20 setembro 2010

Controle do vetor da doença de chagas

No Brasil, hoje, somente três Estados apresentam resíduos do inseto Triatoma Infestans (barbeiro), transmissor da doença de chagas, entre eles, o estado do Rio Grande do Sul.
No município de São José do Inhacorá, foram encontrados resíduos do inseto transmissor durante três anos consecutivos, por isso, através da Portaria nº 651, de 25 de março de 2010 - Repasse de Recursos do Piso Variável de Vigilância e Promoção da Saúde, a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, priorizou Ações Contingenciais para Intensificação do Controle da Doença de Chagas, na qual nosso município foi contemplado com o valor de R$ 65.000,00 com o objetivo de eliminar os resíduos de Triatoma Infestans no município e manter a vigilância vetorial do mesmo, como também envolver a comunidade no compromisso de garantir as ações que asseguram a manutenção do controle da transmissão da Doença.
As ações a nível municipal iniciaram no dia 13 de setembro de 2010, na qual foram contratados 02 agentes para atuar na pesquisa entomológica ativa (pesquisa no domicílio) e passiva (instalação e visitações periódicas nos Postos de Informações de Triatomíneos), bem como ações de educação em Saúde e de Saneamento Ambiental e do ambiente domiciliar rural. Ressaltamos ainda, que serão feitas atividades de controle químico das unidades domiciliares infestadas.
O período de ação está compreendido em 24 meses, e distinguido em 02 etapas de 07 meses de ação cada, onde haverá um período de intervalo de 05 meses, sendo este, o período de inverno, em virtude de sua manifestação mais intensa se dar em épocas de temperatura mais elevada. Programa este, que somente será concluso quando não há mais vestígios do vetor.

Galos são apreendidos em rinhadeiro nas Missões

O Pelotão Ambiental de Santo Ângelo apreendeu na tarde de ontem 27 galos que estavam em um rinhadeiro, em Entre-Ijuís, nas Missões. Os policiais chegaram até o galpão onde ocorria a rinha, na localidade de Rincão dos Peirot, após uma denúncia.
Estavam no local 49 pessoas. Sete delas responderão termo circunstanciado por maus-tratos a animais. As outras 42 pessoas foram enquadradas no mesmo termo circunstanciado, mas como participantes do evento.
Os policiais apreenderam também um tambor de rinha. Os envolvidos responderão ao termo em liberdade.

