14 outubro 2009

Carro de tradicionalista é retirado de açude em Cruz Alta

O carro do tradicionalista de Cruz Alta, no noroeste do Estado, Adauto Mastella Basso, 74 anos, foi retirado do açude próximo ao campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) por volta das 12h30min de hoje. Corpo de Basso tinha sido retirado das águas pelos bombeiros por volta das 11h10min.
Uma moradora próxima ao açude viu o carro cair na água na noite de terça-feira, por volta das 18h40min. Ele trafegava pela Rodovia Municipal Jaco Della Méa, que liga o centro da cidade ao campus da universidade. O carro seguia em direção ao Centro quando saiu da pista e caiu na água.
Basso já tinha sido radialista e atualmente mantinha uma coluna aos domingos no jornal Diário Serrano. O assunto predominante era a valorização dos costumes gaúchos. O velório ocorre a partir da noite de hoje na Câmara de Vereadores. O enterro está marcado para amanhã, às 11h, no Cemitério Jardim do Sossego.

Empregados da Caixa decidem permanecer em greve no RS

Os empregados da Caixa Econômica Federal que compareceram à assembleia desta quarta-feira decidiram manter a greve por tempo indeterminado. Uma nova assembleia vai ocorrer nesta quinta-feira, às 17h, na Casa dos Bancários, na Capital.
Reunidos no auditório da Casa dos Bancários, os trabalhadores avaliaram a mobilização, que já dura 21 dias e continua no país, e a proposta apresentada pela direção ao comando dos bancários na terça-feira. Também foi informado que Florianópolis, São Paulo e Distrito Federal decidiram seguir em greve.
Nesta quinta, os empregados devem comparecer ao prédio Querência, na Praça Alfândega, a partir das 9h, para reforçar piquetes diários e protestos.
Desconto dos dias parados
Segundo a categoria, a Caixa está ameaçando cortar o ponto dos trabalhadores em greve. O sindicato diz que observou todos os preceitos para que a greve aconteça. Na assembleia também foi informado que o acordo da Fenaban prevê a compensação dos dias até 15 de dezembro de 2009 e não poderão ser descontados, a exemplo da Convenção Coletiva de 2008.
Além disso, segundo a categoria, a compensação será limitada em duas horas ao dia e não pode recair nos finais de semana ou feriado, nem incidir sobre horas extras, férias, abonos e outros benefícios. A Caixa concordaria em compensar os dias até 18 de dezembro.
As informações são do SindBancários.

Prefeito assina contrato do Programa “Minha Casa Minha Vida” com a CAIXA

Foi realizada nessa terça-feira(13), a assinatura do contrato para a construção do Conjunto Residencial A e B do Programa “Minha Casa Minha Vida” em Santa Rosa. O ato foi feito através de uma parceria da Prefeitura Municipal e Caixa Econômica Federal.
A Prefeitura fez doação integral de terreno. O imóvel é destinado às famílias com renda de até 3 salários mínimos. Será um investimento de R$ 4,08 milhões. O projeto prevê a construção de 96 moradias na Rua dos Pinhais, s/nº e na Av. Pedro Schwertz, s/nº, Bairro Cruzeiro, distribuídas em dois condomínios.
O Conjunto Residencial A é composto por 2 blocos de 16 apartamentos, totalizando 32 unidades e o Conjunto B é formado por 4 blocos com 16 unidades, totalizando 64 apartamentos. O prazo da construção é de 12 meses. Os moradores terão também salão de festas, quiosques com churrasqueiras, playground, quadra esportiva e guarita de segurança, além de uma vaga de estacionamento para cada apartamento.
Os recursos são destinados às cidades com mais de 50 mil habitantes. O valor da prestação mensal será de 10% da renda familiar, respeitado o valor mínimo de R$ 50,00. O prazo de pagamento é de até 10 anos e as prestações começam a ser pagas após a entrega do imóvel.

Grupo de Dança Condição é destaque em Cruz Alta

O Grupo Condição, de Horizontina esteve no último domingo, dia 11, participando do Cruz Alta em Dança, festival de dança que reuniu grupos de todo o estado nas diversas modalidades de dança. Apresentaram no evento duas coreografias, ambas premiadas. A coreografia "Das Baianas", criação de Josiane Franken, foi premiada com o 1º lugar na categoria grupo juvenil contemporâneo A coreografia "Aquar-Ela", de Josiane Franken, foi premiada com o 1º lugar na categoria solo juvenil. Ainda, para alegria do grupo, uma das bailarinas do grupo, Pamely Donat, foi premiada como a Bailarina Destaque do Festival.

Heinze defende votação da PEC que equipara salário de policiais e bombeiros de todo Brasil com o DF

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolou nesta terça-feira (13), requerimento à mesa diretora da Câmara dos Deputados solicitando a inclusão imediata da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300, de 2008, na ordem do dia do plenário. A proposição, que tem o apoio do parlamentar gaúcho, estabelece que a remuneração dos policiais e bombeiros militares dos estados não poderá ser inferior à da polícia do Distrito Federal.
No documento apresentado na Casa, Heinze destaca a importância da matéria e a necessidade de equiparar os vencimentos dos profissionais de segurança de todas as unidades da federação com os praticados na capital do país. “A aprovação desta PEC visa não só garantir um salário digno a todos os policiais e bombeiros do Brasil, mas também valorizar o trabalho desses profissionais e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos brasileiros” ressalta.
O deputado enfatiza que o crescimento da criminalidade está ligado aos baixos salários na área de segurança. “O primeiro beneficiado com o piso salarial nacional será a sociedade, pois com salários melhores a categoria terá um estímulo ainda maior para defender e atender a população” enfatiza.
Tramitação - A PEC 300 foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e agora está sendo discutida em Comissão Especial. A proposta deve ser votada, em dois turnos, pelo plenário da Casa ainda este ano. Depois, segue para o Senado.

Desânimo no começo da colheita do trigo

Se o El Niño é um sinal de safra de verão cheia, para a de inverno é um desastre. Começando a ser colhido na região noroeste do Estado, o trigo está sofrendo com os efeitos do fenômeno meteorológico.
Além de terem provocado doenças nos trigais, a chuva de setembro e de outubro atrasam a colheita. Apenas ontem o produtor João Fernando Wiatrovski, 23 anos, conseguiu colocar a máquina na lavoura, em Giruá. Desde a semana passada o trigo estava pronto para ser retirado da terra, mas a chuva e o solo úmido impediam o trabalho na plantação.
Wiatrovski tentaria colher metade dos seus 30 hectares até hoje, quando pode chover novamente. Os primeiros grãos não revelaram um quadro animador. O agricultor verificou que o pH do produto, um dos determinantes da qualidade, está abaixo de 78, o índice que interessa ao mercado. E a produtividade está aquém das 50 sacas por hectare esperadas no início.
– A planta sofreu com três geadas fortes em julho e com a chuva. Vou colher de 20 a 25 sacas por hectare. Imagino pela amostra que o pH está em 76 – afirma Wiatrovski.
A produção gaúcha estimada para esta safra é 22% inferior à passada. Isso se deve principalmente a uma redução de área. A expectativa de rendimento também é menor: 12% inferior à de 2008. Um dos motivos é a baixa tecnologia aplicada nas lavouras.
Para dificultar mais a situação do triticultor gaúcho, há altos estoques de trigo no mundo. Chega a 664 milhões de toneladas, o segundo maior da história, conforme Elcio Bento, analista de mercado da Safras & Mercado. Resta ao produtor esperar pelo governo, com o preço mínimo. Mas é preciso que o trigo tenha qualidade.