29 julho 2009

Avião joga maconha em Boa Vista do Buricá

Uma aeronave lançou mais de 110 quilos de maconha em uma comunidade do interior de Boa Vista do Buricá, no noroeste do Rio Grande do Sul, na tarde de hoje (29). A droga, armazenada em 126 tijolos em cerca de cinco volumes, caiu na localidade de Linha Vista Alta, por volta das 14h30min.
Policiais civis que estavam cumprindo um mandado de busca e apreensão nas proximidades chegaram a ver a cena. Policiais militares foram chamados por agricultores que também viram o que havia ocorrido. Um cão farejador foi utilizado para auxiliar na localização dos pacotes. Foi encontrada no local, uma S 10, a qual deveria ser usada para carregar a droga.
O delegado João Vittório Barbato, da Delegacia de Polícia de Três de Maio, e o comandante da 3ª CIA da Brigada Militar de Três de Maio, Capitão Paulo Roberto do Nascimento, acreditam que a droga tenha vindo do Paraguai e que seria comercializada na região Noroeste. Um dos tijolos da droga, estava enrolado com uma folha de jornal datada em 26 de julho, domingo, no Paraguai.
Fotos: Capitão Nascimento (BM-TM).

Sinepe recomenda adiamento da volta às aulas na rede privada de ensino do RS

O Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS) decidiu recomendar a prorrogação do recesso escolar nas escolas particulares no Estado para 17 de agosto, a mesma data em que serão retomadas as aulas na rede estadual de ensino, conforme anunciado nesta manhã pela secretária Estadual de Educação, Mariza Abreu. A medida foi anunciada em reunião realizada nesta quarta-feira no Colégio Rosário, na Capital, com direções das instituições de ensino, de Educação Básica e Superior.
O Sinepe prevê que a adesão seja quase total, mas ressalta que a decisão final sobre a data de volta às aulas será tomada por cada estabelecimento. Outros três Estados também adotaram a mesma medida tomada pelo governo gaúcho para proteger os estudantes: Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo.
Em Três de Maio, ficou definido que as escolas particulares e municipais, também só retornarão as aulas no dia 17 de agosto. Com relação ao funcionamento das creches e a realização dos eventos no município, a administração municipal se reune na manhã desta quinta-feira (30) para tomar uma decisão.

Assistência Social em Ação em São José do Inhacorá

Em pouco mais de dois meses de funcionamento da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de São José do Inhacorá muito já se trabalhou. O município encerrou o processo de municipalização da Assistência Social junto à CIB - Comissão Intergestora Bipartite em junho estando apto à Gestão Básica do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Foram distribuídas cestas básicas da Defesa Civil para os agricultores atingidos pela estiagem. O CRAS “Bem Viver” esta em funcionamento desde o inicio do mês e julho, com grupos de convivência já em andamento.
Na ultima sexta-feira dia 24, aconteceu a I Conferência Municipal da Assistência Social de São José do Inhacorá – tendo como conferencista a Assistente Social do Município, Eliz, com o tema: Participação e Controle Social no Sistema Único da Assistência Social.
Na oportunidade 66 pessoas, dentre profissionais trabalhadores da Assistência Social, conselheiros ligados à assistência social, usuários e gestores municipais, elaboraram 12 propostas a serem encaminhadas a VII Conferência Estadual de Assistência Social que se realizará de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2009 em Porto Alegre. Ainda nesta Conferência foram escolhidos dois delegados e suplentes que irão representar o município em POA.
A I Conferência Municipal da Assistência Social de São José do Inhacorá teve parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde e SICREDI.

Início das aulas no RS é prorrogado para o dia 17 de agosto

A secretária Estadual de Educação, Mariza Abreu, anunciou no final da manhã desta quarta-feira que as aulas na rede estadual de ensino serão prorrogadas para o dia 17 de agosto. Pelo calendário padrão, as atividades nas escolas seria retomadas na próxima segunda-feira, 3 de agosto. A decisão foi tomada durante uma reunião na segunda-feira.
— Entendemos que essa medida não vai evitar a proliferação do vírus, mas pode evitar que ele se espalhe de maneira mais rápida. As previsões de meteorologia para o Estado mostram que as próximas duas semanas ainda serão bastante frias. É melhor que as crianças fiquem em casa.
Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo também tomaram a mesma atitude de postergar as aulas.
"Consideramos, por todas as avaliações dos especialistas mundiais, nacionais e gaúchos, essa pandemia de Gripe ( ou Influenza) A H1N1, como uma Pandemia (uma epidemia que já está em 160 países) com um perfil de baixa letalidade (0,4% dos casos podem ir a óbito), semelhante ao da Gripe Sazonal que nos aflige em todos os invernos.
Historicamente, a cada ano, durante o período mais frio do ano, o Rio grande é acometido por um aumento de infecções respiratórias que sobrecarregam os postos de saúde e hospitais. A cada ano que passa temos conseguido com as ações de prevenção e com a vacina anti-gripal, reduzir a gravidade dos casos e o número de óbitos. Em 1996, no mês de julho, faleceram mais de 1900 pessoas com infecção respiratória no RS, na maior parte provocada pelas Gripes Sazonais ( Gripes com vários tipos de vírus que aumentam o contágio no inverno).Em 2008 já havíamos reduzido esse número para 950."

17ª CRE libera prédio de escola para utilização de empresas construtoras da Perdigão

O prefeito municipal de Três de Maio, Olívio Casali, conseguiu a liberação da Escola Estadual de Nossa Senhora do Carmo, para a utilização do prédio pela empresa Mondial Engenharia e Serviços. A escola que foi fechada ainda no governo Brito, servirá de alojamento para os funcionários da empresa.
A escola vai receber melhorias, que serão custeadas pelas empresas que irão trabalhar na montagem da estrutura da nova fábrica de produtos lácteos Perdigão. A administração municipal, segundo o prefeito, se responsabilizará em dar a infraestrutura da rede de energia elétrica, que ficará a cargo da Certhil que já está realizando trabalhos no local.
A empresa Mondial Engenharia e Serviços de Porto Alegre, com filial em Ijuí, fará a parte de serviços de estruturas metálicas e parte da área elétrica, vem somar com as empresas, que já estão trabalhando no local. Será uma das empresas, que irão ocupar as instalações da escola desativada. Segundo Geliardo da Rosa D’Ávila, supervisor da Mondial, a empresa terá cerca de 50 trabalhadores, que vão ficar alojados no prédio da antiga escola.
A torre terá capacidade de processar 600mil litros/leite/dia, produzindo 2mil toneladas/mês, tendo altura de aproximadamente 30 metros semelhante à altura de um prédio de 11 andares. A mesma está sendo construída no local, dividida em partes, e vai ser necessária a utilização de um guindaste de 500 toneladas - o guindaste será trazido de Porto Alegre - para efetuar a montagem final da mesma.
Da maneira como estão sendo conduzidos os trabalhos estabelecidos pelo cronograma, o qual está sendo rigorosamente cumprido, tudo indica que esta importantíssima conquista para Três de Maio e região deverá estar pronta para iniciar as atividades, no segundo semestre de 2010.