01 março 2012

EMEIS recebem brinquedos, material pedagógico, eletrônicos e eletrodomésticos

Na EMEI Dona Dodó, as crianças ficaram encantadas com 
o material recebido  / Foto: Pato Roberto
Na manhã do dia 29 de fevereiro, o prefeito municipal, Olívio José Casali, acompanhado da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Maria Elena Naressi e do Vereador Alexandre Classman, realizou a entrega de brinquedos, livros, colchões, eletrônicos e eletrodomésticos nas Escolas Municipais de Educação Infantil.
Na EMEI Dona Dodó, as crianças ficaram encantadas com o material recebido, principalmente os brinquedos, entoaram em coro um 'muito obrigado' ao prefeito Casali e rapidamente foram utilizar as novas aquisições.
Conforme a diretora da EMEI, Dulcemar Radünz, este material é muito importante para as atividades diárias, pois isto atraí as crianças e melhora o bem-estar delas e dos professores. “Tínhamos poucos recursos e uma estrutura precária para atender as 85 crianças que frequentam nossa EMEI, mas com as melhorias realizadas desde 2009, estamos tendo boas condições para atuar”, ressalta.
Segundo a professora da EMEI Flávia Rowedder, que trabalha na EMEI há cinco anos, agora o local possuí uma estrutura fantástica, com todos os ambientes climatizados, aparelhos de áudio e vídeo, brinquedos e material pedagógico. “É uma maravilha trabalhar com estas condições, pois podemos realizar um trabalho de boa qualidade”, destaca.
Em seguida o prefeito, secretária e vereador se despediram das crianças com fortes abraços, e se dirigiram para a EMEI São Mateus, onde também foram recebidos com sorrisos e agradecimentos pela entrega do material.
Em uso da palavra, a diretora da EMEI, Dulce Saft, ressaltou que não há palavras para agradecer tudo o que já foi feito nestes três anos. “Foi uma melhora mais que considerável, pois o prefeito fez coisas excelentes para nós, o que está possibilitando melhores condições de aprendizado para nossas 74 crianças”, salienta.
De acordo com a secretária de Educação, estão sendo distribuídas entre as EMEIs cerca de 50 brinquedos grandes e mais de 1.000 pequenos, 2.000 livros de diversos modelos, 80 colchões, e para cada EMEI está sendo entregue um  liquidificador industrial, um computador, uma impressora, um exaustor, um lava-jato, um rádio, uma televisão, um DVD com karaokê, câmeras de segurança e outros materiais.
Para o prefeito Casali, tudo o que está sendo entregue às EMEIs é para proporcionar melhores condições de aprendizado para as crianças e para que os funcionários se sintam realizados em seu trabalho. “A educação é uma das nossas principais bandeiras, e, para possibilitar um ensino de qualidade, os educandários devem estar bem equipados para oferecer boas condições de aprendizagem e recreação, como está sendo proporcionado agora”, assevera.

