18 junho 2013

Presos três suspeitos de tráfico de drogas em Santa Rosa

As informações são da 1ª DP de Santa Rosa/Escrivão 

Marco Kessler
Na tarde desta terça-feira, por volta de 15hs, após três meses de investigações, Policiais Civis da 1ª Delegacia de Polícia de Santa Rosa, coordenados pelo Delegado Ubirajara Daniel Diehl Júnior, cumpriram dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de Prisão Preventiva.

No local do cumprimento dos mandados também foi efetivada uma Prisão em Flagrante, tendo em vista a apreensão de cerca de 100g de maconha, embalagens para acondicionar droga e certa quantia em dinheiro.

Os três individuos presos serão encaminhados ao Presídio Estadual de Santa Rosa e responderão Inquérito Policial por tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes.

Preso suspeito de estuprar adolescente em Tiradentes do Sul

As informações são DP de Três Passos/Escrivão 
Marco Kessler
Nesta terça-feira (18/06) policiais civis prenderam, preventivamente, um indivíduo acusado de estupro de uma adolescente de 16 anos. O fato criminoso, conforme a vítima, teria ocorrido no dia (12/06), no interior do município de Tiradentes do Sul, sendo que o acusado era motorista de um ônibus da prefeitura e que fazia o transporte escolar.

Segundo a investigação, a vítima, por medo do acusado, somente comunicou os fatos no dia 15/06. Os fatos teriam acontecido dentro do ônibus durante o período de transporte escolar. O indivíduo foi encaminhado ao presídio estadual de Três Passos, ficando a disposição da Justiça.

Tevê faz reportagem sobre fabricação de sabão líquido em Porto Mauá

Foto: Leni S. Froelich - Extensionista de Bem Estar Social
No dia 14 de junho de 2013, a RBS TV Santa Rosa esteve no Município de Porto Mauá, para juntamente com a Emater Municipal realizar a gravação de uma reportagem sobre a utilização de plantas medicinais (no caso, a popular cobrina), com o sabão líquido caseiro, para a pré ordenha (o pré-dipping).

Foi visitada a propriedade do agricultor Alcir Pisoni e da esposa Selma Berté Pisoni, o qual foi acompanhado durante a fabricação do sabão com ervas medicinais e a pré-ordenha, bem como as diversas utilidades deste sabão.

A erva medicinal é deixado em maceração, descanso por 7 a 8 dias no álcool; após, o qual é usado para a fabricação do sabão líquido.

Enaltecemos a ótima parceria da Emater com a administração municipal, a qual fará a doação dos ingredientes, para que nos próximos meses seja possível a fabricação de sabão líquido com ervas medicinais com todos grupos de mulheres. Um projeto da Emater com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Mauá para a melhoria da qualidade do leite no município. A reportagem será exibida no programa Globo Rural.

Projeto Amor de Mãe tem encontro nesta quinta-feira

Palestrante será o médico Danilo Motta, que falará às
gestantes sobre os tipos de parto
Palestrante será o médico Danilo Motta, que falará às gestantes sobre os tipos de parto

As gestantes que estão participando do Projeto Amor de Mãe do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri, terão o quarto encontro deste ciclo nesta quinta-feira, 20, no auditório da Instituição, com início às 15h. Mesmo quem não esteve presente nos encontros anteriores pode participar, bastando se dirigir ao local do encontro.

O palestrante será o médico ginecologista e obstetra, Dr. Danilo Motta, que falará sobre os tipos de parto e os mitos e verdades que cercam este importante momento para as futuras mamães. As gestantes também vão conhecer toda a infraestrutura e as equipes que as atenderão no HSVP no parto e nos primeiros dias do bebê.

Jovem que se comunica piscando os olhos recebe ajuda de voluntários

Ana Paula foi diagnosticada com romboencefalite
criptogênica, uma doença rara (Foto: Grabriela Lottermann/
Studio Criativo / Especial)
Embora ainda não tenha avançado no tratamento das sequelas deixadas por uma doença rara, Ana Paula Soares de Almeida, 21 anos, a jovem de Três de Maio que se comunica com o mundo através do olhos, ganhou esperança. Após Zero Hora publicar reportagem contando sua história no último dia 12, a jovem e a família viram a rede de apoio ser ampliada com ótimas notícias.

