17 outubro 2010

Foi um sucesso o 9º Costelão do Rotary de Três de Maio

Momento do costelão na Churrasqueira
Este domingo, 17, foi de grande festa no Parque de Exposições Germano Dockhorn de Três de Maio, com a realização da 9ª edição do Costelão do Rotary. Este evento, o qual cresce a cada edição é beneficiente, com o lucro o Rotary investe em ações na comunidade três-maiense.
Invernada Dente de Leite
Dos mil cartões colocados a Venda nesta edição, 950 foram colocados, fazendo um grande evento que lotou o pavilhão 2 do Parque Germano Dockhorn. Após os presentes terem saboriado uma gostosa carne de costela assada no calor do braseiro no fogo de chão, também puderam assistir a apresentação das Inverndas Dente de Leite e Adulto do CTG Tropeiros do Buricá de Três de Maio.      

Alemães avaliam vinho gaúcho

Dois especialistas em vinhos da Alemanha estão no Estado para uma semana de imersão nas vinícolas brasileiras. Jürgen Mathäss, jornalista alemão especialista em vinhos, e o consultor Peer Holm, foram contratados pelo projeto Wines From Brazil, realizado em parceria pelo (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), para uma consultoria técnica às vinícolas que pretendem entrar no mercado alemão – o maior mercado importador de vinhos do mundo e o 4º país em consumo do produto, com 24,3 litros per capita por ano.
A consultoria contempla encontros técnicos com oito vinícolas, que aderiram à iniciativa – Casa Valduga, Campos de Cima, Cordilheira de Sant’ana, Lidio Carraro, Miolo, Pizzato, Salton e Santo Emilio. Conforme a gerente de Promoção Comercial do WFB, Andreia Gentilini Milan, Jürgen e Peer farão uma ampla análise dos produtos brasileiros, avaliando as suas potencialidades para competir no disputado mercado alemão de vinhos. “Serão avaliados até 20 vinhos de cada uma das vinícolas que aderiram ao projeto”, informa Andreia.
Até sexta-feira, os consultores alemães farão um diagnóstico da qualidade, estilo e dos preços (custo-benefício) dos produtos elaborados pelas vinícolas, examinando do conteúdo à embalagem a chance de eles terem sucesso na Alemanha. Hoje, haverá uma seleção de vinhos das 39 empresas integrantes do Wines From Brazil para apresentações institucionais na Alemanha. Na sexta, Jürgen e Peer serão os palestrantes de um seminário sobre o mercado alemão de vinhos aberto a todas as empresas interessadas. 
Andreia lembra que este trabalho é semelhante ao que a argentina Nora Favelukes faz para o WFB nos Estados Unidos. “Queremos usar o conhecimento e a experiência destes consultores para melhorar cada vez mais nossas ações nos mercados prioritários dos vinhos brasileiros”, explica.
Histórico
Este ano, em março, Jürgen conduziu uma degustação de vinhos brasileiros na ProWein, em Düsseldorf, na Alemanha. Doze vinhos e espumantes das empresas participantes da feira (Aurora, Casa Valduga, Campos de Cima, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Lovara, Miolo, Panceri, Piagentini, Pizzato, Salton e Vinibrasil) foram apreciados por 35 compradores e jornalistas especializados no estande do Wines From Brazil. Jürgen esteve no Brasil no ano passado visitando e conhecendo a produção verde-amarela de vinhos. Em cada um dos dias, foram degustados seis vinhos (um de cada vinícola participante).
“O Brasil é um país simpático aos alemães, que gostam e querem conhecer os vinhos vindos desta terra alegre”, comentou o jornalista alemão na degustação realizada na ProWein. Os espumantes agradaram a todos pela excelente padrão de qualidade. Os vinhos tintos surpreenderam os alemães. “Como o Brasil é um lugar quente, eles esperavam vinhos fortes e completos. Mas o que provaram foram vinhos leves, frutados e bastante gastronômicos”, comentou Jürgen, acrescentando que “foi uma agradável surpresa”.

Molhe Oeste é liberado em Rio Grande

As obras de prolongamento dos Molhes da Barra de Rio Grande estão prestes a serem concluídas. No molhe Oeste, localizado do lado do Cassino, a ampliação já foi terminada, o canteiro de obras e máquinas foram retirados do local e, na sexta-feira, o acesso ao longo braço de pedra foi liberado. Os vagoneteiros voltam a oferecer passeios de vagoneta pela plataforma da estrutura.
Na última quinta-feira, foi formalizada a entrega parcial das obras, que é a ampliação do molhe Oeste. Em reunião na Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg), foi assinado o termo de entrega e recebimento, formalizado pelo consórcio executor do serviço (Consórcio CBPO, Pedrasul, Carioca e Ivaí), Secretaria Especial de Portos (SEP) e Suprg.
Conforme José Evânio Figueiredo, fiscal das obras pela SEP, considerando a necessidade de os vagoneteiros retornarem ao trabalho, foi decidida a liberação do acesso ao molhe Oeste para eles, aos pescadores amadores e aos visitantes em geral.
Este molhe, que tinha extensão de 3,16 quilômetros, foi aumentado em 700 metros. O prolongamento consumiu 950 mil metros cúbicos de pedras, 1.555 tetrápodes (blocos de concreto) de 8 toneladas e 2.888 tetrápodes de 12,5 toneladas. Além da ampliação, foram recolocados os trilhos pelos quais se deslocam as vagonetas e recuperada a plataforma de concreto.
No molhe Leste, localizado do lado de São José do Norte, cuja extensão era de 4,2 quilômetros, o prolongamento é de 370 metros, mas não está concluído. Ainda falta a execução de 14 metros para chegar à extremidade estabelecida no projeto. Figueiredo diz que o molhe Leste está sujeito à ação mais violenta do mar, o que dificulta o trabalho. A expectativa é que as condições do mar melhorem com a proximidade do verão e o consórcio consiga terminar o aumento até meados de dezembro, finalizando as obras. A previsão anterior era concluí-las em fevereiro último.
O prolongamento dos molhes começou em 2001, foi interrompido em dezembro de 2002 e retomado em 2008. O valor das obras está em torno de R$ 580 milhões, recursos do governo federal.

Sem objetividade, Inter leva 3 a 0 do Flamengo no Rio

Sem força ofensiva, o Inter foi até o Rio de Janeiro e acabou perdendo por 3 a 0 para o Flamengo, neste sábado, no Estádio do Engenhão, pela 30ª rodada do Brasileirão. Com a quinta derrota consecutiva fora de casa, o clube gaúcho permanece estacionado com 47 pontos e se afasta ainda mais do título brasileiro, faltando, agora, oito rodadas para o final do campeonato.
Neste sábado, o Inter completou exatamente um mês sem fazer gols em uma partida fora de casa. A última vez que o Inter marcou longe do Beira-Rio foi na vitória de 3 a 1 sobre o São Paulo, no dia 16 de setembro.
No próximo domingo, 16h, tem Gre-Nal no Estádio Olímpico. Celso Roth terá a volta de Guiñazu, que ficou fora contra o Flamengo por ter recebido o terceiro cartão amarelo.