20 junho 2011

Tarso Genro se nega a aceitar cargos do PTB e mantém partido no governo

Deputados estaduais Aloísio Classmann (E) e Ronaldo Santini (D) 
chegam para reunião no Palácio Piratini
Foto:Mauro Vieira / Agencia RBS
Após uma reunião de meia hora com deputados e secretários petebistas, na noite desta terça-feira, o governador Tarso Genro negou-se a aceitar de volta os cargos do PTB e manteve o partido no governo.
Pouco antes, a cúpula da sigla havia decidido colocar seus cargos à disposição, devido ao embate entre os deputados Sérgio Moraes e Ronaldo Santini — que, no sábado passado, resultou em agressão física num seminário da legenda. Moraes contesta a forma como o PTB "se vende por meia dúzia de cargos"
O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, disse que o episódio envolvendo o PTB foi "pontual" e não trouxe constrangimentos ao governador, apesar de ter tomado uma proporção maior do que a esperada.
— O governo está satisfeito e orgulhoso com a participação do PTB — afirmou Pestana.
O chefe da Casa Civil disse que o governo desconhece quantos cargos o PTB (que ocupa três secretarias) tem no governo. Também garantiu desconhecer a informação de que cada deputado petebista teria direito a indicar CCs que representam, no total, R$ 80 mil por mês em salários.
— Nossa relação com os partidos é política, não matemática — desconversou.
O presidente estadual do PTB e secretário do Trabalho, Luís Augusto Lara, disse que o objetivo da reunião com o governador também era reiterar o apoio "ao projeto de Tarso e do PTB".
— Essa era uma questão interna que já vinha sendo discutida há tempo e, infelizmente, se tornou um constrangimento para nós e para o governo — avaliou.
Entenda o que motivou o PTB a colocar cargos à disposição
Durante seminário para discussão de cargos do partido no governo do Estado, Sérgio Moraes fez um discurso contra o atual sistema de indicação pela legenda e teria dado um tapa no rosto de Santini. 
Ele alega que estaria sendo ofendido e quando levantou de uma cadeira, perdeu o equilíbrio e atingiu sem intenção o colega. Moraes afirma ainda que os filiados do PTB com cargos no governo recebem em salários um montante que chegaria a dois milhões de reais por mês.
O deputado Ronaldo Santini nega que estivesse ofendendo Moraes e garante que as imagens vão comprovar o que diz. Sobre os recursos para salários, Santini não confirmou o valor e revelou que cada deputado teria 80 mil reais em cargos.
Moraes criticou também a postura do presidente estadual do PTB, Luís Augusto Lara, de ocupar cargos em diversos governos.

Homem é morto em frente à mãe e os filhos gêmeos em Cruz Alta

Vítima foi perseguida quando dirigia 

e foi atingida por vários disparos

Um homem foi morto a tiros em Cruz Alta nesta segunda-feira à noite em frente a mãe e os dois filhos, um casal de gêmeos de três anos.
Teodoro Gruhn Prolla, 28 anos, dirigia o carro onde estavam a mãe e os filhos quando um outro veículo começou a persegui-lo e o caroneiro a atirar contra Prolla. Por causa dos ferimentos, ele parou o carro no Bairro Ferroviário.
O autor dos disparos ainda desceu e atirou várias vezes contra a vítima. Prolla chegou a ser socorrido mas não resistiu. Uma das crianças foi atingida por estilhaços de vidro, mas passa bem.
A mãe de Prolla não se feriu e prestou depoimento na delegacia. Segundo ela, o autor teria relações familiares com a vítima e desavenças anteriores. O autor do crime continua foragido.

