03 março 2011

Moradores reclamam de terrenos abandonados próximo ao centro de Três de Maio

O local se transformou em um 
criadouro de cobras e lagartos
Moradores da rua Farroupilha, estão preocupados com a falta de cuidados com terrenos localizados a cerca de 100 metros da rótula da Avenida Santa Rosa.
Segundo uma moradora que procurou a reportagem da Rádio Colonial AM, na manhã desta quinta-feira, 03, o matagal ali existente cresce a cada dia. “Dona Solange destaca que as freqüentes chuvas ocorridas, fortalecem ainda mais os inços, se tornando ali um criadouro de cobras, lagartos e porque não do mosquito proliferador da dengue. Os bichos nocivos, já invadiram a sua residência.”
O Fiscal da Saúde de do município, Beto Bágio, tomou conhecimento do caso e busca contatar com a proprietária dos terrenos, que segundo ele reside em Porto Alegre, para que a mesma tome alguma providência no local.

Sicredi está entre as 15 instituições de maior reputação no Rio Grande do Sul

Sistema de cooperativas de crédito estreia no prêmio 
Reputação Corporativa da Revista Amanhã
O Sicredi é uma das 15 instituições do Rio Grande do Sul com melhor credibilidade de marca, segundo o prêmio Reputação Corporativa, promovido pela revista Amanhã com base em pesquisa realizada pela Troiano Consultoria de Marca. Para a obtenção do resultado, foram ouvidas 2,2 mil pessoas no Estado. É a estreia do Sicredi no ranking geral de empresas gaúchas, onde obteve o 13º melhor Índice de Prestígio de Marca Corporativa (IPMC).
A maior pontuação do Sicredi ficou no quesito “Capacidade de Inovação”, seguido por “Histórico e Evolução” e “Responsabilidade Social e Ambiental”. “O resultado da pesquisa demonstra o que foi construído ao longo dos últimos 30 anos, quando houve a retomada do cooperativismo de crédito no Brasil”, diz Gerson Seefeld, vice-presidente da Central Sicredi Sul. Ele ressalta que os investimentos feitos na qualidade do atendimento, na estrutura física da instituição e profissionalização dos colaboradores são sempre aliados à missão do Sicredi. “Promover o desenvolvimento econômico e social de nossos associados e da região onde atuamos por meio de serviços e produtos financeiros é a nossa base. Ser reconhecida como uma das 15 instituições com maior reputação no Estado confirma que estamos no caminho certo”, afirma o vice-presidente.
Os entrevistados avaliaram, em um questionário aplicado pela internet, cinco quesitos em um universo de 50 empresas: Admiração e Confiança; Capacidade de Inovação; Qualidade dos Produtos e Serviços; Responsabilidade Social e Ambiental; e Histórico e Evolução, considerados os principais pilares da reputação da empresa pelos realizadores da pesquisa.
O ranking de Reputação Corporativa não é o único em que o Sicredi está presente nos primeiros meses de 2011. O sistema também figura entre as cinco melhores instituições em projeções econômicas do Brasil, no Top 5 do Banco Central, e figurou, em 2010, entre as 50 empresas de maior faturamento na Região Sul no ranking Grandes & Líderes, produzido anualmente também pela revista  Amanhã e PricewaterhouseCoopers.

Confirmado: dois estudantes da SETREM devem participar de intercâmbio à Alemanha em julho