Colisão entre dois veículos deixa dois mortos e nove feridos em Porto Alegre

Uma colisão entre dois veículos deixou duas pessoas mortas e outras nove feridas na zona Norte de Porto Alegre. Conforme a Empresa de Transporte e Circulação (EPTC), a colisão entre um Monza e um Audi A3 ocorreu às 4h30min desta segunda-feira no cruzamento da avenida Sertório com a rua Souza Reis. Após a batida, o Monza ficou capotado na rua Edu Chaves.
Segundo informações da EPTC, o Audi trafegava com sete pessoas que teriam saído de uma festa. O condutor do veículo, Vagner Leal Fogaça, e a passageira Eliana Kovalevski, que estava no banco de trás, faleceram no local da batida. O Monza circulava com quatro tripulantes. A EPTC bloqueou a avenida Sertório, no sentido Bairro-Centro, para que os veículos sejam retirados.
Dos nove feridos, cinco foram encaminhados ao Hospital Cristo Redentor. Luis Carlos da Costa Júnior, Krichna Ferreira e Francine da Silva são atendidos na emergência e passam bem. Rodrigo Ramos está em estado regular. A outra vítima, gravemente ferida, ainda não foi identificada. Outras três pessoas foram levadas ao Hospital de Pronto Socorro: Milene Costa Feijó, 16 anos, Pricila Piccinini, 17, e Rafaela Alves, 21. O estado de saúde delas inspira cuidados, segundo a instituição.
Com essas duas mortes já chega a 15 o número de vítimas fatais no Estado em decorrência de acidentes de trânsito:
Domingo
Paverama (1) - Ederson Lagemann, 30 anos, morreu em um acidente na rua 4 de julho, bairro Cidade Baixa, por volta das 5h. Ele conduzia um Fusca que colidiu contra um poste.
Cruz Alta (1) - Acidente entre um carro e um caminhão matou um homem em Cruz Alta, na BR-158. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a colisão ocorreu às 22h30min de domingo, quando o Astra teria desrespeitado a placa de sinalização e avançado no trevo que dá acesso ao município.
Campo Bom (1) - Um adolescente de 16 anos morreu, durante a manhã, vítima de um atropelamento em Campo Bom, no Vale do Rio do Sinos. Ele e dois amigos, de 15 e 17 anos, foram atingidos por um veículo que trafegava no bairro Genuíno Sampaio.
Estrela (1) - Dércio Mallmann, 61 anos, morreu no início da madrugada. O condutor da motocicleta Honda Biz atravessava a BR-386, km 357,6, próximo ao Posto Laguinho, quando foi atingido por um microônibus com placas de Porto Alegre. A vítima morreu na hora. Os demais ocupantes do veículo não ficaram feridos.
Sábado
Vitória das Missões (1) – Luciana Greff Burkt, 35 anos, morreu em acidente na BR-285. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, ela conduzia um Fiesta, com placas de Erechim.
São Gabriel (1) - Dilamar Ferreira Trindade, 40 anos, morreu na madrugada em um acidente de trânsito. Conforme a Brigada Militar, ele conduzia um Santana, que se chocou contra um Montana.
Parobé (1) - Uma adolescente de 15 anos morreu atropelada no bairro Cohab. Letícia Michel Soares estava na calçada, quando foi atingida por uma Kombi desgovernada, que antes bateu em um carro e uma moto.
Tapera (1) – Rubens Francisco Lauxen, 47 anos, conduzia uma Omega e bateu contra uma árvore, no km 25 da ERS 223, em Tapera, no Alto do Jacuí.
Estação (1) – Mauro Rodrigo Rothmann, 34 anos, conduzia um Monza e colidiu de frente contra um caminhão no km 46 da ERS-135.
Osório (1) - A colisão entre duas motos na ERS-030 resultou na morte de Darci Cortinoze, 47 anos, condutor de uma das motocicletas. O condutor da outra moto e o passageiro ficaram feridos.
Sexta-feira
Taquara (1) – Breno Armindo Heinz, 65 anos, morreu às 16h10min ao ter a bicicleta atingida por um Golf no km 51 da ERS-239.
Santa Maria (2) – Acidente envolvendo dois carros e uma motocicleta na RSC-287, vitimou o condutor da moto Agostino dos Santos, 29 anos, e a passageira Roseli Siqueira, 25 anos.

Edu marca e Inter vence o Vasco no Beira-Rio

O Inter fez a lição de casa. Venceu o Vasco da Gama por 1 a 0 na ensolarada tarde deste domingo, no estádio Beira-Rio, e manteve-se entre os líderes do Campeonato Brasileiro. Depois de ser dominado no primeiro tempo, o time de Celso Roth marcou no começo da segunda etapa e garantiu os três pontos que mantém o sonho da conquista do título do Brasileirão. O único gol da partida foi marcado pelo contestado Edu, substituto do suspenso Giuliano. Com a vitória, o Colorado chegou aos 38 pontos e subiu para a 4ª posição na tabela de classificação do nacional. Distante seis pontos do líder Corinthians, que ontem venceu o Grêmio Prudente por 3 a 0.
Ficha técnica
Inter 1
Renan (Abbondanzieri); Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Mathias, Guiñazu, Andrezinho e D'Alessandro; Edu (Marquinhos) e Leandro Damião (Éverton). Técnico: Celso Roth
Vasco 0
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Fernando (Jéfferson Silva) e Ramon (Max); Nílton, Rafael Carioca, Felipe Bastos e Zé Roberto; Éder Luís e Rafael Coelho (Jonathan). Técnico: PC Gusmão

Grêmio goleia e Jonas assume artilharia do Brasileirão

Sob comando do atacante Jonas, o Grêmio fez 3 a 0 no Avaí, na Ressacada, e subiu duas posições na tabela do Brasileirão – está agora em 11º lugar, com 29 pontos. A partida deste domingo, em Florianópolis, também marcou o primeiro gol de André Lima com a camisa tricolor. Já o camisa 7 fez dois e se tornou o artilheiro do campeonato, com 11 gols.
O Tricolor volta a campo na próxima quarta, às 22h, contra o Flamengo no estádio Olímpico. O técnico Renato terá o desfalque do volante Fábio Rochemback, que levou o terceiro cartão amarelo.
AVAÍ 0 x 3 GRÊMIO
AVAÍ 0
Renan; Gabriel, Rafael e Leosan; Patric, Marcinho Guerreiro, Caio, Leandro Bonfim, Davi; Jeferson (Eltinho), Rafael Costa e Laércio (Marcelinho). Técnico: Antônio Lopes

GRÊMIO 3
Victor; Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Rochemback, Souza (Roberson) e Douglas; Jonas e André Lima (Lúcio). Técnico: Renato Portaluppi.