14 outubro 2013

Jovem morre em acidente na área urbana de Marau

Foto: Ronaldo Poletto
O trânsito fez mais uma vítima em Marau, na noite desta segunda-feira (14) um motociclista perdeu a vida após perder o controle  por volta das 19h45 na Rua José Fuga no bairro Constante Fuga. Adilson da Silva Antunes, 20 anos natural de Sananduva trafegava com a moto Biz, placa de Marau no sentido centro/ bairro quando perdeu o controle ao passar quebra-mola.

Com a queda a motocicleta foi arremessada em direção a veículo Celta com placa de Marau que trafegava em sentido contrário. O jovem teve morte instantânea, sendo que o corpo ficou cerca de 30 metros da queda e a motocicleta aproximadamente 50 metros.

De acordo com moradores, o redutor foi instalado na quarta-feira, 09/10 e contava com sinalização horizontal e vertical. Entretanto, no local do quebra-mola não há iluminação pública, pois o poste nas imediações não possui o sistema. Além disso, a Brigada Militar constatou que o rapaz não possuía habilitação.

O Instituto Geral de Perícias - IGP de Passo Fundo esteve no local para levantamento pericial. Adilson era morador do bairro e trabalha em empresa que comercializa motocicletas.

O futuro das mídias é móvel, interativo e compartilhado

Segundo Martha, a estética da informação não é corpo,
é espírito
Cerca de 500 profissionais de rádio e televisão de todo o país estão reunidos no Hotel Serrano, em Gramado, até o dia 15, para debater as demandas do setor e compartilhar experiências de gestão e inovação.

Entre os temas que serão discutidos no 22º Congresso Gaúcho de Rádio e Televisão estão: O futuro do Rádio – a digitalização do rádio e a utilização dos canais 5 e 6, migração das rádios AM para FM, as Novas Tecnologias de Rádio e Televisão, O cenário do Rádio no Século XXI e o Combate à Ilegalidade na Radiodifusão.

Em sua palestra, Martha Gabriel - um dos mais influentes nomes do marketing de relacionamento na era digital - afirma que o bem mais valioso do futuro será a atenção e para isso é preciso ser relevante.

"O futuro já chegou". Se antes a mídia de massa controlava a informação, agora são as pessoas que controlam as mídias. "A mídia de massa nos transformou em consumidores, a digital em ´interatores´, isso significa produtores e compartilhadores de conteúdo", resumiu Martha Gabriel, engenheira e pós-graduada em Marketing e Design e um dos mais influentes nomes do marketing de relacionamento na era digital - em palestra no 22º Congresso da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e TV, nesta segunda-feira, 14/10, em Gramado/RS.

Segundo Martha, estamos vivendo o momento da internet "das coisas", em que "tudo conversa com tudo": Casa, carro, internet.. São os produtos smarts. "No futuro até o vaso sanitário será smart. E quem catalisa tudo isso, é a tecnologia. É preciso estar preparado", alertou. Neste cenário, diz Martha, as pessoas têm a vida fragmentada, sendo cada vez mais difícil saber onde elas estão. "79% das pessoas são impactadas com as mídias tradicionais, mas buscam na internet e nas redes sociais, mais informações sobre aquela notícia. Se você não estiver integrado com essa mídia, você perdeu o elo com o consumidor e é capaz de mandá-lo para o concorrente". Ela complementa: "hoje são as pessoas que buscam as empresas e é preciso ser encontrado. A intermediação está morrendo porque as pessoas vão direto à fonte". Para isso, ressalta, é preciso saber quem é o consumidor e onde ele está. "O digital sozinho não existe. O off-line sozinho é limitado, por isso a integração".

Para ela, o digital sabe o que a pessoa quer, mas quanto mais informação, menos atenção. "É o fenômeno da economia de atenção", diz. Por isso, segundo Martha, o bem mais valioso do futuro é a atenção e não a audiência. E a melhor maneira de ganhar a atenção é sendo relevante. "A relevância é o imã da atenção. Se você não é relevante, você é ruído e ruído atrapalha", adverte.

Outro fator importante trazido ao debate é a necessidade das emissoras de rádio e TV considerarem a possibilidade do usuário poder compartilhar seus conteúdos. "As pessoas querem interagir. Se tiver interação, mais chance de atenção". Para ilustrar, Martha usou exemplos de radiodifusores internacionais que sabem utilizar com sucesso a integração digital e a interação com os usuários, como a NPR, emissora de rádio que utiliza a rede de fotos Instagram para complementar suas matérias. A Blip.fm e a Last-FM, canais que possibilitam ao usuário montar sua própria programação e seguir outras pessoas de acordo com gosto pessoal; e a Sticher Radio, que mistura transmissões de rádios tradicionais com podcasts populares e deixa os usuários construírem uma experiência altamente personalizada. "Personalização. Essa é também é a cada vez mais a tendência de futuro".

