08 novembro 2010

Vereador Orlando Maier denúncia maus cuidados com viaturas da municipalidade

Paulo Marques e Orlando Maier
Em seu pronunciamento na 28ª Sessão da Câmara de Vereadores de Três de Maio, realizada na noite desta segunda-feira (08), o vereador Orlando Maier do Partido dos Trabalhadores, fez duras criticas aos maus cuidados que vem sofrendo algumas viaturas/veículos da municipalidade.
Orlandinho, citou como exemplos: “Caminha caçamba ainda em estado de novo, o qual foi envolvido em um pequeno acidente ficando sem um dos parachoques, estando o mesmo rodando mais de 30 dias sem a reposição da peça, a Draga do Esteira que foi avariada por caminhão e continua amassada sem o concerto, um Micro Ônibus do transporte escolar, novo da última frota, o qual foi envolvido em uma acidente e continua a rodar sem o concerto de um lado todo avariado, um automóvel Fiat  Pálio, o qual chegou a ficar sem a troca do óleo do cárter do motor mesmo estando vencido a mais de 20 mil km, um automóvel Fiat Uno o qual foi capotado em 2009, e continua rodando todo amassado e um automóvel Gol semi-novo, destinado a Coordenadoria da Mulher, o qual foi batido na frente e na traseira do veículo, e continua a rodar sem concerto, sendo o mesmo usado por CCs da administração”.
O vereador Maier, fez questão de dizer que em todos os casos em que foram envolvidos em acidentes os motoristas da municipalidade, os mesmos não tiveram culpa no ocorrido.
Orlando Maier também citou, o descaso com a Praça Henrique Becker Filho (Praça da Bandeira), a qual tem deixado muito a desejar.

Programa do Leite na região será debate no Fórum de Nutrição Animal

Programa do Leite na região
Na quinta-feira, dia 18, ocorre mais um Fórum de Nutrição Animal, promovido pela SETREM e dirigido a profissionais do setor e produtores rurais da região. O evento é gratuito, inclui almoço e será realizado no salão na Comunidade Evangélica São Paulo, no centro de Três de Maio. 
A programação inicia às 8 horas, tendo as palestras: ‘Uso de suplementos na criação de bezerras’, ministrada pelo médico veterinário, Antonio César Aleixo; ‘Doenças reprodutivas em bovinos’, com o médico veterinário da UFRGS, Jorge Bangel e a ‘Relação entre SILA/LINA e Nutrição’, com Airton Vanderlinde. À tarde ocorrerá mesa redonda sobre o Programa do Leite da Região e explanações sobre ‘Ambiência em vacas leiteiras’, com Jose Ribeiro de Carvalho Net e ‘Produção de Alimentos Volumosos’, com o Engenheiro Agrônomo, Jaques Valter Appelt.
As fichas de inscrição devem ser retiradas no departamento de agropecuária da SETREM. 
Últimos dias para inscrições em pós-graduação na SETREM
Encerra no domingo, dia 14, o prazo de inscrições para o curso de pós-graduação em Terapia Intensiva Adulto. Este terá 392 horas/aula e proporcionará conhecimentos para avaliação e execução de ações preventivas, assistenciais, curativas e de reabilitação de paciente crítico. Os encontros ocorrerão as sextas-feiras à noite e sábados, manhã e tarde (cerca de 2 encontros mensais). Informações por telefone (55) 3535-1011 ou por e-mail pos@setrem.com.br

