15 janeiro 2010

Governadora Yeda assina contrato com a Randon para distribuir retroescavadeiras a 213 municípios

A governadora Yeda Crusius assinou, nesta quinta-feira (14) , em Caxias do Sul, contrato entre o Estado e a Randon S/A Implementos e Participações para fabricação de retroescavadeiras que serão distribuídas a 213 municípios. Depois de descerrar um exemplar da primeira unidade da retroescavadeira RK 406B, Yeda afirmou que a compra dos equipamentos, em pregão eletrônico, garantiu uma economia de R$ 36 mil por máquina.
"Estamos em festa, por toda a transparência do processo. O governo federal também realizou uma ação muito eficiente, de entrar em consonância com o Estado para que chegue até as comunidades aquilo que elas precisam", completou a governadora. O valor total do investimento será de R$ 30.501.600,00. As máquinas serão utilizadas na abertura de microaçudes e na implantação de programas de irrigação.
A governadora também destacou a redução da burocracia no acesso aos recursos e afirmou: "O Ministério da Integração já reduziu a burocracia de acesso das comunidades que passam por desastres e reconheceu que o Rio Grande do Sul precisa controlar sua água abundante, para que não falte nos períodos de estiagem".
Além dos benefícios que as retroescavadeiras trarão para a produção agropecuária gaúcha, a expectativa é de que a fabricação dos equipamentos também gere novos empregos em empresas da região que fornecem peças. As retroescavadeiras serão do modelo RK 406B, tração 4 x 2 e motor aspirado de 82 HP. Devem ser entregues nos primeiros meses deste ano.
Ao entregar uma fotografia da participação da governadora na Festa da Uva de 2009, o prefeito de Caxias do Sul, Ivo Sartori, destacou: "Este investimento é motivo de grande orgulho para Caxias, já que a empresa está sediada no município".
Após a solenidade, Yeda Crusius assistiu à Orquestra do Projeto Florescer, patrocinado pela Randon, e visitou as dependências da empresa, incluindo a linha de montagem das retroescavadeiras. Para o secretário de Obras Públicas, José Carlos Breda, o Estado está conseguindo fazer mais com menos. "Concretizamos investimentos e pagamos à vista. Esses empreendimentos são de grande valor social e irão beneficiar aquelas comunidades que estão realizando trabalho de desassoreamento de rios", disse Breda.
Empresa
Fundada em 1974, a Randon Veículos, que já detém a liderança brasileira em caminhões fora-de-estrada, com participação de 90% no segmento de até 30 toneladas, está presente no mercado nacional de retroescavadeiras desde 2002. Em 2009, registrou aumento de 17% nas unidades vendidas em relação ao ano anterior. Para 2010, projeta crescimento de 15% na comercialização de retroescavadeiras.
Além da sede em Caxias do Sul (RS), a empresa tem unidades industriais de produção de implementos para o transporte de cargas em Guarulhos (SP) e na Província de Santa Fé, na Argentina. Através da controlada Fras-le, também tem fábricas na China e nos Estados Unidos.