12 julho 2011

Vacinação extra contra o sarampo encerra em dez dias

No Rio Grande do Sul, são cerca 805 mil
crianças nessa faixa etária
A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo segue até o próximo dia 22 de julho. Para reforçar a necessidade de imunização de todas as crianças entre um ano e menores de sete, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) lança, a partir desta quarta-feira (13), uma campanha que será veiculada em rádio, televisão e jornais.
Todas as crianças nessa idade devem receber a dose, mesmo que já tenham sido vacinas em outros anos. No Rio Grande do Sul, são cerca 805 mil crianças nessa faixa etária. Destas, 621 mil, ou 77%, já receberam a imunização. A vacina, que também protege contra a rubéola e a caxumba, está disponível nas redes de atenção básica dos municípios.
Essa vacinação é chamada de campanha de seguimento, que ocorre no intervalo de três a cinco anos. A última foi realizada em 2004 e outra estava prevista para 2009, mas não aconteceu por conta da pandemia da gripe A H1N1, nem ocorreu em 2010 por conta da vacinação contra a Gripe A H1N1. O Rio Grande do Sul e outros sete Estados (SP, MG, RJ, PE, BA, CE e AL) foram identificados pelo Ministério da Saúde para terem a campanha antecipada, levando em conta critérios de fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina nos últimos anos.
Viajantes
O Ministério da Saúde recomenda a todos os viajantes que, antes visitar outros países, procurem um posto vacinação para se proteger contra o sarampo e a rubéola. É importante que os não vacinados recebam a dose pelo menos 15 dias antes da partida. Além disso, crianças que receberam a tríplice viral entre os seis e 11 meses de vida devem ser revacinadas aos 12 meses de idade.

Texto: Assessor de Imprensa