08 dezembro 2009

Deputados gaúchos aprovam indicação de Marco Peixoto ao TCE

Os deputados estaduais aprovaram no final da tarde desta terça-feira, em plenário, a indicação do progressista Marco Peixoto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Cinco deputados votaram contra o nome de Peixoto, mas outros 34 votaram a favor, legitimando a indicação. Peixoto assumirá a vaga deixada por João Luiz Vargas, em razão de sua aposentadoria.
O nome do deputado gerou polêmica na Assembleia e entre os servidores do Tribunal. De acordo com os dirigentes do Centro dos Auditores Externos do TCE, o deputado não preenche os requisitos necessários para ocupar a vaga. Eles queriam que o professor de direito constitucional Eduardo Carrion fosse o novo conselheiro.
Além disso, aúdios divulgados em sessões da CPI da Corrupção, mostraram o deputado conversando com Antônio Dorneu Maciel, réu pela fraude do Detran, usando linguagem em códigos, o que, para a oposição, significa acerto de propina. Durante a sabatina realizada na Comissão de Finanças da Assembleia, obrigatória para a ocupação da vaga, Peixoto foi perguntado sobre sua relação com Dorneu Maciel, mas permaneceu em silêncio, sem dar explicações.

PTB lança pré-candidatura de Lara em Santa Rosa e região

As regiões da Grande Santa Rosa e Celeiro receberão nesta sexta-feira (11) o 10º encontro da executiva estadual do PTB para apresentação de seus pré-candidatos com vistas às eleições de 2010. Representante do noroeste gaúcho na Assembleia Legislativa, o líder do PTB Aloísio Classmann destaca a importância da participação de todos trabalhistas no evento que será realizado no CTG Sepé Tiaraju, Av. América, 1262, às 20:00 horas, em Santa Rosa. “ Chegou a hora de apresentarmos nossos pré-candidatos e a força da nossa região. Na última eleição fomos a regional que mais cresceu em número de eleitos, agora queremos ampliar nossa bancada na Assembleia e Câmara Federal”, ressaltou ele, lembrando que o momento é significativo, principalmente pelo fato do partido lançar uma candidatura própria ao Piratini. “Finalmente estaremos trabalhando para eleger o nosso candidato. O Lara é um homem com trajetória pública de 18 anos e reúne todas as condições para estar a frente do governo”, afirmou Classmann em relação ao pré-candidato ao governo do Estado, deputado Luís Augusto Lara, também presidente estadual da sigla.
Em reunião da executiva estadual nesta semana, Lara pediu apoio de todos os para levar às ruas a sua pré-candidatura ao governo do Estado. Ele destacou que a decisão do PTB de apresentar candidatura pública foi tirada junto às bases e que, por isso, deve ser estimulada e levada por todos os trabalhistas. O presidente de honra do PTB, o senador Sérgio Zambiasi enfatizou que o partido já tem um nome e que, agora, precisa dar visibilidade a essa candidatura. “De forma geral, a eleição de cada um passa pelo sacrifício de dezenas de pessoas e nem sempre isso é levado em conta. Por isso, temos de ter candidatos a deputado em todas as regiões, para aumentar nossas bancadas e fortalecer a candidatura ao governo”. O senador disse ainda que espera do partido uma ampla mobilização e muita dedicação, para justificar a disposição apresentada por Lara: “Nesse momento, temos de trabalhar a projeção de um nome. E esse nome já temos, que é o do Lara!”, concluiu.

Safra 2010 será de 140,4 mi de toneladas, prevê IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje o segundo prognóstico para a safra 2010, que aponta uma produção total de 140,4 milhões de toneladas, 4,7% maior do que a obtida em 2009. A área a ser colhida em 2010, estimada pelo instituto, é de 48,1 milhões de hectares, com aumento de 2,0% ante a safra anterior.
Entre os dez produtos investigados, seis apresentam na projeção para 2010 uma variação positiva em relação à produção em 2009: batata-inglesa 1ª safra (0,7%), cebola (7,7%), feijão em grão 1ª safra (18,6%), fumo em folha (4,8%), mandioca (5,0%) e soja em grão (13,8%). Com variação negativa na produção ante o ano anterior, estão o algodão herbáceo em caroço (-1,6%), amendoim em casca 1ª safra (-9,1%), arroz em casca (-4,2%) e milho em grão 1ª safra (-3,4%).
No que diz respeito à área a ser colhida, registram variação positiva em 2010 ante 2009 os seguintes produtos: cebola (3,0%), feijão em grão 1ª safra (3,6%), fumo em folha (2,0%), mandioca (3,8%) e soja em grão (5,4%). Com variação negativa figuram o algodão herbáceo em caroço (-5,5%), amendoim em casca 1ª safra (-2,7%), arroz em casca (-1,4%), batata-inglesa 1ª safra (-1,5%) e milho 1ª safra (-5,8%).

Genésio Tocantins vence o 23º Musicanto

Apaixonado pelo festival que o projetou, Genésio Tocantins foi o grande vencedor do 23º Musicanto, realizado realizado de quinta-feira a domingo no parque de exposições Alfredo Leandro Carlson. Última concorrente da noite, a toada “Ser Tão forte”, de sua autoria, representou o estado do Tocantins. O prêmio foi de R$ R$ 12 mil.
O 2º lugar ficou Tonada de las Hileras, de Jorge Duarte Weber e Miguel Dario Diaz, representando Brasília e Buenos Aires, enquanto que a 3ª colocação ficou com Santa Rosa, com a música Rancho Caiado, de Cristiano Rauber, João Carlos Loureiro e Glademir Escobar. A canção recebeu também o prêmio de Mais Popular do festival, através do voto dos espectadores. Shana Muller foi a Melhor Intérprete, recebendo o troféu Mercedes Sosa.
Os jurados Luiz Carlos Borges, Odemar Gehradt, Lucio Yanel, Luis Bissigo e Adilson Franck escolheram ainda o Melhor Arranjo, para Eu quero ser do mundo, de Paulinho Goulart; Melhor Letra – De La Tierra Mia, de autoria de Angelo Franco, Melhor Instrumentista (Claudio Sander), Melhor música instrumental para “De novo prá veio” e Melhor tema 'água' para o chamamé Com a bênção do Uruguai, de Érlon Péricles.