08 agosto 2013

Preso casal por roubo qualificado em Santa Rosa

Preso casal por roubo qualificado em Santa Rosa
Policiais da seção de investigação da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Rosa, coordenados pelo delegado Ubirajara Daniel Diehl Júnior, cumpriram três mandados de busca e apreensão relativos a crime de roubo qualificado, nesta quinta-feira (08/08). O fato ocorreu no final de julho do ano corrente, na Vila Vicente Cardoso, no município.

Foram apreendidos os objetos utilizados no crime e efetuadas duas prisões preventivas contra os suspeitos, que também são investigados por ligação com uma suposta organização criminosa. A sigla desta facção foi pichada em muros de residência e escola pública, na Vila Auxiliadora. Foram presos M.M.F.V. e M.B.S.O., ambos de 18 anos.

Ruas esburacadas estão se tornando um tormento para os motoristas em Três de Maio

Av. Santa Rosa e rua Horizontina apresentam os problemas
mais sérios (Foto: Paulo Marques)
São inúmeras as reclamações de munícipes que procuram a nossa produção, para citar os problemas com as ruas e avenidas de Três de Maio.

O maior problema são os buracos que se formaram ao longo da Av. Santa Rosa e rua Horizontina, em alguns lugares são verdadeiras crateras, que podem se tornar uma arma contra os motoristas que circulam pela cidade. Dizem os motoristas, que desviam de um buraco e caem em outro. Dize alguns relatos, que no caso da Av. Santa Rosa o grande problema foi o aumento do fluxo de veículos, principalmente pesados, que são oriundos da BR 472 via nova Perimetral, pelo fato da estrutura do asfalto não ser suficiente para suportar.

A administração municipal, tem elaborado um projeto junto ao Ministério das Cidades, pelo qual se espera verba suficiente para recuperar as ruas asfaltadas da cidade e a malha viária do interior.

Colesterol: um risco silencioso

Fazer exames periódicos, regrar a alimentação
e mudar o estilo de vida são fundamentais
para evitar as complicações das doenças
cardiovasculares
Doenças cardiovasculares são as principais causas de mortes no mundo e o fato de serem silenciosas dificulta e prejudica os diagnósticos dos médicos. Um dos principais problemas é gerado pelas altas taxas de colesterol no organismo, que provocam derrame e infarto em casos mais graves. Em busca de conscientizar a população sobre esta importante questão, o dia 8 de agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

Segundo o médico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) Altair Copatti, o colesterol é um elemento produzido pelo corpo e, em níveis normais, é essencial para a vida. No entanto, em níveis elevados, forma placas de gorduras que aderem às paredes dos vasos sanguíneos e principalmente nas artérias, as deixando rígidas, diminuindo o fluxo de sangue e causando infarto do coração, acidente vascular cerebral e trombose.
Uma das principais dificuldades é o fato de o problema ser silencioso. “O colesterol elevado não produz sintomas, por isso a necessidade de fazer exames periódicos. Pessoas que tenham outros fatores de risco para doença cardiovascular, como o diabetes, a obesidade, o fumo, o sedentarismo e o consumo de bebidas alcoólicas, devem redobrar os cuidados”, recomenda o médico.

Ele ressalta que o melhor tratamento é a prevenção. “É fundamental mudar o estilo de vida, perder peso, manter a pressão arterial controlada, praticar exercícios físicos, reduzir o estresse e estar atento também à manutenção dos níveis de açúcar no sangue dentro da normalidade. Se necessário, é indicado o tratamento com medicamentos”, conclui Copatti.

Cuidados com a alimentação
Dóris Cassol, nutricionista do HSVP, explica que para manter os níveis de colesterol controlados é recomendável seguir uma alimentação balanceada, com alimentos variados e em quantidades adequadas, evitar alimentos gordurosos e de origem animal como salame, torresmo, banha, nata e embutidos, preparando sua refeição com o mínimo de gordura vegetal. “Prefira leite e iogurtes desnatados e evite queijos amarelos e mussarela. Escolha carnes sem gordura aparente e prefira assá-las ou grelhá-las. Aumente o consumo de frutas e de sucos de frutas naturais, diminua doces, frituras e bebida alcoólica e consuma  diariamente  legumes e hortaliças diversificadas, que assim você estará contribuindo para evitar o colesterol alto”, recomenta.

 Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:
- Todas as frutas vermelhas: lotadas de antioxidantes, inibem a oxidação das partículas LDL (o colesterol ruim);
- Nozes em geral: ajudam na redução do colesterol porque são ricas em gorduras poli-insaturadas. Na circulação sanguínea, elas reduzem o LDL;
-Laranja, limão, mamão, ameixa preta, maçã e pera: são ricas em fibras solúveis e antioxidantes e ainda contêm altas doses de vitamina C, uma dupla poderosa contra o colesterol alto;
- Soja: fonte de isoflavonas, o consumo regular de soja ajuda a controlar os níveis de colesterol e colabora também para diminuir a absorção de açúcar;
- Peixes de água doce e marinhos: ricos em ômega 3, substância que auxilia no controle e na redução do colesterol e dos triglicérides;
- Farelos integrais: aveia, farelo de trigo, cereais integrais, linhaça e cevada são conhecidas pelo efeito protetor e ótimas fontes de fibras o que ajuda além da redução do colesterol também na glicose sanguínea.
- Todas as verduras e legumes.

E para beber:
- Suco de uva e vinho: o suco, quanto mais natural, melhor, principalmente se for feito com a casca, pois é nela que é encontrado o resveratrol. Dessa forma você obterá essa substância que é um poderoso antioxidante e que ajuda a reduzir o colesterol. Mas, de acordo com pesquisas, o vinho apresenta uma vantagem sobre o suco de uva, pois ele aumenta o colesterol bom (HDL-colesterol) e por isso contribui ainda mais para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. A sugestão de algumas pesquisas é uma taça de vinho tinto por dia, com exceção às pessoas que tem patologias em que a bebida alcoólica é proibida ou em outros casos.

Servidores fazem paralisação por salário mínimo em Santa Rosa

Servidores públicos fazem paralisação em Santa Rosa
(Foto: Reprodução/ RBS TV)
Funcionários públicos municipais de serviços gerais, auxiliares e ajudantes de Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (8). De acordo com a categoria, os servidores realizarão um protesto na Praça da Bandeira durante todo o dia. A reivindicação é o salário mínimo para os funcionários.

Atualmente, o valor pago aos profissionais é de R$ 635, ou seja, abaixo do salário mínimo, que é de R$ 678. Com faixas, apitos e buzinas, o grupo de manifestantes tenta chamar a atenção da comunidade e pede valorização. A previsão é que a paralisação ocorra até a sexta-feira (9).

Carga de 22,5 mil maços de cigarros é apreendida em Santo Ângelo

Maços de cigarro são apreendidos na Fronteira das Missões,
RS (Foto: Divulgação/ Polícia Federal)
Uma carga de 22,5 mil maços de cigarros foi apreendida nesta quarta-feira (7) pela Operação Sentinela da Polícia Federal de Santo Ângelo, na Região das Missões do Rio Grande do Sul. Dois contrabandistas acabaram interceptados por policiais militares em Campo Novo, na rodovia que liga a fronteira com a Argentina.

Os cigarros eram transportados em um veículo com placas de São Paulo e tinha como batedor um veículo de Palhoça, Santa Catarina. De acordo com a polícia, um dos carros tinha indícios de furto e havia sido clonado com identificação de outro automóvel similar.

Os dois motoristas foram presos em flagrante e conduzidos para a Polícia Federal, onde foram autuados por contrabando e rádio comunicação clandestina. A dupla foi encaminhada ao Presídio Regional em Santo Ângelo.

Preso suspeito de roubo a farmácia em Porto Xavier

Preso suspeito de roubo a farmácia em Porto Xavier
Policiais da Delegacia de Polícia (DP) de Porto Xavier, em conjunto com a DP de São Luiz Gonzaga, coordenados pelo delegado Delvéquio Moisés Kronbauer, em cumprimento a mandado de prisão preventiva, prenderam A.S.C., 24 anos.

