08 novembro 2012

Caminhoneiro morre durante parada no Posto Trevão em Panambi

Foto: Jorge Arruda/Portal Agorajanet, de Panambi
Um homem de 58 anos morreu às 15h15 desta quinta-feira, 8, enquanto encontrava-se com um caminhão carregado de areia estacionado no pátio do Posto Trevão 1, as margens da BR 158, próximo ao entroncamento com a BR 285.

Antônio Cordeiro da Silva, nascido em 12 de agosto de 1954, procedente de São Miguel D ‘Oeste – Santa Catarina - foi encontrado já sem vida por populares que informaram a gerência do Posto e imediatamente acionaram ao Socorro de Urgência do Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar de Panambi.

No local os Bombeiros constataram que a vítima já se encontrava sem vida e desta forma, não recolheram o corpo porque existem procedimentos próprios para serem realizados em casos desta natureza.

A Polícia Civil foi solicitada e realizou o serviço de recolhimento de materiais para a investigação do caso, tendo providenciado a remoção do corpo para o IML de Ijuí, onde será procedido o auto de necropsia que deverá apontar a causa mortis.

Entre os pertences da vítima foi encontrado os medicamentos captopril, furosemida e gliconam, os quais são usados por pessoas hipertensas e diabéticos.

A autoridade policial ouviu as testemunhas na Delegacia de Polícia as quais teriam sido as últimas pessoas que viram o caminhoneiro com vida.

Sem nenhum indicativo de ter havido violência no local, suspeita-se que o motorista tenha sofrido infarto fulminante. Mas somente o exame pericial poderá precisar o real motivo da morte do motorista.

Creche que deveria ter sido inaugurada em fevereiro deste ano, está com obras paradas a mais de 60 dias

Obra tem cerca de 50% concluída (Foto: Fabrício Dockhorn)
A creche modelo, que começou a ser construída pela administração municipal junto ao Centro Poliesportivo do bairro Guaíra em Três de Maio, tem obras paralisadas a mais de dois meses por falta de material e atraso dos salários do funcionários.

O repórter Fabrício Dockhorn da Rádio Colonial AM, esteve no local na tarde desta quinta-feira, dia 08, onde conversou com um funcionário da empresa responsável pela construção do prédio.

A placa indica a data de inicio e término da obra
(Foto: Fabrício Dockhorn)
Segundo o funcionário, a obra que está orçada em cerca de 1 milhão e 200 mil reais, deveria ter sido entregue pronta no dia 28 de fevereiro de 2012, mas teve várias paralisações, e  no momento está parada a mais de 60 dias por falta de material. Um outro problema, segundo o cidadão que mora em uma casa improvisada no local, é a falta de pagamento dos salários dos funcionários da empreiteira, que já passam de dois meses.

Por nove votos a zero, STJD mantém resultado de Inter x Palmeiras

Arbitragem também presente no STJD
(Foto: Fred Huber/Globoesporte.com)
 
Depois de uma sessão cansativa e que durou mais de duas horas, o STJD decidiu manter a vitória do Internacional por 2 a 1 sobre o Palmeiras, dia 27 de outubro, pelo Campeonato Brasileiro. O Verdão entrou com pedido de impugnação da partida com a alegação de que um gol de mão de Barcos teria sido anulado com ajuda de recursos externos – algo proibido pela Fifa. Por nove votos a zero, os auditores e o presidente Flávio Zveiter negaram o pedido dos palmeirenses.

A decisão tomada nesta quinta-feira não é passível de recurso, e por isso o clube paulista terá de acatar a definição dos tribunais. Dessa forma, a CBF vai retirar o asterisco que consta na tabela do Brasileirão. O Inter continua com 51 pontos, na sexta posição, enquanto o Palmeiras fica com 33, a sete de sair da zona de rebaixamento, faltando quatro rodadas para o término da disputa por pontos corridos.

