07 abril 2010

Ministério Público faz revista em presídio de Três Passos

O Ministério Público, com apoio do 7º Batalhão de Polícia Militar, realizou uma operação de fiscalização e revista na ala do regime semiaberto do Presídio Estadual de Três Passos. A ação ocorreu no início deste mês após denúncias feitas à Promotoria de Justiça sobre uso de entorpecentes, posse de armas e de aparelhos celulares pelos apenados.
Trinta policiais militares que participaram da ação fizeram uma revista minuciosa na ala. Foram localizados um celular e um carregador, escondidos no ralo do box de um chuveiro; 40 centímetros de lâmina, ocultados em um cano de descarga do banheiro; estoques de cachimbos utilizados para fumar crack, além de seringas; e um chip de celular, oculto no interior de um colchão. No caso deste último item, o preso foi identificado e irá responder a um procedimento disciplinar.
Segundo a promotora de Três Passos, Dinamárcia Maciel de Oliveira, os relatos que chegaram à Promotoria foram de que “os presos andavam livremente armados e usando drogas, especialmente durante a noite”. Em uma conversa com a Polícia Civil, a Promotora foi informada sobre a suspeita de envolvimento de diversos apenados do semiaberto em delitos. “O produto dos crimes praticados durante o dia, quando saem para trabalhar, era levado para a penitenciária durante a noite”, relata a Promotora.
Conforme Dinamárcia Maciel de Oliveira, “a providência não apenas visou apreender material ilícito, mas também demonstrou que os órgãos de fiscalização estão ativos, promovendo inclusive ações inesperadas, tudo de modo a afastar, quer dos presos, quer da comunidade, a ideia de impunidade”.
De acordo com a Promotora, a operação transcorreu tranquilamente, e não houve resistência por parte dos mais de 60 detentos do regime semiaberto. A ação foi acompanhada também pelo comandante da Brigada Militar no Município, major Claiton Rui da Costa Portilho, com autorização do juiz da Vara de Execuões Criminais, Fernando Vieira dos Santos.

Homem de Caxias salvo de tiro por almofada de carimbo e celular diz que São Jorge o protegeu

O comerciante Geferson José Lorandi, 31 anos, acredita que está vivo por causa da proteção de São Jorge. Dono do Einstein Pub, localizado na Perimetral Oeste, em Caxias do Sul, ele escapou ileso de um tiro disparado por um ladrão na madrugada desta quarta-feira. O projetil de uma pistola .380, disparado por um dos dois ladrões que haviam arrombado seu bar, acertou a almofada de carimbo e o celular que ele carregava no bolso da jaqueta, na altura do estômago e desviou para fora.
O pub da Avenida Ruben Bento Alves havia sido arrombado na noite de domingo para segunda. Mas, só na manhã de segunda o crime foi descoberto. Por causa disso, Geferson passou de carro algumas vezes em frente ao bar, que só está aberto ao público nas noites de sábado, para verificar movimentações estranhas.
Por volta das 5h, ele se deparou com um carro estacionado ao lado do bar. Ao parar, viu uma caixa de vinhos no pátio e um bandido carregando bebidas. Um dos homens disparou um tiro que acertou nos objetos que o comerciante levava no bolso.
Geferson atravessou a Perimetral correndo, enquanto os bandidos dispararam outros dois tiros, que não o acertaram. Os dois ladrões fugiram em um Peugeot 106 da cor grafite, mas o comerciante não conseguiu ver a placa.
— Eu senti como se uma areia estivesse batendo na minha cara, mas não tive nenhum arranhão. Ter escapado disso faz a gente sentir ânimo para seguir em frente. A vida me deu outra chance. E é a São Jorge a quem eu atribuo estar vivo — diz ele, que tem uma imagem no bar e também carrega um anel e uma tatuagem do santo nas costas.
O crime está sendo investigado pela Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec).