Justiça Federal determina suspensão do Enem 2010

Foto: José Cruz, Agencia Brasil
A juíza da 7º Vara Federal do Ceará, Carla de Almeida Miranda Maia, acatou o argumento do Ministério Público Federal do Estado (MPF-CE) e determinou a imediata suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 até posterior deliberação. A decisão tem efeito em todo o Brasil. Segundo o MPF-CE, a juíza acatou o argumento de que o erro na impressão do caderno de provas causou prejuízo para os candidatos.
“A disponibilização do requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo, e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema. Novas provas poriam em desigualdade todos os candidatos remanescentes”, afirmou a decisão da juíza.
Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, esta decisão vai levar segurança e estabilidade para aqueles que fizeram o exame.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim José Soares Neto, já havia cogitado a possibilidade de realizar um novo exame para as pessoas afetadas pelos erros na prova. Essa hipótese, porém, foi rechaçada pelo MPF-CE por ferir os princípios de igualdade dos concursos públicos.
A aplicação do Enem no fim de semana foi marcada por dois erros: um nos cartões de resposta e outro em parte dos cadernos de perguntas. Os problemas causaram confusões e reclamações de muitos estudantes, que afirmam não ter recebido orientações sobre as falhas nos locais de prova.
A primeira confusão aconteceu porque, para evitar cola, o Enem tem quatro versões de prova: amarelo, azul, rosa e branco. As questões são as mesmas, o que varia é a ordem. Em milhares de casos, por um erro no encarte, folhas do caderno de prova amarelo estavam misturadas com folhas da prova branca. Com isso, estudantes se depararam com questões repetidas ou ausentes.
O outro problema está relacionado com a folha para marcar as respostas. Embora o número das 90 questões no caderno de prova e no cartão coincidissem, havia discrepância no cabeçalho do gabarito. As 45 questões de ciências humanas estavam sob a tarja ciências da natureza e vice-versa, o que causou dúvidas.

Prefeitura proporciona Dia de Campo para agricultores

Dia de Campo
Proporcionar conhecimento e opções de atividades no meio rural. Esse é o objetivo da Prefeitura, que através da Secretaria de Agropecuária tem realizado diversas ações para os agricultores do município. Na última semana foram proporcionadas duas atividades.
Dez agricultores viveram uma experiência diferente. Eles participaram de um Dia de Campo, em Dr. Maurício Cardoso. O evento foi promovido pela Emater e reuniu mais de 1.200 agricultores da região noroeste. Em 5 estações foram abordados os seguintes temas: irrigação e fertirrigação na integração leite/suínos; manejo integrado e criação de terneiras; uso, manejo e conservação do solos; fruticultura; diversificação de irrigação e agroindústria. Ao longo do dia, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado no município e também trocar ideias com os demais participantes. Segundo o Diretor da Secretaria de Agropecuária, Atanagildo Rorato que acompanhou o grupo de santa-rosenses, o evento foi muito produtivo, “Foi ótimo, pois despertou o interesse e a curiosidade dos produtores, e a partir dessas experiências, eles poderão levar o conhecimento para suas propriedades, e assim, melhorar as condições de produção”.
Outro grupo de produtores de Santa Rosa participou de um Dia de Campo na Linha Tereza, em Campinas das Missões. O tema tratado foi a produção de leite a base de pasto. Segundo o Chefe da Sessão da Secretaria de Agropecuária, Vânio Heimerdinger, que acompanhou o grupo, “Para os produtores que participaram foi uma experiência nova, pois eles não conhecem esse modelo de atividade, foi muito positivo e esperamos dar continuidade nessas visitas”.  