No caso das televisões, ela usou os cases de canais que permitem ao telespectador montar ou transmitir a programação utilizando uma webcam, caso da Justin.TV, AllTV e MITPlaylist. "São as pessoas se apropriando do conteúdo". Outro exemplo utilizado sobre como será a TV do futuro foram os canais Netflix e Apple TV. "Tem que assinar para saber o que acontece no mundo", indicou.

Outra recomendação para quem faz TV é: "seja original". "Quem assiste TV quer conteúdo original. As séries americanas são exemplo dessa originalidade". A dica é pensar em conteúdo que faça diferença e que possa combinar com outras plataformas. "E isso vale para o rádio também". O desafio de tudo é transformar clientes em fãs. "Fãs vem por conta própria. Clientes precisam ser chamados".

Para finalizar, Martha faz uma analogia com "um corpo que recebe diversas almas". Recomendou, "pense em ser uma alma que pode entrar em qualquer forma. Não se prenda a uma só". Segundo Martha, a estética da informação não é corpo, é espírito.

Diretor da URI Santo Ângelo Maurílio Tiecker morre vítima de choque elétrico

Foto: Arquivo da URI Santo Ângelo
Vitimado por uma descarga elétrica faleceu na tarde desta segunda-feira (14), o professor e diretor da Universidade Regional Integrada (URI), campus de Santo Ângelo Maurílio Ticker.

O diretor da URI estaria realizando medição de uma área rural localizada atrás da Xanadú Eventos, em Santo Ângelo, quando em determinado momento sofreu uma descarga elétrica.

Imediatamente foi acionado o serviço do SAMU, que chegando ao local do acidente constatou que o mesmo já estava sem vida.O professor Maurilio Tiecker, teria encostado  em uma haste de alta tensão sofrendo a descarga elétrica, vindo a óbito no local.

As lideranças de Santo Ângelo neste momento de dor lamentam profundamente o ocorrido, destacando a liderança do jovem professor no seio da comunidade local, regional e estadual.

O corpo será levado para necropsia, e posteriormente liberado aos familiares para atos fúnebres. Ainda não temos informações quanto a local onde será velado Maurílio Ticker, nem mesmo horário e local de sepultamento.

Duas pessoas ficaram feridas em acidente na ERS 143

Um capotamento no Km 35 da ERS 142 resultou em dois
feridos em Liberato Salzano
Um capotamento no Km 35 da ERS 142 resultou em dois feridos em Liberato Salzano.

Segundo informações da PRE de Palmeira das Missões, Lairton Jorge Menin Rodrigues conduzia um Ford Escort quando trafegava sentido Liberato Salzano-Constantina, e não conseguiu realizar a curva, e acabou capotando o automóvel, vindo a cair no barranco ao lado do ginásio da comunidade de Campo Novo.

O sodado Zanon informou que Lairton, 36 anos, natural de Palmeira das Missões, e a caroneira Luciene Rodrigues Maia, 26 anos, foram encaminhado ao Hospital Comunitário de Sarandi/RS.

Condutor não possuía CNH e o veiculo estava com o IPVA atrasado. Este foi removido junto ao guincho Batalha de Palmeira das Missões.

Paredão de concreto evita tragédia

Foto: Jaison Lorencetti / Diplomata FM
Tudo terminou bem. Mas quem passava pelo local onde um caminhão tombou, pensava que tudo tinha terminado numa tragédia. Afinal, é isso o que dá de pensar quando um veículo pesado desses cai em cima de um carro. E foi o que aconteceu naquela curva fechada da entrada da Beira Rio que leva para o Bairro Santa Terezinha.

Era por volta de 9h30min, quando o condutor da Mercedes Benz, de 22 anos de idade, não conseguiu vencer a curva e o acidente acabou ocorrendo. Ele não se feriu. Silvio Fischer (57), condutor do carro, apesar de se ferir superficialmente, pode comemorar mais uma data de aniversário, pois o paredão de concreto segurou o caminhão, evitando que ele caísse totalmente sobre o automóvel.

Polícia Militar e Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) estiveram no local para controlar o trânsito. Os dois veículos envolvidos são de Brusque.

Empresário Ricardo Mann permanece internado em Passo Fundo e médicos teriam constatado lesões graves

Ricardo está internado no Instituto de Ortopedia e
Traumatologia em Passo fundo
Ricardo Klein Mann, 47 anos, sofreu um acidente de trânsito no final da tarde de sábado (11) na ERS 342 em Três de Maio.

Mann, foi internado em estado grave no Hospital São Vicente de Paulo onde ficou até a tarde de domingo, quando foi removido para o Instituto de Ortopedia e Traumatologia em Passo fundo, para receber um atendimento especializado. E segundo relatos de um familiar nesta segunda-feira, o empresário foi novamente entubado e os médicos teriam constatado várias lesões no corpo de Ricardo, sendo que as atenções estão especialmente para a medula.

Os médicos teriam relatado a família que a lesão é grave e merece toda a atenção e cuidados especiais.

Homem preso em flagrante se joga no Itaquarinchim para tentar escapar da Brigada Militar, em Santo Ângelo

Foto: Brigada Militar
Foi preso em flagrante um cidadão que estava furtando um aparelho de som em uma residência na Rua 15 de Novembro, Jardim das Palmeiras em Santo Ângelo.
.