A principal delas é que Ana Paula e seu irmão mais velho, que tem paralisia cerebral, vão consultar com médicos do Instituto do Cérebro da PUC, em Porto Alegre. Ainda não há data definida, mas a expectativa pelo atendimento é grande na família.

Em seu blog, a jovem postou a seguinte mensagem, comemorando: “Vou chegar ao Instituto do Cérebro. Tenho muitas expectativas. Continuem torcendo por mim”.

A mãe, Marli Erpich, sentiu uma ponta de alívio com as notícias:

– Temos a esperança de que a vida dela possa melhorar, com relação à locomoção e à comunicação também. Estamos todos felizes.

Gerente do BB garante renovação do convênio do AABB Comunidade

Delmar usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores para
explicar  os motivos do atraso (Foto: Paulo Marques)
Ao usar o espaço Tribuna Livre na sessão da Câmara de Vereadores de ontem, 17, Delmar Carlos Schwaab, disse que a demora para a renovação do convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a prefeitura de Três de Maio se deve a mudanças implementadas pela própria instituição. Ele explicou que o sistema operacional foi alterado, fazendo com que o banco de dados do programa migra-se para um novo sistema. A transferência de dados exigiu mais tempo devido a troca dos equipamentos. Porém, Schwab revelou que aconteceram problemas inesperados que exigiram ajustes técnicos até o fim de maio. O período de vigência do convênio vai ser ampliado para durar quatro anos.

O gerente garantiu que não existe nenhuma pendência com relação a prefeitura e que o projeto vai ser renovado nessa semana ou no mais tardar na próxima.

140 crianças são atendidas no AABB Comunidade em Três de Maio com atividades educativas no turno inverso ao de aula. Em entrevista a Rádio Colonial, o secretário da Educação Ernani Moreira Rehn havia revelado que, desde o início do ano, a prefeitura já havia tentado renovar o convênio com a instituição por diversas vezes.

Cotrirosa é a segunda maior empresa arrecadadora de ICMS em Cândido Godói

Cooperativa é Destaque Empresarial 2011/2012
A Unidade da Cooperativa Tritícola Santa Rosa – Cotrirosa de Cândido Godói recebeu o certificado de Destaque Empresarial do ano de 2011/2012 na noite do sábado, 15 de junho.

O vice-presidente da Cotrirosa, Aloisio Selch, juntamente com os conselheiros de Administração e Fiscal, o gerente, Amandio João Rohrig e a equipe de funcionários da Cotrirosa de Cândido Godói receberam o certificado de Destaque Empresarial pelo valor adicionado ao município de Cândido Godói, no recolhimento de ICMS no período de 2011 e 2012. O Certificado foi emitido pela Associação Comercial e Industrial – ACI de Cândido Godói com base nos dados oficiais obtidos junto a Secretaria Estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul.

De acordo com o dados da Secretaria da Fazenda, somando todas as atividades da Cotrirosa em Cândido Godói, ou seja, comercialização de grãos, insumos, ferragens e supermercado, a Cooperativa ocupa o segundo lugar em arrecadação tanto no ano de 2011 quanto em 2012.

De acordo com Aloisio o certificado representa o importante reconhecimento da ACI pelo trabalho desempenhado pela Cotrirosa. “Figurar entre as duas maiores empresas de retorno de ICMS do município é um orgulho, já que o papel da Cooperativa é contribuir no desenvolvimento dos municípios e da região onde atua”, afirmou Aloisio.

A empresa que mais arrecadou em retorno de ICMS no município foi a Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas KF Ltda. A entrega dos certificados aconteceu durante o jantar baile promovido pela ACI, de Cândido Godói.

Descoberto abatedouro clandestino em Caibaté

Descoberto abatedouro clandestino em Caibaté
Os técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio lotados na Inspetoria de Defesa Agropecuária de São Luiz Gonzaga, acompanhados de agentes da Polícia Civil, interditaram, na última sexta-feira, um abatedouro que funcionava clandestinamente no município de Caibaté.

A partir de denúncia anônima, a polícia civil foi acionada, e as duas equipes foram até o local onde foi constatada a veracidade das informações recebidas. O estabelecimento foi autuado em cerca de R$ 28 mil reais, referentes a 2.000 UPFs, por operar sem inspeção sanitária oficial (abate clandestino), além de ter 170 quilos de carne bovina apreendida e inutilizada. O estabelecimento também foi interditado pela IDA de São Luiz Gonzaga.

