04 abril 2011

Comunidade da linha Salto reabriu salão comunitário

Guilherme Canal RBS TV Santa Rosa
Nesta terça-feira, 05 de abril, completa um mês do acidente que matou 29 pessoas na BR 282 em Descanso, em Santa Catarina. A maioria das vítimas era de linha Salto, interior de Santo Cristo.
Os moradores da pequena localidade rural aos poucos tentam voltar à rotina normal.
Um mês depois da tragédia, a tristeza continua muito presente as famílias de linha Salto. A dona-de-casa Romilda Berg dos Santos foi poucas vezes no cemitério onde estão enterrados a filha e o genro, porque não consegue se conformar com o que aconteceu.
- Está cada vez pior para mim. Eles sempre iam lá em casa no fim de semana. Parece que estou vendo ela vindo, chegando lá em casa. Eu era feliz e não sabia – comentou Romilda.
Já o agricultor Miguel Afonso Kuhn sente falta do filho para colher a soja. O herdeiro era responsável por todo o trabalho nesta época do ano.
- Me aposentei agora que ia começar aproveitar a vida um pouco, acabou tudo. Eu tenho essas terras lindas, pensei que o filho ia tocar e agora fica o pai e morre o filho, não sei o que fazer; Vizinhos quase não temos mais, morreram – conta o agricultor.
Mesmo com tanta dor e desânimo, o trabalho não pode parar na lavoura do Seu Miguel.
- Tem que estar junto, não tem o que fazer, falta gente. Pessoas que entendam da máquina – explica o agricultor Jair dos Santos.
Mesmo com tantas dificuldades, os moradores de Santo Cristo mostram que querem que a rotina volte ao normal.  Neste fim de semana foi reaberto o salão comunitário da linha Salto. Ele é o principal ponto de encontro dos agricultores para jogos, como o bolão.
Foi pela paixão por este esporte que o grupo viajou ao Paraná, para uma confraternização com amigos de Marechal Cândido Rondon. Nos primeiros jogos, não se viu comemoração com os pinos derrubados, uma jogada bem feita na bocha ou no bolão. A quadra de futsal ficou vazia.  Sinais que demonstram a falta de quem morreu na viagem.
- Uma tristeza só de entrar, chegar e não encontrar os companheiros. Pelo menos 15 dos que sempre estavam por aqui se foram – lamenta o agricultor Adilo Faccin.
Por lá estavam pessoas  que foram na viagem e se salvaram.Entre eles, o vice-presidente da sociedade que vai assumir a coordenação a partir de agora.  Quatro líderes da comunidade de linha Salto morreram na tragédia.
- Vamos completar a diretoria, convidar mais pessoas. Por enquanto vamos só abrir a copa. Promoções e bailes só mais adiante. Queremos continuar os projetos do nosso presidente – comentou o vice-presidente Adelmo Miguel Kraemmer, que também estava no acidente e perdeu vários parentes.
A vontade de levar a vida adiante vai fazer voltar a alegria para este salão e aos agricultores da linha Salto.

Faltou qualificação para o médico, afirma diretor de hospital sobre a morte do bebê de 6,8 quilos

Recém-nascido deveria ter sido levado
a uma UTI neonatal
Para o diretor-técnico do Hospital Santo Ângelo, Edison Vargas, o bebê Junior César Rodrigues Moreira não teria morrido se o clínico-geral de Porto Xavier tivesse transportado a criança logo após o parto. O bebê, de 6,8 quilos, teve insuficiência respiratória, mas não pôde ser transferido para um hospital com UTI neonatal e morreu na madrugada de sábado.
ZH: Há um erro no caso da morte do superbebê?
Vargas: Faltou qualificação profissional para o médico de Porto Xavier, um bebê daquele tamanho não pode ser considerado saudável. A criança deveria ter sido transportada para uma UTI neonatal logo após o nascimento.
ZH: O médico da UTI neonatal não permitiu o transporte em uma ambulância básica. Na sua opinião, ele agiu certo?
Vargas: Fez exatamente o que manda a resolução do Conselho Federal de Medicina.