Secretaria de Desenvolvimento Social capacita profissionais

A atividade aconteceu na sede da Associação do Municípios 
do Grande Santa Rosa
Nesta terça-feira, 27 de fevereiro, a Administração Municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social realizou uma capacitação para toda a equipe que atua diretamente com os usuários da Assistência Social. Participaram do encontro as equipes completas dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, instrutoras de cursos, as Assistentes Sociais da Fundação Municipal da Saúde, Secretaria de Habitação e Fazenda, e representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
A atividade contou com a assessoria de Gicélia Barbosa Carvalho, membro titular da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Sistema Único da Assistência Social do RS/2011 que abordou temas referentes às perspectivas e desafios na implantação do Sistema Único de Assistência Social em Santa Rosa. Gicélia ressaltou que o SUAS é um projeto recente no país e que todos os municípios estão buscando adequação física e de pessoal para atender toda a demanda.
Num segundo momento os participantes foram divididos em grupos para deliberarem sobre quatro assuntos: a estrutura do SUAS em nosso município, a Identificação dos Territórios com maior vulnerabilidade social, a integração das diversas ações das políticas sociais e como agregar as outras políticas institucionais para erradicação da miséria no município.
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Terezinha Krolikowski, o diagnóstico realizado em grupos foi muito importante e servirá para nortear os serviços prestados na área da Assistência Social. “Este momento foi muito produtivo, principalmente pela troca de experiências e pela oportunidade que os participantes tiveram em colocar seus anseios e auxiliar com sugestões para melhorar a qualidade do atendimento do SUAS em Santa Rosa”, destaca.
Participaram do encontro 44 dos 50 profissionais da área de Assistência Social do município. “Contribuir na qualificação do atendimento em todas as áreas e setores da área social. Considerando que o nosso município tem o compromisso de executar políticas públicas do Governo Federal, Estadual e Municipal para, gradativamente, diminuir as situações de pobreza no município é um dos nossos desafios”, afirma Terezinha.
Para a Assistente Social do CRAS de Cruzeiro, Tatiane da Silva Dahmer, “momentos de capacitação como esses para os trabalhadores do SUAS e demais setores envolvidos com a área social, são uma forma de aprimorar conhecimento e construir  propostas para a implementação efetiva de um sistema único de assistência social que garanta o direito da população que encontra-se em situação de vulnerabilidade social do município”. Ela ressalta ainda que este encontro foi de fundamental importância na medida em que cada trabalhador envolvido com a realidade social, pode contribuir para a elaboração de propostas efetivas para o atendimento qualificado e eficiente do usuário que procura a política de atendimento do SUAS.

Motorista de ônibus é morto durante assalto em São Borja, RS

Disparo acertou a cabeça do motorista do ônibus 
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Um motorista de ônibus de 51 anos foi morto durante um assalto no Bairro do Passo, em São Borja, no Sudoeste do Rio Grande do Sul. O crime ocorreu pouco depois das 21h de quarta-feira (29). Segundo a Brigada Militar, o condutor demorou a entregar um aparelho de telefone celular, o que motivou o disparo que acertou a região da cabeça.
Foi o cobrador do ônibus que prestou depoimento à Polícia Civil. Ele também fez a descrição dos criminosos, que ainda não foram encontrados. O veículo de transporte coletivo foi invadido por três jovens armados, que pegaram dinheiro com o cobrador e um relógio. Dois passageiros relataram que os assaltantes embarcaram em frente a uma escola. O ônibus ainda andou algumas quadras antes do anúncio do assalto, seguido do disparo.

Instalação da Academia Aberta na Praça Henrique Becker Filho

Foto: Pato Roberto
Nesta semana, a Praça Henrique Becker Filho, popularmente conhecida como Praça da Bandeira, começou a receber os equipamentos da academia aberta, que possuí como principal objetivo estimular a prática de atividades físicas para adultos e idosos.
Conforme o prefeito municipal, Olívio José Casali, em análise das obras da Praça juntamente com o empreiteiro responsável, se constatou a possibilidade de inauguração da revitalização no dia 3 de maio. “Examinamos o palco, os sanitários, a praça esportiva, a academia que está sendo implantada, e fizemos uma segmentação em toda a estrutura da licitação”, informa.
De acordo com o prefeito, após diversas décadas a reformulação da Praça Henrique Becker Filho se fez necessária, pois grande parte da estrutura estava comprometida, representando riscos à população. “A Administração Municipal entendeu de oferecer o respeito, dignidade e amor da família tresmaiense pelo local, oferendo uma ampla e moderna estrutura para possibilitar à comunidade lazer e entretenimento, transformando também, a Praça da Bandeira no novo cartão postal de Três de Maio”, destaca.
Além da academia aberta, a remodelação da Praça da Bandeira compreende palco de apresentações e eventos, banheiros públicos com fraldário, playground infantil com dois ambientes, pista de caminhada, área de estar e pista de skate. A quadra de esportes também ganhará um novo visual, sendo que toda a obra terá cerca de R$ 400 mil em investimentos, provenientes do Ministério do Esporte e de  contrapartida da Prefeitura Municipal.
Segundo o prefeito Casali, no dia do aniversário do município, 3 de maio, também será inaugurada a revitalização do Palácio Municipal, que passou por uma remodelação interna e pintura externa, para valorizar a edificação, que é um patrimônio de todos.