O preso é suspeito de roubo a uma farmácia, no município de Porto Xavier, e responde a vários inquéritos e processos criminais por crimes contra o patrimônio. A.S.C. foi encaminhado ao Presídio Estadual de Santo Cristo.

Polícia procura pais de bebê abandonado em Bagé, RS

Imagem: Reprodução RBS TV
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul investiga o abandono de um bebê recém-nascido encontrado na madrugada desta quarta-feira (7) no bairro Getúlio Vargas em Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. A criança foi encaminhada à Santa Casa do município, onde está em observação, e passa bem, como mostra reportagem do RBS Notícias.

"Minha porta bate quando está ventando, e havia muito vento. Ouvi um miado de gato e tinha uma criancinha. Quando abri a porta e olhei o vidro, vi a criancinha em uma bandeja enrolada por panos", disse a moradora que encontrou o bebê, que não quis se identificar.

A mulher tomou um táxi, levou o bebê ao hospital e avisou a polícia. "Eu a enrolei em duas toalhas de banho, pois não tinha roupa de bebê, e a levei", contou.

 O Conselho Tutelar enviou um relatório ao Juizado da Infância e Juventude, que decidirá o futuro da criança. O caso é investigado pelo cartório especializado da criança e adolescente, da Polícia Civil. "Não temos ainda suspeitos da autoria, mas a apuração será feita", disse a delegada Daniela Barbosa de Borba. A pena para o crime de abandono varia entre seis meses e três anos.

Imama realizou evento de conscientização

Atividades ocorreram no Clube Buricá
(Foto: Ramone Pacheco)
Na última semana, a Unidade Regional do IMAMA de Três de Maio realizou um evento de conscientização, no Clube Buricá. As atividades iniciaram às 14 horas e contaram com a participação de mais de 300 pessoas, incluindo as equipes das unidades de Estratégia de Saúde da Família, crianças do projeto IMAMA na Escola e entidades do município.

Na abertura do evento, o prefeito municipal, Olívio José Casali, destacou que os eventos sobre saúde são muito importantes, pois os mesmos se caracterizam como um incentivo de vida à população. Na sequência o músico Ivan Severo e o empresário Caubi realizaram uma apresentação musical.

Em seguida, o Médico Especialista em Mastologista Dr. Diógenes Luis Basegio, realizou uma palestra sobre a saúde da mama, enfatizando os sinais e sintomas; fatores de risco; diagnóstico e tratamento.

Dando prosseguimento ao evento, a fisioterapeuta Charlize Weise realizou uma dinâmica. Em seguida, a Supervisora da Unidade Regional do IMAMA, Elizabeth Caraffa, realizou algumas explanações sobre a entidade. Na sequência, o escritor e especialista em Terapia Holística, Carlos Afonso Schmitt realizou uma palestra.Para encerrar as atividades do dia, foi oferecido um lanche para todas as pessoas presentes.

Policial Militar mata jovem e morre depois de atirar contra a própria cabeça, em Restinga Seca, na Região Central

Rafael Rebelato era namorado de Bruna Kipper. O crime teria
motivação passional (Foto: Arquivo pessoal/Facebook)
Bruna Kipper, 22 anos, morreu depois de ser atingida por um tiro na cabeça, na tarde desta quarta-feira, em Restinga Seca, na Região Central. O responsável pelo disparo seria Rafael Rebelato, 23 anos, policial militar, que, em seguida, teria atirado contra a própria cabeça. Ele também morreu.

O crime ocorreu na Rua Nossa Senhora do Calvário, perto do quartel da Brigada Militar, onde Rafael trabalhava.

Os dois foram encaminhados para o Hospital São Francisco, de Restinga Seca. Eles seriam transferidos para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), mas não resistiram e morreram.

Conforme a delegada de Restinga Seca, Elizabete Shimomura, eles eram namorados e o crime teria motivação passional. Segundo a delegada, Bruna queria terminar o relacionamento, mas Rafael não aceitaria o fim do namoro.

A arma do crime foi apreendida.