23 agosto 2011

CRAS Bem Viver – Fortalecendo Vínculos

O CRAS também participou nesta segunda-feira do projeto
 “Contar e Recontar
O CRAS Bem Viver de São José do Inhacorá está trabalhando arduamente na melhora da qualidade de vida das famílias, garantindo o acesso dos mais variados segmentos da sociedade aos serviços socioassistencias.
O Grupo Teatral “Jovens Talentos” e seus familiares confraternizaram na noite de 17 de agosto. Na oportunidade a equipe coordenadora pode demonstrar parte dos trabalhos realizados com os integrantes do grupo aos familiares, contando com a presença do voluntariado atuante no grupo.
Em Atendimento a demanda de mulheres para grupos de convivência iniciou-se um novo grupo terapêutico, ofertando espaço de convivência a 14 mulheres devidamente inscritas e selecionadas.  A atividade inicial do grupo foi coordenada pela assistente social Eliz Rejane e a tarde finalizou com a primeira lição sobre o bordado “ponto cheio” com a orientação da voluntaria Mara, a quem o grupo agradece a dedicação e paciência.
No segmento da terceira idade, o Grupo Coral “Flor da Idade” está se preparando para participar do Festival de São Martinho no próximo mês. O grupo tem a constante parceria da Enfermeira Magna, do Hospital São Francisco de Assis.
O CRAS também participou nesta segunda-feira do projeto “Contar e Recontar... Para Encantar”, da premiada Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança. Na oportunidade, a gestante Marlene acompanhada das pedagogas do PIM interagiu com as crianças contando a “Historia do Nome do Bebê”. 
Esta semana, em especial, o CRAS Bem Viver comemora sua II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Como parte da programação está agendada uma visita do Grupo “Viver é Arte” ao Zoológico e uma Blitz pela inclusão nas principais ruas na cidade.

Estagiários do CTI da SETREM desenvolvem site para Instituição carente

O trabalho iniciou no dia 10 de maio de 2011 e estendeu-se
até final do mês de junho
Utilizando o conhecimento obtido durante o Curso Técnico em Informática da SETREM, os estagiários Jenifer Natana do Nascimento, Lucian Pagel Demo e Lucas Eduardo Klein Baumgarten, visando realizar um projeto de ação social, desenvolveram um site, na linguagem PHP, para a Fundação Cidade do Menor São João Bosco, conhecido como Lar da Menina, de Novo Hamburgo, onde realizam estágio de conclusão de curso.
O site foi desenvolvido com o objetivo de suprir as necessidades na área tecnológica da instituição, bem como aumentar o número de doações. O trabalho iniciou no dia 10 de maio de 2011 e estendeu-se até final do mês de junho.
Jenifer realizou diagramação e atribuiu o estilo às páginas, conforme o layout. Lucas e Lucian realizaram a programação das páginas.

Ver. Gilson Grando representou a Câmara de Vereadores na recepção do Governador do Rotary

Foto: Claudiomar Witcak
O vereador Gilson Antonio Grando  (PMDB) relatou na sessão ordinária de segunda-feira, dia 22 de agosto, a  sua participação representando a Câmara de Vereadores na recepção do Governador do Rotary, e também na caminhada promovida pelo Imama para divulgar o combate ao câncer de mama. Mostrando-se engajado na luta das mulheres, o parlamentar peemedebista apresentou o Projeto de Lei Nº 11/2011 que cria a Semana Municipal de Incentivo à Saúde Mamária. Comentou ainda o Projeto de Lei Nº 10/2011, também de sua autoria, que prevê a isenção de inscrição em concursos públicos municipais a doadores de sangue, destacando a necessidade de enaltecer esse gesto simples, porém, nobre que ajuda a salvar vidas. Convidou a todos para participar da abertura do campeonato municipal de futebol amador que ocorrerá no próximo final da semana. Gilson Grando igualmente manifestou solidariedade a Moção Nº 08/2011 em apoio a regulamentação da profissão de Optometrista no Brasil, lembrando que em outros países isso já ocorre. O secretário da Casa de Leis encerrou a sua participação na Tribuna do Grande Expediente sugerindo uma campanha de incentivo à doação de recursos à APAE de Três de Maio através do Imposto de Renda.

