31 agosto 2009

Fábrica de bicicletas será inaugurada em Santo Ângelo

Uma nova marca de bicicletas estará no mercado a partir deste mês. E ela é produzida em Santo Ângelo, nas Missões, pela empresa Oceano Bikes. A fábrica produz cerca de 40% da bicicleta que ela mesma vai é montar. A inauguração será nesta sexta-feira, às 10h30min, na sede que a empresa ocupa, no Parque Industrial, zona norte.
Da fábrica, saem prontos componentes como o guidão, o quadro (estrutura que dá suporte ao banco) e o garfo (que está preso à roda dianteira). Outros componentes são comprados.
A partir da segunda quinzena de setembro, as bikes já poderão ser encontradas nas lojas. São 18 modelos. Até o final do ano, a expectativa é de que sejam montadas 35 mil bicicletas. O preço do produto ainda não foi divulgado.

Câmara de Vereadores de Três de Maio realizou Audiência Pública do PPA

A Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio, em cumprimento ao que dispõe a Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, Art.48, parágrafo único, realizou Audiência Pública para discussão do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2010 – 2013. A Audiência Pública, foi realizada na Sala de Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Três de Maio na noite desta segunda-feira (31).
É importante lembrar a importância de audiência pública dessa natureza, pois estreita o diálogo entre o Poder Legislativo e a comunidade, e pode ser vista como uma ferramenta muito significativa para a demogracia.
Ficou marcado de maneira negativa, a participação de público, a comunidade compareceu em número muito pequeno.

Foi um sucesso o Dia do Voluntariado em Três de Maio

Três de Maio vivenciou a primeira edição do Dia do Voluntariado e Ronda da Cidadania. Com condições climáticas favoráveis, cerca de 2.500 pessoas prestigiaram a programação deste domingo (30). As promoções foram organizadas pela Coordenadora das Políticas Públicas para as Mulheres, Vera Kühler e a primeira-dama do município, Elizabeth Caraffa, com o apoio dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Secretarias Municipais.
O sucesso absoluto da primeira edição do evento se deveu à participação maciça da comunidade, que lotou a rua Minas Gerais, no Largo do Palácio Municipal, e Escola Glória Veroneze - CIEP, no período da tarde, entre as 14h e 18h. As entidades participantes e os voluntários: profissionais liberais, artistas e prestadores de serviços, empresas e instituições ofereceram dezenas de serviços às pessoas necessitadas. Os serviços colocados à disposição no largo da prefeitura, constaram de: serviços sociais, saúde, cultura, entretenimento, apresentações artísticas, prestação de informações e doações.
A Ronda da Cidadania foi desenvolvida pelo Poder Judiciário, na Escola Estadual Glória Veronese - CIEP. Foram inúmeros os serviços prestados, como confecção de carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento, retificação de certidão de nascimento, inscrição para casamento coletivo, entre outros.
Foi elevado o número de serviços prestados. Confira alguns números:
154 Pintura de rosto, 108 pinturas de tela, 145 cortes de cabelo, 88 mantas, 97 participação em desenho e brincadeiras no cantinho de leitura, cerca de 100 alunos participara da apresentação do projeto A Escola vai ao CTG, 138 distribuição de mudas. Já na parte da saúde foram cerca de 300 atendimentos em verificação de pressão arterial, cartão SUS, orientações sobre Gripe A, crack, entre outros. A Assistência Social atendeu cerca de 450 pessoas, sendo atestados de pobreza, autorização para fotos 3x4, entrega de acolchoados feitos pela 3ª turma.
A Ronda da Cidadania, que aconteceu nas dependências do CIEP, desenvolveu as seguintes atividades: 102 pedidos de casamento, 412 carteiras de identidades, 250 confecção de CPF, 19 confecção de carteiras de trabalho e 21 atendimentos da OAB, totalizando 826 atendimentos. No CIEP compareceram cerca de 1.400 pessoas na primeira edição da Ronda da Cidadania.
Foto: Pato Roberto

