08 julho 2013

Assalto a lotérica termina com proprietário baleado em São Luiz Gonzaga

Polícia Civil esteve no local do assalto
O proprietário da Lotérica Pulcinelli, localizada na Avenida Senador Pinheiro Machado, foi surpreendido na tarde desta segunda-feira(8), por volta das 15h, quando dois assaltantes que, de posse de uma arma de fogo, roubaram o malote que o empresário e uma funcionária do estabelecimento portavam.

Conforme as informações obtidas no local,  após o assalto a vítima passou a perseguir a motocicleta que os assaltantes utilizaram para realizar a fuga. Mediante a perseguição, os assaltantes disparam diversas vezes em direção ao veículo que a vítima realizava a perseguição.

Um dos disparos realizados acertou a vítima que foi ferida no braço. Após ser ferido, o proprietário do estabelecimento desistiu da perseguição e informou à Brigada Militar que realiza buscas em diversos pontos da cidade.

A vítima foi encaminhada ao hospital local onde está sendo atendida. Até o momento, os valores que estavam sendo transportados no malote não foram revelados.

V Conferência da Assistência Social ocorre nesta semana

Evento terá como tema a Gestão e Financiamento para a
Efetivação do SUAS
Na quinta-feira, dia 11 de julho, será realizada a V Conferência da Assistência Social de Três de Maio, com o tema: Gestão e Financiamento para a Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O evento iniciará às 8h15min e será realizado no salão do grupo de idosos Conviver, no bairro Oriental. Durante todo o dia ocorrerão palestras, discussões, apresentações artísticas e serão escolhidos os delegados para a Conferência Estadual da Assistência Social. Haverá roteiro de ônibus passando pelos locais de encontro dos grupos de idosos da cidade e interior.

Acompanhe a programação do evento:
8h15min – Credenciamento e coffee break;
8h45min – Abertura Oficial com apresentação do grupo de danças ‘Anitas na Melhor Idade’;
09h30min – Palestra: Gestão e Financiamento para efetivação do SUAS, com Ana Paula Coimbra - advogada, consultora jurídica em direito público, especialista em consultoria e treinamentos na área de Assistência Social;
11h – Apresentação do grupo da Associação de Deficientes Visuais Nova Vida (ASDEVI);
12h – Almoço servido no local a cargo do grupo de idosos Conviver. Cartões à venda ao valor de R$ 12,00 com os integrantes do grupo.
13h – Inscrições para os delegados que gostariam de representar o município na Conferência Estadual da Assistência Social;
13h30min – Apresentação do coral ‘A Arte de Cantar na Melhor Idade’;
13h45min – Formação dos grupos para discussão dos temas;
15h15min – Intervalo para lanche.
15h45min – Apresentação das discussões;
16h30min – Escolha dos delegados para a Conferência Estadual da Assistência Social;
17h – Encerramento.

Brigada Militar de Crissiumal prendeu homem que matou a esposa em Três Passos

Crime ocorreu na manhã desta segunda-feira
Na manhã desta segunda-feira (08/07) foi registrado um homicídio em TRÊS PASSOS. Segundo informações do 7º BPM o marido matou a mulher utilizando uma faca e depois fugiu com 02 filhos para o município de Crissiumal.

O efetivo do 7º BPM montou barreiras e localizou G.J.C.G. com 35 anos de idade e extensa ficha criminal e prisional, dentro de um táxi, com as crianças.

Foi dada voz de prisão ao indivíduo e encaminhado para a Delegacia de Crissiumal (foto acima) onde confessou o assassinato de sua companheira SALETE KOHLER (31 anos).

O indivíduo será conduzido para Delegacia de Três Passos onde deverá ser lavrado o flagrante.

O conselho tutelar foi acionado para acompanhar as crianças.

Alunos vão participar da Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Foto: Assessoria de Comunicação SETREM
Organizado pelo IFSULDEMINAS, competição científica tem como intuito melhorar o ensino público ligado à agropecuária

Uma equipe do Curso Técnico em Agropecuária (CTA) da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) vai participar da Olimpíada Brasileira Agropecuária (OBAP 2013), organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). A competição científica tem como intuito melhorar o ensino público ligado à agropecuária e estimular os jovens estudantes técnicos às carreiras técnico-científicas agropecuárias por meio do trabalho em equipe e da cooperação mútua em situações desafiadoras da área. Ismael Sphor, Juliana Naressi e Rodrigo Bazana, alunos
do 4º CTA, 3º semestre, são os representantes da SETREM, sob a supervisão do professor Claudinei Márcio Schmidt, coordenador do Curso. O nome escolhido para a equipe foi “Graxaim”, em homenagem ao animal silvestre que habita a região Sul do Brasil.

A competição é dividida em três fases, as duas primeiras realizadas virtualmente, com testes de múltipla escolha destinados a avaliar o conhecimento nas áreas de Agricultura e Zootecnia. A última etapa é presencial e ocorrerá no campus do IFSULDEMINAS, nos dias 11 e 12 de outubro, em Machado (MG).
A novidade dessa edição será a realização de uma tarefa prática pelas equipes que se classificarem para a final, além do estudo de caso. “O tema sugerido é o consumo de frutas. Para o estudo podemos utilizar duas espécies nativas e duas exóticas. Teremos que montar um projeto desde a produção, passando pelo processamento e mostrando como isso vai chegar ao consumidor. A equipe terá que planejar todas as etapas e isso será avaliado”, explica Schmidt.