Sem crimes: as cidades de SP e RS onde a violência não chegou

Imagem aérea da cidade de São José do Inhacorá, no RS
Foto: Divulgação
Jornalista: Simoni Sartori
Deixar a porta de casa aberta, a chave do carro no contato, a bicicleta sem cadeado são hábitos de uma realidade distante das grandes metrópoles, onde o aparato de segurança se torna indispensável e com mais itens a cada dia. Mas, na contramão das estatísticas, pelo menos dois municípios brasileiros ganharam status de cidades menos violentas: Borá (SP) e São José do Inhacorá (RS).
Em Borá, a menor cidade do Brasil, com 805 habitantes, o último homicídio que se tem notícia - um crime passional - aconteceu em 2004. Em São José do Inhacorá (RS), com 2,2 mil moradores em 2010, a mais recente ocorrência policial foi registrada em abril deste ano: o roubo de uma mesa velha no galpão de uma residência abandonada na área rural. A estratégia, destacam as autoridades locais, inclui tirar do papel programas preventivos de segurança, câmeras em locais estratégicos e o contato "personalizado" com a população, a ponto de policial e morador se chamarem pelo nome.
A criminalidade no pequeno município paulista, porém, "não é uma coisa inexistente", afirma o delegado Marcelo Petuba Lombert, responsável pelo expediente da Polícia Civil. "Os crimes acontecem sim, só que num âmbito muito menor. A maior incidência de delitos que temos hoje é, em primeiro lugar, os crimes contra a honra (injúria, difamação, calúnia). Já os crimes contra a vida, realmente, são raros, felizmente", aponta o policial.
Apesar do cenário de tranquilidade, Lombert destaca que a presença constante das autoridades policiais é essencial para manter a ordem. "É o que gera a pacificação social. Existe um furto, a polícia investiga rapidamente; existe uma briga, a PM intervém rapidamente e evita que o pior aconteça. Essa é a verdadeira causa, eu acredito, para o baixo índice de delitos registrados na cidade", afirma. "Nós temos as mesmas preocupações de um policial da cidade grande. Ficamos preocupados com roubos no caixa eletrônico, nos mercadinhos, na lotérica", diz o cabo Valdinei Carlos Nogueira, há 17 anos na PM de Borá.
Com as estatísticas a favor, os moradores buscam os itens mais básicos de segurança. "As casas têm grades nas janelas, mas só duas aqui em Borá têm cerca elétrica. Uma é a do dono do mercadinho e a outra é de um homem que veio de São Paulo", conta o policial militar.
Apesar do alarme no único posto de combustíveis da cidade servir apenas para "intimidar" eventuais assaltantes, o dono do estabelecimento, João Antonio Nespoli, 44 anos, mostra que a guarda não está baixa. "Quem não se preocupa? Há tanta violência no País. Não tem mais tamanho de cidade. A violência que a gente vê pela televisão tem até em cidade pequena. Só que em Borá, por enquanto, não estamos passando por esse problema ainda. No comércio não lembro nenhum tipo de assalto, nada. Roubo só se for por gente de fora", diz.
Câmeras de vigilância contra 'miguelitos'
Em 2009, tão logo assumiu a prefeitura do município gaúcho de São José do Inhacorá, a 480 km de Porto Alegre, o médico Alexandre Vaz Ferreira determinou a instalação de câmeras de vigilância nos acessos e na área central. A ideia de um colega médico surgiu para coibir uma estratégia ousada e planejada de assaltantes: uso de grampos (os chamados "miguelitos") para furar pneus de veículos e dificultar o acesso ao local dos crimes, principalmente viaturas policiais.
O prefeito comemora estar a dois anos sem "eventos de violência dignos de nota", mas não tira o olho dos noticiários. "Também víamos inúmeros casos de roubos a bancos e cooperativas em cidade próximas, igualmente interioranas, que nos deixavam apreensivos, pois é visto que os criminosos estão trocando os grandes centros pelas cidades menores."
Assim como a PM do município paulista, a Brigada Militar de São José do Inhacorá vê na proximidade com a população uma maneira eficiente de reduzir a criminalidade. "Aqui é um lugar muito pequeno, então é possível fazer um trabalho mais conectado com a comunidade. A prefeitura tem um sistema de monitoramento, então isso também inibe bastante a criminalidade. Para nós, é bom, é preventivo. Os criminosos pensam duas vezes antes de vir fazer um furto na cidade", afirma Thomas Butzke, soldado da Brigada Militar, que alega não se lembrar "de cabeça" do último crime de repercussão registrado na cidade.
Geração de empregos é vetor de tranquilidade
Nas duas cidades, o elevado nível de emprego é apontado como um dos principais fatores que contribuem para a baixa criminalidade. "Aqui não tem desocupado, por isso que não tem crime. Você conta as pessoas que não trabalham", diz o cabo Valdinei Carlos Nogueira, da Polícia Militar de Borá, citando uma usina de açúcar e álcool como a principal geradora de emprego na região.
A geração de emprego também é um dos fatores de aumento da qualidade de vida. "A melhoria de todos indicadores de qualidade de vida, com um programa de geração de emprego e renda que praticamente terminou com o desemprego", diz o prefeito de São José do Inhacorá.
Uma eventual migração da violência de outras cidades para a pequena São José do Inhacorá também deixa as autoridades em alerta. "Há a preocupação de que a violência venha para cá, porque a cidade está em desenvolvimento, mas tentamos prevenir. Quando as empresas contratam pessoas de fora, tentamos saber quem é", afirma o soldado gaúcho Butzke.
O comerciante Vianei Both, proprietário de uma loja de material elétrico e hidráulico, também espera que a criminalidade não ultrapasse as fronteiras do município. Vítima de um arrombamento em seu estabelecimento há três anos, ele diz que hoje se sente seguro, principalmente depois da instalação das câmeras de vigilância. "A loja tem alarme, mas a minha casa não tem grade nas janelas, não. E eu me sinto seguro, mesmo sem a grade. A cidade é muito calma e espero que a violência não chegue aqui. Foram colocadas na cidade as placas 'sorria, você está sendo filmado' e isso ajudou muito, muito mesmo", garante Both.