Apesar de todos os esforços do Palmeiras, os auditores do STJD consideraram que não houve provas suficientes que mostrassem a interferência do delegado Gerson Baluta na anulação do gol. O clube paulista se baseava no depoimento de uma repórter, que teria sido interpelada por Baluta para falar se o gol tinha ou não sido irregular. Além disso, o Tribunal rejeitou todo o material reunido pelos advogados alviverdes - recortes de jornais e um vídeo com leitura labial do árbitro após o lance - alegando que tais provas foram apresentadas apenas nesta quinta-feira, o que poderia significar uma vantagem ao Verdão.

– Se essa partida for remarcada, quem vai apitar? Vai ser portão fechado? Porque vai dar morte. Anular a partida é um absurdo – afirmou o procurador Paulo Schmitt.

O árbitro Francisco Carlos Nascimento comemorou o desfecho da história.

– Feliz com o resultado. Agradeço a quem me deu apoio, como a Comissão de Arbitragem e meus familiares. Agradecer aos que não duvidaram da minha palavra.

O Verdão enviou uma comitiva ao Rio de Janeiro para acompanhar o julgamento. Além de Barcos, que deu seu depoimento sobre o lance, estavam presentes o presidente Arnaldo Tirone e o gerente de futebol César Sampaio. O Inter foi representado pelo advogado Daniel Cravo, que estava satisfeito com a manutenção do placar do jogo.

– É um resultado que já esperávamos, não trabalhávamos com outra hipótese. Acho que a presença dos árbitros foi determinante também. Não houve divergências. Não havia nenhuma prova para o que o Palmeiras alegava. Diziam que uma repórter havia falado com o delegado, e que isto, em efeito cascata, teria influenciado na decisão de anular o gol. Isso não foi provado.

Homem morre em acidente de moto; corpo só foi encontrado três dias depois

O corpo foi encontrado três dias depois do acidente
(Foto: Arquivo Pessoal)
O funcionário da agência dos Correios de Santo Ângelo, Luiz Tadeu Schavinski, 48 anos, foi encontrado morto no início da noite de quarta-feira, 7. Seu corpo estava próximo à ERS-218, no km 23, na localidade de Santa Tereza, em Catuípe.

Conforme a Polícia Rodoviária Estadual, que atendeu a ocorrência, o corpo de Schavinski estava em avançado estado de decomposição, o que indica que o acidente ocorreu há alguns dias. Pela descrição da PRE, ele conduzia sua moto Kawasaki Ninja 250 branca pela ERS-218, quando em uma curva avançou por fora da pista por cerca de 100 metros, sobre a lavoura, até atingir os trilhos de trem.

O corpo de Schavinski foi avistado por funcionários que faziam a limpeza dos trilhos próximos ao local. Ele estava a aproximadamente 15 metros de sua moto.

Acidente mata dois e deixa um ferido grave no Norte do RS

Dois morreram na colisão (Foto: Guilherme de Abreu)
Colisão frontal ocorrida na ERS- 324, entre Marau e Vila Maria, por volta das 19h, resultou em duas mortes e uma vítima gravemente ferida. Conforme informações, uma caminhonete Saveiro, placas DGK 4754/Marau, conduzida por Tiago Leite da Silva, de 21 anos, se deslocava sentido Marau-Vila Maria, quando colidiu frontalmente com a Fiat Doblô, placas IRV 1124/Passo Fundo, que trafegava em sentido contrário. Do automóvel Saveiro, além do motorista, que é natural de Lagoa Vermelhão, também faleceu Edson de Aguiar Embarach, de 25 anos. A vítima chegou a ser socorrida e conduzida ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu quando recebia os primeiros socorros.

O condutor da Fiat Doblô foi identificado como sendo o empresário José Felipe Benvegnú, de 52 anos. Inicialmente foi levado para o Hospital Cristo Redentor, de Marau, mas devido a gravidade dos ferimentos está sendo encaminhado para o Hospital São Vicente. Seu estado de saúde é gravíssimo. Benvegnú é proprietário do Supermercado Itália, na Lucas Araújo, e atual presidente da Rede Super Útil de Supermercados. As causas do acidente estão sendo investigadas.