Educação realiza encontro com vereadores

Pela segunda vez este ano a Secretaria Municipal de Educação e Juventude realiza uma prestação de contas para os vereadores. Assim como foi feito no mês de maio, a Secretária de Educação, Neli Cadaval da Costa e a Diretora Pedagógica, Neusete Rigo apresentaram as ações realizadas.
O principal assunto em questão no café da manhã, foi a Lei de Gestão Democrática a ser implementada nas Escolas Municipais. O Projeto, que já foi discutido com professores, funcionários, Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Servidores Municipais, será encaminhado à Câmara de Vereadores. Esta Lei tem como objetivo garantir a autonomia administrativa, financeira e pedagógica das Escolas.
A intenção é repassar o recurso público para as escolas, diminuindo a burocracia e a demora no andamento das ações. Dessa forma, as Instituições de Ensino poderão discutir junto com a comunidade os investimentos a serem realizados. De acordo com Neli Cadaval da Costa, “Queremos efetivar maior participação de toda comunidade nas decisões e, assim, melhorar a qualidade na educação”. A Lei também prevê a criação de Conselhos Escolares. Professores, pais, funcionários, alunos e a direção farão parte dos Conselhos que terão poder consultivo, deliberativo e fiscalizador nas questões administrativas e pedagógicas.
O café da manhã contou com a participação de 9 vereadores, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre as ações da Secretaria e contribuir com ideias em relação a Lei.

Classmann defende pleitos da suinocultura gaúcha junto ao Governo do Estado

O líder partidário do PTB, deputado Aloisio Classmann, titular da Comissão de Agricultura, participou de reunião nesta quinta-feira (27) com o Secretário da Fazenda Ricardo Engler, defendendo reivindicações do setor suinícola gaucho, que atravessa grandes dificuldades e vem apresentando em consequência endividamento que atinge o patamar de açproximadamente R$ 100 milhões de reais.O principal pedido encaminhado ao governo do estado é com relação a isenção do ICMS incidente sobre o suíno vivo vendido do RS para outros estados e também sobre a carne in natura, visando propiciar melhores condições de competitividade com os estados de Santa Catarina e de São Paulo que já adotaram esta medida. Também na audiência foi discutida a questão do programa pró-produtividade. O parlamentar saiu otimista do encontro com relação a promessa do governo gaúcho de definir a inclusão deste tema de isenção do ICMS para a suinocultura já nos próximos dias. "Precisamos devolver aos suinocultores gaúchos, que são esteios do setor produtivo e ocupam destacado posição em nossa economia, melhores condições de competividade. Esperamos o anúncio destas medidas por parte do governo já na próxima semana", salientou o deputado Classmann.
Participaram também da reunião o presidente da Associação dos Criadores de Suínos do RS (ACSURS) Valdecir Folador, o secretário da Receita Pública Estadual, Júlio César Grazziotin, o presidente da Assembleia Legislativa Ivar Pavan (PT) e os deputados Jeronimo Goergen (PP) e Zilá Breitenbach (PSDB), entre outros.

Comunidade dá adeus a trecho do Rio Ijuí

Pela última vez, dezenas de pessoas contemplaram ontem a beleza do leito do Rio Ijuí e da mata que o circunda entre Mato Queimado e Salvador das Missões. A partir de 2010, esse trecho ficará apenas na memória de quem passou pelo local, que será submerso pela barragem da Usina Hidrelétrica São José.
Em 15 barcos e um jetski, cerca de 60 pessoas partiram às 9h45min do Passo dos Pires, localidade na região das Missões. Enquanto seguiam a correnteza, os participantes do passeio puderam ver árvores nativas, como a guajuvira, a cabreúva e a pitangueira.
– Para quem sempre viveu por aqui, é triste perceber que o rio não vai mais existir. A natureza levou centenas de anos para formar essa paisagem – disse Lauri Thum, 61 anos, um dos organizadores do passeio.
Pela manhã, foram cerca de 20 quilômetros pela água até Rolador, onde existe um camping que também será retirado para a formação do lago. Depois do almoço, outros 20 quilômetros foram percorridos até a casa de força da usina, em Salvador das Missões, onde houve visita às obras.
– A obra é uma necessidade para desenvolver a região – afirmou Eduardo Scheid, que vive na margem do rio
O Rio Ijuí tem ainda outra usina em construção, a Passo São João.