa Vista do Buricá e contou com a participação de mais de 80 integrantes. Na apresentação estiveram presentes o grupo mirim, infantil, juvenil e adulto, os quais abrilhantaram a noite cultural farroupilha.

A dança tem um espaço muito importante dentro do tradicionalismo gaúcho, tanto como expressão de emotividade ou como uma manifestação de arte, o que requer técnica e habilidade.

A Patronagem do CTG Recanto da Tradição de São José do Inhacorá agradece pela presença dos integrantes e parabeniza pela excelente apresentação das Invernadas artísticas do CTG Recanto Verde  de Boa Vista do Buricá.

Jé no dia 20 de setembro de 2013 junto ao CTG Recanto da Tradição, ocorreu a 2ª Missa Crioula do Município de São José do Inhacorá, acontecimento intrínseco à Semana Farroupilha 2013.

Esta foi a 2ª Missa Crioula de São José do Inhacorá
A Missa Crioula é uma missa católica do rito latino,  porém adaptada em linguagem, ritmo, estilo e símbolos tradicionalistas gaúchos. A missa trouxe o sentido espiritual e religioso de uma missa tradicional, mas pelas suas características particulares recebe a denominação de “Missa Crioula”

Pela parte vespertina, deu-se o encerramento das atividades farroupilhas com uma mateada junto ao CTG.

Bombeiros de Três de Maio simulam acidente

Ação integrou a programação da Semana Municipal do
Trânsito (Foto: Eduardo Erthal)
A simulação de um acidente de trânsito marcou a programação desta terça-feira, dia 24 de setembro, da Semana Municipal do Trânsito. Em frente à Prefeitura Municipal, o Corpo de Bombeiros de Três de Maio realizou a simulação de um atendimento para um casal que havia acabado de sofrer um acidente de moto.

Tudo aconteceu como em um acidente real. Feridos no chão e gritando por socorro, um cidadão chama os bombeiros e pessoas que passam pelo local acompanhando tudo, até a chegada do resgate. Homem e mulher são resgatados e levados até o hospital.

O objetivo desta simulação foi conscientizar as pessoas para os cuidados no trânsito e como proceder nestes casos. A orientação da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) no que diz respeito aos primeiros socorros, ou seja, as primeiras providências tomadas no local, são: uma avaliação rápida da vítima; aliviar as condições que ameacem a vida ou que possam agravar o quadro; e acionar corretamente um serviço de emergência.

A ação foi desenvolvida pelas secretarias municipais da Saúde, de Habitação e Urbanismo, do Departamento Municipal de Trânsito e Conselho Municipal de Trânsito.

Vereador do PPS critica fortemente governo Nildo em Horizontina

Foto: Divulgação
O vereador Antônio Lajús do PPS de Horizontina teceu críticas a administração municipal durante a sessão ordinária do parlamento da última segunda-feira dia 23 de setembro.

Para o edil do PPS o governo de Nildo Hickmann está preocupado com coisas grandiosas e deixando de lado as pequenas, que também são importantes. Embora reconheça que o investimento de R$ 800 mil na recuperação de vários trechos do asfalto urbano seja necessária, Lajús reclama de alguns investimentos feitos pela área da Educação.

O edil questiona altos valores dispensados para contratação de palestrantes para eventos, reunindo gente de toda a região, mas que nas escolas da rede municipal não está dando resultado. O edil denunciou que falta até mesmo giz para escrever no quadro negro as lições escolares e algumas escolas convivem com goteiras: -“Chove dentro” diz o vereador oposicionista, e a informação repassada as diretoras é que não há recursos para as melhorias. –“ São obras para inglês ver”, dispara o parlamentar, cobrando melhores salários aos professores e melhoria na infraestrutura dos educandários.

O vereador anunciou que não utilizará mais os meios de reivindicar formalmente via ofícios obras e serviços da administração ou pedido de informações, pois não está havendo a resposta a seus pleitos. Diz que usará a imprensa para cobrar essas demandas.

O edil do PPS ainda citou em tom irônico, a palavra “Querida Comunidade” termo usado pelo prefeito Nildo Hickmann sempre que se pronuncia ao referir-se a Horizontina, destacando que a querida comunidade está tendo suas preocupações proteladas por outros interesses do governante, que são acomodar a ´”companherada” aumentando o número de cargos de confiança e o futuro político de aliados.

Lajús citou três exemplos de pressões que comprovam que o governo de Nildo, quer ampliar os CCs para cumprir promessas de campanha: -“ Um vereador meu colega cobrou e se tornou público, que para continuar aprovando projetos queria mais três cargos, outra ex-candidata a vereadora cobrou publicamente pelas redes sociais o cargo que lhe fora prometido, e teve um secretário do atual governo que levou uns “sofenão” de um filiado que lhe cobrava o cargo para a esposa”, conclui.

Cinema em destaque nesta semana em Santa Rosa

Para ampliar clique na imagem
Três eventos acentuarão o cinema em Santa Rosa na próxima semana, entre quarta e sexta-feira, no Centro Cívico: o 2º Festival de Cinema,
que vai prestar homenagem ao diretor Paulo Nascimento. Durante os três dias, mostra, competição e exibições concentrarão a atenção do público durante os tês turnos: manhã, tarde e noite. A entrada é franca, inclusive na sessão de premiação. Os três eventos convergem para o projeto ‘Santa Rosa Mostra Cinema’, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A Mostra está programada para a manhã de quarta-feira, 25.

