19 julho 2010

Delegada é afastada após divulgação de vídeo de Bruno

O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Marco Antonio Monteiro, anunciou nesta tarde o afastamento da delegada Alessandra Wilker do inquérito sobre o desaparecimento de Eliza Samudio. A decisão foi tomada após a divulgação de um vídeo na TV Globo em que o goleiro Bruno Fernandes Souza diz desconfiar que seu amigo Luiz Henrique Romão, conhecido como Macarrão, estaria envolvido no sumiço.
A partir de agora, o inquérito será presidido pelo delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigações. Segundo Monteiro, houve uma reunião durante toda a manhã em função do vazamento das imagens.

Lula assina MP para flexibilizar limite de endividamento de cidades-sede da Copa de 2014

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira a medida provisória que flexibiliza o limite de endividamento das cidades que irão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. A norma também prioriza os financiamentos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para projetos de infraestrutura para o Mundial e as Olimpíadas de 2016.
Em 2001, alguns municípios fizeram um acordo para refinanciar dívidas com a União e ficaram limitados a contrair dívidas de até 100% de sua receita líquida anual, abaixo da Lei de Responsabilidade Fiscal, que permite o endividamento de até 120% da receita. Agora, o governo está ampliando de 100% para 120% o limite de endividamento.
“Queria lembrar que o que estamos fazendo aqui hoje com esse ato é mostrar que as coisas estão caminhando muito rapidamente”, disse Lula, ao comentar críticas sobre o atraso nos preparativos para receber os jogos. “As pessoas ficam querendo que a gente coma o mingau antes dele estar pronto. Essa medida significa que o mingau está pronto.”
De acordo com o presidente, diversos municípios que vão sediar jogos não têm capacidade de aprimorar ou construir estruturas esportivas, além de receber turistas. Por isso, segundo ele, o objetivo da MP é ampliar a capacidade de endividamento dos municípios em questão.
“Acho que isso é muito importante para a gente não repetir os [erros dos] Jogos Pan-americanos. A gente tentou construiu um pacto para saber qual a responsabilidade do governo federal, estadual e municipal. Não deu certo”, lembrou.
Outro documento assinado hoje deve priorizar investimentos de até R$ 740 milhões em sete portos, além de obras em 13 aeroportos, que devem consumir R$ 5,5 bilhões em recursos.
No último dia 10, ainda durante os jogos da Copa do Mundo na África do Sul, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, fez críticas à infraestrutura dos aeroportos brasileiros, afirmando que esse será o maior problema a ser solucionado para a realização do Mundial. O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jerome Valcke, também condenou a demora no início das obras preparatórias para a Copa do Mundo de 2014.

Novos loteamentos no município de São José do Inhacorá

O crescimento da cidade de São José do Inhacorá está provocando a expansão do perímetro urbano e de novos loteamentos. Para atender a demanda do crescimento e da grande procura por terrenos para a construção de novas casas bem como para outros empreendimentos está motivando a expansão da área urbana, e a formação de novos loteamentos. Atásio Léo Welter aproveitando a localização de sua propriedade e o bom momento pela procura por terrenos resolveu realizar um loteamento de aproximadamente 20 terrenos medindo em média 500 m2 cada, seguindo o que alguns já realizaram. Sabemos do alto custo desta obra para a execução da infraestrutura como luz água, abertura de ruas, pavimentação entre outros, que é de responsabilidade do proprietário. O Município é parceiro dentro das possibilidades que a Legislação permite, assim as pessoas acreditam ou estão acreditando na ampla expansão e desenvolvimento da cidade.

Delegacia de São Nicolau é arrombada pela segunda vez

A delegacia de Polícia Civil de São Nicolau, nas Missões, foi arrombada pela segunda vez neste ano. O arrombamento foi constatado na manhã de hoje, quando os policiais chegavam para trabalhar.
Para entrar na DP, os bandidos danificaram uma fechadura e quebraram um vidro de uma porta. Também foi arrombado o cadeado da grade de acesso à cela utilizada para guardar os coletes balísticos.
Dois coletes sumiram. No dia 6 de junho, armas foram levadas da DP. A ocorrência está sendo atendida pela equipe volante regional da Polícia Civil e por policiais de São Luiz Gonzaga. Será feito um levantamento papiloscópico no local.

Janela liberada. Inter inscreverá Tinga, Sobis e Renan na Libertadores

Ricardo Teixeira, o presidente da CBF, obteve na tarde dessa segunda-feira a autorização da Fifa para a antecipação da janela de transferências para o futebol brasileiro. A confirmação é do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto. Teixeira solicitou a mudança de data à Fifa depois de receber do Inter um dossiê com uma série de argumentos favoráveis à alteração, como 2010 ter sido uma temporada mais curta na Europa devido à Copa da África.
Os jogadores que voltaram do Exterior para o Brasil poderão ser inscritos de hoje até o dia 19 de agosto pelos clubes nacionais. Em Zurique, onde estava para tratar assuntos referentes à Copa de 2014, Teixeira conseguiu uma licença especial da entidade. Agora, Tinga, Renan e Sobis serão inscritos na CBF e, ainda nesta semana, na Conmebol, para a disputa das semifinais contra o São Paulo. O Inter aguarda um documento oficial da CBF confirmando a antecipação da janela.
Na semana passada, a própria CBF enviou uma circular às federações estaduais informando que a janela seria mantida fechada até o dia 3 de agosto. Os reforços do Inter ainda não terão condições legais de jogo para enfrentar o Atlético-MG, nesta quarta-feira, em Sete Lagoas, pelo Brasileirão. Eles deverão estrear no domingo, contra o Flamengo, no Beira-Rio.

