27 outubro 2010

Segunda etapa do PNDS - Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável

Foto: Rosméri Redel Schmidt
Numa parceria das Cooperativas Sicredi, Cotrimaio e Certhil, o Funcap e as prefeituras da região, as lideranças estiveram reunidas na sede da Associação dos Funcionários da Certhil em Três de Maio, em mais um encontro importante do  Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 27, sendo esta a segunda etapa deste projeto capitaneado pelo Funcap, desta vez, com a presença de agricultores.
“Segundo o Presidente do Sicredi Noroeste, Glei Linhares em entrevista a Rádio Colonial AM, o trabalho está sendo desenvolvido nos 12 municípios da mesma área de abrangência dos associados do  Sicredi e a Cotrimaio. O primeiro trabalho foi feito objetivando diagnósticos da realidade econômica de cada um dos 12 municipios, sendo esta segunda etapa já é uma etapa mais técnica, com palestrantes para trazer a realidade de cada um deste municípios, também contando com uma importante parceria do SEBRAE, e a terceira etapa já visa o trabalho direto nas propriedades dos agricultores. Um projeto que já está em situação adiantada, é um projeto do município de Tiradentes do Sul, onde forma escolhidas 20 propriedades que elegeram a pecuária leiteira”.

Mauro Knijnik aceita convite e assume secretaria de Tarso Genro

Mauro Knijinik
Em reunião com o governador eleito Tarso Genro (PT) na manhã desta quarta-feira, o ex-presidente da Federasul Mauro Knijnik aceitou o convite e confirmou participação na futura gestão petista. Sexto nome confirmado, Knijnik será o secretário da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Investimento.
Tarso revelou ontem nomes para quatro áreas: Beto Albuquerque (PSB) na Infraestrutura e Logística, Estilac Xavier (PT) na Secretaria-geral de Governo, Marcelo Danéris (PT) na Secretaria executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e Abgail Pereira (PC do B) no Turismo, além do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, para a Cultura.

19ª Fenasoja prepara 6ª Festa das Etnias e 3º Baile das Nações

Elisabete
A 19ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), através da Comissão de Etnias, prepara a 6ª edição da Festa das Etnias e o 3º Baile das Nações. Com o tema ‘Gente da Nossa Terra – Unindo Gerações e Culturas’ os eventos tem como objetivo resgatar e preservar a cultura dos povos que colonizaram a região Noroeste do Estado.
A Comissão de Etnias da 19ª Fenasoja, presidida por Elisabete Estela Mysko, juntamente dos dirigentes das entidades étnicas organizadas de Santa Rosa - Afro, Alemã, Árabe, Italiana, Polonesa, Russa e Portuguesa – definiram na semana passa as datas dos eventos. A 6ª Festa das Etnias ocorrerá de 07 a 11 de abril no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. O 3° Baile das Nações, que ocorrerá no Pavilhão 12 do Parque Municipal de Exposições, será realizado no dia 08 de abril de 2011, às 22h. O baile visa congregar todas as Etnias de Santa Rosa e região, organizadas ou não, com o intuito da confraternização entre as diversas descendências que compõem a comunidade. O baile programa a apresentação das Rainhas de cada Etnia, escolhidas para abrilhantarem a festa.
A 6ª Festa das Etnias irá destacar a origem dos imigrantes, as suas raízes, os costumes, o vestuário, a culinária, a religiosidade e a cultura, incluindo em sua programação inúmeros shows com grupos folclóricos, a gastronomia típica de cada etnia, mostra do artesanato étnico e museu.
Para a presidente da edição, Elisabete Estela Mysko, a cada edição a festa vem crescendo, fruto da força e do trabalho voluntário da comunidade santa-rosense e regional, legado de nossos antepassados e marca reconhecida do nosso povo, nos cenários nacional e internacional. A 3ª edição da festa contou com um público de três mil pessoas, a 5ª edição já reuniu quatro mil.
A organização definiu também, para o dia 19 de janeiro, quarta-feira, às 20h, na Casa Afro, na Praça das Nações do Parque, o lançamento da 6ª Festa das Etnias para imprensa e patrocinadores. A abertura oficial da festa está programada para o dia 07 de abril, quinta-feira, e segue até domingo, dia 11 de abril, com jantares, bailes, apresentações artísticas e culturais, entrega de certificados a imigrantes ou descendentes e caminhada pela paz.

