12 julho 2011

Vacinação extra contra o sarampo encerra em dez dias

No Rio Grande do Sul, são cerca 805 mil
crianças nessa faixa etária
A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo segue até o próximo dia 22 de julho. Para reforçar a necessidade de imunização de todas as crianças entre um ano e menores de sete, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lança, a partir desta quarta-feira (13), uma campanha que será veiculada em rádio, televisão e jornais.
Todas as crianças nessa idade devem receber a dose, mesmo que já tenham sido vacinas em outros anos. No Rio Grande do Sul, são cerca 805 mil crianças nessa faixa etária. Destas, 621 mil, ou 77%, já receberam a imunização. A vacina, que também protege contra a rubéola e a caxumba, está disponível nas redes de atenção básica dos municípios.
Essa vacinação é chamada de campanha de seguimento, que ocorre no intervalo de três a cinco anos. A última foi realizada em 2004 e outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia da gripe A H1N1, nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a Gripe A H1N1. O Rio Grande do Sul e outros sete Estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.
Viajantes
O Ministério da Saúde recomenda a todos os viajantes que, antes visitar outros países, procurem um posto vacinação para se proteger contra o sarampo e a rubéola. É importante que os não vacinados recebam a dose pelo menos 15 dias antes da partida. Além disso, crianças que receberam a tríplice viral entre os seis e 11 meses de vida devem ser revacinadas aos 12 meses de idade.

Texto: Assessor de Imprensa 

Professora da SETREM ministra palestra na Croácia

Lisiane Fachinetto e Suelen
De 01 a 02 de junho, a professora do curso de Psicologia da SETREM, Lisiane Fachinetto, participou de ‘Universidades-diversidades”, promovido pelo Instituto Camões, da Universidade do Zagreb, Croácia.  Também foram parceiros do evento a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual do Centro Oeste no Paraná.
O objetivo é promover a cooperação acadêmica entre as universidades brasileiras e croata e, através desta parceria compartilhar estratégias e discutir sobre a escrita de trabalhos acadêmicos, sejam eles dissertações, artigos científicos ou resenhas.
Na ocasião a profissional ministrou a palestra ‘Pesquisa e Escrita Acadêmica no Brasil’ e a oficina sobre a escrita acadêmica para alunos de graduação e pós-graduação. Após, seguiu para o XVI Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), ocorrido em Alcalá de Henares, Espanha, no qual apresentou o trabalho ‘Escrita e transferência: efeitos no processo de escritura’. Este é referente a sua pesquisa de doutorado em andamento na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Jogador Tucunduvense faz sucesso na China

Beto Fronza, que é considerado um exemplo pelos dirigentes 
do clube chinesa
Poucos tucunduvenses devem conhecer o Rangers FC, time de futebol da primeira divisão chinesa. Diferentemente daqui, os torcedores chineses podem até conhecer a cidade de Tucunduva. Tudo isso pelo enorme sucesso do zagueiro/volante tucunduvense Beto Fronza, que é considerado um exemplo pelos dirigentes do clube. Apesar da distância da família e dos amigos e das dificuldades, o jogador tem muitas histórias interessantes no mundo do futebol.
Beto, que recentemente esteve de férias em Tucunduva, já atuou ao lado de jogadores consagrados no Brasil, como André, ex-goleiro do Juventude e Internacional e na China ao lado de Okano, ídolo do futebol japonês com duas Copas do Mundo no currículo. Antes de ingressar no futebol chinês, Beto jogou no Santa Cruz, São Luis de Ijuí e Juventude de Caxias do Sul.
Aos 26 anos e em busca do sucesso profissional, o jogador está em sua segunda temporada na China onde disputa o Campeonato de Hong Kong pelo Rangers FC. Na primeira vez que esteve naquele país, Beto atuou pelo STW Pégasus onde foi campeão da Copa da Primeira Divisão em 2008, campeonato equivalente a Copa do Brasil. Beto marcou um dos gols do título, classificando este como um dos jogos inesquecíveis de sua carreira.
Fã de Ronaldo Nazário, o Fenômeno, Beto conta que na China é comparado pela torcida ao jogador Alexandre Pato. “Dizem que me pareço fisicamente com o Pato, mas eu não concordo muito. Se fosse me comparar com alguém seria com o Gamarra, zagueiro paraguaio que atuou pelo internacional, com o seu estilo de jogo, tento me espelhar na sua garra e determinação”.
Beto conta que algumas vezes já pensou em desistir da carreira, pois o caminho no futebol é duro, mas com o apoio da família e o sonho de ser jogador todas as dificuldades são superadas. – minha família sempre me apoiou, e este apoio é fundamental. Muitas dificuldades irão aparecer, mas se tu tiveres força de vontade e determinação vai conseguir realizar teu sonho. Para o jogador, uma das maiores dificuldades de jogar fora do país é a distância da família, pois passa 10 meses sem vir ao Brasil. “Na China jogamos por 10 meses e temos 02 meses de férias. Não é como no Brasil que tem as paradas no final do ano”.
Quando questionado se gostaria de voltar ao futebol brasileiro, o atleta revela que agora esta tendo um ótimo momento na China, mas que se tivesse oportunidade gostaria muito de atuar pelo seu time do coração, o Internacional.