Município de Santa Rosa representado no Seminário de Integração Fronteiriça

A Diretora Municipal de Captação de Recursos, Márcia Herbetz, participou do Seminário de Integração Fronteiriça, realizado em Bagé, neste mês. O evento, contou com a participação de representantes do Ministério de Integração Nacional, da Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, do Ministério do Planejamento e CAIXA Federal.
Na ocasião, foram discutidos projetos especiais que podem ser financiados pelo Fundo para a Convergência Estrutural do MERCOSUL - FOCEM e pelo Ministério da Integração Nacional. Segundo Alexandre Peixoto, especialista me Projetos Governamentais da Presidência, “É necessária a articulação dos municípios fronteiriços buscando a integração com os países vizinhos para fortalecer as políticas sociais, culturais e de desenvolvimento econômico do MERCOSUL”.
De acordo com Márcia Herbetz, “A Prefeitura quer fortalecer a relação do município com o Ministério de Integração Nacional visando a estruturação de um núcleo de fronteira para contribuir com as instituições que já têm ações de integração com a Argentina”. A Diretora ressaltou ainda que o Seminário proporcionou oportunidades de buscar mecanismos para acessar recursos em projetos especiais.

Nenhuma escola gaúcha está entre as 20 melhores no Enem 2009

Das 20 melhores escolas de ensino médio do País, nenhuma delas é do Rio Grande do Sul. Doze estão na Região Sudeste, quatro na Região Centro-Oeste, quatro na Nordeste e apenas duas são públicas. O diagnóstico, que mostra a desigualdade entre as instituições dependendo da localidade ou do gestor, está no resultado do desempenho por escola no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação.
O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. As escolas particulares conquistaram os melhores resultados e são maioria no ranking, com 18 das 20 posições. A melhor escola do Brasil, segundo os resultados do Enem 2009, é o Colégio Vértice, de São Paulo, com média total de 749,7.
Em seguida, estão o Instituto Dom Barreto, de Teresina, com 741,59 pontos, e o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro, que liderou a classificação nos últimos dois anos e, em 2009, teve média total de 741,32 pontos.
As duas únicas instituições públicas da lista das 20 com melhor desempenho no Enem são escolas ligadas a universidades. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) obteve média total de 734,66 pontos e ficou com a sétima colocação no ranking. Ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Colégio de Aplicação Fernando R. da Silveira teve média total de 722,58 e aparece na 17° posição.
Com 249,25 pontos, metade da média nacional, o pior desempenho no exame foi o da Escola Estadual Indígena Dom Pedro I, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas.

Confira mais uma novidade para você exercer a Cidadania

Uma boa notícia para os eleitores que vão estar longe de casa durante as eleições. Se você estiver morando temporariamente fora da cidade em que vota, ou planeja uma viagem, ainda assim poderá escolher o próximo presidente com o chamado voto em trânsito. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a novidade é válida exclusivamente para as eleições presidenciais (1º. e 2º. turnos) e para o eleitor que estiver em qualquer capital do país.
Para solicitar o voto em trânsito, você deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral do país, levando seu título de eleitor e um documento de identidade com fotografia. Você também deverá informar em qual capital vai estar no dia do pleito. O prazo para a requisição se encerra no dia 15/08. Até esta data, o eleitor que fizer a solicitação poderá cancelar o pedido ou mesmo alterar a cidade em que pretende votar. A seção de votação será divulgada no site do Tribunal Superior Eleitoral a partir do dia 5 de setembro.
Uma vez definida a seção especial para o voto em trânsito, você não poderá votar em outro local, nem mesmo em seu domicílio eleitoral. Em caso de imprevisto, você deverá justificar sua ausência em qualquer mesa receptora de justificativas, inclusive no seu próprio domicílio eleitoral, menos na capital que escolheu para votar.

Grêmio cai em Prudente e está na zona de rebaixamento

A crise chegou. No jogo que era para ser de retomada, o Grêmio caiu e acabou por amargar mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o algoz foi o Prudente, em Presidente Prudente. O clube paulista ganhou por 2 a 0, atuando mais da metade do segundo tempo com um jogador a menos. Paulo César, no primeiro tempo, e Vanderley, nos acréscimos, marcaram os gols da noite.

A derrota deixa o Tricolor na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com nove pontos. Na próxima rodada, o clube gaúcho recebe o Vasco da Gama, no estádio Olímpico, na quarta-feira, às 21h50min.