O desafio de conciliar estudo e maternidade

Priscila Fagundes é aluna EaD da UNIJUÍ
Conciliar os estudos e a maternidade. Este foi o grande desafio de Priscila Fagundes, aluna EaD do curso de Processos Gerenciais da UNIJUÍ. “Educar uma criança, dar amor e atenção exige muito, quase uma atividade exclusiva. Minha prioridade na vida é meu filho. Então primeiro dou atenção a ele, e depois organizo meus estudos”, destaca a acadêmica que está no último ano do curso.
A mãe do Benício, 3 anos, diz que não é tarefa fácil, mas não pretende desistir. “As atividades da faculdade exigem muito estudo, então sempre tenho que estudar e me atualizar com as matérias, questionários e fóruns propostos pelo curso. Muitas vezes estudo em horários alternativos, quando o Benício está dormindo”.
Para Priscila, o ingresso no ensino superior mudou a sua vida. “Percebo que meu modo de ver o mercado de trabalho mudou. Vejo que tudo que estou aprendendo, vou utilizar na prática, na empresa que eu estiver”. A acadêmica enfatiza ainda, que não pretende parar de estudar tão cedo. “Acredito estar no curso certo. Acho que só tenho a ganhar. Tenho muito interesse em fazer outro curso, ou também fazer uma especialização numa área afim”.
Priscila Fagundes foi uma das alunas que ilustrou a campanha de Vestibular de Verão 2011 da UNIJUÍ, que buscou destacar as possibilidades oferecidas pela Universidade, tanto nas modalidades presencial e EaD.
As inscrições para o Vestibular de Verão da UNIJUÍ estão abertas no Portal www.unijui.edu.br/vestibular. Os participantes do Profissional do Futuro 2010 recebem 30% de desconto na inscrição.
A prova de redação acontecerá no dia 12 de dezembro, nos quatro campi, núcleos, polo e unidades de apoio EaD, das 8h30 às 10h30. As inscrições vão até o dia 06 de dezembro, com possibilidade de pagamento até o dia 07.
O candidato poderá aproveitar uma das notas obtidas na Redação do ENEM realizado nos últimos quatro anos (2006/2007/2008/2009).
Para mais informações acesse www.unijui.edu.br/vestibular. Para informações sobre cursos presenciais ligue 0800.646.7100 e para cursos a Distância 0800.646.0200.

Homem é preso com 21 kg de cocaína escondida dentro de tanque de combustível no RS

Uma ação conjunta da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu por tráfico de drogas um homem de 28 anos, de Naviraí (MS), no sábado à noite. Ele foi flagrado quando transitava pela BR-386, em Seberi, no norte do Estado, transportando 21,8 kg de cocaína. A droga estava escondida dentro do tanque de combustível do automóvel, embalada em balões de festas. 
O traficante foi recolhido ao Presídio Regional de Santo Ângelo, onde deverá ficar à disposição do Juízo Estadual da Vara Judicial da Comarca de Seberi, local onde foi feita a prisão. 
Outras prisões
Uma ação da PF e do 4º Batalhão de Policiamento Aéreo e de Fronteiras da Brigada Militar (BM) de Santa Rosa, noroeste do Estado, prendeu ontem em flagrante por contrabando, um homem de 35 anos, residente em Santa Rosa. 
Ele foi flagrado quando transitava pela RS-344 transportando 7 mil maços de cigarros de origem paraguaia. Sem documentos que comprovassem importação regular, o homem foi preso. Os cigarros ocupavam o porta-malas e o espaço dos bancos dianteiro direito e traseiro, retirados para acomodar a mercadoria.
O homem disse ter recebido os cigarros em Porto Vera Cruz e que eles seriam destinados a Giruá, ambos municípios do noroeste gaúcho. Ele foi autuado por contrabando, com pena de reclusão podendo variar de um a quatro anos. Agora, está recolhido ao Presídio Regional de Santo Ângelo, onde ficará à disposição do Juízo da Vara Federal de Santa Rosa, local da prisão. 
Mais uma atividade conjunta da PF e da PRF prendeu em flagrante por contrabando outros dois homens de Cruz Alta que seguiam pela BR-158, em Panambi. Eles transportavam grande quantidade de mercadorias provenientes do Paraguai, como notebooks, celulares e câmeras fotográficas. Os presos foram indiciados por contrabando e recolhidos ao Presídio Regional de Santo Ângelo. 

Horizontinense chega à grande final do Concurso Menina Fantástica 2010

Das quatro meninas que vão disputar a grande final do Menina Fantástica 2010, três nunca passaram pela experiência da votação popular: Vanessa Pooder, Ariádini Furtado e Tayna Carvalho. A gaúcha de Horizontina, a catarinense de Joinville e a paraense de Belém e seguem na última semana de convivência na casa junto com Alice Souto, salva pelo público neste domingo (7).