De terno e gravata, assaltantes fazem reféns e levam R$ 500 mil de banco em Novo Hamburgo

Quadrilha rendeu o gerente e um vigilante no
momento em que chegavam na agência, por 
volta das 7h
Foto:Ricardo Fuchs / Especial
Vestindo terno, gravata e óculos escuros, quatro homens armados com metralhadora, granada e pistola assaltaram na manhã desta segunda-feira uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O crime ocorreu na Rua Bartolomeu de Gusmão, uma das mais movimentadas do bairro Canudos. Além de fazer clientes e funcionários reféns por cerca de três horas, o grupo teria roubado R$ 500 mil.
Segundo a Brigada Militar (BM), a quadrilha rendeu o gerente e um vigilante no momento em que chegavam na agência, por volta das 7h. Eles permaneceram no interior do banco até as 10h. Durante as três horas, clientes e funcionários que ingressavam no local eram levados para uma sala e mantidos reféns.
Conforme o relato do gerente do banco aos policiais militares, os assaltantes conseguiram abrir o cofre central da agência, além de cinco caixas eletrônicos. A estimativa é de que tenham levado em torno de meio milhão de reas.
Antes de deixarem a agência, os criminosos pediram para que os reféns permanecessem na sala. Em função disso, não identificaram o veículo usado pela quadrilha.
Segundo a BM, ninguém foi ferido na ação.

Vereador horizontinense se contradiz ao tentar explicar cursos em SC

Ver.Pestana se contradiz ao tentar
explicar cursos em SC
O vereador Gerson de Moura, o "Pestana" do PDT de Horizontina, participou de curso em Chapecó SC, no final de fevereiro deste ano. Pestana viajou sozinho para SC com diárias e o veículo da Câmara de Vereadores. Após seu deslocamento, houve a informação de que ele iria participar de forma simultânea do Congresso de Legislativos Municipais e de um Curso particular para Corretor de Imóveis na UNOESC. Após seu retorno, em entrevista ao Jornal Vera Cruz 1ª Edição, no dia 03 de março, Gerson de Mora foi enfático ao ser questionado se confirmava a informação de que teria participado também de um curso de corretor de imóveis no mesmo período:"confirmo sim esta informação, pois sempre que participo de qualquer curso fora, procuro me especializar e me preparar para o futuro, pois já fiz vários cursos. Enquanto alguns vão tomar cerveja a noite eu procuro fazer algum curso", frisou. O vereador inclusive afirmou o horário que foi o curso de corretor de imóveis:"nao tem como sair de um curso e ir para o outro, porque o Curso de Corretor de Imóveis eu fiz na UNOESC no horário das 7 às 10 horas da noite", disse ele. Em contato mantido com os instrutores do referido Curso de Corretor de Imóveis em SC, obtivemos a informação de que o curso é ministrado somente em horario de expediente, ou seja, durante o dia. Com isto,o vereador Gerson ao conceder novamente entrevista sobre o assunto, tentou justificar de outra forma o que havia dito na primeira entrevista, mas acabou se contradizendo:"nao falei que o curso era a noite, eu disse que era depois do horário, mas do horário do Curso de legislativo e não depois do horário de expediente", afirmou o vereador. No entanto, ficou clara a contradição do vereador, uma vez que foi reproduzida a entrevista concedida dia 3 de março, na qual ele cita que realizou um Curso de dia e outro a noite.É importante frisar que o vereador viajou com diárias e veiculo da câmara, para realizar Curso do Legislativo e não de ordem particular no mesmo horário como ocorreu. O uso de dinheiro público em benefício próprio, pode ser caracterizado como improbidade administrativa.

