24 setembro 2010

Cidade do Norte gaúcho decreta situação de emergência

O prefeito do município de Centenário a 38 quilômetros de Erechim, Luiz Alberto Polon, decretou situação de emergência na tarde desta sexta-feira por causa dos danos provocados pelo excesso de chuvas que caíram esta semana na região. De acordo com o secretário de Agricultura, Genoir Florek, o município ainda não concluiu o levantamento das perdas que foram expressivas nas lavouras de milho, trigo e nas pastagens.
Segundo ele, o rio Apuaê Mirim, que atravessa comunidades do interior, saiu do leito e deixou um rastro de destruição. “Foram levados pontilhões, atingidas pontes e houve deslizamento de terras sobre estradas do interior”, disse o secretário Genoir. 
As comunidades mais atingidas foram Lajeado Andreé, Lajeado Valeriano, Barão do Rio Branco, Rio Branco Baixo e Lajeado Maria. Nesta sexta-feira as aulas da rede pública estadual e municipal foram suspensas. 
O secretário avaliou que cerca de 400 alunos ficaram sem aulas já que duas instituições da cidade – Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e Escola Estadual Rondônia – suspenderam o funcionamento. O problema se deveu por causa da impossibilidade do transporte escolar ser realizado em razão das precárias condições de tráfego nas estradas vicinais do interior. 
Nesta sexta-feira o rio Apuaê Mirim baixou o nível, voltando ao leito. Com isso, a situação deverá se normalizar no fim de semana. 

Noite de hoje aponta vencedores do 1º Canto Livre

Os festivais estudantis de música estão de volta a Santa Rosa e com fôlego para projetar continuidade da iniciativa que partiu da Gaia Cultura & Arte, empresa dirigida por Fernando Kaiber, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. O 1º Canto Livre – Festival de Música Estudantil consagra na noite desta sexta-feira, 24, a partir das 19h30min, no Centro Cívico, os vencedores das modalidades classificados nas respectivas eliminatórias.
As três eliminatórias realizadas na semana passada classificaram 29 concorrentes nas categorias de Ensino Fundamental (séries iniciais e séries finais) e Ensino Médio oriundos das escolas municipais, estaduais e da rede privada. Os classificados, independente do rendimento que obtiverem na grande final desta noite, já garantiram como prêmio um curso de oito horas de oficina a ser ministrado pela professora Ângela Della’Justina, na Casa da Xuxa. Estudantes não pagam ingresso, contanto que apresentem a carteira estudantil ou carteira de identidade. Para o público e geral, será cobrado ingresso no valor de R$ 2,00.
Segundo os organizadores, o 1º Canto Livre alcançou pleno sucesso nas fases eliminatórias, o que alimenta a expectativa de casa cheia na final de hoje à noite, no Centro Cívico. Informações no blog do festival: www.cantolivre estudantil. blogspot.com.

Cereais matinais: saiba como não errar no café da manhã

Os cereais matinais vêm ganhando um espaço cada vez maior na alimentação dos brasileiros. Uma dezena de tipos diferentes deste mesmo produto enchem as prateleiras dos supermercados. Mas como escolher a opção mais saudável?
De acordo com a nutricionista Fernanda Bortolon, é preciso estar atento aos ingredientes dos cereais. Aqueles que trazem mais benefícios à saúde contém pouco ou zero açúcar, utilizam grãos integrais e contêm fibras. 
— Os cereais matinais com aveia, all bran e trigo são considerados integrais porque não passam pelo processo de refinação, o que preserva a integridade de sua camada mais externa, chamada farelo, onde há maior quantidade de fibras, além de minerais, vitaminas e demais nutrientes. 
Segundo Fernanda, estes cereais são mais ricos do ponto de vista nutricional do que os refinados — com flocos de milho. 
— Nem todos os cereais matinais são ricos em fibras e nutrientes. Vale a pena conferir no rótulo quais contêm maior quantidade de fibras por porção, pois são também os melhores sob o ponto de vista nutricional. Caso contrário, o consumo será apenas de carboidratos, basicamente amido, além de açúcar refinado que nada tem de saudável. 
Cereais integrais combinados com leite, iogurte ou fruta equivalem a um café da manhã completo, equilibrado e extremamente nutritivo. De acordo com a nutricionista, essa refeição contém mais vitaminas, sais minerais e fibras com relação ao café da manhã tradicional (café com leite e pão francês com manteiga), que é rico em calorias e gorduras. 
Cereais melhoram desempenho físico 
A composição nutricional comum dos cereais ajuda a aumentar a energia e o desempenho físico, reforça o sistema imunológico e auxiliam na formação e regeneração de estruturas corpóreas (ossos e dentes) segundo a nutricionista. Além disso, melhoram o trânsito intestinal, mantêm níveis glicêmicos e ajudam na diminuição do colesterol LDL. 
Consumo recomendado 
A recomendação diária de consumo dos cereais matinais é em média 40 gramas, o que pode variar de acordo com as necessidades individuais. Porém vale lembrar que é fundamental aumentar a ingestão de líquidos como água, chás e sucos ao longo do dia para evitar flatulência pela ação de um aporte maior de fibras, que pode inclusive ocasionar constipação.