Estudantes de Agronomia da SETREM participam de seminário com representantes de classe

Este painel realiza-se todos os anos para os
iniciantes do curso de Agronomia da Setrem
Na última sexta-feira, dia 17, acadêmicos do 1º Semestre de Agronomia da SETREM, conheceram o funcionamento do sistema profissional da classe dos engenheiros agrônomos. Estiveram no Campus SETREM, Luiz Pedro Trevisan, representando o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-RS) e o Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE) e José Helmuth Steffen, representando a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do RS (AENORGS).
Na ocasião foi apresentado um vídeo institucional do CREA-RS e feita abordagem sobre o papel de fiscalização do Conselho sobre o exercício profissional. O Eng. Agr. Trevisan, atual conselheiro do CREA-RS na Câmara de Agronomia, discorreu sobre o campo de trabalho dos engenheiros agrônomos e sua relação com a nova sistemática de concessão de atribuições profissionais segundo a Resolução 1010/05.
Da mesma forma, o palestrante orientou os acadêmicos sobre o papel do sindicato e seu funcionamento. Para finalizar, o Eng. Agr. Steffen, atual presidente da AENORGS, refletiu sobre o papel da entidade de classe profissional na região e sua importância para o incremento da produção agropecuária no país.
Também chamou a atenção dos acadêmicos de Agronomia para a sua efetiva participação nos eventos promovidos pela entidade e na ocupação dos espaços concedidos pelos segmentos organizados da sociedade no sentido de maior valorização da categoria profissional.
Este painel com representantes de entidades de classe realiza-se todos os anos para a turma de iniciantes do curso de Agronomia da SETREM e faz parte do conteúdo da disciplina de Introdução a Agronomia, Ética e Legislação Profissional, ministrada pelo Prof. Eng. Agrônomo Paulo André Klarmann.

Santa Rosa tem Delegacia da Mulher

A Delegacia está localizada junto ao prédio da 1ª Delegacia 
de Polícia Civil do município
Um espaço de atendimento diferenciado para a mulher foi inaugurado em Santa Rosa. Agora, além do Centro de Referência e da Casa de Acolhimento, as mulheres vitimas de violência podem procurar a Delegacia da Mulher.
A Delegacia está localizada junto ao prédio da 1ª Delegacia de Polícia Civil do município. A delegada Luciana Canon irá coordenar os trabalhos, com o apoio de outros 03 funcionários. Na inauguração realizada na última sexta-feira(17), o Prefeito, Orlando Desconsi e a Vice-Prefeita, Sandra Padilha ressaltaram a importância regional desse atendimento que complementa as Políticas Públicas que a Prefeitura vem realizando para as mulheres. O Secretário Estadual de Segurança Pública, Airton Michels também participou do ato.

Curso de Extensão de Mediadores da Leitura capacita 35 professores

Centeno, que comandaram as atividades do curso durante
os meses de março a julho
No último sábado, dia 18 de junho, se encerrou o curso de Extensão de Mediadores da Leitura na Bibliodiversidade, com a presença das professoras da UFRGS Luciana Sauer Santana e Fabiana Grala Centeno, que comandaram as atividades do curso durante os meses de março a julho. Após a solenidade, alunos da AABB Comunidade apresentaram a música Planeta Azul aos presentes.
De acordo com a professora Luciana, o curso de extensão oportuniza a reflexão e o debate, relacionados à dinâmica da mediação da leitura em sala de aula, na biblioteca, na família e em outros espaços comunitários, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos, leitores, neo-leitores e não leitores e é realizado na modalidade Educação Aberta a Distância (EAD) mediado por computador.
De acordo com a tutora presencial do curso, a professora Lidiane Mendes Geist, o curso envolveu 35 professores dos municípios de Três de Maio, Independência e Boa Vista do Buricá, que trabalharam em grupos para realizar projetos de incentivo a leitura e inserção da tecnologia em sala de aula. “Para desenvolver as atividades propostas no curso, cada grupo criou um blog, que deverá ser utilizado em sala de aula, para disponibilizar interação e leitura entre os alunos”, informa.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Elena Naressi, capacitações como essa são necessárias para despertar a leitura e a escrita nos alunos. “Trabalhar com a tecnologia é um incentivo a mais para florescer a curiosidade em sala de aula, e fazer com que as aulas sejam mais comunicativas e interativas ”, destaca.
O encerramento do curso foi realizado nas dependências da Escola Germano Dockhorn, e para tornar a atividade mais descontraída, as participantes vieram trajando roupas de algum personagem literário com que se identificavam. No encontro, também foi realizada a avaliação final do curso, que consistiu na apresentação dos projetos e blogs desenvolvidos no período de março a julho.
O curso de extensão teve carga horária de 90 horas e além de Três de Maio, foi realizado nos polos da Universidade Aberta do Brasil de: Agudo; Camargo; Cerro Largo; Constantina; Cruz Alta; Faxinal do Soturno; Herval; Hulha Negra; Jacuizinho; Mostardas; Restinga Seca; Santana da Boa Vista; Santana do Livramento Seberi; Sobradinho; Tapejara; Tio Hugo.

