23 julho 2013

Ex-prefeito de São Luiz Gonzaga é procurado pela polícia

Noé foi prefeito de São Luiz Gonzaga de 1989-1992
O músico Noé Teixeira Machado, está sendo procurado pela polícia, por crimes cometidos contra a municipalidade de São Luiz Gonzaga quando era prefeito do município.

Noé, governou o município missioneiro de 1989 – 1992, e teve  seu mandato marcado por muitas denúncias de irregularidades que partiam inclusive dos próprios vereadores do então PDS (hoje PP), que era o seu partido. O motivo pelo qual a justiça decretou sua prisão, é por um crime cometido no último ano de seu mandato, em 1992, pelo qual foi condenado a 8 anos e quatro meses de reclusão em regime fechado.

O ex-prefeito foi procurado pela polícia e não foi encontrado, sendo então considerado foragido da justiça.

Nota do Delegado de Polícia de São Luiz Gonzaga: Pelo presente, informamos que foi expedido novo Mandado de Prisão em desfavor de Noé Teixeira Machado. Foram realizadas diligências para sua localização, sem êxito. Assim sendo, solicitamos que informações acerca de seu paradeiro sejam repassadas à Polícia Civil, pelo telefone 197.
Agradecido,
José Renato Moura
Delegado de Polícia

Noé Teixeira Machado, antes de ser politico era músico, e com seu irmão Doné gravou várias músicas compondo a dupla Irmãos Teixeira, dos quais algumas músicas fizeram sucesso com Os Monarcas. Noé, também é agricultor.

Veículos colidem na Av. Santa Rosa em Três de Maio

A colisão ocorreu próximo a esquina da Av. Santa Rosa
com a rua Consolata
A colisão aconteceu por volta das 18h desta terça-feira (23/07), e envolveu um automóvel Chevrolet Vectra com placas de São Martinho e um Ford Mondeo de Três de Maio.

O condutor do Vectra, manobrou o veículo para sair do estacionamento da avenida, próximo a esquina com a rua Consolata, fazendo a conversão a esquerda em direção a pista contrária, quando foi colhido pelo Mondeo que era conduzido no mesmo sentido, ou seja, bairro/centro. Ninguém se feriu no acidente, apenas danos materiais nos automóveis envolvidos.

Fotos: Paulo Marques
Os policiais da Brigada Militar estiveram no local e registraram a ocorrência. A Av. Santa Rosa teve uma pista interrompida por mais de uma hora.

Receita doa caminhão e Palio para o Corpo de Bombeiros

Foto: Ramone Pacheco
Os veículos haviam sido apreendidos pela Polícia Federal e estavam no pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu no Paraná. O Corpo de Bombeiros de Três de Maio recebeu nesta segunda-feira, 22, um caminhão Volkswagen, ano 1999, doado pela Receita Federal, que terá um tanque com capacidade para oito mil litros de água. Atualmente, a corporação possui dois caminhões com capacidade de quatro mil litros de água cada um, ambos ano 1967.

Como o caminhão é do modelo baú, ele terá que ser adaptado para ser utilizado no combate a incêndios com a instalação de um tanque na carroceria. A diretoria da Sociedade Civil Corpo de Bombeiros vai tentar o tanque com uma indústria de laticínio de Três de Maio.

Segundo o presidente da entidade, Luis Pellenz, a corporação vai procurar o prefeito Olívio Casali, para encaminhar o pedido a empresa. “Essa indústria recebeu todo o incentivo possível da prefeitura para se instalar em Três de Maio. É justo que ela agora, também, ajude a equipar o Corpo de Bombeiros local, o que vai beneficiar a comunidade toda”, afirma.

Extensão daSETREM realiza atividade em Três Palmeiras

Programa é desenvolvido objetivando construir e vivenciar
atitudes e valores de cooperação e cidadania
O Departamento de Extensão da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) desenvolveu, no final de semana,uma atividade integrante do “Programa A União Faz a Vida”, uma parceria entre a Instituição e o Sicredi. A ação foi desenvolvida pela professora do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, Priscila Gadea Lorenz, com o acompanhamento de Franzéli Kaspary, integrante da equipe da Extensão. O Programa é desenvolvido objetivando construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes, em âmbito nacional, além de atividades voltadas aos pais.

São as escolas que definem atemática querem trabalhar. Em Três Palmeiras, o projeto se chama “Centavo da cooperação”, em que os postos de combustíveis, a cada litro de combustível comercializado,repassam às escolas alguns centavos, que são utilizados para investimentos em materiais, infraestrutura e atividades didáticas. A atividade contou com a participação de dois professores que atuam na Escola Municipal Indígena Fág Ror, em Linha Caneleira, local que recebe cerca de 200 alunos.

HSVP adotará acolhimento com classificação de risco

Medida é uma orientação do Ministério da Saúde e visa 
priorizar os casos mais graves
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio irá adotar um novo procedimento em seu Serviço de Emergência/Urgência a partir de 29 de julho: o Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco. Com a nova sistemática, os pacientes serão acolhidos e classificados conforme sinais de sintomas apresentados. As diretrizes são do Ministério da Saúde e da Política de Humanização, priorizando os casos mais graves, como os encaminhados pelo SAMU ou Bombeiros, que continuarão sendo prontamente atendidos.