Presidente e Diretora da APAE fazem uso da Tribuna Livre

Vereador Flávio Volnei Pagel
A 20ª Sessão Ordinária da 14ª Legislatura e do 56º Ano Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores foi realizada na segunda-feira, dia 22 de agosto, em seu horário regimental de 20h10 horas, na Sala de Sessões. Inicialmente o presidente Ivo Novotny, de acordo com os Artigos 20 e 106 do Regimento Interno, convidou o suplente Flávio Pagel (PDT) para que apresentasse seu diploma ao secretário da Mesa, Gilson Antonio Grando, e prestasse o juramento para o cargo de vereador, em substituição a Lírio Roque da Rosa (PMDB) nos próximos 30 dias.
Atendendo o Ofício Nº 189/2011, o presidente da Casa de Leis concedeu o espaço de 20 minutos na Tribuna Livre para o presidente da APAE de Três de Maio, Vilson Gentil Foletto e a diretora administrativa, Nadir Gabe. Em todo o Brasil comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e Vilson e Nadir apresentaram aos vereadores e a comunidade três-maiense as ações desenvolvidas pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais para a sustentabilidade e a legitimação dos trabalhos da APAE no município.
Ao centro Vilson Foletto e esposa Rosa, acompanhados pelo
casal Dr. Denis Reineher e esposa Alessandra
Na matéria desta sessão, desta-se a aprovação do Projeto de Lei Nº 08/2011, de origem Legislativa e de autoria de todas as bancadas, que denomina a Rua I do Bairro Pôr do Sol (próximo a APAE), de Rua Dr. Romeu Emílio Reinehr. Trata-se de uma homenagem “In Memorian” da Câmara de Vereadores ao primeiro presidente da APAE de Três de Maio, o médico Romeu Emílio Reinehr, que foi representado na sessão pelo seu filho e também médico Denis Reinehr.

Hospital empossa novo Conselho de Administração

O Hospital tem seu suporte financeiro em Convênio com o SUS, UNIMED,
plano de sócios e principalmente pelo repasse municipal
No dia 17 de agosto, junto à sala de reuniões do Hospital São Francisco de Assis, em São José do Inhacorá, ocorreu a posse do novo Conselho de Administração do Hospital. O Conselho é constituído de 10 membros, sendo 04 indicados pelo Prefeito Municipal, 03 pela Sociedade Civil, 01 profissional de notória capacitação em saúde pública e 02 representantes definidos pelos próprios integrantes do Conselho.
 Integram o Conselho os seguintes membros:
Eliseu Schenkel, Eduardo Ludwig, Carmeli da Costa, Inês Dapper, Devanir Willers, Edemar Dapper, Roseli Riffel, Dr, Raul Schneider, Magna Hofmann e Luis Carlos Beuren.
Realizada a posse, foi escolhida a diretoria executiva do referido conselho que ficou assim constituída:
Presidente: Eliseu Schenkel
Vice-Presidente: Eduardo Ludwig
Secretária: Magna Hofmann
Tesoureiro: Devanir Willers
E como Diretora do Hospital permanec a técnica em enfermagem Liane Reidel.
Este Conselho Administrativo tem a incumbência de dirigir o Hospital por um período de 02 anos. O Conselho de Administração é um órgão normativo de controle que tem por objetivo gerenciar a entidade.
O Hospital São Francisco de Assis possui 27 leitos, atende pelo SUS, UNIMED, Particular entre outros. Tem plantão 24 horas para urgência e emergência; é atendido por 02 médicos e auxiliado por plantonistas. Seu quadro funcional é composto por 02 enfermeiras, 04 técnicas em enfermagem além da Diretora que também presta este tipo de serviço, 01 farmacêutica e 03 serviços gerais. Possui o serviço de telemedicina (telecardiologia), 01 posto de coleta de material biológico entre outros serviços essenciais.
O Hospital tem seu suporte financeiro em Convênio com o SUS, UNIMED, plano de sócios e principalmente pelo repasse municipal.