Vacinação contra a Poliomelite inicia com 91.5 % das crianças imunizadas em T. de Maio

O objetivo maior é manter o Brasil livre do vírus causador do sarampo
Primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomelite, conhecida como Paralisia Infantil, atinge 91,5% das crianças em Três de Maio. Todos os postos de saúde do município estiveram abertos no Dia D de mobilização contra a paralisia.
O índice deixa o município bem próximo de alcançar a meta mínima de 95 das crianças estipulada pelo Ministério da Saúde. Isso significa, que das 1.281 crianças de zero a cinco anos do município, 1.140 já foram imunizadas.
A segunda dose da vacina contra a poliomielite será aplicada a partir do dia 13 de agosto. De acordo com o Ministério da Saúde, a criança só fica completamente protegida contra a paralisia infantil após receber as duas gotinhas previstas.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando tem a doença, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. O último caso da doença no País foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o País recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
Já a vacinação contra o sarampo, rubéola e caxumba, atingiu 77,21% das crianças de um a sete anos. Faltam ainda, cerca de, 350 crianças a serem vacinadas.
O objetivo maior é manter o Brasil livre do vírus causador do sarampo, pois há casos da doença na Europa. O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.

Professores municipais recebem aula de informática

O projeto é realizado em parceria com o Instituto Federal 
Farroupilha
A Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Juventude, está proporcionando aos professores da rede, aulas de informática. O projeto é realizado em parceria com o Instituto Federal Farroupilha.
Durante as aulas, os professores aprendem noções básicas de informática e também tem a oportunidade de conhecer as possibilidades pedagógicas que a ferramenta proporciona. O curso de informática tem como objetivo proporcionar mais um espaço de aprendizado para os professores. A qualificação profissional é uma política de trabalho da Secretaria de Educação e Juventude, que desde 2009, vem implementando atividades de formação pedagógica aos educadores.  
No primeiro momento, professores de duas escolas estão recebendo as aulas. O projeto será realizado em todas as escolas, até o fim do ano.

Telecentro Cidadão de Boa Vista do Buricá realiza atividades com estudantes de Educação Infantil

As atividades são realizadas no Laboratório de Informática 
do município
Em 2011, estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil São José, de Boa Vista do Buricá, participam de um projeto diferente, denominado ‘Um novo Brinquedo: o Computador’.
As atividades são realizadas no Laboratório de Informática do município e oportunizam aos pequenos, orientações sobre cuidados básicos que devem ter com o computador, comparando-o com um brinquedo, que quando não é bem cuidado perde sua utilidade.
Também estão recebendo noções sobre o uso adequado do teclado, reconhecendo os caracteres do alfabeto, a tecla Backspace (apagar), Enter (nova linha) e a tecla (espaço).  Na escola, o aluno é estimulado a reconhecer as letras do alfabeto para a escrita, principalmente do nome. No laboratório de informática, o aluno reconhece o próprio nome com o uso do teclado e que ao digitar aparece na tela do computador. Ainda pôde escrever seu nome várias vezes e com cores diferentes no Software TUX PAINT.
O contato com a teclado na escrita do seu nome demonstrou no aluno interesse, concentração e muita admiração. A SETREM é parceira deste projeto, auxília na capacitação dos instrutores, desenvolvimento de material didático e certificados.