Crea quer cassar registro profissional de ex-coordenador do Daer

Paulo Aguiar, ex-coordenador do Daer, foi
preso em 18 de março a pedido do Ministério
Público
Foto:Marcelo Silveira / Especial
O ex-coordenador do Daer Paulo Aguiar,preso em 18 de março, poderá ser impedido de exercer a profissão de Engenheiro Eletricista. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-RS) decidiu encaminhar o pedido à Comissão de Ética Profissional após as denúncias de envolvimento em fraudes em licitações para instalação de pardais em rodovias gaúchas.
A notificação do Conselho foi enviada diretamente  ao Presídio Central, onde Paulo Aguiar se encontra. O presidente do Crea-RS, Luiz Alcides Capoani, abriu o processo no dia que o ex-coordenador foi preso.
— Diante da gravidade e repercussão dos fatos, o processo receberá bastante atenção do Conselho. A Comissão de Ética pode acatar ou não o pedido de cassação do registro profissional, mas provavelmente vai acatar — adiantou o presidente.
O ex-coordenador é acusado de má-conduta pública, descumprimento de deveres do ofício e utilização de privilégio profissional para benefício particular. Capoani afirma ainda que ele poderá ser punido primeiro com uma advertência reservada, depois uma advertência pública e, em última instância, restrição do exercício profissional.
Paulo Aguiar foi preso preventivamente a pedido do Ministério Público. Ele seria reincidente em fraudes, após já ter sido denunciado em 20 de dezembro na 5ª Vara Criminal de Porto Alegre por peculato e crimes licitatórios envolvendo a empresa Engebras, que fabrica controladores. As fraudes foram flagradas por uma reportagem investigativa realizada pela RBS TV  e exibida no programa Fantástico, da TV Globo.

Inscrições abertas para Cursos de pós-graduação na SETREM

As aulas terão inicio dia 20 de maio
Encerram no dia 30, as inscrições para os quatro cursos de pós-graduação da SETREM: Governança e Melhores Práticas em TI; MBA em Gestão de Marketing e Comunicação – 4ª Edição; Psicopedagogia: Abordagem Clinica e Institucional e Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal.
As aulas terão início no dia 20 de maio e ocorrem sempre às sextas-feiras, no período da noite e aos sábado, manhã e tarde.  Os cursos contam em média com 400 horas/aulas.
A SETREM há 20 anos oferece cursos de pós-graduação à comunidade regional, sendo reconhecida em nível nacional. Os professores são altamente qualificados, atuam em ambiente interativo, onde profissionais de áreas distintas do saber convivem e trocam experiências, valorizando o desenvolvimento inter-pessoal, necessário em nossos dias.
Interessados podem obter informações pelo e-mail: pos@setrem.com.br Egressos do Ensino Superior da SETREM não pagam taxa de inscrição.