Treinamento sobre segurança e manuseio de gases

Rodrigo Paniz, gerente da White Martins
Capacitação para os funcionários foi ministrada pelo gerente de negócios medicinais da White Martins, Rodrigo Paniz

Colaboradores do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio participaram, na tarde de quarta-feira, 7, no auditório da Instituição, de um treinamento sobre segurança e manuseio de gases medicinais, organizado pelo técnico em segurança no trabalho do HSVP Odirlei Peixoto. A capacitação foi ministrada por Rodrigo Zanol Paniz, gerente de negócios medicinais da White Martins.

O profissional apresentou os procedimentos realizados dentro da empresa para a separação dos gases (oxigênio, nitrogênio, ar comprimido, óxido nitroso e dióxido de carbono) e as formas de fornecimento ao cliente, ressaltando a adequação às normas da Anvisa para comercialização destes produtos.

Na sequência, Paniz focou no uso dos gases dentro do HSVP, destacando a necessidade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e o cuidado necessário no manuseio dos cilindros, reguladores e válvulas para evitar vazamentos ou mesmo acidentes de maior proporção. Entre os itens abordados estão a identificação dos cilindros de gases, o seu armazenamento e os procedimentos para substituição com segurança, além dos riscos à saúde e as ações necessárias em caso de vazamentos.

Mais de dois mil estudantes compareceram ao OPS!?

À tarde ocorreu o 3 º Festival de Música SETREM
Durante a manhã de ontem, dia 7, a SETREM apresentou seus Cursos Técnicos, Cursos Superiores e as atividades da Educação Básica no OPS!? (Orientação Profissional SETREM).

Mais de dois mil estudantes de 57 escolas da região participaram de diferentes salas temáticas, que demonstraram os níveis de ensino da SETREM e seus diferenciais.

Oito salas apresentaram os Cursos Técnicos: Agropecuária; Comunicação Visual; Modelagem de Vestuário; Design de Móveis; Enfermagem; Informática; Vendas e Manutenção Automotiva.

Nove salas apresentaram o Ensino Superior: Bacharelado em Administração; Bacharelado em Agronomia; Bacharelado em Enfermagem; Bacharelado em Engenharia de Produção; Pedagogia; Psicologia; Bacharelado em Sistemas de Informação; Tecnologia em Rede de Computadores e Tecnologia em Design de Moda.

O Ensino Médio e o Centro de Idiomas SETREM tiveram diversas salas temáticas com atividades de interação das diferentes áreas do conhecimento.

Para a estudante Ana Luísa Kist, do 3º ano da Escola Ponche Verde, de Crissiumal, as salas temáticas foram muito explicativas. “As atividades diversificadas das salas nos mostraram na prática tudo o que é realizado nos cursos da SETREM, através de uma linguagem bem atual e atrativa. Gostei bastante de participar do evento, e estou pensando seriamente em estudar aqui”, destaca.

À tarde ocorreu o 3º Festival de Música SETREM, que visa alavancar o sucesso de bandas de pop/rock estudantis. Nesta edição, quem realizou o show de abertura e agitou os estudantes, foi a Banda IDR, de Ijuí.

No Festival se apresentaram cinco bandas: Banda Cromo, da Escola Albino Fantin, de Horizontina; Banda Los Pararayos, da Escola Yeté, de Tuparendi; Banda Onorah, do Colégio Cristo Rei, de Horizontina; Banda  Outro Acaso, da Escola São Francisco de Sales, de Campo Novo; Banda RP311, da Escola Rocha Pombo, de Crissiumal.

Após as apresentações, os jurados: Cibeli Gerlach, Fernando Lima, J Marks, Karine Eichel e Marcos Eliase, se reuniram para discutir a pontuação das bandas, enquanto ocorria a apresentação da banda ganhadora do Festival SETREM da Canção (FESC), Banda The Jokers.

Em seguida foi anunciada a banda campeã do Festival, Banda Outro Acaso, de Campo Novo, que recebeu um cheque simbólico de R$ 500 e um Tablet para a Escola Estadual de Ensino Médio São Francisco de Sales, entregues pela vice-diretora da Educação Profissional, Maidi Dalri, e pelo professor de Música da SETREM, Ernani Gauger.

