05 abril 2012

1º Encontro Municipal sobre Autismo

Participaram do encontro 200 pessoas, entre alunos 
professores e comunidade regional 
No último dia 02 de abril, a Administração Municipal através da Secretaria de Educação e Juventude realizou o 1º Encontro Municipal sobre Autismo, nas dependências da Escola Municipal Ensino Fundamental Santa Rita, que proporciona atendimento para quatro crianças.
Participaram do encontro 200 pessoas, entre alunos professores e comunidade regional. A atividade foi uma oportunidade dos participantes conhecerem mais sobre o Transtorno Global do Desenvolvimento. O tema foi abordado pela Educadora Especial de Santa Maria, Fabiane Biazus, que tem 11 anos de experiência com atendimento de crianças autistas.
A Secretaria tem investido na qualificação de profissionais, compra de material especializado, com a finalidade de fazer um trabalho de pedagógico que respeite as diferenças e estimule as potencialidades de cada aluno. De acordo com o diretor pedagógico Airton Rodrigues da Silva, a formação dos profissionais de educação é um dos princípios que embasam o trabalho realizado na Secretaria e atividades como esta são muito significativas para afirmar a Política Municipal na perspectiva da Educação Inclusiva que vem sendo realizada em Santa Rosa.

Classmann apóia pedido de verba suplementar junto a Seinfra para conclusão de anel viário em Três de Maio

Assessor Oséias Friske com secretário Bragagnolo e 
prefeito Casali  (Foto: Divulgação)
A assessoria do líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, acompanhou o prefeito de Três de Maio, Olívio Casali (PP), em audiência realizada com o secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra), Claudemir Bragagnolo, na tarde desta quarta-feira (04/4). Na oportunidade, o gestor solicitou o valor de R$ 567 mil para a conclusão de anel viário na BR 472, que liga a comunidade de Bela Vista ao campus da Setrem."Esta é uma importante reinvindicação da comunidade", destacou o prefeito.
Segundo Casali, o valor se refere a uma ampliação em 200 metros do projeto original, que terá 4,46 quilômetros. A obra facilitará o acesso à instituição de ensino superior, o transporte da coleta seletiva de lixo de seis municípios da região, desenvolvimento o bairro Bela Vista e garantirá o escoamento da produção de leite, provenientes da agricultura familiar, até a BR Foods.
Durante o encontro, Casali também convidou Bragagnolo e o secretário Beto Albuquerque para a abertura oficial da 2ª Expoterneira, no dia 7 de junho.

CRPO Fronteira Noroeste inaugura prédio de GPM em Esperança do Sul

"Segurança Pública: dever do Estado, direito e responsabilidade de todos." 
Na terça-feira (3/4) na área do 7º BPM/CRPO Fronteira Noroeste foi inaugurado o novo prédio do Grupo Policial Militar de Esperança do Sul.
Presidiram a cerimônia o Comandante do 7º BPM Major Renan Claro, o Prefeito Municipal de Esperança do Sul  Sr Jair Carmo Schmidt, o Comandante do 2º Pelotão da 1ª Cia PM 1º Tenente Loidemar Laércio Becker, o Comandante do GPM de Esperança do Sul 2º Sargento Marcos Aurélio Granetto, e demais convidados civis e militares.
O local oferece todas as condições físicas para os Policiais Militares exercerem suas tarefas regulametares e atendimento ao público externo.