Corpos estão entre novos destroços de avião da Air France

Corpos estão entre novos destroços de 
avião da Air France. Veja mais fotos 
Crédito: Alexandre Severo / AFP / CP
A rede BBC noticiou, nesta segunda-feira, que foram encontrados corpos dos passageiros do voo 447 da Air France dentro de parte da fuselagem localizada nesse domingo.  A aeronave caiu durante um voo entre Rio de Janeiro e Paris, em 1º de junho de 2009. O acidente aéreo  provocou a morte de 228 pessoas.
A divulgação foi feita pela ministra francesa dos Transportes, Nathalie Kosciusko-Morizet. Segundo ela, os corpos  poderiam vir a ser identificados. De acordo com o ministro dos Transportes da França, Thierry Mariani, a caixa-preta, porém, ainda não foi achada. Em entrevista à rádio France-Info, o ministro não deu detalhes sobre o número de corpos e suas identidades. Segundo ele, mais informações serão divulgadas somente aos familiares. "Esta quarta campanha de buscas nos permitiu localizar motores, equipamento de pouso e partes da asa. É um sinal muito positivo, porque finalmente nós seremos capazes, talvez, de descobrir a verdade", afirmou Mariani.
O avião desapareceu dos radares na noite de 31 de maio de 2009 (pelo horário brasileiro). Na primeira fase de buscas foram localizados 50 corpos, junto com mais de 600 pedaços do avião. Desde então, não haviam sido localizados mais corpos nem destroços. A causa exata do acidente também nunca foi esclarecida. Analistas alertam que, sem os registros do voo, a causa da queda pode continuar incerta.
Destroços
Os destroços foram encontrados a cerca de 4 mil metros de profundidade, segundo Martine Del Bono, porta-voz da agência de investigação de acidentes aéreos da França (BEA, na sigla em francês). Segundo ele, a descoberta foi feita por robôs submarinos da equipe de buscas do navio Alucia.
Bono acrescentou que espera encontrar as caixas-pretas nas "próximas semanas". No entanto, mesmo que elas sejam encontradas, não é possível afirmar que elas estejam em condições de uso, já que passaram dois anos submersas.
A Air France e Airbus financiam as novas buscas, iniciadas no mês passado e com um custo estimado de US$ 12,5 milhões. Cerca de US$ 28 milhões já foram gastos nas três rodadas anteriores de buscas. A busca abrange uma área de 10 mil quilômetros quadrados. As duas companhias são alvo de acusações preliminares da justiça francesa devido ao acidente. As informações são da Associated Press
Achados podem mudar rumos da investigações
Até o momento, o Escritório de Investigações e Análises (BEA) considera que a falha das sondas de velocidade era um dos elementos que explicam o acidente, mas que esta pode não ser a única causa da catástrofe. As sondas chamadas de Pitot, fabricadas pela francesa Thales, tinham problemas de congelamento em altas altitudes, que as tornavam inoperantes.
Os destroços – partes da asa e o motor – foram encontradas por submarinos de cerca de quatro metros de comprimento. Após indicarem a presença dos objetos, o equipamento realizou um segundo mergulho, desta vez com uma câmera para a confirmação.
O BEA iniciou no dia 25 de março uma quarta fase de buscas no mar para encontrar os destroços. A nova fase de buscas foi iniciada em uma zona de 10 mil quilômetros quadrados – o que equivale a um raio de 75 quilômetros em torno da última posição conhecida do voo AF 447.

Em Santa Rosa, secretário da Educação diz que vai reconstruir os espaços pedagógicos

Após o encontro, Azevedo esteve
reunido com representantes das 
universidades da região
A manhã desta sexta-feira (1º) iniciou embalada pelas lindas vozes do Coral da Elo - O som do coração, de Santa Rosa. A apresentação foi realizada no Encontro da Educação que reuniu o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, deputados, prefeitos, representantes das universidades, secretários municipais, vereadores, diretores e professores da região, e aconteceu no Centro Cívico Municipal Antônio Carlos Borges.
A coordenadora da 17ª Coordenadoria Regional da Educação (CRE), Ilse Bamberg falou sobre participação, diálogo e interação entre os professores, diretores, funcionários, pais e alunos. "Vamos avaliar e queremos ser avaliados. Assim poderemos construir o processo participativo, em que todos sejam ativos nesse novo tempo da Educação."
Azevedo levou em seu discurso os objetivos de sua gestão, apresentou as perspectivas para os próximos quatro anos, e conheceu de perto as demandas da região. No breve relato que fez sobre a Secretaria, descreveu a situação da Seduc no início de sua gestão. "Encontramos um quadro não muito positivo. Temos uma instituição que trabalha com transferência de responsabilidade, sistemas não informatizados e muita burocratizada Ao contrário disso, estamos buscando a reconstrução dos espaços de elaboração pedagógica, em que a capacidade intelectual de cada indivíduo é valorizada", defendeu.
Na concepção administrativa, o secretário defende a eficiência da gestão democrática, com a inteligência de todos, em todos os atos. "A participação e sinergia das inteligências dos indivíduos é que constrói a democracia". Para ele, o grande espaço da democracia é o conselho escolar, como órgão que representa as comunidades escolares.
De acordo com o chefe da pasta da Educação no Estado, a reestruturação curricular também é uma questão que precisa ser avaliada. "Trabalhamos com o mesmo sistema há mais de nove anos. Precisamos nos modernizar, nos readaptar, respeitar os momentos da criança. O ciclo de alfabetização proposto pelo MEC, por exemplo, trata o pequeno estudante como aprendiz e não como um fracassado. No mesmo sentido, teremos de refletir sobre o restante do Ensino Fundamental", explicou.
O prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconci, os deputados Jefferson Fernandes (estadual) e Elvino Bohn Gass (federal) acompanharam as atividades.
Reunião com reitores
Após o encontro, Azevedo esteve reunido com representantes das universidades da região. O secretário pretende, em parceria com as universidades públicas e comunitárias, criar mestrados profissionais para os professores da rede pública. A ideia é que os professores façam estudos e pesquisas sobre suas experiências concretas, do cotidiano das escolas. As universidades formatarão um documento apresentando as possibilidades de cada entidade, para que iniciem os projetos o mais breve possível.
Participaram do encontro o Instituto Federal de Farroupilha, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Regional do Noroeste do RS, Universidade Aberta do Brasil - Três de Maio, Sociedade Educacional de Três de Maio, Faculdade de Horizontina, Fundação Educacional Machado de Assis, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões de Santo Ângelo.