Morre o ex-presidente argentino Néstor Kirchner

Cristina e Néstor Kirchner 
Néstor Kirchner, ex-presidente entre 2003 e 2007, e marido da atual presidente da Argentina, Cristina Kirchner, morreu nesta quarta-feira, em El Cafalate (sul), onde foi internado pela manhã por problemas cardíacos, informou a imprensa local.
— Foi uma morte súbita — declarou o médico pessoal do ex-presidente, Luis Bunomo.
Néstor Kirchner estava com a esposa e presidente Cristina Kirchner na residência da família em El Calafate, província de Santa Cruz, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória e teve que ser levado às pressas para um hospital.
Néstor Kirchner
Perfil 
Advogado, Néstor Kirchner despontou no cenário político nacional da Argentina apenas em 2003, ano de sua eleição para a Casa Rosada. Ele se aproveitou do cansaço da população com a política tradicional, na esteira da grande crise econômica de 2001 e 2002, para sair da pouco importante província sulista de Santa Cruz, que governou por 12 anos, rumo à presidência.
No primeiro turno, apoiado pelo presidente Eduardo Duhalde, obteve 22% dos votos, ficando atrás do ex-presidente Carlos Menem. No segundo turno, quando as pesquisas indicavam sua derrota, Menem desistiu da candidatura, alçando Kirchner ao governo.
As baixas expectativas iniciais não impediram que ele fizesse uma administração com forte apoio popular, ao reerguer a Argentina da crise - a economia do país cresceu em média perto de 9%. Outra marca de seu governo foi a busca pela punição dos crimes da ditadura militar (1976-1983), com a revogação das leis de anistia promulgadas nos anos 80.
Após deixar a presidência, Kirchner prometeu se recolher aos bastidores, mas acabou assumindo a presidência do Partido Peronista e encabeçando a chapa governista nas eleições legislativas de 2009, quando conquistou uma cadeira de deputado.
Em fevereiro deste ano, enfrentou uma acusação judicial e uma saraivada de críticas, após a revelação da informação de que comprou US$ 2 milhões, em outubro de 2008, em meio à crise financeira mundial.
Kirchner já havia sido internado às pressas em outras oportunidades. Em 2004, teve de ser operado emergencialmente em Río Gallegos, sua cidade natal e capital de Santa Cruz, devido a uma hemorragia, decorrente de gastroenterite.
Desde então, o líder argentino teria adotado uma dieta frugal, eliminado o consumo de álcool e deixado de fumar. Kirchner completou 60 anos no dia 25 de fevereiro.
> Entenda como ocorre a morte súbita

Trilha das Bruxas, muita diversão e adrenalina!

Logo do grupo Knatsch Klub
É neste sábado, dia 30 de outubro de 2010, a segunda edição da Trilha das Bruxas no município de São José do Inhacorá.
Este evento é uma iniciativa do Grupo de Trilheiros Knatsch Klub que por sua vez, representa muito bem o Cenário Off-Road da Região. A concentração acontecerá a partir das 08 horas na Praça Municipal Alceu Fernandes, momento em que os participantes farão a sua inscrição. A largada está prevista para as 09 horas. A Trilha promete muita emoção, adrenalina e desafios incríveis, enfrentando obstáculos naturais com muita lama, se estendendo pelo interior dos municípios de São José do Inhacorá e Três de Maio. Este evento acontecerá em véspera de dia das bruxas, redobrando assim, o clima de aventura entre todos os participantes.
A Prefeitura Municipal, apoiadora do evento, parabeniza os organizadores e destaca a função social do Knastsch Klub que presta importante serviço de apoio a Defesa Civil Municipal e tem ajudado do ponto de vista turístico, já que divulga o Município em todo Estado e até mesmo, fora dele. 
Em função do impacto ambiental e para que possa ser dado total apoio aos jipeiros, serão permitidos, para este ano, a inscrição de no máximo 50 jipes, com seus pilotos e zequinhas (co-piloto). O valor da inscrição é de R$ 50,00. Venha participar desta aventura!