Fenasoja anuncia mais dois shows

Foram anunciados na noite desta terça-feira, durante reunião da Comissão Central da 18ª Fenasoja, os dois shows que fecham a grade de shows da 18ª Feira Nacional da Soja – Fenasoja 2010. As atrações são a Banda Hori e Nativos.
A Banda Hori é sucesso do seriado Malhação, da Rede Globo. O vocalista da banda é Fiuk, filho do famoso cantor Fábio Júnior. A música de trabalho da banda é ‘Só Você’, sucesso de Fábio Júnior, hoje regravado pela banda do filho. Os sucessos da banda e o trabalho dos artistas podem ser conferidos todos os dias na Rede Globo, durante a Malhação, às 17h30min. O show da Banda Hori ocorre no segundo sábado de Fenasoja, dia 08 de maio.
A banda Nativos traz ao palco da Fenasoja os ritmos da tche music e do batidão sertanejo. O grupo iniciou suas atividades artísticas em 1987 na cidade de São Miguel do Oeste (SC). Trazia em seu repertório a característica forte da música do sul do Brasil, hoje amplamente conhecida e apreciada em todo o território nacional por seu ritmo alegre e dançante. A banda ficou nacionalmente conhecida com o sucesso ‘Castelhana’. Hoje a música de trabalho é ‘Nas asas de um anjo”. O show de Nativos ocorre no primeiro sábado de feira, dia 01 de maio.
Os shows já anunciados são San Marino, dia 06 de maio, quinta-feira; Michel Teló, dia 07 de maio, sexta-feira, e a grande atração, Victor e Leo, no dia 02 de maio, primeiro domingo de feira. Os ingressos antecipados para o show da atual melhor dupla sertaneja do Brasil, Victor e Leo, estão a venda em seu terceiro lote, até o dia 18 de abril, domingo, a R$ 20. Informações no fone 3512-6866.

Ruralistas tentam barrar vistoria do Incra em Bagé

Para evitar uma vistoria do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), 50 ruralistas da região de Palmas, em Bagé, revezam-se em uma barreira em estrada vicinal. Eles temem que o órgão agrário desaproprie terras após um levantamento fundiário, que busca demarcar área de uma comunidade quilombola.
Ontem, o Incra convidou os ruralistas – comunicados do estudo por meio de uma notificação – para uma reunião em Porto Alegre com a intenção de esclarecer o levantamento.
O instituto admite a chance de desapropriações, mas as extensões só poderão ser definidas após o estudo, que integrará um relatório técnico de identificação e delimitação do território da comunidade quilombola de Palmas. Uma avaliação antropológica sobre a origem do quilombo, feita por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também faz parte do documento.
Representante dos ruralistas, Favorino Collares diz que os agricultores estudam o encontro com o Incra, mas vê obstáculos em deixar as propriedades.
– É provável que a gente sugira que os técnicos venham até Bagé e a reunião seja aqui. Acreditamos que não seja certo delimitar áreas e separar as pessoas conforme sua cor. Vamos fazer de tudo para impedir a entrada deles nas propriedades notificadas – diz o ruralista.
Até que o impasse chegue ao fim, os ruralistas seguem com acampamento na estrada vicinal que dá acesso à localidade, com vigília 24 horas. O Incra mantém em sigilo a data exata em que fará a vistoria.

Mulher é resgatada após 11 horas em armário sob lama no RJ

O rastro de destruição em várias partes da região metropolitana do Rio de Janeiro expôs histórias dramáticas de sobreviventes e de quem não conseguiu sobreviver ao temporal que começou a atingir o Rio na tarde desta terça-feira.
Em Niterói, no Morro do Estado, bombeiros trabalharam por 11 horas ininterruptas para retirar Maria Auxiliadora Gomes da Silva, a Dorinha, de 48 anos, debaixo de lama e pedras que se misturavam aos móveis de sua casa, que ruiu e desabou. Ela foi salva porque, na queda, foi lançada para dentro de um armário.
O marido de Maria Auxiliadora, Sebastião Pereira da Silva, acompanhou a ação dos bombeiros amparado por parentes e amigos. Ficou aliviado ao ver o resgate de sua mulher, mas ainda esperava por notícias do filho de 22 anos. Logo depois, os bombeiros localizaram o rapaz morto.