Soluty é a Agência da 4ª Expocruzeiro

Soluty é a Agência da 4ª Expocruzeiro
A comissão organizadora da 4ª Expocruzeiro oficializou, no fim de março, a escolha da agência de propaganda que irá trabalhar pelo evento.  A Soluty Comunicação foi a agencia escolhida, e tem a partir de agora, o desafio de desenvolver o conceito e a campanha publicitária desta edição.
O objetivo dos organizadores e da agência é consolidar o evento como um dos mais importantes de Santa Rosa e região. Participaram da reunião o presidente Luis Girardon, o tesoureiro Teófilo Chichoki, os integrantes da comissão de comunicação social José Roberto Oliveira, Luis Carlos Wolkmer e Robson Girardonn e pela Soluty, Odair Bernard e Ricardo Almeida. Os representantes da Agência demonstraram orgulho em assumir mais um evento, este ano, e prometeram a mesma dedicação e criatividade demonstradas nas campanhas da Fenasoja, Expoagro e Hortigranjeiros, entre outras.
De acordo com o presidente da Feira, Luis Girardon, “Com a contratação da agência, logo o evento terá sua identidade visual e os materiais de divulgação, assim, faremos uma ampla divulgação para toda a comunidade regional”. A 4ª Expocruzeiro será realizada de 5 a 10 de agosto, na semana em que Santa Rosa comemora 80 anos.

Galinha choca donos ao 'mudar de sexo'

Donos rebatizaram Gertie de Bertie
após as mudanças
Um casal do interior da Grã-Bretanha se surpreendeu ao descobrir que uma de suas galinhas havia parado de botar ovos, desenvolveu uma crista e começou a cantar como um galo.
Gertie era uma das duas galinhas mantidas pelo casal Jeanette e Jim Howard, de 79 e 76 anos, perto de Huntingdon, no condado de Cambridgeshire.
Segundo Jeanette, as galinhas haviam produzido menos ovos que o normal durante o inverno, mas Gertie então parou totalmente e desenvolveu características masculinas.
Segundo a veterinária Marion Ford, especialista em aves, mudanças aparentes de sexo em galinhas não são incomuns.
A situação seria verificada em uma a cada 10 mil aves do sexo feminino.
Segundo Ford, fungos encontrados na ração estocada para as galinhas podem ter o efeito de hormônios sintéticos.
Encorpada
Jeanette Howard disse ter começado a notar as mudanças na aparência de Gertie há poucos meses, quando ambas as aves estavam trocando de penas.
'Eu pensei que a Gertie tinha passado aquela fase muito bem. Ela ganhou muito mais penas e eu notei que ela também ficou mais encorpada. A Gertie parecia muito saudável', afirmou.
Ela diz que a galinha então desenvolveu um papo característico dos galos e sua crista ficou bem maior do que era.
A galinha também começou a andar empertigada no entorno do galinheiro e pelo jardim, com uma atitude diferente.
'Então alguns dias depois a ouvi tentando cantar. Ela não conseguia fazer direito no início, mas progrediu bem e agora realmente canta muito bem', disse a dona.
Jeanette diz não estar segura agora se Gertie realmente mudou de sexo. 'Mas para todos os efeitos, ela agora é um galo', afirmou ela, que rebatizou o animal de Bertie.