Mais uma importante conquista da comunidade tucunduvense

A máquina da mara New Holand, custou R$497 mil
A administração municipal de Tucunduva recebeu no último sábado, dia 20 uma motoniveladora nova adquirida através de pregão presencial. A máquina modelo RG140.B de 140 HP de potência e da marca New Holand foi adquirida pelo valor de 497 mil reais, sendo R$ 390.000,00 oriundos de um projeto desenvolvido pela administração junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – e R$ 107.000,00 de contrapartida do município.
O principal objetivo da aquisição da motoniveladora/patrola é atender o setor agrícola do município recuperando as estradas vicinais do meio rural e os acessos às propriedades de Tucunduva, e realizar trabalhos de infra-estrutura na pequena propriedade rural.
– A compra da motoniveladora é muito importante para nosso município, tendo em vista que Tucunduva possui em torno de 200 km de estradas e acessos às propriedades rurais que necessitam de manutenção constante para melhorar o trafego dos munícipes, o transporte escolar, o escoamento da produção agrícola, leiteira e de suínos, destaca o prefeito municipal Mateus Vicente Busanello.
A aquisição da patrola é uma necessidade antiga do município, pois as máquinas da prefeitura têm mais de 20 anos e estragam com freqüência, dificultando assim a prestação de serviços. Preocupada com isso a atual administração esta mais uma vez renovando a sua frota como já foi feito na saúde, na educação, no transporte escolar e agricultura, com a aquisição de uma retroescavadeira no mês de fevereiro.

Imama realiza 4ª Caminhada das Vitoriosas

Foto: Pato Roberto
No último sábado, dia 20 de agosto, o núcleo de conscientização do Instituto da Mama (Imama), de Três de Maio, realizou a 4ª edição da 'Caminhada das Vitoriosas', que teve a participação de mais de 200 mulheres.
A atividade iniciou às 10 horas em frente a praça da Igreja Matriz Católica, com um aquecimento realizado pelo educador físico, Kenny Gelain. A caminhada foi conduzida pelas mulheres que venceram o câncer de mama, chamadas de 'Vitoriosas', pela coordenadora do núcleo e primeira dama, Elizabeth Caraffa Casali, e pelas voluntárias do Imama.
A caminhada percorreu a Avenida Uruguai, a rua Horizontina (até a rótula próxima a padaria São Francisco), e rua Padre Cacique, com encerramento em frente à prefeitura municipal.
Após a caminhada foram realizadas apresentações artísticas da AABB Comunidade, com a banda marcial da entidade, e a aluna Tânia da Silva, que cantou a música 'Lama'. Estiveram presentes neste ato, o prefeito municipal, Olívio José Casali; representando a Câmara de Vereadores, o vereador Gilson Grando; os secretários de Habitação e Urbanismo, Saúde, Indústria e Comércio, e Educação, Cultura e Desporto; bem como diretores, assessores e demais integrantes da municipalidade.

