20 junho 2011

Curso de Extensão de Mediadores da Leitura capacita 35 professores

Centeno, que comandaram as atividades do curso durante
os meses de março a julho
No último sábado, dia 18 de junho, se encerrou o curso de Extensão de Mediadores da Leitura na Bibliodiversidade, com a presença das professoras da UFRGS Luciana Sauer Santana e Fabiana Grala Centeno, que comandaram as atividades do curso durante os meses de março a julho. Após a solenidade, alunos da AABB Comunidade apresentaram a música Planeta Azul aos presentes.
De acordo com a professora Luciana, o curso de extensão oportuniza a reflexão e o debate, relacionados à dinâmica da mediação da leitura em sala de aula, na biblioteca, na família e em outros espaços comunitários, envolvendo crianças, jovens, adultos e idosos, leitores, neo-leitores e não leitores e é realizado na modalidade Educação Aberta a Distância (EAD) mediado por computador.
De acordo com a tutora presencial do curso, a professora Lidiane Mendes Geist, o curso envolveu 35 professores dos municípios de Três de Maio, Independência e Boa Vista do Buricá, que trabalharam em grupos para realizar projetos de incentivo a leitura e inserção da tecnologia em sala de aula. “Para desenvolver as atividades propostas no curso, cada grupo criou um blog, que deverá ser utilizado em sala de aula, para disponibilizar interação e leitura entre os alunos”, informa.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Elena Naressi, capacitações como essa são necessárias para despertar a leitura e a escrita nos alunos. “Trabalhar com a tecnologia é um incentivo a mais para florescer a curiosidade em sala de aula, e fazer com que as aulas sejam mais comunicativas e interativas ”, destaca.
O encerramento do curso foi realizado nas dependências da Escola Germano Dockhorn, e para tornar a atividade mais descontraída, as participantes vieram trajando roupas de algum personagem literário com que se identificavam. No encontro, também foi realizada a avaliação final do curso, que consistiu na apresentação dos projetos e blogs desenvolvidos no período de março a julho.
O curso de extensão teve carga horária de 90 horas e além de Três de Maio, foi realizado nos polos da Universidade Aberta do Brasil de: Agudo; Camargo; Cerro Largo; Constantina; Cruz Alta; Faxinal do Soturno; Herval; Hulha Negra; Jacuizinho; Mostardas; Restinga Seca; Santana da Boa Vista; Santana do Livramento Seberi; Sobradinho; Tapejara; Tio Hugo.