Classmann levará debate sobre a cadeia produtiva do leite para Santa Rosa

Classmann quer discutir com entidades ligadas 
ao setor o aumento da produtividade
(Foto: Viviane Dreher)
Uma audiência pública sobre a cadeia produtiva do leite gaúcha movimentará Santa Rosa, no dia 4 maio, dentro da programação da Feira Nacional da Soja (Fenasoja). Na manhã desta quinta-feira (01/3), a Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa (CAPC) aprovou, por unanimidade, o requerimento do líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann. "O tema já será discutido na AL, mas queremos levar para outros municípios o debate sobre o aumento da produtividade e quais as formas para viabilizar isso, em um trabalho em conjunto com os governos, entidades e sidicatos ligados ao setor", afirmou o parlamentar.
Segundo Classmann, o Estado já é considerado um grande produtor de leite, com 7,5 litros vaca/dia, mas há potencial para o crescimentos destes números. Na região Noroeste, por exemplo, cada animal produz, em média, 15,5 litros por dia. "Temos muito trabalho pela frente, com investimentos em sanidade, manejo e melhoramento genético", afirmou o deputado, que é vice-presidente da CAPC.
A iniciativa é resultado da viagem realizada pela missão gaúcha à Galícia, na Espanha, no mês de janeiro, da qual Classmann fez parte. A Galícia é considerada uma das maiores produtoras de leite e produtos lácteos do mundo, reconhecida pela tecnologia aplicada, com mais de 33 litros vaca/dia.

Fenasoja divulga mais cinco atrações e compõe grade de shows da 19ª edição

Dos 10 dias de feira, oito terão atrações musicais para 
visitantes e expositores da Feira Nacional da Soja 2012. 
Guilherme e Santiago vão se apresentar no dia 02 de maio
A 19ª Feira Nacional da Soja – Fenasoja 2012 anunciou na tarde desta quarta-feira, 28 de fevereiro, através de suas Redes Sociais - Facebook e Twitter – mais cinco atrações que finalizam a composição da sua grade de shows. Realizada em 10 dias, de 27 de abril a 06 de maio de 2012, em oito dias atrações musicais irão animar visitantes e expositores da maior multifeira do interior do Estado.
O primeiro show anunciado foi Paulinho Cardoso. O artista gaúcho desenvolve um trabalho instrumental, com a finalidade da reprodução fiel da música popular e regional gaúcha e brasileira. Com a sonoridade particular obtida do acordeon, Paulinho Cardoso oferece um repertório que passa por todos os ritmos brasileiros, do samba ao chorinho, do forró ao frevo, ao baião, sem excluir ritmos gaúchos e internacionais como jazz, tango, valsa e vaneirão. O show de Paulinho Cardoso será no dia 29 de abril, primeiro domingo de feira.
A segunda atração anunciada foi Chimarruts. A banda de reggae gaúcha já conhecida na região vem para a Fenasoja com os sucessos ‘Do Lado de Cá’; ‘Quando o Amor Bate a Porta’; e com o novo single que esta fazendo sucesso em rádios de todo o Estado ‘Em Busca da Fé’. O show da Chimarruts ocorre no dia 28 de abril, primeiro sábado de Fenasoja.
A terceira atração também é gaúcha, o casal Claus e Vanessa estreiam no palco da Fenasoja. Com contrato recente fechado com a gravadora Som Livre, a dupla traz o show gravado para compor o primeiro DVD ‘Claus e Vanessa Ao Vivo’. No palco, sucesso como ‘Amor se você foi embora’ e ‘Summer Love/Medo de amar’. O show ocorrerá na segunda sexta-feira de Fenasoja, dia 04 de maio.
O quarto anúncio é uma atração nacional. Para atender aos pedidos de um show de rock na Fenasoja, a Comissão Central traz Raimundos, uma das grandes atração do Rock in Rio 2011, agora em Santa Rosa. Com sucessos como ‘Mulher de Fases’, a banda de rock de Brasília se apresenta no palco da Fenasoja no dia 05 de maio, último sábado de evento.
E a quinta atração anunciada na tarde desta quarta-feira pela Fenasoja, nas redes sociais, é mais um show nacional, que será o mega-show da 19ª Fenasoja. A dupla sertaneja Guilherme e Santiago. Mérito de sucesso na música sertaneja, a dupla comandava o programa Terra Nativa, da Rede Bandeirantes de Televisão, onde recebia ícones da música sertaneja. Com novo CD e DVD lançado no começo deste ano, a dupla traz sucessos como ‘Bolo Doido’ e ‘Triste e Alegre’. O mega-show da 19ª Fenasoja ocorrerá no dia 02 de maio, quarta-feira.
Confira a grade completa de show da 19ª Fenasoja:
- 27/04 – Luis Carlos Borges e Careca
- 28/04 – Chimarruts
- 29/04 – Paulinho Cardoso
- 30/04 – Latino
- 01/05 – Grupo Tholl
- 02/05 – Guilherme e Santiago
- 04/05 – Claus e Vanessa
- 05/05 - Raimundos

