16 outubro 2010

Delegado descarta atentado em ataque em Canoas

O delegado Luiz Francisco Pires, 55 anos, descartou, em princípio, que o ataque que sofreu, no início da madrugada deste sábado, tenha sido um atentado ou alguma represália em função de sua profissão. À tarde, ele voltou ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas, de onde foi liberado ainda na madrugada, e relembrou os momentos em que enfrentou três assaltantes. Pires foi ferido no braço esquerdo e nas costas e sua amiga Gilmara Ferreira Gamster, 32, no tórax. O policial considera que tenha ocorrido uma tentativa de latrocínio. Gilmara ainda está internada no HPS da cidade, mas não corre risco de morte. Pires recebeu a visita do governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. 
Trajando terno listrado, camisa branca e gravata cinza, o delegado contou que à noite ele e a amiga tinham feito compras - medicamentos e mantimentos -, para uma família de sem teto. Ele foi para sua casa, com os mantimentos no porta-malas do seu automóvel, um Audi. Ficou algum tempo dando aula de violão a uma garota de dez anos, filha de um amigo seu. “Mais tarde, saí e fui até a casa da Gilmara”, recordou o policial, que é titular da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), do município. “De lá, iríamos para o local onde estava a família para levarmos os mantimentos”.
Ataque
Pires afirmou que estava saindo, na rua Pirapó, no bairro Igara, para pegar o carro, com Gilmara um pouco mais atrás, quando os criminosos vieram na direção deles, já atirando. O delegado afirma não lembrar se foi anunciado o assalto. Por instinto, ressaltou ele, reagiu, sacando a sua arma e desferindo três tiros. A arma, no entanto, “engasgou” e ele e a amiga ficaram encurralados. “Ficamos espremidos contra o muro e me lembro de ter levantado o braço para proteger a minha amiga”, reconstituiu. “Uma bala acertou o meu antebraço, transfixou e acertou o peito de Gilmara”, contou, lembrando que diante disso, se atirou em cima da amiga, momento em que foi atingido nas costas.
Os ladrões pegaram o Audi e saíram em alta velocidade, mas devido ao dispositivo de corta-corrente, existente no Audi, o veículo parou, na rua Araguaia, também no bairro Igara. De acordo com a Polícia, os criminosos pegaram um Astra branco e fugiram.
O caso está sendo investigado pela 3ª DP da cidade e por uma equipe do Deic. Segundo o delegado Sílvio Huppes, titular da 3ª DP, o carro já foi periciado, pois o veículo tinha marcas de tiros no pneu dianteiro direito e uma bala alojada no para-brisas. Além disso, foram encontradas manchas de sangue em torno do Audi, que também será analisada. “Estamos investigando, mas trabalhamos com a hipótese de roubo”, afirmou. "Ainda pretendo ouvir a outra vítima, assim que ela tenha condições de falar".

Escolha das soberanas da Expo São Luiz acontece no próximo mês

Primeiramente, a escolha das soberanas acontece no dia 05 de novembro, no Espaço Messa Eventos. Neste ano, serão três garotas que representaram a feira, sendo a rainha e as duas princesas. Também a escolha será de maneira diferente, sendo que não será através de jurados nem de notas, mas sim de votos que cada representante das entidades farão e cada uma destas terá direito a 5 votos, totalizando 30.
A entrevista com as candidatas será realizada durante o evento, mas antes passaram por aulas preparatórias sobre a história de São Luiz Gonzaga, suas exposições, maquiagem e etiqueta.
As inscrições já estão encerradas, sendo todas meninas de 15 à 23 anos.
No dia 25 de novembro acontece o lançamento de espaços para os expositores. Neste momento, as soberanas já estarão presentes. Os expositores que participaram das feiras dos anos anteriores terão preferência por determinados espaços.
A Expo São Luiz será realizada de 29 de setembro à 02 de outubro de 2011.

Horário de verão provoca mudança no comportamento

O horário de verão que inicia às 0h de domingo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste provoca algumas mudanças no comportamento, como sonolência, irritabilidade, variações no humor. Segundo o especialista em Medicina do Sono, Fábio Maraschin Haggstram, no entanto, alterações no relógio só costumam causar distúrbios maiores quando são acima de três horas, como em viagens entre continentes.
Abaixo disso, pequenas mudanças de comportamento já são suficientes para minimizar os problemas. Haggstram explica que os efeitos decorrem, sobretudo, da alteração no sono das pessoas. “Um indivíduo que costuma acordar às 7h, estará acordando às 6h, no chamado relógio biológico. O problema é que a hora de dormir não será alterada na mesma proporção, e isso acarretará perda na quantidade e qualidade do descanso”, afirma.
O médico diz que são necessárias, em média, uma a duas semanas para que o organismo se adapte com a nova rotina. Segundo ele, em média as pessoas já dormem menos tempo do que seria preciso - entre 7 e 8 horas -, o que, por si só, prejudica a saúde. “Cada vez mais as pessoas acumulam atividades, o que diminui o tempo destinado para dormir. O corpo executa funções importantes e específicas durante o sono”, destaca o especialista.
Diante da redução abrupta desse tempo, explica Haggstram, o corpo começa a demonstrar sintomas como sonolência durante o dia, perda no rendimento escolar e profissional, irritação. “O agravo da situação pode levar a problemas mais graves como o desequilíbrio das funções cardiovasculares”, alerta o médico.
Dicas valiosas, conforme o especialista, são manter o quarto de dormir com pouca luminosidade e barulho, evitar televisão e computador à noite, preferir as atividades relaxantes, evitar atividades físicas extenuantes perto da hora de dormir e optar por refeições leves, livres de carnes vermelhas e excesso de gorduras.