Encontro Adiado conquista categoria Melhor Filme

Ontem, quinta-feira, no Restaurante do Clube Buricá, de Três de Maio, realizou-se a premiação do concurso de curtas-metragens Troféu Omar, promovido pelo Grêmio Estudantil da SETREM (GESE). Disputam as 11 categorias, 10 produções audiovisuais, levando o grande prêmio de ‘Melhor Filme’, a produção ‘Encontro Marcado’, da SETREM.
Este ano as novidades foram os documentários, que abordaram temas importantes como: buylling, síndrome de down, bulimia e aquecimento global. O evento teve caráter beneficente. O Ingresso foi um alimento não perecível, que posteriormente será doado ao Lar Bom Pasto de Ivagaci, Boa Vista do Buricá. 

Aberto oficialmente 27º Hortigranjeiros

Na tarde desta quinta-feira(23), foi aberto oficialmente o 27º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. A presidente da Encontro, Cláudia Bachinski e o Prefeito, Orlando Desconsi, receberam autoridades dos governos estadual e federal e abriram oficialmente as atividades no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa.
A presidente destacou o trabalho das 120 pessoas que organizam o evento, “Quero destacar a profissionalização do evento e o empenho dos mais de 100 voluntários que são responsáveis pelo Encontro acontecer”. A presidente ressaltou ainda a realidade do setor primário na região, que deve ter atenção especial por parte dos órgãos públicos. O prefeito agradeceu os governos pelo apoio financeiro e institucional, que são fundamentais para a realização da feira.
O evento teve a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, do superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul, Francisco Natal Signor e do Secretário Extraordinário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, que relataram a importância do evento para a produção de hortigranjeiros na região Noroeste do Estado, como uma alternativa de produção.
Na quinta-feira ocorreram as três primeiras ordenhas do concurso Úbere de Ouro, que premiará o animal que produzir a maior quantidade de leite em quatro ordenhas. Nesta sexta-feira(24), ocorre a última ordenha e os primeiros julgamentos morfológicos do gado de corte. Mostra de gados de corte e leite devem divulgar a produção local. Os agricultores poderão ainda participar de palestras técnicas e demonstrações de novas tecnologias para o campo. Produtores de hortigranjeiros comercializam produtos no Pavilhão Hortigranjeiros.

Supremo suspende julgamento da Ficha Limpa

Em uma sessão que se estendeu por quase 11 horas, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou nesta quinta-feira os rumos e a aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa — que torna inelegíveis candidatos condenados por colegiados —, mas não chegou a um veredicto. O placar de cinco votos a cinco deixou em suspenso a decisão: com o empate, os magistrados resolveram suspender a sessão, mesmo sem chegar a um resultado definitivo.
Uma das teses avaliadas pelos ministros seria aguardar a nomeação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva do 11º integrante do Supremo — o substituto de Eros Grau, que se aposentou. Mesmo essa alternativa não encontrou consenso. As demais, que seriam o voto de minerva do presidente do tribunal para desampatar e a manutenção da decisão primária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também não foram acolhidas. 
A sessão, que na verdade avaliava um caso específico — o recurso do candidato a governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC), que renunciou ao Senado para escapar de uma cassação em 2007 e foi barrado pelo TSE — havia sido iniciada ainda na quarta-feira. O caso de Roriz balizaria futuros julgamentos de recursos baseados na Ficha Limpa.
> Favoráveis à aplicação imediata da lei:
Ellen Gracie, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Carlos Ayres Britto (relator) 
> Contrários à aplicação imediata da lei:
Cezar Peluso, Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Antonio Dias Toffoli
A partir de uma colocação do presidente do STF, Cezar Peluso, a votação foi interrompida na quarta-feira e retomada quinta. Peluso argumentou que uma alteração verbal feita no Congresso pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) acabaria comprometendo todo o texto, que seria inconstitucional. Com a reunião retomada, os ministros trataram de inicialmente afastar essa possibilidade. Toffoli votou por não aplicar a lei neste ano, mas avaliou que em eleições futuras ela poderia valer para quem renunciou ao cargo. De acordo com o ministro, seria necessário esperar pelo menos um ano da entrada em vigor da lei para impedir as candidaturas. 
Toffoli e Gilmar Mendes criticaram proposta 
Ainda na quarta, Carlos Ayres Britto já havia considerado a lei válida desde agora e avaliou que quem renunciou, mesmo antes da Ficha Limpa, deve ter sua candidatura barrada. Com ele votaram Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Ellen Gracie. 
Além de Toffoli, Gilmar Mendes também fez duras críticas à validade imediata da lei. Ele acredita que o político que renuncia ao mandato não pode ter a candidatura barrada:
— Se a iniciativa popular tornasse inútil a nossa atividade, melhor fechar o Supremo Tribunal Federal.