Jornalistas protestam na Câmara de Vereadores

Toda a sessão desta segunda-feira foi pautada pelo manifesto do grupo
Um grupo de 70 jornalistas, profissionais e estudantes da área da comunicação de Santa Rosa e região acompanharam na noite desta segunda-feira sessão da Câmara Municipal de Vereadores local. O grupo fez um protesto silencioso e respeitoso quanto a uma ação dos vereadores, que excluiu unicamente uma vaga para jornalista, mediante concurso público, pedido pelo Executivo. No mesmo pedido estavam outras nove vagas, todas aprovadas pelos vereadores.
Toda a sessão desta segunda-feira foi pautada pelo manifesto do grupo. Os jornalistas colocaram uma faixa no Plenário da Câmara com a frase “Um mundo que busca respostas, precisa de jornalistas”. No início da sessão o vereador Douglas Calixto (PP) leu ofício encaminhado pela classe, que solicitou justificativas dos vereadores diante do ato. O grupo foi impedido de se manifestar. Ao bater palmas após discurso do vereador Paulo Paim (PCdoB), que defendeu a classe, foram chamados a atenção pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Hemsing (PMDB), pois o regimento interno da casa não permite tal manifestação. Nenhuma forma de manifestação é permitida para qualquer cidadão.
Os vereadores Paulo Paim (PCdoB), Osório Antunes (PDT) e José Albino Röhr (PT), usaram seu primeiro pronunciamento da sessão em defesa dos jornalistas e da criação do cargo. O vereador Nelci Dani (PP), disse que foi contra, pois, acredita que a prefeitura está com muitos cargos, e é contra a criação de qualquer novo cargo. Cláudio Schmidt (PMDB) renovou seu discurso. Nas duas últimas sessões ofendeu a classe e disse que “a profissão não acrescenta em nada na sociedade” e que “A Lei de jornalista tá fácil, só precisa ter primeiro grau incompleto”. No discurso da última segunda-feira, diante dos jornalistas, disse que a imprensa é importante para a sociedade, mas que segue sendo contrário à criação do cargo, já que a prefeitura não possui estrutura de comunicação e já tem agência contratada para este serviço.
Surpreso, o grupo pediu conversa imediata com o presidente da Câmara, que abandonou a sessão e foi conversar com representantes dos jornalistas em seu gabinete. Acatando o manifesto, Valdecir Hemsing disse que interromperia a sessão para conversa dos jornalistas com os vereadores. Ao retornar à sessão, levou o pedido a votação, que foi aprovado apenas pelos vereadores Paulo Paim (PCdoB), José Albino Röhr (PT), Osório Antunes (PDT) e Paulo Roberto dos Santos (PPS). Os vereadores Nelci Dani (PP), Douglas Calixto (PP), Marino Martins (PP), Denir Frosi (PP) e Cláudio Schmidt (PMDB), votaram contra, e atenderam a classe apenas no final da sessão.
Os vereadores escutaram o grupo. Manifestaram-se os jornalistas Maristani Weiand, Felipe Dorneles, Lisandra Steffen, Ivana Ritt e Éverson Dorneles. O grupo se queixou do tom de ironia de vereadores mediante ao protesto; da falta de respeito com a classe, nas duas últimas sessões; e por negar a criação de um cargo tão importante na sociedade, sem justificativas plausíveis para tal.
O vereador Cláudio Schmidt (PMDB), disse que iria escutar as gravações das duas últimas sessões, para lembrar e conferir o que realmente falou, se realmente ofendeu a classe, e deve se manifestar sobre o caso. Os demais vereadores se comprometeram em rever a votação assim que o Executivo retornar à Câmara o pedido da vaga de jornalista na Prefeitura. O vereador Paulo Paim (PCdoB) fará intermediação para que o Executivo faça novo pedido, e que seja reavaliado pelo Executivo.
Os jornalistas avaliam como positiva a manifestação na Câmara, mas seguem inquietos no que refere-se a falta de espaço para manifestação da sociedade dentro da Câmara, conhecido como a ‘Casa do Povo’. Também, pela desvalorização e desconhecimento dos vereadores sobre a profissão Jornalismo. O protesto teve a presença de alunos do curso Técnico em Comunicação, do Instituto Visconde de Cairú, e pais de estudantes e profissionais do jornalismo, que se mostraram indignados com a situação.
O motivo da manifestação
Os jornalistas manifestaram diante de uma votação dos vereadores na sessão do dia 15 de agosto. Eles aprovaram a criação de nove novas vagas na prefeitura, envolvendo cargos de confiança e vagas mediante concurso público. A vaga de jornalista foi excluída pela maioria dos vereadores. A justificativa foi que a prefeitura já possui uma agência que executa estes serviços. Mas, os jornalistas explicaram que esta agência, que presta serviços via licitação pública, presta serviços publicitários e não de jornalismo.
Outra justificativa dos vereadores, é que a prefeitura já possui altos gastos com folha de pagamento. Mas eles aprovaram a criação de nove vagas, menos a de jornalista. Ainda, comentaram sobre a exigência de Ensino Fundamental completo para o cargo de confiança na Assessoria de Imprensa. Mas esta exigência se estende para todas outras secretarias e diretorias municipais. Foi ainda mencionado sobre que já existem dois profissionais que exercem esta função hoje, mas nenhum é concursado. Só um profissional concursado poderia propor uma estrutura de comunicação e manter a mesma funcionando no Executivo, independente de quem está no poder. Além das ofensas e desvalorização à profissão.
Vereadores que votaram contra a vaga de jornalistas
Cláudio Schmidt (PMDB) - Autor da emenda
Douglas Calixto (PP)
Denir Frosi (PP)
Nelci Dani (PP)
Marino Martins (PP)
Paulo Roberto dos Santos (PPS)