Temporal atinge Três de Maio e região

Vista de Três de Maio no momento do temporal.
Foto: Fabrício Dockhorn
Depois de provocar temporais na Argentina, onde ventos de até 120 km/h causaram destruição e, segundo a imprensa local, a morte de pelo menos seis pessoas em Buenos Aires e arredores, a frente fria chegou ao Rio Grande do Sul nesta manhã.
Em Três de Maio, nuvens escuras cobriram o céu e choveu forte por volta das 10h. Também, foram registradas rajadas de vento e houve destelhamento parcial de uma residência no bairro São Francisco. O Corpo de Bombeiros recebeu chamadas de diversos pontos da cidade para a retirada de galhos de árvores que caíram em ruas e calçadas. Cabos da rede de energia se romperam e as pessoas devem tomar cuidado ao se aproximar de fios caídos. Parte da cidade de Três de Maio ficou sem energia elétrica.
_Em Horizontina o vento chegou a 101 k/h as 10 horas desta quinta feira. Houve destelhamento em cerca de 30 casas e galhos de árvores caíram pelas ruas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os estragos foram registrados em diversos pontos da cidade. As equipes de socorro estão trabalhando para auxiliar as famílias que foram atingidas. Alguns locais estão sem energia elétrica. Não há informações de desabrigados. Em Três de Maio e Dr. Mauricio Cardoso houve quedas de árvores e a maior parte das cidades encontram-se sem energia elétrica. Em Santa Rosa o Corpo de Bombeiros registrou mais de 50 ocorrências, sendo a maioria com queda de árvores, cerca de 30 casas destelhadas em vários pontos da cidade, sendo os mais atingidos, Bairros Ouro Verde, Cruzeiro e Auxiliadora. Algumas partes da cidade também encontra-se sem energia elétrica. Em Santa Rosa, uma pessoa idosa ficou ferida com a queda de um galho de árvore. Ela sofreu ferimentos leves e foi socorrida pelo Corpo De Bombeiros. A RGE informou que cerca de 10 mil consumidores estão sem energia elétrica na região das missões.(Colaboração Zalmir Soares)

Jovem três-maiense que residia no Paraná morre em acidente de trânsito

 Cleiton Mayer era soldado do 33º Batalhão de Infantaria 
 Motorizado.
Um motociclista de 19 anos morreu na madrugada desta quinta-feira (05), vítima de acidente de trânsito na BR-467, no km 103, em Cascavel.
O jovem Cleiton Mayer, estava com uma motocicleta Honda CG 150, e  bateu na traseira de uma carreta Scania. Os dois estavam sentido Toledo a Cascavel. Algumas pessoas informaram que Cleiton iria tentar uma ultrapassagem, mas por estar em alta velocidade não conseguiu e bateu na carreta.
Socorristas e o médico do Siate foram acionados para atender o jovem, foram feitos os procedimentos cabíveis, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu dentro da ambulância.
Uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) foi acionada para controlar o trânsito da rodovia e registrar o acidente. O condutor da carreta precisou fazer o teste do bafômetro, que deu negativo.
Cleiton era soldado do 33° Batalhão de Infantaria Motorizado.
Cleiton Mayer, era natural de Três de Maio, mas desde menino residia em Toledo no Estado do Paraná.
O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal de Cascavel.

Muriel brilha, mas não segura vitória do Inter: Santos segue líder com 1 a 1

Neymar na partida do Santos contra o Internacional 
(Foto: Edison Vara / Reuters)
No dia em que completava 103 anos, o Inter não conseguiu dar um presente de aniversário para a torcida e empatou em 1 a 1 com o Santos na noite desta quarta-feira, em um Beira-Rio lotado por 35 mil torcedores. Com o resultado, ambas equipes deixam para buscar a classificação somente na última rodada da Libertadores. O resultado foi melhor para o Peixe, que segue na liderança. O Colorado pode ser ultrapassado nesta quinta, caso o The Strongest vença o Juan Aurich às 22h30m, fora de casa.
Em bela cobrança de falta, Nei abriu placar no primeiro tempo. Alan Kardec entrou na segunda etapa e deixou tudo igual, ao desviar cruzamento de Juan. Neymar bem que tentou, driblou, fintou e arriscou. Só não conseguiu marcar graças à grande atuação de Muriel, grande responsável pelo empate.
Com o resultado o Santos segue líder, com 10 pontos. Agora o Peixe encara o São Caetano, domingo, pelo Paulistão. Pela Libertadores, o último compromisso é diante do The Strongest, em 19 de abril. Ainda há a definição se a partida será na Vila ou no Pacaembu.
Já o Inter permanece em segundo, com oito. No domingo, enfrenta o São Luiz, em Ijuí. O próximo confronto pela competição sul-americana será diante do Juan Aurich, no Peru.
Para tentar conter aquele que é considerado um dos principais times do Brasil, e principalmente Neymar, autor de três gols na Vila Belmiro, o Inter criou um clima de guerra. A começar pelas chamadas Ruas de Fogo, em que os torcedores esperaram os jogadores com sinalizadores antes da partida. Com a bola rolando, o time saiu em blitz contra a defesa santista. Sem D’Alessandro, Oscar, e Guiñazu, que assistiram ao jogo das cabines, Dorival Júnior apostou em um meio-campo totalmente novo, com Tinga como meia-armador central.