Vendas de bovinos: remates de primavera rendem bons negócios

 Pista rápida garantiu a comercialização
 de 335 animais
Cinco horas de remate e 335 animais vendidos. O leilão da Cabanha Santo Ângelo encerrou os remates de primavera 2010 com pista rápida e arrecadação de R$ 1,37 milhão. As vendas contribuíram para o faturamento total de remates da temporada ficar em torno de R$ 30 milhões na comercialização de mais de 9 mil exemplares. 
Entre a venda de polled hereford, angus, braford e crioulos, o leilão realizado sábado em Barra do Quaraí seguiu a tendência de mercado: as médias mais altas ficaram com o braford (R$ 6,43 mil para os machos e R$ 2,33 mil para as fêmeas), um dos carros-chefes da cabanha de Jorge Bastos. 
A raça chegou a atingir em alguns leilões médias que ultrapassaram os R$ 9 mil. A ascensão, gradual nos últimos anos, se deve, segundo o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford, Fernando Lopa, a um trabalho de aprimoramento genético e divulgação da raça: 
— Não é fácil fazer um braford, as escolhas para o cruzamento dar certo são bastante criteriosas — explica Lopa, acrescentando que associação realiza trabalhos de expansão da raça, como a doação de 500 doses de sêmen braford para um programa de pecuária familiar, em Alegrete. 
O animal mais caro do leilão foi a fêmea braford Santa Ana 7246 Rastra, grande campeã da Feicorte, Expointer e Nacional nas edições de 2010. Metade do exemplar foi vendido por R$ 30,75 mil para Cícero Augusto Corrêa, da Estância Lageado Vermelho, de Quaraí. 

Inep não descarta nova prova do Enem para prejudicados

Presidente do Inep, Joaquim Soares Neto 
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, Joaquim José Soares Neto, informou neste domingo (7) que não descarta a realização de uma nova prova para os alunos que se sentiram prejudicados com erros nos cadernos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana. "No limite, pode acontecer. Não posso descartar", afirmou.
Segundo Soares Neto, os problemas serão analisados individualmente. “Estamos levantando a dimensão do problema para resolver caso a caso.”
Mais tarde, o Ministério da Educação divulgou nota no site oficial reafirmando que os alunos prejudicados "poderão ter nova chance". De acordo com o texto, o Inep vai receber os relatórios de aplicação das provas nos próximos dias. "Ficando comprovado que o direito dos estudantes foi prejudicado, [o Inep] estudará uma forma de reaplicar a prova", informou o MEC.
Soares Neto disse também que o órgão vai abrir na quarta-feira (10) uma página na internet para reclamações de estudantes que se sentiram prejudicados com os erros no caderno de respostas do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O espaço funcionará até o dia 16.
A aplicação do Enem ocorreu no sábado (6) e no domingo (7). No sábado, os estudantes reclamaram da troca dos nomes das áreas na folha de respostas e também de questões repetidas e com numeração errada na prova amarela. No mesmo dia, Soares Neto afirmou que nenhum estudante seria prejudicado e que a correção poderia ser feita de forma invertida.
Apesar de ainda não ter um levantamento de quantas pessoas tiveram problema com o exame, a estimativa é de cerca de um 1% das provas amarelas, cerca de 20 mil cadernos, estavam com erros de impressão. A maior parte dos cadernos – 90%, segundo o Inep – teria sido trocada.
Soares Neto afirmou que o Inep mantém uma reserva de 10% do total de provas por local de aplicação do exame e ainda conta com os cadernos de quem faltou para serem usados em caso de necessidade. De acordo com ele, essa reserva foi utilizada em alguns locais.
Apesar dos problemas ocorridos, o presidente do Inep disse considerar a realização do Enem deste ano "um sucesso". "Temos a avaliação de que tivemos sucesso nesse processo", afirmou Soares Neto.

Confira a correção do primeiro dia de provas do Enem 2010
Confira a correção do segundo dia de provas do Enem 2010