Nos demais casos, o acolhimento inicia com uma consulta de enfermagem, procedimento em que o paciente é avaliado e classificado por uma enfermeira para, somente depois, ser encaminhado ao médico. Esta classificação é realizada através de cores:

VERMELHO: risco de morte – emergência - atendimento imediato;
AMARELO: alto risco – urgência - atendimento em média de 20 minutos;
VERDE: sem risco de morte imediato (não urgente) - atendimento em média de 60 minutos;
AZUL: casos eletivos (baixa complexidade) – atendimento em média de seis horas, de acordo com a demanda das urgências e emergências.
UBSs e clínicas podem resolver até 85% dos casos

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES), as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são capazes de resolver até 85% dos problemas de saúde da população. O que acontece em Três de Maio é que mais de 85% dos atendimentos realizados na Urgência/Emergência do HSVP fazem parte da atenção básica ou primária, o que dificulta e prejudica os atendimentos que realmente são de emergência ou urgência.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, os pacientes classificados na cor azul irão aguardar o atendimento pela ordem de chegada ou serão encaminhados para os consultórios ou UBSs. A recomendação é que as pessoas busquem sempre o primeiro atendimento junto às unidades, pois os serviços de Emergência/Urgência são planejados para atender apenas as situações em que há a necessidade de intervenção imediata.

A direção do HSVP salienta a toda comunidade que a implantação desde novo projeto visa qualificar o atendimento à população, ampliando a segurança e garantia de atendimento imediato nas situações típicas em que o paciente necessita de intervenção com maior brevidade possível. Esta rotina está amplamente difundida em grandes centros e em cidades próximas, como Santa Rosa e Santo Ângelo. A Instituição pede que a comunidade ajude na implantação e melhoria do atendimento, contribuindo para o aprimoramento do atendimento dos pacientes em situações mais criticas, objetivo principal do Pronto Socorro.

Operação Amanhecer é deflagrada em Ibirubá

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Policiais civis da 5ª Região Policial/Cruz Alta realizaram, na manhã desta terça-feira (23/07), a Operação Amanhecer, na cidade de Ibirubá. Segundo a delegada Dina Rosa Aroldi, foram presos C.A.J., de 27 anos e S.L.H., de 55 anos, durante o cumprimento de dois mandados de prisão condenatória. Um homem de 61 anos ainda foi preso em flagrante pelo fato de estar na posse de um revólver com a numeração raspada, não podendo ser identificada a sua origem. A arma deverá ser remetida à pericia técnica para este fim.

Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências do município. Durante a ação, foram apreendidos dois revólveres, uma espingarda e diversas munições. A operação contou com a participação de 21 policiais das Delegacias de Polícia de Ibirubá, Selbach, Salto do Jacuí, 1ª e 2ª Delegacias de Polícia de Cruz Alta e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Cruz Alta. Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados ao Presídio Estadual de Espumoso.

Teatro Turma do Dionisio: Apresentação em Três de Maio

Teatro Turma do Dionisio Apresentacao em Três de Maio
Três de Maio recebe a apresentação da peça de teatro Segredos do Rio, montagem do Grupo de Teatro A Turma do Dionísio, de Santo Ângelo.  A apresentação integra o Projeto “Segredos do Rio: teatro sem segredos”, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), que contempla 15 cidades do Rio Grande do Sul. Além das apresentações, serão realizadas atividades complementares, como o fornecimento de projetos pedagógicos da peça para professores discutirem os temas com os alunos e a realização de “rodas de conversa” com o público após as apresentações.
           
A terceira etapa do Projeto desenvolve atividades em cinco cidades: Roque Gonzales, São Paulo das Missões, Tuparendi, Frederico Westphalen e Três de Maio.
           

Em Três de Maio a peça será apresentada no dia 02 de agosto, no Auditório da Escola Mun. Germano Dockhorn. O espetáculo é indicado para crianças e possui entrada gratuita; para escolas previamente agendadas. Na cidade, o Projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Informações sobre o evento podem ser obtidas pelo fone (55) 3535-8865.

Comissão Pró ERS 305 ganha reforço de municípios da região

Rodovia é alvo de protestos de usuários nos últimos meses
Na última sexta-feira, 19 de julho, o Governo Municipal de Horizontina propôs uma reunião ampliada como a que já havia sido realizada anteriormente em Crissiumal, visando revitalizar comissões permanentes em defesa das obras da ERS 305, reiniciadas e paralisadas no ano passado, uma celeuma que dura quase 25 anos.

O objetivo é construir estratégias de ações mais claras e concretas. A participação no encontro foi de em torno 50 pessoas de Horizontina e vereadores e lideranças de Crissiumal, Dr. Maurício Cardoso, Tucunduva e Três de Maio.

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) esteve presente no evento, explicando ações que estão sendo tomadas na capital do Estado e que há um pedido de que até 31 de julho a empresa SBS formalize a desistência das obras, possibilitando a contratação da empresa segunda colocada no certame ou nova licitação da obra.