Projeto ‘Escolas: uma parceria para o futuro’
O Instituto Goethe e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha confirmaram esta semana a disponibilidade de duas novas vagas para intercâmbio. O curso de aperfeiçoamento em idioma alemão, com duração de três semanas, é  oportunizados pelo projeto ‘Escolas: uma parceria para o futuro’, convênio entre a SETREM e governo alemão, firmado há três anos. Ao todo 10 estudantes de Ensino Médio da SETREM já participaram desta experiência, que tem os gastos (passagens, hospedagem e alimentação) pagos pelo projeto.
No mês de janeiro de 2011, embarcaram para Frankfurt, Juliana Peters Aires e Vitor Hugo Torzecki Bigolin, de 16 e 15 anos, estudantes do 3º e 2º Ano do Ensino Médio da SETREM. E contam que nesta edição participaram 69 adolescentes, oriundos da Austrália, Argentina, Venezuela, Uruguai, Rússia, Peru, Brasil, Colômbia, Indonésia e Tailândia. Vitor realizou curso de Língua Alemã Nível A2 e ao final, prova Fit 02, na qual conquistou aproveitamento ‘Muito Bom’. Juliana já havia efetivado a prova no Brasil e participou de aulas para aperfeiçoamento da gramática e oralidade do idioma.
Os jovens estavam hospedados em um albergue, freqüentavam aulas pela manhã, sendo à tarde, oportunizados passeios. “Visitamos museus, parques e lugares históricos e turísticos de Frankfurt e cidades próximas como: Mainheim, Mainz e Eppstein. Nestas oportunidades vivenciamos situações muito diferentes, como assistir a um jogo de futebol em que nevou, quase congelamos”, revela Vitor.
Entretanto ambos concordam que marcará esta experiência as amizades feitas. “É incrível poder conhecer pessoas de diferentes países e culturas, bem como encarar o desafio de conhecer sozinho um país com outro idioma. Foi algo muito especial”, conclui Juliana.

Shows e Eventos da XII Expofeira do Agronegócio

Tchê Garotos será atração dia 05 de maio
A comissão organizadora da Décima Segunda Expofeira do Agronegócio já confirmou dez shows para o evento que será realizado de 30 de Abril a 8 de Maio. Na abertura da feira, dia 30 de Abril, haverá um Circuito Regional de Rock, com a presença das bandas Criado Mudo de Santa Rosa, Mister Mouse de Três de Maio, Criptograma de Três Passos e Maviee de Crissiumal. No domingo, 01 de maio, feriado do dia do trabalhador, a dupla três-maiense Pedro Henrique e Juliano será a atração principal. No dia 02, o show será com Lúcia Luft. No dia 03 de maio, feriado municipal, os shows serão com as bandas Corpo e Alma e San Marino. No dia 04, haverá um show de bandas, promovido pela Rádio Colonial. No dia 05, a atração será o grupo Tchê Garotos. No dia 06, o cantor tradicionalista Joca Martins fará seu show, para contemplar a programação do Décimo Terceiro Rodeio Crioulo, que será realizado paralelo a feira. No dia 07 de maio, sábado, o show será com a dupla Kako e Marcela.
A comissão organizadora ainda está negociando um show com a Orquestra de Teutônia, que já se apresentou na última edição da feira, em 2009./ A Décima Segunda Expofeira do Agronegócio em comemoração aos 56 anos de Três de Maio, será desenvolvida no Parque de Exposições Germano Dockhorn.

Mainardi elogia integração entre poder público e iniciativa privada em Ijuí

Mainardi visita campo tecnológico
da Cotrijuí, no noroeste do Estado
O modelo de cooperação entre a iniciativa privada e o poder público, desenvolvido na cidade de Ijui, no noroeste do Estado, despertou a atenção do secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. Junto com produtores da região, ele visitou, na manhã desta quarta-feira (2), o campo tecnológico da Cotrijui, instalado numa área de cinco hectares pertencentes ao Governo Municipal.
"Aqui, vocês, ao validarem novas técnicas, proporcionam aos produtores mecanismos eficazes para aumentar a produtividade e, em consequência, a produção desta região, e nos dão um exemplo da importância da integração entre Poder Público e iniciativa privada, visando o aumento da renda do setor primário", destacou Mainardi. O secretário está no município para participar da abertura oficial da colheita do milho do Rio Grande do Sul, prevista para o início da tarde, na propriedade de Antenor Vione, no distrito de Barreiro.
Mainardi aproveitou para defender a expansão da cultura do milho para outras regiões, como forma de diminuir a dependência que o Estado tem hoje deste produto, considerado estratégico para o desenvolvimento da economia gaúcha.