Apaixonado pelo festival que o projetou, Genésio Tocantins foi o grande vencedor do 23º Musicanto, realizado realizado de quinta-feira a domingo no parque de exposições Alfredo Leandro Carlson. Última concorrente da noite, a toada “Ser Tão forte”, de sua autoria, representou o estado do Tocantins. O prêmio foi de R$ R$ 12 mil.
O 2º lugar ficou Tonada de las Hileras, de Jorge Duarte Weber e Miguel Dario Diaz, representando Brasília e Buenos Aires, enquanto que a 3ª colocação ficou com Santa Rosa, com a música Rancho Caiado, de Cristiano Rauber, João Carlos Loureiro e Glademir Escobar. A canção recebeu também o prêmio de Mais Popular do festival, através do voto dos espectadores. Shana Muller foi a Melhor Intérprete, recebendo o troféu Mercedes Sosa.
Os jurados Luiz Carlos Borges, Odemar Gehradt, Lucio Yanel, Luis Bissigo e Adilson Franck escolheram ainda o Melhor Arranjo, para Eu quero ser do mundo, de Paulinho Goulart; Melhor Letra – De La Tierra Mia, de autoria de Angelo Franco, Melhor Instrumentista (Claudio Sander), Melhor música instrumental para “De novo prá veio” e Melhor tema 'água' para o chamamé Com a bênção do Uruguai, de Érlon Péricles.