Inscrições para o ProUni começam nesta segunda-feira

Ministério da Educação ainda não
divulgou quantas bolsas serão
ofertadas nesta edição
Estudantes interessados em conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir desta segunda-feira no processo seletivo do segundo semestre de 2011. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou quantas bolsas serão ofertadas nesta edição. Criado em 2004, o programa oferece a alunos de baixa renda bolsas em instituições privadas de ensino superior.
Para concorrer a uma bolsa do ProUni, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em estabelecimento privado com bolsa integral. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, atingido o mínimo de 400 pontos na média das cinco provas e não ter tirado zero na redação.
As bolsas integrais são destinadas a alunos com renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo. Já as parciais, que custeiam 50% da mensalidade, podem ser pleiteadas por candidatos com renda familiar mensal per capita até três salários mínimos.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet  até as 23h59min do dia 24 de junho. Ao inscrever-se, o candidato pode escolher até três opções de curso e instituição diferentes.

SETREM é destaque no Concurso Indumóveis de Design

Na competição, nove trabalhos foram inscritos, desenvolvidos
por estudantes dos Cursos Técnicos nas áreas do Design
da instituição
De 09 a 12 de junho, a SETREM esteve presente na Feira Indumóveis Noroeste, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. Participou com stand institucional e no Concurso Indumóveis de Design.
Na competição, nove trabalhos foram inscritos, desenvolvidos por estudantes dos Cursos Técnicos nas áreas do Design da instituição. A participação expressiva dos estudantes, que configurou no maior número de inscritos por instituição, rendeu a SETREM uma homenagem: recebeu placa com Menção Honrosa.
Na Categoria Estudante, a instituição conquistou 2º lugar, com o projeto ‘Pufe Portatrecos’, de autoria das estudantes Fabiani Raquiela Buss e Francieli Carine Buss, orientados pela professora Margarete Stieglmeier.
Na categoria Indústria e Profissionais, Jean Carlo Gass, de Santo Cristo, egresso do Curso Técnico em Design de Móveis da SETREM, obteve 2º lugar com o projeto ‘Chaese Longue’.

Telecentro Cidadão de Boa Vista do Buricá entrega certificados

Com base nos depoimentos dos alunos, há uma grande 
satisfação em relação ao funcionamento do Programa
No mês de maio, três turmas (manhã, tarde e noite) de cursos em informática do Telecentro Cidadão, de Boa Vista do Buricá, receberam certificados de conclusão.
Os participantes da turma da noite aprenderam sobre: introdução à informática, Office Word e Internet. As turmas da manhã e tarde, sobre: BrOficce Calc e impress. Outras quatro turmas estão em andamento. Em 2009, 16 turmas foram abertas e 117 estudantes receberam certificados. Em 2010, foram 23 turmas e 159 concluintes.
A SETREM é parceira deste projeto, auxilia na capacitação dos instrutores, desenvolvimento de material didático e certificados. Com base nos depoimentos dos alunos, há uma grande satisfação em relação ao funcionamento do Programa, pois a presença do computador na educação é marcante. A Informática não só atua sobre o conhecimento, mas possibilita uma nova ferramenta que auxilia na aprendizagem, estimula o conhecimento e a criatividade, e ainda possibilita sempre uma solução possível. Saiba mais: www.telecentrobvb-liria.blogspot.com

Número de crianças vacinadas contra a poliomielite supera 450 mil no RS

Secretário Ciro Simoni vacinou crianças em
Osório, no Litoral Norte
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite registrou a imunização, até às 19 horas deste sábado (18), de um total de 456.710 crianças de até 5 anos no Rio Grande do Sul. A quantia, revelada pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Informações já corresponde a 69,3% da meta.
Além disso, as crianças de 1 a 7 anos foram imunizadas contra o sarampo. Nesta idade, são 805 mil crianças no Rio Grande do Sul, sendo que a meta é vacinar pelo menos 95% de cada grupo.
Os postos de saúde de todo o Estado aplicaram as doses. O secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, participou do início da vacinação, em Osório, e ressaltou a importância das crianças serem imunizadas. "A polio está erradicada do País desde 1989 e só tivemos cinco casos de sarampo neste ano. Precisamos manter estes números baixos", afirmou.

Texto: Gustavo Trevisi do Nascimento
Foto: Antão Sampaio