Prótese e tratamento de canal pelo Município

“A realização de um sonho”. Foi assim que o Prefeito definiu seu sentimento em relação a um convênio firmado esta semana entre a Prefeitura e o Sindilojas de Santa Rosa. Pela primeira vez na história do município, as pessoas terão atendimento para tratamento de canal e prótese dentária pelo município.
Essa que sempre foi uma das promessas de campanha do Prefeito Orlando Desconsi acaba de se concretizar. Ele que já passou por esse tipo de necessidade na infância, se emocionou ao firmar o convênio, “São coisas simples, coisas pequenas, mas que mexem com a vida das pessoas e nós queremos lutar sempre para conseguir com os parceiros proporcionar uma vida mais digna para as pessoas. Obrigado a todos que ajudaram a viabilizar esse sonho”.
As pessoas que têm necessidade de receber tratamento de canal ou que precisam de prótese dentária podem entrar em contato com o dentista da sua Unidade de Saúde, para passar por uma avaliação técnica e depois ser encaminhado para o tratamento que será realizado no consultório do Sindilojas. De acordo com o Presidente do Sindilojas, Leonidis Fredi, “Essa idéia surgiu de uma conversa minha e do Prefeito, pois um tinha necessidade e outro o espaço. Estamos felizes em firmar essa parceira, pois temos certeza que irá surtir bons resultados principalmente para as pessoas que têm necessidades”.
O convênio foi assinado na sala de reuniões do Gabinete e contou com a participação de representantes do Sindilojas, Governo Municipal, Fundação Municipal da Saúde, Conselho Municipal da Saúde e Câmara de Vereadores. Em um primeiro momento de ajustes nos trabalhos até 48 pessoas poderão ser atendidas por mês para prótese e 12 tratamentos de canal. Também emocionada, a dentista da Unidade da Planalto, comentou que em 15 anos de trabalho, nunca viu tantos investimentos na saúde, “Parabéns a Administração Municipal, pois a partir de hoje está qualificando ainda mais a saúde bucal e também prevenindo o câncer bucal. Estou muito feliz, pois essa é uma demanda muito grande da nossa comunidade”.  
De acordo com a Presidente da FUMSSAR, Karina Kucharski Agora, além de ser proposta de campanha, essa demanda também foi definida na Conferência Municipal de Saúde, “Todas as demandas da Conferência nós estamos buscando resolver de acordo com a nossa possibilidade, pois entendemos que esse é o nosso papel. Fizemos um grande esforço para assinar mais este convênio que irá proporcionar mais qualificação na saúde de Santa Rosa”.

Valorize sua safra de trigo entregando na Cotrimaio

Programas de trigo PAA, AGF e EGF
Você só encontra na Cotrimaio
Amigo produtor! Estamos no período de safra. Se você quer segurança, procura melhor preço, qualidade e agilidade no atendimento, assistência técnica durante o ano todo, vá ao lugar certo. Entregue sua safra de trigo na Cotrimaio. Ela tem tradição, experiência e é de confiança. Afinal, faz 42 anos que a Cotrimaio está junto com os produtores de toda a região. E neste ano, a Cotrimaio novamente traz novidades para seus associados, está com grande expectativa de melhores preços, assim como ocorreu em 2009 com os Programas de Soja no Prêmio Biodisel e com os Programas de Trigo APP, AGF e EGF, em virtude da Cotrimaio participar do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Sendo assim, quem leva vantagem mais uma vez em 2010, é VOCÊ amigo produtor, que entrega a safra de trigo na Cotrimaio, pois onde há oferta e procura, há melhores condições de pagamento. Para maiores informações, procure uma de nossas filiais. Entregue sua safra para quem investe em você e na sua família!
Comunicado:
A Cotrimaio comunica aos produtores de Três de Maio  que o recebimento de trigo 2010 está sendo realizado somente no armazém do bairro Guaíra.

Localizado veículo suspeito de ter atropelado mulher em Sarandi

Veículo com marcas de batida foi encontrado
na Vila Vicentina
Através de uma denúncia anônima, a Polícia Civil de Sarandi localizou o provável veículo que atropelou Ondina Marques de Oliveira, de 60 anos, em Sarandi, no norte do Estado. Ondina foi encontrada morta na beira da BR-386, que liga o município de Sarandi a Barra Funda, na manhã da última segunda-feira.
O veículo foi encontrado na Vila Vicentina, em Sarandi. O proprietário do carro foi identificado e será investigado pela Polícia Civil do município.