Segundo o coordenador, a participação em atividades extraclasse é fundamental aos alunos. “Não podemos focar apenas na formação técnica, mas também na parte humana, fortalecendo a comunicação e o relacionamento e, assim, contribuindo para uma visão mais ampla dos processos, pois a profissão está a cada dia mais globalizada. Em nosso curso, não limitamos o conhecimento a uma única área de atuação, pois exploramos um leque bem amplo, da fruticultura até a pecuária. Muitos alunos vêm com a ideia de produzir soja, milho, trigo e leite. Mas a profissão é muito maior do que isso e há várias outras áreas que demandam a atuação deles. Quanto à fruticultura, por exemplo, em todos os semestres recebemos e-mails pedindo alunos para estágio na área, mas não há o interesse. Então buscamos, através da participação em eventos e da realização de estudos de caso, mostrar que há outras opções na região além daquela matriz que já existe”, finaliza Claudinei Schmidt. O OBAP tem parceria da Embrapa e apoio do CNPq, MEC/Setec, Fapemig e Sebrae-MG.

Papas João Paulo II e João XXIII vão se tornar santos, confirma Vaticano

As datas das cerimônias de canonização ainda não foram
divulgadas
Os falecidos Papas João Paulo II e João XXIII vão ser canonizados, confirmou o Va
ticano nesta sexta-feira (5).

O Vaticano anunciou que o Papa Francisco aprovou, nesta sexta, um decreto que reconhece um segundo milagre atribuído ao pontífice polonês Karol Wojtyla, que nasceu em 1920 e liderou a Igreja Católica entre 1978 e sua morte, em 2005.

O Vaticano confirmou que o Papa João XXIII, que pontificou entre 1958 e 1963, também será santificado.

Em seu caso, Francisco considerou que a canonização é merecida, apesar de não haver nenhum milagre formalmente atribuído a ele.

As datas das cerimônias de canonização ainda não foram divulgadas.

"Poderá ocorrer no final de 2013", afirmou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Segundo milagre
A atribuição de um segundo milagre ao beato João Paulo II foi o passo-chave para sua rápida canonização, autorizada apenas oito anos depois de sua morte, em 2005.

"O sumo pontífice aprovou a canonização de João XXIII e decidiu convocar um consistório para a canonização do beato João Paulo II", informou o Vaticano em sua nota.

Segundo a mídia religiosa, Francisco quis relativizar a canonização do Papa polonês ao autorizar simultaneamente e sem necessidade de demonstrar uma intercessão em um milagre a de João XXIII, o chamado "Papa bom".

O pontificado de João Paulo II, que atraía multidões em todo mundo, foi questionado nos últimos anos por sua atitude frente à pedofilia e aos escândalos do banco do Vaticano.

A decisão do Papa de canonizar João XXIII sem registro de milagre, algo não muito frequente nas últimos décadas, é uma prerrogativa do chefe da Igreja, segundo as normas do Vaticano.

"Todos conhecemos as virtudes e a personalidade do Papa Roncalli (João XXIII) e não é necessário explicar as razões pelas quais alcança a glória dos altares", afirmou Lombardi.

João Paulo II, cujo nome de nascimento era Karol Wojtyla, foi beatificado em 1º de maio de 2011, depois de provado um primeiro milagre com a assinatura do papa emérito Bento XVI.

Trata-se da cura inexplicável da freira francesa Marie Simon Pierre, que padecia desde 2001 do Mal de Parkinson, a mesma doença que João Paulo II sofreu em seus últimos anos.

Segundo Lombardi, o segundo milagre de João Paulo II foi a cura milagrosa de uma mulher na Costa Rica.
Por sua parte, João XXIII foi beatificado por João Paulo II em setembro de 2000, durante o Jubileu. O milagre aprovado por sua beatificação foi a cura da irmã Caterina Capitani, em 1966.

Segundo fontes religiosas, o Papa Francisco deseja proclamar os dois Papas santos em uma única cerimônia.

Primeira encíclica de Francisco
O anúncio das canonizações foi feito no mesmo dia da publicação da primeira encíclica do papado de Francisco.

Caminhão é consumido pelo fogo na BR472 em Três de Maio

Os bombeiros tiveram muito trabalho para conter as chamas
O incêndio ocorreu por volta das 4he40min da manhã desta segunda-feira (07/07), na BR 472 próximo ao trevo de entroncamento com a Perimetral de acesso a Três de Maio, na localidade de Esquina Bela Vista.

O caminhão, uma Carreta Bitrem, era conduzida no sentido Santa Rosa/Três de Maio, e parou logo após ter cruzado pelo trevo quando o motorista se deparou com as chamas.

O caminhão pertence a uma empresa de Santa Rosa, estava carregado com material de ferragens e tinha como destino o Estado de São Paulo. Além do motorista Cristiano Scaranti, 26 anos, também estava no caminhão a esposa dele, Simone, mas ninguém se feriu.

Moradores da localidade de Bela Vista acordaram com várias
explosões no caminhão (Fotos: Paulo Marques)
Os bombeiros da Corporação de Bombeiros Misto de Três de Maio, trabalharam por cerca 3hs para conter as chamas. Uma pista da BR472, está interrompida, e é importante a atenção dos motoristas ao cruzarem pelo local.

Os policiais da Brigada Militar de Três de Maio, garantiram a segurança no local.

Não há informações de como o fogo teria começado.