18 julho 2012

Leandro sai do banco, marca dois e Grêmio vira contra o sport

Kleber Gladiador em disputa de lance com o zagueiro do Sport
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Quando Vanderlei Luxemburgo chamou Leandro do banco de reservas, o Olímpico caiu em descrédito. Afinal, o técnico apostaria em um atacante que não marcava gol há mais de um ano para fazer o Grêmio virar um complicado jogo contra o Sport. Quatro minutos depois, com dois gols, o jovem atacante começou a mudar a história de um jogo que pode determinar o embalo do time gaúcho no Brasileirão.

A vitória por 3 a 1 na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, a segunda seguida na competição, deixou o Grêmio temporariamente na zona da Libertadores. É o quarto, com 18 pontos, e seca Inter ou São Paulo para permanecer no grupo. O Sport encerrou uma série de três jogos sem perder. Permanece com 12, temporariamente em 12º.

Agora, os times se preparam para a rodada do final de semana. O Grêmio desafia o Botafogo, domingo, às 18h30, no Rio de Janeiro. Um dia antes, no mesmo horário, em Recife, o Sport recebe o Atlético-MG.

Três de Maio: Secretário da Saúde descarta negligência na morte de homem com suspeita de H1N1

Sec. Valdemar falou no Linha Aberta da Rádio Colonial AM
Ao investigar as circunstâncias da morte de um guarda noturno de uma empresa de Horizontina com suspeita de Gripe A na região, o secretário da Saúde de Três de Maio, Valdemar Fonseca, descobriu que ele foi inicialmente atendido em uma Unidade de Saúde da Família. Em entrevista a Rádio Colonial, Fonseca contou que mesmo apresentando sintomas de gripe, a médica do Sistema Municipal de Saúde que o atendeu não teria administrado o antiviral Tamiflu porque naquele momento o quadro dele não era grave. O secretário descarta a possibilidade de negligência no atendimento.

O homem, então, teria recebido a orientação para voltar a procurar antendimento médico se não melhorasse. Na segunda-feira, ele foi atendido no pronto-socorro do Hospital São Vicente de Paulo em situação de saúde já agravada devido ao comprometimento do aparelho respiratório causado pela gripe. Ele acabou morrendo nesta terça-feira na UTI do hospital.

O exame que vai apontar se o vigilante tres-maiense morreu de Gripe A ou não só deve ser divulgado em 20 dias. No Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio já foram atendidos vários casos suspeitos de Gripe A porque a UTI da instituição é referência para todo o Estado pelo Sistema Único de Saúde.

Santa Rosa: Bombeiros de realizam parto no bairro Planalto

Os bombeiros realizaram os procedimentos 
no local 
Uma criança veio ao mundo no início da noite desta terça-feira pelas mãos de soldados do Corpo de Bombeiros.

O fato ocorreu no bairro Planalto por volta das 18 horas.

Uma viatura dos Bombeiros atendeu o chamado para ajudar uma mulher grávida que estava em trabalho de parto.

Chegando no local, contatou-se que era muito arriscado o deslocamanento até o hospital mais próximo.

Com 25 anos de atuação no Corpo de Bombeiros, o sargento Fernando Aguilar, que estava acompanhado dos soldados Ivan Carlos Pies e Cristiano, não pensou duas vezes.

Técnico em enfermagem e motossocorrista do Samu de Santa Rosa, ele realizou os procedimentos, ajudando no parto.

Segundo ele, era necessário – e arriscado – já que o cordão umbilical estava enrolado no pescoço e a criança corria riscos.

Após a ação, mãe e bebê foram encaminhados ao Vida & Saúde.

S.José do Inhacorá: 2º Feira Municipal de Saúde

“Acreditamos que prevenção é o segredo da boa saúde!” 
Do dia 04 a 13 de julho, realizou-se a 2ª Feira Municipal da Saúde no Município de São José do Inhacorá que contou com coleta de material para exames de PSA - Antígeno Prostático Específico (preventivo de próstata) para homens com faixa etária acima de 45 anos.

Essa Feira foi executada com êxito, num total de 281 pacientes que comparecem aos postos de Saúde de Santo Antônio do Inhacorá, Mato Queimado e Sede Municipal em dias alternados, facilitando assim, o acesso e a coleta de sangue.

Vale lembrar ainda que este exame é realizado continuamente, porém, sempre conforme a necessidade e perante encaminhamento médico.

“Acreditamos que prevenção é o segredo da boa saúde!”

RS receberá 200 mil doses de vacina contra gripe A H1N1, diz secretaria

A população gaúcha espera por uma imunização geral
(Foto: Arquivo/Paulo Marques)
O Rio Grande do Sul receberá do governo federal mais 200 mil doses da vacina contra a gripe A H1N1, informou a Secretaria Estadual da Saúde. Ainda não há prazo para o envio da remessa.

Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, a confirmação do envio foi dada nesta terça-feira (17) pelo Ministério da Saúde ao secretário Ciro Simoni. O Piratini divulgará detalhes sobre a remessa após a confirmação do prazo.

Segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria Estadual da Saúde, na região missioneira ocorreu um terço das mortes confirmadas devido à gripe A H1N1 no Rio Grande do Sul. Ao todo, a doença fez 33 vítimas fatais no estado, em um total de 218 casos de contaminação.

Também nesta segunda, o Ministério da Saúde enviou técnicos ao estado para estudar a propagação da doença. A avaliação deve orientar alterações na campanha de vacinação para o próximo ano. A principal ideia é que toda a população gaúcha seja imunizada e não apenas o considerado grupo de risco, composto por crianças, gestantes, idosos e profissionais de saúde.

S.José do Inhacorá: Campanha de vacinação da Gripe A (H1N1)

São José do Inhacorá recebeu 380 doses da vacina
O Município de São José do Inhacorá recebeu no dia 10 de julho, 380 doses da vacinação contra a gripe A (H1N1) que foram imediatamente aplicadas à população em geral.

Ressaltamos que já haviam sido aplicadas 444 doses em idosos, 16 doses em gestantes, 35 em trabalhadores de saúde, 21 em crianças maiores de 06 meses e menores de 02 anos, configurando assim os grupos de risco, naquela oportunidade.

O  Município de São José do Inhacorá recebeu e aplicou um total de  1040 doses contra a gripe entre os grupos prioritários e população em geral.

Três de Maio: PRÁTICA “O Design Gráfico inserido no mundo da Moda”

Estudantes criaram estampas criativas com 
materiais alternativos 
Estudantes criaram estampas criativas com materiais alternativos

O Design Gráfico inserido na Moda tem como um dos objetivos, criar a imagem de empresas ligadas ao mundo da Moda, bem como estampas, e alguns elementos que compõem as coleções de determinada empresa do ramo.

Com este viés, os alunos do 1º semestre de 2012 do Curso Técnico em Design da SETREM foram desafiados a criar estampas criativas utilizando materiais alternativos.

A atividade foi realizada nas disciplinas de Metodologia Projetual e Laboratório de Design, ministradas pelo professor Luciomar de Carvalho.

Cândido Godói: IV Encontro Regional do Programa Primeira Infância melhor

O evento foi realizado no último dia 12 em  Cândido Godói
A equipe do Grupo Técnico Municipal- GTM Ana Cristina Martinelli- Pedagoga, Elis Rejane Martines David- Assistente Social e Eliete Beatriz Haupenthal, Visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor- PIM,Cleia Cledir Hanauer Dilly e Lisani Taisa Zuhl Ludwig, Digitadora Fabiane Willers Ludwige a Enfermeira Magna Hofmann, de São José do Inhacorá participaram no dia 12 de julho de 2012 do IV Encontro Regional do Programa Primeira Infância Melhor: “Da Atenção ao Cuidado” no município de Cândido Godói.

Foram abordadas no evento as seguintes temáticas:

Atendimento às Gestantes na Saúde Pública: Fatores de Risco; Palestrante a Enfermeira da Fundação Municipal de Santa Rosa Maria Benilde Scherer;

Atividades de Estimulação para Gestantes. Palestrante: Paula Ester Birck. Fisioterapeuta do município de Cândido Godoi.

Atividades de estimulação para crianças de 0 a 2 anos de idade. Tatiane Mattiazi. Professora de Educação Física do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú.

Na oportunidade a Secretária de Assistência Social de Candido Godoi lançou em seu Município o Projeto de Leitura “Sacola Viajante” mencionando o Município de São José do Inhacorá como sendo um dos Munícipiosque já possuem o projeto em andamento, convidando um dos representantes presentes para falar sobre como este é realizado. De acordo com a Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação Cultura Desporto e Turismo Ana Cristina Martinelli integrante do GTM- Grupo Técnico Municipal;

“O Projeto de Leitura iniciou já no mês de janeiro de 2012, a princípio com as crianças de 2 a 6 anos com o Projeto “Contos Infantis, Conte Mais Um..., onde a sacola com os livros viaja no lar de cada família. Há um mês foi implantado no município o Projeto de Leitura desde a Gestação até a Primeira Infância, onde será construída nas dependências do CRAS- Centro de Referencia de Assistência Social uma pequena biblioteca para as gestantes, contendo livros infantis, poemas, CDS com músicaspara bebês e livros infantis, revistas informativas, entre outras. As “sacolas das crianças serão inovadas para o ano de 2013 por ter expandido o público alvo do Projeto”.

Olar é a primeira escola, os pais, os primeiros professores e o Programa Primeira Infância Melhor- PIM DE São José do Inhacorá oportuniza os pais a formar leitores desde cedo, antes mesmo de nascer.