A vítima ao chegar em casa deparou-se com o cidadão no interior do pátio com o aparelho de som onde o acusado pulou o muro e fugiu do local sendo seguido pela vítima.

Com a aproximação da BM o acusado tentou escapar pelo Rio Itaquarinchim onde foi preso e conduzido até a DP e após recolhido ao Presídio Regional de Santo Ângelo.

Homem é morto a golpe de faca na madrugada desta segunda-feira, em Santo Ângelo

Foto: Divulgação
Uma briga generalizada foi registrada na madrugada desta segunda-feira (14), em Santo Ângelo junto a uma boate localizada na RS 344, quando várias pessoas se envolveram no conflito. Na oportunidade um homem foi atingido com uma facada. Levado ao Hospital Santo Ângelo o mesmo não resistiu aos ferimentos vindo a óbito.

Em 14 de outubro de 2013, às das 02h19min, a Brigada Militar de Santo Ângelo foi acionada para  comparecer na RS 344 na Boate Delirius, onde estaria  havendo   uma briga generalizada entre várias pessoas,

 Os policiais ao chegar no  local encontraram ferido por arma branca na altura do tórax, caído ao solo  LEANDRO BISMARKE DE OLIVEIRA, sendo socorrido pela unidade de resgate do SAMU para o Hospital Santo Ângelo, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.

A brigada Militar conduziu uma testemunha para a Delegacia de Policia a fim de prestar esclarecimento dos fatos  e  informar os possíveis autores do fato. Onde foi  informado que trata-se de um individuo com ocorrências de lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo disparo de arma em via publica.

 O suspeito de ser o autor do homicídio não foi localizado ainda. Mas seguem-se diligências para sua localização.

Bancários de T. de Maio encerram greve iniciada há 25 dias

No Banrisul o atendimento é parcial (Foto: Paulo Marques)
Após 23 dias de greve, bancários de Três de Maio e região decidem aceitar a proposta da Federação dos Bancos.

Em assembleia realizada na AABB da cidade, na última sexta-feira, os trabalhadores das agências locais da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil aceitaram a proposta. Os bancos privados, como o Bradesco, também, aceitaram a proposta).

O acordo eleva para 8% (aumento real de 1,82%) o reajuste dos vencimentos, percentual abaixo dos 11,93% pedidos pela categoria, mas acima dos 6,1% propostos pela Fenaban antes da greve. Além disso, a proposta prevê reajuste de 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O acordo também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

Somente os funcionários do Banrisul rejeitaram a proposta e a agência local funciona parcialmente.

Denúncia pelo Facebook resulta em prisão em Barra do Guarita

Foto: 7º BPM
Uma denúncia pelo Facebook resultou na prisão de um homem na noite de sábado, 12, em Barra do Guarita.

Segundo o 7º BPM de Três Passos, a prisão aconteceu após a corporação receber uma denúncia pela rede social e determinar a operação policial naquele município.

Primeiramente, a operação visava apurar a informação de que vários jovens, que se deslocavam para Itapiranga, estariam promovendo desordem em Barra do Guarita.

Durante a ação policial, outra denúncia resultou na apreensão de um revólver calibre 32 e duas facas e na prisão de um indivíduo de 27 anos, que havia abandonado o armamento e fugido dos policiais.

De acordo com o 7º BPM, após registro policial na Delegacia de Polícia de Barra do Guarita, o indivíduo foi liberado em razão de o revólver estar sem munições.

Festa termina com briga generalizada no interior de Dr. Mauricio Cardoso

Briga ocorreu em Vila Pranchada
Uma festa que estava sendo realizada neste domingo, dia 13, na comunidade de Vila Pranchada, Dr. Mauricio Cardoso, na divisa com Crissiumal, terminou com briga e muita confusão.

Após alguns desentendimentos que iniciaram na parte interna do salão, onde ocorria a festa, com reunião dançante animada pela Banda Indústria Musical, muitas pessoas se envolveram na briga.

Apesar da organização do evento tentar controlar os ânimos das pessoas envolvidas na briga, não foi possível evitar a confusão, que deixou algumas pessoas feridas, com socos que foram desferidos por muitos dos envolvidos.

Um fato que foi muito questionado por parte da organização do evento e pessoas que estavam no local, foi mais uma vez a demora da BM em se deslocar até o local após várias ligações terem sido feitas. Muitas pessoas alegaram que somente após cerca de uma hora que estavam ligando para o fone 190, é que duas viaturas da BM, sendo uma de Dr. Mauricio Cardoso e uma de Horizontina, com dois policiais em cada uma, é que chegaram ao local. Neste momento, segundo populares, a confusão já estava mais calma, mas que situação pior poderia ter ocorrido, em função do grande número de pessoas que se envolveram no tumulto. Uma pessoa que estava presente no evento, que não quis se identificar questionou o porquê da demora da BM em se deslocar até o evento, devido a pouca distância da cidade de Dr. Mauricio Cardoso até Vila Pranchada.