Os integrantes da Banda Outro Acaso cantaram com a Banda IDR, que terminou o seu show para encerrar as atividades do 3º Festival de Música SETREM.

Após vencer o Miss Universo Infantil, gaúcha de 12 anos sonha em ser atriz

Mirella posa com o troféu em mãos. Ela é natural
de Santa Rosa  (Foto: Arquivo Pessoal)
Ela tem apenas 12 anos, mas já escolheu o caminho que quer seguir pelo resto da vida. Apesar da pouca idade, a gaúcha Mirella Scheeffer, vencedora do Miss Universo Infantil 2012, não hesita ao sonhar com o futuro: quer ser atriz. A afinidade com o mundo da fama vem desde os primeiros anos de vida. Aos cinco, a menina já desfilava pela casa com as faixas de miss que Pâmela, a irmã mais velha, havia conquistado.

"Desde pequena, eu via os concursos adultos na TV e sonhava com aquilo. Botei na minha cabeça que queria ser uma princesa", contou ao G1 a adolescente, eleita Miss Universo Infantil em um concurso no Peru, realizado no fim de outubro.

O que era apenas imaginação se tornou realidade há três anos. Antes de chamar a atenção dos olhares internacionais, a gaúcha conquistou outras sete faixas. Em 2009, ela venceu o concurso de Miss Novo Hamburgo, cidade onde nasceu, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Não parou de concorrer desde então. Após vencer as etapas estadual e nacional, Mirella teve uma surpresa em setembro, ao entrar em seu perfil no Facebook: havia sido convidada para participar do Miss Universo Infantil 2012, em Cuzco. A atração é organizada pelo peruano Felipe Recabarren, que está há 25 anos no ramo.

A proposta parecia atrativa, mas a situação financeira da família dificultava a participação da jovem. Foi quando a mãe, Vera, partiu em busca de parcerias. Conseguiu desconto em uma loja para comprar os trajes da filha, além de angariar fundos para pagar os gastos com o concurso. "Ela foi muito madura. Sentou comigo e me disse que, caso eu não conseguisse, ela entenderia. Mas eu sentia que aquilo era muito importante. Então fui à luta", disse Vera ao G1.

Mãe e filha viajaram juntas para o Peru, com a expectativa de que a jovem encantaria os oito jurados. Mas Vera confessa que, ao chegar no país estrangeiro, sua confiança foi abalada. Nenhum dos juízes era brasileiro. A preocupação não chegou a atingir a menina, que entrou na disputa confiante, mas com os pés no chão.

Na França, Tarso diz que Renault avalia instalação de montadora no RS

Tarso e Denis Barbier ao lado do modelo movido a energia
elétrica (Foto: Stela Pastore/Palácio Piratini)
A empresa francesa Renault enviará ao Rio Grande do Sul uma comitiva para avaliar a instalação de uma montadora de carros movidos a energia elétrica no estado. A informação foi dada pelo governador gaúcho, Tarso Genro, que participa de missão na França, na manhã desta quarta-feira (7) à Rádio Gaúcha.

Tarso afirmou que participou de uma reunião na manhã desta quarta com o diretor de operação para as Américas da Renault, Denis Barbier. “Foi uma conversa preliminar, mas chegamos na hora. Chegamos cedo. Combinamos que brevemente eles vão mandar uma missão para examinar as condições que nós temos”, disse o governador, que na terça-feira (6) já havia encontrado o presidente da multinacional, Carlos Ghosn, que atualmente preside a Câmara de Comércio do Brasil na França (CCBF).

Tarso salientou a importância da nova tecnologia. “Será uma grande inovação, principalmente nas grandes cidades, nas metrópoles, por questões ambientais”, declarou.

Segundo ele, representantes da empresa avaliarão a capacidade de mão de obra, a estrutura, as condições de financiamento público e a rede acadêmica do estado. O governador garante que o estado possui condições de agradar os franceses.

“Mostramos que este projeto está dentro de nossa política industrial, que combina inovação e sustentabilidade. O Rio Grande do Sul oferece uma base de 700 empresas vinculadas ao setor automotivo, de produção de peças e insumos, e é um espaço extraordinariamente positivo para eles”, declarou.