18 fevereiro 2013

Investigação aponta que grávida de 16 anos morreu estrangulada no RS

Jovem de 16 anos foi morta em Gramado Xavier
(Foto: reprodução/RBS TV)
O delegado Paulo Cesar Schirrmann recebeu nesta segunda-feira (18) o resultado preliminar da necropsia da jovem de 16 anos que foi encontrada morta em Gramado Xavier, na Região Central do Rio Grande do Sul. A investigação indica que a adolescente foi estrangulada com uma cinta, segundo a polícia.

O corpo foi encontrado no sábado (16) pela Brigada Militar em uma mata fechada, no entorno do município. A jovem foi vista pela última vez na terça-feira (12) acompanhada de dois homens.

Um dos suspeitos pela morte da jovem e a sua atual namorada também morreram no sábado (16). O homem de 26 anos estava internado no Hospital de Passo Fundo e a mulher no Hospital de Cachoeira do Sul. Eles foram encontrados na sexta-feira (15) baleados dentro de um carro. A polícia acredita que o suspeito tenha matado a mulher e cometido suicídio logo depois.

Ele seria o pai do filho da jovem morta, mas não queria assumir a paternidade, segundo as investigações. Em depoimento à polícia, o homem confessou que presenciou a morte da jovem, mas garantiu que não ter sido o autor. Ele disse ainda que um amigo enforcou a adolescente com uma cinta, confirmando o resultado preliminar da necropsia.

O amigo apontado como autor do crime se apresentou à polícia na manhã deste sábado (16). Ele foi ouvido, mas negou participação no crime. Com antecedentes, o suspeito foi encaminhado ao Presídio Estadual de Santa Cruz do Sul.

"Um dos suspeitos teria sido motivado por questões relativas à paternidade do filho que a vítima esperava. Ele não queria o filho. O outro deve ter recebido uma compensação financeira para participar", revelou ao G1 o delegado Paulo Cesar Schirrmann.

Polícia prende cinco suspeitos de pedofilia em Pejuçara

Segundo informações da delegada Lylian Ribeiro
 Carús a Polícia chegou aos pedófilos após uma
denúncia anônima
A Polícia Civil prendeu na manhã desta segunda feira, 18, cinco suspeitos de pedofilia em Pejuçara e Cruz Alta.

A operação foi coordenada pela Delegada Lylian Ribeiro Carús que contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Pejuçara, da 2ª DP, Regional e Delegacia de Mulher de Cruz Alta e dois policias federais.

Os suspeitos estavam com a prisão preventiva decretada pela Comarca de Cruz Alta.

Segundo a delegada, quatro dos suspeitos foram presos em Pejuçara, e o outro foi preso em Cruz Alta. As duas vítimas são filho e enteado de um dos suspeitos, os quais residem com a mãe do suspeito.

Incêndio destruiu uma residência em Frederico Westphalen

As chamas consumiram todos os comodos da casa
Um incêndio no início da tarde deste domingo (17), destruiu uma residência na esquina da rua Carlos Gomes com a Piracicaba, no bairro Santo Inácio em Frederico Westphalen. Ainda não se conhece o que provocou o sinistro no local onde morava Antonio Gonçalves, sua esposa e o filho do casal, que não estavam em casa quando iniciou o fogo.

Familiares, amigos e vizinhos auxiliaram os Bombeiros na tentativa de contenção do fogo que acabou consumindo, rapidamente, todos os cômodos da casa. A Brigada Militar também auxiliou nos trabalhos.

Escutas revelam que detento deixava presídio para roubar bancos no RS

Pedreira era usada para treinamento de explosões
(Foto: Giovani Grizotti)
Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça revelam como roubos a agência bancária com uso de explosivos são planejados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Obtidas pela RBS TV, as gravações mostram que um foragido entrava e saía do Instituto Penal de Viamão (IPV) para combinar ataques com um presidiário, que fugia para cometer os crimes e depois voltava à cadeia. Até uma pedreira foi comprada pela quadrilha para treinar as explosões.

As gravações foram realizadas pela Polícia Civil de Sombrio, no interior de Santa Catarina, e culminaram na prisão de Dênis Martins Fernandes, o Pimenta, em dezembro, um dos que falam na ligação. Ele foi surpreendido em uma casa em Atlântida Sul, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, onde foram apreendidas toucas ninja, um fuzil e armamento.

O homem que entrava e saía livremente da penitenciária é suspeito de ter ligação com o bando de Elisandro Falcão, morto durante confronto com a Brigada Militar no final do ano passado, após assaltar uma fábrica de joias em Cotiporã, na Serra gaúcha. Segundo investigações da Delegacia de Roubos e Extorsões do Rio Grande do Sul, o grupo chegou a adquirir uma pedreira em Santo Antônio da Patrulha para realizar treinamentos e comprar dinamite legalmente. Conforme o delegado Juliano Rodrigues, vizinhos da pedreira costumavam ouvir explosões no local, onde foram encontrados restos de caixas eletrônicos.

Em uma das escutas, Fernandes conversa com um homem não identificado e discute a quantidade de explosivos necessária para explodir uma agência do Banco do Brasil em Antônio Prado, na Serra, crime que viria a ser consumado dias depois. Eles comentam outro assalto praticado em Sombrio, onde a quantidade de explosivos utilizada foi maior que a necessária, o que teria prejudicado “um pouquinho” ação.

Três jovens acusados de violência doméstica são encaminhados ao presídio em menos de um mês, em Santo Ângelo

Delegada: Elaine Maria da Silva observa
registros anteriores contra os acusados
Três jovens, sendo um de 25 anos, outro de 21 e o terceiro de 29, foram recolhidos ao presídio regional de Santo Ângelo em menos de um mês.

A informação foi prestada pela titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Elaine Maria da Silva, justificando que o trio é acusado da prática de atos de violência doméstica.

Ela justifica que a Polícia Civil expediu mandatos de prisão preventiva que foram decretados pelo Judiciário. A primeira prisão de um jovem de 29 anos ocorreu no dia 18 de janeiro; a segunda de um rapaz de 25 em 31 de janeiro; e a mais recente, no final da tarde de quinta-feira, de um homem de 21 anos. Todos foram conduzidos ao estabelecimento carcerário.

Elaine justifica que ingressou com mandados de prisão preventiva pelos fatos de prática reiterada de crimes relacionados à violência doméstica e descumprimento de medidas preventivas, uma vez que os três foram enquadrados na Lei Maria da Penha.

Ela observa ainda que já havia registros anteriores na Polícia envolvendo os acusados. A pena para cada um, no entanto, deverá ser determinada pela Justiça.

Uma pessoa morre e outras cinco ficam feridas em acidente na BR-158, em Itaara, na Região Central

Carros ficaram destruídos após acidente na BR-158, em Itaara
Um acidente entre um Fiat Uno com placas de Júlio de Castilhos, e um Focus, de Tupanciretã, no km 301 da BR-158, em Itaara, na Região Central, perto das 18h20min deste domingo, matou uma mulher e deixou cinco feridos.

A rodovia, que liga Santa Maria a Júlio de Castilhos, chegou a ficar bloqueada por cerca de 45 minutos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Vanessa de Melo Bastos, 30 anos, morreu e, entre os feridos, está uma criança.

Conforme a PRF, cada carro estava com três pessoas dentro. As outras cinco pessoas foram encaminhadas para hospitais de Santa Maria, mas não há informações sobre o estado de saúde delas.