Para o Festival de Cinema foram inscritos 103 filmes de 10 Estados brasileiros. "Isso prova que no Brasil as pessoas estão dedicando tempo e talento para produzir cinema", destaca o secretário Anderson Farias. Uma minuciosa triagem selecionou 15 filmes que irão para a competição. O festival consagrará o melhor filme (R$ 5 mil de prêmio), melhor ator, melhor atriz, roteiro, direção e fotografia (troféus). Os organizadores preservaram a variedade de gêneros: animação, documentários e ficção.

Sem saber de caminho alternativo empresa responsável deixa acumular lixo na Vila Schardong

Moradores da Schardong reclamam e são atendidos
Atendendo ao chamado de moradores da Vila Schardong na periferia de Três de Maio, o repórter Fabrício Dockhorn da Rádio Colonial AM, foi ouvir as reclamações dos munícipes que acumulam sacolas de lixo em frente as casas a cerca de três semanas sem que haja o recolhimento.

Existe apenas uma rua que da acesso para entrada e saída dos moradores do bairro, e a mesma encontra-se em obras de calçamento o que impede a circulação de veículos na rua, a exemplo do caminhão do lixo que não pode entrar na vila pelo acesso normal.

Os próprios moradores da Viloa Schardong, relataram que solicitaram ao setor competente da municipalidade para que a obra tivesse andamento em uma pista e após a outra, o que também foi questionado pelo repórter RC ao secretário de Habitação e Urbanismo Moacir Carvalho, que disse não ser possível.

Alguns moradores disseram usar o caminho por Quarainzinho, tendo acesso a cidade pelo loteamento Santa Maria, um percurso cerca de 3Km mais distante.
Fotos: Fabrício Dockhorn

Segundo Erminio, proprietário da empresa Lux Tran, responsável pelo recolhimento do lixo em Três de Maio, em contato com a nossa produção, o motorista do caminhão não tinha conhecimento deste trajeto, e em nenhum  momento foi informado pela municipalidade. O motorista é morador recente em Três de Maio.

Erminio, determinou que o lixo fosse recolhido imediatamente na Vila Schardong.

Balneário das Três Ilhas será sede de reunião em função da construção de barragens no Rio Uruguai

Foto: Guia Crissiumal
O Balneário das Três Ilhas será sede de uma reunião de debate em função da construção das barragens de Garabi e Panambi, no Rio Uruguai, que estão previstas para os próximos anos.

O encontro acontece a partir das 14 horas no Comércio do Benatti e deverá contar com a presença de lideranças regionais.

Recentemente famílias ameaçadas pela construção do Complexo Hidrelétrico Binacional Garabi e Panambi bloquearam duas estradas do local previsto para a instalação do canteiro de obras da barragem de Panambi, no município de Alecrim.

A Eletrobrás, juntamente com empresa argentina Emprendimientos Energéticos Binacionales S.A. (Ebisa), estão desenvolvendo os estudos e projetos para a instalação de um Complexo Hidrelétrico no rio Uruguai, na fronteira entre o Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, e a Argentina, nas províncias de Misiones e Corrientes.

O Consórcio Energético do Rio Uruguai é formado pelas empresas brasileiras Intertechne Consultores S. A. e Engevix Engenharia S.A e pelas empresas argentinas Consular Consultores Argentinos Asociados S.A, Grupo Consultor Mesopotamico S.R.L., I.A.T.A.S.A Ingeniería y Asistencia Técnica Argentina Sociedad Anónima de Servicios Profesionales, e Latinconsult S.A onde são responsáveis pelos estudos de engenharia e estudos ambientais do projeto Garabi/Panambi.

Durante a reunião serão apresentados dados em relação a construção das barragens, especialmente de Panambi que atingirá nossa região, afetando a vida de mais de 6.000 pessoas.

Seminário ILPF será realizado na SETREM

A programação terá inico às 8h da manhã com inscrições
Tecnologia que será apresentada no dia 04 de outubro permite a produção, na mesma área, de grãos, carne, leite, fibras e madeira

Produzir alimentos e energia renovável de madeira sustentável, diminuir impactos ambientais oriundos da atividade agrícola, preservar reservas florestais e matas ciliares, recuperar áreas degradadas, aumentar a produtividade das culturas e melhorar a eficiência dos insumos utilizados na produção, facilitar certificação e rastreabilidade dos produtos agrícolas e gerar empregos, renda e melhores condições ao produtor rural. Estes são os objetivos da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que terá um Seminário realizado na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) no dia 4 de outubro, em parceria com Embrapa e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo.
               
A tecnologia que será apresentada permite a produção, na mesma área, de grãos, carne, leite, fibras e madeira, necessidade baseada na crescente demanda mundial por alimentos e energia e a necessidade de desenvolvimento sustentável das atividades humanas, por meio da preservação do meio ambiente e da utilização racional dos recursos naturais. As vantagens destes processos já foram comprovadas em âmbito nacional pela viabilidade técnica, econômica, social e ambiental alcançada com a aplicação da ILPF em vários biomas, como Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pampas.

Destaque também para as possibilidades de combinações entre agricultura, pecuária e floresta, sejam elas integrações agropastoris (lavoura e pecuária), silviagrícolas (floresta e lavoura), silvipastoris (pecuária e floresta) ou agrossilvopastoris (lavoura, pecuária e floresta). Isso confere grande versatilidade ao sistema e possibilita que componentes culturais, econômicos e ambientais sejam considerados para a sua perfeita adequação à realidade da região. O encontro tem como público-alvo agricultores, estudantes e profissionais de ciências agrárias, secretários municipais de agricultura e meio ambiente, prefeitos, vereadores, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas e pesquisadores.