Programa Inclusão Digital da SETREM é parceira do Centro de Assistência Social de Três de Maio

O Programa Inclusão Digital oferece
capacitação para os mais diversos
segmentos e setores da comunidade
Desde maio estão ocorrendo aulas de informática básica gratuitas a estudantes que freqüentam o Centro de Assistência Social de Três de Maio (CRAS). O objetivo é oportunizar acesso ao mundo tecnológico.
Entendendo que alfabetização digital é o principal caminho para inclusão social, o Programa Inclusão Digital oferece capacitação para os mais diversos segmentos e setores da comunidade. Uma pessoa alfabetizada no universo digital tem condições de selecionar informações na web, processar dados, melhorando sua qualidade de vida.

Homem mata ex-sogra e é morto por ex-cunhado em Humaitá

Casal estava separado há 10 anos

Duas pessoas foram mortas no começo da noite de segunda-feira em Humaitá, perto de Santa Rosa, no noroeste do Estado. Segundo a Brigada Militar, Mauri Strauss, 39 anos, foi até a casa da ex-sogra, na localidade de Herval Novo, interior do município, atrás da ex-mulher, de quem estava separado há 10 anos.
Strauss foi recebido pela ex-sogra, Ulda Petry, 68 anos. Os dois discutiram e ele agrediu a mulher, deu um tiro na cabeça dela e fugiu. O filho da vítima, que mora ao lado, perseguiu Strauss e atirou várias vezes contra ele, que morreu dentro de um carro.

Inaugurada rede de água em Quineira e Santa Lúcia

Outra localidade em situação crítica é a de Progresso, que
necessita da perfuração de um novo poço
No último sábado, dia 9 de julho, foi inaugurada a rede de água que atende 59 pontos entre as localidades de Quineira e Santa Lúcia, com uma extensão de mais de 23 quilômetros, localizada no interior do município de Três de Maio.
Antes da inauguração, o prefeito Olívio José Casali, juntamente com os secretários da Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz; e de Obras, Roque Adamski; o presidente da Associação da Rede de Água de Santa Lúcia e Quineira, Almiro José Gregório; o  instalador hidráulico, Hildo Deckmann; o ex-diretor da Agricultura, Nilson Hinemaier, o diretor de marketing, Pato Roberto e a assessora de imprensa, Ramone Pacheco, estiveram verificando in loco alguns pontos da rede de água.
Além da caixa da água com capacidade de 15 mil litros, que abastece as duas localidades, foram visitadas as propriedades de Almiro José Gregório e Wilson Klaipaul.
O secretário da Agricultura salientou que a administração nunca prometeu uma torneira de água potável se quer para a população, mas já beneficiou mais de 100 famílias com água encanada. “Ao constatarmos que água era uma necessidade para melhorar a qualidade de vida da comunidade, começamos a tomar as ações cabíveis, com projetos, autorgas de poços e implementos de aditivos, para que a conquista de hoje pudesse ser concretizada”, enfatiza.
Outra localidade em situação crítica é a de Progresso, que necessita da perfuração de um novo poço e a ampliação da rede de água em uma extensão de aproximadamente 5 quilômetros. Este projeto já foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio e beneficiará 75 famílias, 105 alunos e 20 funcionário de um indústria da localidade.
Após os pronunciamentos, foi realizada a leitura da ata e em seguida foi assinado  o termo de Cessão de Uso da rede de água de Santa Lúcia Quineira, realizados os agradecimentos a equipe, encanadores, eletricistas e operadores que participaram do processo.

Plano Safra da agricultura familiar será lançado nesta terça com pacote de R$ 300 milhões

Medida prevista no Plano Safra da agricultura familiar beneficia arrozeiros
Foto:Marcos Porto / Agencia RBS
A presidente Dilma Rousseff assina nesta terça-feira, no anúncio oficial do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/2012, em Francisco Beltrão (PR), projeto de lei que liberará R$ 300 milhões para a política de preços mínimos do governo federal voltada, exclusivamente, aos pequenos produtores.
A medida deverá favorecer inicialmente as culturas do arroz e do feijão e já vale para o auxílio imediato aos problemas de baixos preços enfrentados pelos arrozeiros do Estado.
Para o secretário nacional de Agricultura Familiar, Laudemir Müller, a situação do arroz no Estado deve ser atendida com urgência:
— Nosso primeiro objetivo é agirmos para a recuperação do preço. Se não der certo, vamos comprar o arroz colhido no Rio Grande do Sul e que ainda não foi comercializado.
Em geral, produtores gaúchos estão recebendo o preço médio de R$ 21 pela saca, valor abaixo do mínimo estipulado pelo governo em R$ 25,80.
Além do arroz e do feijão, cuja safra, plantio e preços estarão sendo monitorados pelo governo, o milho e o leite integrarão a lista de prioridades em um segundo momento. Ao diagnosticar problemas com essas culturas, o governo deverá agir com três possibilidades: a compra, o escoamento da produção e a estocagem dos grãos.