Sindicato dos Metalúrgicos teme novas demissões em Santa Rosa

Foto: Divulgação - PMN
Em entrevista a Rádio Colonial, na tarde desta quarta-feira, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa, Janir César Morais Lino, demonstrou preocupação com a demissão de 55 trabalhadores da fábrica de colheitadeiras AGCO. As demissões seriam resultado da redução nas vendas de colheitadeiras, devido à estiagem que afeta o Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte da Argentina.
O temor do sindicato é que a redução na produção de máquinas agrícolas provoque demissões nas metalúrgicas que fornecem componentes para a multinacional. Lino disse que algumas das chamadas sistemistas, também, já começaram a fazer cortes no quadro de funcionários em razão da previsão de recuo na produção: “A expectativa é que o cenário mude no segundo semestre deste ano”, afirmou.
Janir Lino Morais Lino afirmou que diante das dificuldades a empresa se esforçou e manteve quase metade do quadro que inicialmente seria demitido. Lino diz que as demissões chegariam a 100 caso a multinacional não tivesse readequado funcionários de manufatura em outros setores.
No dia 8 de março, os trabalhadores farão as rescisões na sede do sindicato. A entidade deve buscar novos postos de trabalho para os metalúrgicos.

Vento derruba outdoor sobre veículo e causa uma morte em Porto Alegre

Destroços de outdoor atingiram passageiro de carro em 
Porto Alegre (Foto: Carlos Macedo/Agência RBS)
O temporal que atingiu boa parte do Rio Grande do Sul na tarde desta quarta-feira (29) causou pelo menos uma morte. Em Porto Alegre, um outdoor derrubado pelo vento atingiu um veículo e matou um dos ocupantes, segundo o 20º Batalhão da Brigada Militar.
O acidente ocorreu no final da tarde, na Avenida Assis Brasil, no Bairro Sarandi, próximo da cidade de Cachoeirinha. A vítima, de 77 anos, estava no banco do passageiro quando foi atingido por destroços da placa de publicidade, que estava fixada no lado oposto da via. O motorista e outra passageiratambém sofreram ferimentos e foram atendidas pela Samu.
Mais cedo, pelo menos dois aviões da empresa Webjet foram obrigados a arremeter no Aeroporto Salgado Filho por causa temporal. Em nota, a companhia informou que os voos 6741 e 5738 foram deslocados para Curitiba e Florianópolis, respectivamente, em segurança. O aeroporto ficou fechado por cerca de uma hora e foi reaberto às 18h25.
 Estragos no interior
A chuva chegou ao sul na madrugada desta quarta, causando forte chuva em Bagé. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o aeroporto registrou rajadas de 88 km/h. O forte vento destelhou duas escolas e virou um motorhome na estrada. Em Caçapava do Sul, o Inmet registrou vento de 104 km/h.
Falta de luz no estado