Com 30% da soja colhida no RS, produtores trocam grãos por insumos para safra 2012

Gaúchos estão optando pela modalidade
que garante estabilidade de preço
Com cerca de 30% da safra de soja colhida no Estado, produtores estão adotando uma modalidade de compra antecipada para garantir estabilidade de preço para o próximo plantio. 
A prática, que consiste em estabelecer um valor fixo pela commodity e trocar o grão por insumos, é mais comum com o trigo, mas agora começa a se popularizar com a principal cultura agrícola do Rio Grande do Sul.
É o caso do produtor Carlinhos Gianluppi, que planta 350 hectares em Boa Vista do Cadea­do. Animado pelo bom preço, trocou três mil sacas de soja pela mesma quantidade de adubo para a próxima safra de verão.
— Foi ótimo. Troquei um saco de soja por um de adubo, que custa em média R$ 52. Está no preço — afirma.
Estratégia também é utilizada em cooperativas
Em Cruz Alta, a modalidade de troca já é responsável por 35% dos negócios com a soja na Marasca Comércio de Cereais – no caso do trigo, esse percentual chega a 70%. 
Segundo o gerente comercial da empresa, Odarlei Hefle, o diferencial nesse tipo negócio é que o produtor, antes mesmo do plantio, consegue quantificar o volume de grãos que precisará para custear a lavoura, independentemente da variação de preços até a colheita.
— É uma forma de garantir a liquidez do grão, mesmo quando ele apresenta incertezas quanto à comercialização — destaca Hefle.

Morte de bebê de 6,8 quilos acende alerta para precariedade do SUS

Schentko (esquerda) diz que, se tivesse outra
chance, transferiria o bebê e veículo sem
especificação
Foto:wagner machado / agencia rbs
Envolta por estrutura deficiente de atendimento e entraves burocráticos, aa morte do bebê Junior César Rodrigues Moreiraem Porto Xavier, no noroeste do Estado, revelou a carência de leitos de UTI neonatal e de ambulâncias equipadas no interior gaúcho. Nascido às 14h de sexta-feira com 6,8 quilos, ele morreu 14 horas depois, por problemas respiratórios. O quadro foi detectado após o parto e agravou-se três horas depois. A ambulância com UTI neonatal enviada para transferir o bebê a Santo Ângelo chegou tarde demais.
De acordo com a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, que abrange 25 municípios, o hospital mais próximo com UTI neonatal para atender o bebê seria o de Santo Ângelo, a 131 quilômetros. O leito foi obtido por intermédio do governo do Estado às 19h, mas o atendimento esbarrou na falta de transporte.
Conforme o clínico-geral do Hospital de Caridade Nossa Senhora dos Navegantes de Porto Xavier, Cassius Gablo Schentko,o Hospital de Caridade de Santo Ângelo teria exigido que a criança fosse transferida em uma ambulância com UTI neonatal, inexistente no serviço público e disponível apenas via empresas terceirizadas. Como os únicos dois veículos estavam em serviço na hora em que eram necessários, o bebê morreu à espera de transferência.

Grêmio vence Veranópolis e garante a melhor campanha geral no Gauchão

Leandro corre para comemorar o primeiro
gol do Grêmio
Foto:Mauro Vieira
Foi difícil, mas o Grêmio conseguiu uma vitória em casa  de 2 a 1 sobre o Veranópolis e garantiu a melhor campanha na classificação geral do Gauchão. Com o resultado positivo, o Tricolor chegou aos 29 pontos. O Inter, com 25 e com apenas mais uma partida pela frente, não tem mais como alcançar o Tricolor. Caso ocorra uma final do campeonato, a decisão será no Olímpico.
O jogo deste domingo só foi decidido no segundo tempo. Aos 12 minutos, Leandro abriu o placar. Aos 36, Borges ampliou o marcador. Já nos acréscimos, Renan descontou para o Veranópolis em uma falha incrível de Victor.
Com a vitória sobre o Veranópolis, o Grêmio tem o mesmo número de pontos do Cruzeiro no Grupo 2 da Taça Farroupilha. Porém, é o segundo colocado por ter dois gols a menos de saldo que o rival.