15 janeiro 2010

Governadora Yeda assina contrato com a Randon para distribuir retroescavadeiras a 213 municípios

A governadora Yeda Crusius assinou, nesta quinta-feira (14) , em Caxias do Sul, contrato entre o Estado e a Randon S/A Implementos e Participações para fabricação de retroescavadeiras que serão distribuídas a 213 municípios. Depois de descerrar um exemplar da primeira unidade da retroescavadeira RK 406B, Yeda afirmou que a compra dos equipamentos, em pregão eletrônico, garantiu uma economia de R$ 36 mil por máquina.
"Estamos em festa, por toda a transparência do processo. O governo federal também realizou uma ação muito eficiente, de entrar em consonância com o Estado para que chegue até as comunidades aquilo que elas precisam", completou a governadora. O valor total do investimento será de R$ 30.501.600,00. As máquinas serão utilizadas na abertura de microaçudes e na implantação de programas de irrigação.
A governadora também destacou a redução da burocracia no acesso aos recursos e afirmou: "O Ministério da Integração já reduziu a burocracia de acesso das comunidades que passam por desastres e reconheceu que o Rio Grande do Sul precisa controlar sua água abundante, para que não falte nos períodos de estiagem".
Além dos benefícios que as retroescavadeiras trarão para a produção agropecuária gaúcha, a expectativa é de que a fabricação dos equipamentos também gere novos empregos em empresas da região que fornecem peças. As retroescavadeiras serão do modelo RK 406B, tração 4 x 2 e motor aspirado de 82 HP. Devem ser entregues nos primeiros meses deste ano.
Ao entregar uma fotografia da participação da governadora na Festa da Uva de 2009, o prefeito de Caxias do Sul, Ivo Sartori, destacou: "Este investimento é motivo de grande orgulho para Caxias, já que a empresa está sediada no município".
Após a solenidade, Yeda Crusius assistiu à Orquestra do Projeto Florescer, patrocinado pela Randon, e visitou as dependências da empresa, incluindo a linha de montagem das retroescavadeiras. Para o secretário de Obras Públicas, José Carlos Breda, o Estado está conseguindo fazer mais com menos. "Concretizamos investimentos e pagamos à vista. Esses empreendimentos são de grande valor social e irão beneficiar aquelas comunidades que estão realizando trabalho de desassoreamento de rios", disse Breda.
Empresa
Fundada em 1974, a Randon Veículos, que já detém a liderança brasileira em caminhões fora-de-estrada, com participação de 90% no segmento de até 30 toneladas, está presente no mercado nacional de retroescavadeiras desde 2002. Em 2009, registrou aumento de 17% nas unidades vendidas em relação ao ano anterior. Para 2010, projeta crescimento de 15% na comercialização de retroescavadeiras.
Além da sede em Caxias do Sul (RS), a empresa tem unidades industriais de produção de implementos para o transporte de cargas em Guarulhos (SP) e na Província de Santa Fé, na Argentina. Através da controlada Fras-le, também tem fábricas na China e nos Estados Unidos.

Homem tenta assaltar filha de policial e acaba algemado nas grades da casa no bairro Santana

Um homem foi preso depois de tentar assaltar a filha de um comissário da Polícia Civil aposentado. A jovem entrava na garagem de casa na Rua Veador Porto, no bairro Santana, por volta das 6h, quando foi abordada pelo suspeito armado.
O pai, que estava dentro da residência, escutou os gritos da filha, saiu para ver o que estava acontecendo e trocou tiros com o criminoso. O bandido reagiu, disparou duas vezes contra o policial, sem acertar nenhum. O pai da vítima revidou, acertando um tiro na boca, de raspão. Em seguida, eles entraram em luta corporal, mas o suspeito acabou algemado nas grades da casa pelo policial.
O caso causou alvoroço na vizinhança.

Corpo de Zilda Arns chega ao Brasil

O avião da Força Aérea Brasileira que trouxe de volta ao Brasil o corpo da médica missionária Zilda Arns pousou em Brasília por volta das 3h30min desta sexta-feira.
No mesmo avião retornaram ao Brasil o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o sobrinho da médica, senador Flávio Arns, entre outras autoridades brasileiras. Uma religiosa, que estava com a coordenadora internacional da Pastoral da Criança durante a missão no país do Caribe, acompanhou o traslado.
Segundo nota da FAB, de Brasília, o corpo da médica Zilda Arns seguirá para Curitiba em outro avião com previsão de decolagem a partir das 8 horas. A fundadora da Pastoral da Criança morreu no terremoto de magnitude 7 que arrasou o Haiti na terça-feira, deixando milhares de mortos.
Ela havia acabado de realizar uma palestra para cerca de 150 pessoas em uma igreja que ruiu e morreu ao ser atingida na cabeça pelos escombros. O corpo de Zilda Arns será velado no Palácio das Araucárias, sede do governo paranaense.
Inicialmente o velório ocorreria na sede na Pastoral da Criança, mas o local foi mudado devido à facilidade de acesso para visitantes, em especial idosos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, José Serra, já confirmaram a presença no velório.
Também nessa sexta-feira, a partir das 13h, chega à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, outra aeronave da Força Aérea, transportando 19 militares brasileiros feridos no terremoto. No mesmo horário, um Hércules C-130 estará pousando na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, trazendo civis repatriados.

Acidente deixa quatro feridos em Passo Fundo

Um momento de distração pode haver provocado um acidente que deixou quatro pessoas feridas em Passo Fundo, no norte do Estado, às 15h de quinta-feira.
O caminhão Volvo que entrava na cidade, vindo de Carazinho, pela rodovia Carazinho- Passo Fundo (BR-285), quando o Pálio que saía da cidade cruzou a rodovia no trevo do bairro Vera Cruz e acabou sendo atingido na lateral pelo caminhão.
O motorista do Palio, Antônio Signor, a esposa dele Elvira Santa Borelli Signor, o filho do casal Ricardo Signor, 33 anos e um amigo dele, Ediglei Guimarães, 28 anos, ficaram feridos e estão internados no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo.
O motorista do caminhão, Onofre Tyburski, 60 anos, não ficou ferido.