Estudante chilena em greve de fome está em estado grave

Estudante chilena em greve de fome está em estado grave 
Crédito: Hector Retamal / AFP / CP
A estudante chilena Gloria Negrete, de 19 anos, há 35 dias em greve de fome, encontra-se em estado grave no hospital da cidade de Buin, informou o subsecretário de redes assistenciais do ministro da Saúde, Luis Castillo nesta segunda-feira. Segundo Castillo, a jovem – que participa dos protestos estudantis que agitam o país há três meses – já pode ter sofrido danos neurológicos e renais irreversíveis.
Gloria é aluna do Liceo A-131, localizado na comunidade agrícola chilena de Buin e seu estado de saúde é o que mais preocupa a as autoridades governamentais do país, uma vez que ela sofre também de asma crônica. Desde o início da greve, a garota já perdeu 12 quilos e encontra-se atualmente com 49 quilos. De acordo com Castillo, Gloria só consegue receber soro e a ingerir 300 mililitros de água por dia.
O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, visitou no domingo a jovem e afirmou, após a visita, que ela está sendo pressionada por adultos para manter a greve. "É um caso de coerção", afirmou ele. "Há pressão e há manipulação para que Gloria continue em greve de fome até as últimas consequências", afirmou nesta segunda-feira o ministro, que anunciou que avalia mover uma ação legal por assistência ao suicídio.
A própria garota, no entanto, afirma que segue em greve de fome devido a sua própria convicção ideológica. "Eu luto pelos estudantes e não por bandeiras políticas", disse Gloria ao jornal chileno La Segunda. "Não sou de esquerda nem de direita e seguirei até o final, custe o que custar", disse ela ao jornal.
Além de Gloria, mais quatro alunos do Liceo de Buin permanecem em greve de fome. Junto com ela, dois deles já completaram mais de um mês em greve de fome, mas seu estado de saúde é estável. Outros 30 estudantes, de nível médio e universitário, também se mantêm em greve de fome em diferentes lugares do Chile.

Previsão para terça-feira é de baixas temperaturas e pancadas de chuva no RS

Santana do Livramento foi uma das cidades a registrar geada 
nesta segunda-feira
Foto:Paulo Roberto Malinoski / Arquivo Pessoal
A terça-feira deve ser de tempo chuvoso no Estado, com previsão de pancadas de chuva especialmente nas regiões Central e Norte, segundo informações do Inmet. A chuva, no entanto, não deve diminuir a ocorrência das baixas temperaturas nem a sensação de frio no Rio Grande do Sul, que deve continuar durante a madrugada.
Nesta terça-feira, a área de instabilidade mantém grande nebulosidade sobre a metade norte do Estado, possibilitando chances de chuva a qualquer hora do dia. A meteorologista da Central RBS, Estael Sias, informa que as condições de umidade e temperatura favorecem a baixa sensação térmica, mas diz que as mínimas não devem ficar abaixo das registradas nesta segunda — a menor temperatura do dia no Estado foi registrada em Cambará do Sul, na Serra: -1,5ºC.
— O frio e as baixas temperaturas que temos em grande parte do centro ao norte do RS, junto com a manutenção das nuvens de chuva, aumentam a sensação de frio, mas como temos muitas nuvens cobrindo a região, a nebulosidade acaba retendo um pouco o resfriamento, como um efeito estufa, e deixa o resfriamento mais lento do que se tivéssemos uma madrugada de céu limpo.
As mínimas registradas nesta noite nas estações meteorológicas do Grupo RBS foram de 2,6°C em Gramado, 4,5°C em Caxias do Sul, 6,6°C em Passo Fundo e 6,9°C em Erechim.