O delegado de polícia, por sua vez, lavrou o flagrante delito e encaminhou o infrator ao presídio estadual de São Luiz Gonzaga.

Neste caso especifico, o infrator tinha acabado de carnear, as vísceras estavam no chão, abaixo de uma estrutura com correntes, roldana e balancins. Parte da carne, ainda quente, estava em pedaços inteiros dentro de um porta malas de um veiculo de passeio e o restante dentro da casa pendurada em ganchos e próximo a uma serra fita, configurando o abate clandestino.

Tarso defende atuação da polícia e pede fim da violência em protestos

Tarso Genro governador Rio Grande do Sul protestos Porto
Alegre (Foto: Bernardo Bortolotto/RBS TV)
Em entrevista coletiva no fim da noite de segunda-feira (17), o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, defendeu a atuação da Brigada Militar durante os protestos em Porto Alegre e Novo Hamburgo. Ele disse que a orientação dada à polícia era de ser ponderada e que, se houve algum excesso, será apurado. Tarso di
sse ainda que apoia o movimento, mas pediu que os manifestantes parem com os atos de violência.

O confronto resultou em 41 prisões, de acordo com levantamento da Brigada Militar até as 3h da madrugada desta terça-feira (18). Sete dos detidos são menores de idade. Segundo a prefeitura, foram 56 contêineres depredados, sendo 23 incendiados apenas na Avenida João Pessoa, e sete feridos atendidos pelo Hospital de Pronto Socorro (HPS) da capital do Rio Grande do Sul. Manifestantes chegaram a colocar fogo em um ônibus e danificaram outros cinco.

"A orientação era evitar interferir nas pessoas, mas em determinado momento a Brigada Militar foi obrigada a agir. A informação que temos é que a depredação já estava ameaçando a integradidade física da pessoas. A BM fez essa barreira para garantir que a violência não se tornasse generalizada", declarou, como mostra o vídeo com parte da entrevista.
Segundo o governador, policiais sofreram agressões e não reagiram mesmo estando armados. De acordo com ele, não foi uma estratégia, mas uma ordem para respeitar o direito de manifestação livre das pessoas.

Tarso disse ainda que este é um momento favorável para a democracia do país e pediu que a juventude que vai às ruas coloque claramente sua vontade.

“As manifestações importantes que ocorrem em diferentes cidades são importantes. Deve haver embasamento das representações democráticas, temos que deixar os interlocutores falarem. Nós temos que continuar respeitando as manifestações e a juventude", defendeu.

Os manifestantes colocaram fogo em um ônibus da Carris na Avenida João Pessoa, próximo ao Parque da Redenção, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), como mostram as imagens. Antes disso, eles já haviam jogado pedras e pedaços de pau em uma viatura da Brigada Militar.

"Nos fizeram descer, começaram a apedrejar e tocaram fogo. Mandaram todo mundo descer, eu, o cobrador e os passageiros. Ninguém se machucou", disse o motorista do ônibus da Linha Carris em entrevista a Rádio Gaúcha. Após o incidente, a empresa decidiu retirar toda a frota de circulação da capital.

O protesto, que teve mais de um idioma, reuniu cerca de dez mil manifestantes no início da noite no centro de Porto Alegre. Eles partiram da prefeitura em caminhada criticando o preço dos transportes, os gastos com a Copa do Mundo e o custo de vida no país. A passeata seguiu pacífica, até que integrantes do movimento fizeram estragos em contêineres, lojas e até sede de partido. Grupos contrários à violência respondiam com vaias.

Contêiner de lixo é queimado na Loureiro da Silva
(Foto: Fábio Almeida/RBS TV)
A Brigada Militar agiu depois de o vandalismo iniciar. O confronto começou na Avenida Ipiranga, onde o Batalhão de Operações Especiais fez um cordão de isolamento próximo à esquina com a Avenida Erico Verissimo e usou bombas de gás lacrimogênio para conter manifestantes. Cavalos foram usados para dispersar a confusão.

O protesto da última quinta-feira (13) em Porto Alegre reuniu cerca de 2 mil manifestantes. Prédios no centro da cidade foram danificados. Os protestos na capital gaúcha começaram em março, depois que a prefeitura anunciou um aumento no preço das passagens, de R$ 2,85 para R$ 3,05. Uma liminar suspendeu o reajuste, mas as empresas de transporte brigam na justiça pelo aumento. Já os manifestantes querem garantir que o preço das passagens não volte a subir.