O Legislativo de Horizontina esteve representado pelos vereadores Alessandro dos Santos, Álvaro Callegaro, Averi Padoin, Antônio Lajus e Rafael Godoy.  A Nova Comissão Pró-RS 305 ficou sob incumbência do Subprefeito de Cascata – Jorge Lehner, do assessor parlamentar dos deputados Bohn Gass e Jéferson-Ildomar Strapasson – um representante dos moradores do distrito de Cascata-Ademir Weller, uma vaga para um membro a ser escolhido pelo Poder Legislativo e outro pela ACIAP, cujos nomes serão definidos, além do assento natural na comissão do prefeito de Horizontina Nildo Hickmann.  
       
Na oportunidade, vereadores de Tucunduva e Dr. Maurício Cardoso se disponibilizaram a ajudar na luta Pró-RS 305 e irão formar uma comissão em conjunto, dando ainda mais corpo, com mais municípios e lideranças engajadas na finalização da obra.

Já, nessa quarta-feira, 24 de julho, a partir das 10h da manhã, a comissão de Horizontina se reunirá no Gabinete do Prefeito Nildo Hickmann, para pensar nas ações e objetivos.

Pelo menos duas grandes estratégias foram tiradas no encontro; Instalação de placas ao longo do trecho inacabado ou ainda sem obras, informando que a responsabilidades é do DAER, Seinfra e Governo do Estado, e disponibilizando os números de telefone de cada órgão; e num segundo momento uma delegação de lideranças fazer deslocamento a Porto Alegre e adentrando ao DAER e Seinfra com a reivindicação, e não descartando a possibilidade de um acampamento na porta desses espaços de governo responsáveis pela gestão das obras rodoviárias.

Geou na madrugada desta terça-feira em Três de Maio

As baixadas e os veículos que ficaram expostos ao tempo, 
amanheceram brancos de gelo (Foto: Paulo Marques)
O frio foi mais intenso na madrugada desta terça-feira (23/07), e o gelo tomou conta principalmente dos lugares mais baixos.

No centro da cidade às 4he30min, o termômetro do Sicredi assinalava 1ºC, a mesma marca da estação meteorológica localizada no Loteamento Laranjeiras. Já às 6he40min, a marca chegava a 0ºC, mas na estação localizada na comunidade de Mato Queimado, interior de Três de Maio, a temperatura era de -3ºC.

As baixadas e os veículos que ficaram expostos ao tempo, amanheceram brancos de gelo.

Polícia Civil prende homem por coagir testemunha em Cruz Alta

Foto: Polícia Civil/Divulgação
Na manhã desta segunda-feira (22/07), policiais da 2a Delegacia de Polícia de Cruz Alta, coordenados pelo delegado Rafael dos Santos, prenderam F.V.M., vulgo “Massinha”, de 22 anos. O homem foi preso no bairro Cohab, em Cruz Alta. A prisão ocorreu em razão de cumprimento de mandado de prisão preventiva, representado pela Autoridade Policial ao tomar conhecimento de que o preso teria coagido uma testemunha em um processo.

Após os procedimentos de praxe, o homem foi encaminhado ao Presídio de Cruz Alta.

Frio e chuva congelada no RS

Às 4he30min desta terça-feira a temperatura era de 1ºC
em Três de Maio (Foto: Paulo Marques)
Moradora de Frederico Westphalen, no Noroeste do Rio Grande do Sul, a internauta Adriane de Melo, 24 anos, registrou em fotografias a queda de chuva congelada por volta das 6h desta segunda-feira (22). "Acordei com o barulho da chuva. O pessoal fala em neve, mas eu acredito em chuva congelada mesmo", conta ao G1.

Adriane relata que voltou a chover gelo mais tarde, por volta das 7h e das 8h, mas que não fotografou. Sobre a paisagem gelada, diz estar acostumada, mas reconhece que o frio é grande. "Acho muito bonito, mas é frio demais também", afirma.

Em São Boja, na Fronteira Oeste do estado, o internauta Carlos Nefe Lopes, de 30 anos, quis ser preciso no registro. Sobre o capô vermelho  do carro, que estava coberto por uma fina camada de gelo, traçou o horário da fotografia: 8h24. "Assim eu encontrei meu carro hoje de manhã", relata.

Internauta registrou chuva congelada em Frederico
Westphalen (Foto: Adriane de Melo/VC no G1)
Nota da Redação: Até as 11h desta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia confirmado neve em Cambará do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. O fenômeno registrado na madrugada desta segunda-feira em São José dos Ausentes cobriu o município de branco. Por volta das 8h30, fazia -0,6°C na cidade e há possibilidade de se repetir na terça-feira (23). Há relatos de outras cidades com neve no estado, como Frederico Westphalen e Lagoa Vermelha (RS), mas meteorologistas alertam que fenômenos como chuva congelada podem causar confusão.

Em Três de Maio a madrugada desta terça-feira (23), foi mais fria, às 4he30min o termômetro no centro da cidade marcava 1ºC.