O temporal também deixou pelo menos 214 mil clientes sem energia elétrica no estado, segundo as empresas. Foram afetadas 136 mil residências na área da Compania Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em Porto Alegre e Região Metropolitana. Na área de concessão da AES Sul são 60 mil clientes sem luz, diz a empresa. A RGE tem problemas em 18 mil residências em Cachoeirinha, Gravataí e Glorinha.

Governador em exercício do Estado estará presente na FEINTECH

Grill participará da reunião dos prefeitos da Associação  dos 
Municípios da Região Fronteira Noroeste
O Vice-Governador do Estado, Beto Grill, estará na FEINTECH - Feira Internacional de Tecnologia em Horizontina, nesta sexta-feira (02/03). Ele estará no cargo de Governador do Estado, visto que Tarso Genro estará na Alemanha.
Grill participará da reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Fronteira Noroeste (AMGSR), que será às 14 horas no prédio Rosa de Lutero, Campus FAHOR, ao lado do Parque de Exposições, e depois participará da Abertura Oficial da Feira, às 16:30 horas. A abertura também contará com a presença do Secretário de Estado de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento, Luis Carlos Busato, do Secretário de Ciência e Tecnologia Cléber Prada Nove, Gerente da Fábrica da John Deere Brasil unidade Horizontina Jesus Garrido, entre outras.
Na reunião da AMGRS, terá também a presença (além dos 20 prefeitos que compõem a associação), de Deputados Estaduais e Federais, e serão debatidas estratégias para o desenvolvimento regional, momento no qual os prefeitos falarão das principais necessidades e potenciais, pedindo o apoio dos seus representantes para alavancar projetos que visem o desenvolvimento. Cerca de 70 autoridades já confirmaram presença no evento.

Festa grená: Caxias derrota o Novo Hamburgo e conquista a Taça Piratini

Lateral Fabinho, do Caxias, e volante Marcio Hahn, do Noia, 
disputam lance (Foto: Porthus Junior/Agência RBS)
Não havia Grêmio nem Inter, mas o Interior soube honrar a inédita decisão da Taça Piratini sem a estrelada presença da dupla Gre-Nal. Após 90 minutos recheados de tensão, alternativas e o empate em 1 a 1, o Caxias bateu o Novo Hamburgo nos pênaltis, por 3 a 2, e conquistou o primeiro turno do Gauchão na noite chuvosa desta quarta-feira, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Novamente, assim como ocorrera diante dos gremistas, a equipe da Serra contou com o brilho de Paulo Sérgio para agarrar uma das cobranças decisivas.
Fora de campo, o Caxias também conseguiu destaque. Só que no apressado mundo das redes sociais. Virou um dos assuntos mais comentados do Twitter após o volante Mateus, que errou a única cobrança da equipe, se confundir e afirmar que "só bate quem erra". Prato cheio para uma nova hashtag ganhar a web e virar hit virtual.
Gafes à parte, com o troféu inédito aninhado nos braços, o Caxias já está garantido na grande decisão do estadual, ficando à espera do campeão da Taça Farroupilha. Se o time grená também vencer o segundo turno, assegura o Gauchão 2012 de forma antecipada. O último título estadual do Caxias ocorreu em 2000, sob comando do técnico Tite.