15 julho 2011

Equipe da Prefeitura Municipal visita Redur em Passo Fundo

A equipe de Três de Maio foi recebida  pela Técnica Social
Dóris Antunes
Na última semana, a diretora de Planejamento e Coordenação, da prefeitura municipal de Três de Maio, Jaci Maria Taborda, juntamente com a Assistente Social, Débora Bordignon, e o diretor de Marketing, Leandro Maehler, estiveram em Passo Fundo na REDUR.
Na oportunidade, a equipe de Três de Maio foi recebida para audiência pela Técnica Social, Dóris Antunes, para a discussão do Projeto Social do Programa PAC II, Minha Casa Minha Vida.
Segundo Jaci, o referido projeto irá contemplar no município de Três de Maio, 96 famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e serão beneficiadas com uma unidade habitacional no loteamento Santa Maria.

Novo sistema de identificação é implantado na aduana de Porto Mauá

Na sexta-feira, 22 de julho, os cadastros serão encaminhados 
à Migração Argentina
Mesmo com o dia chuvoso, mais de 200 moradores fronteiriços aproveitaram para se cadastrar no sistema que deve facilitar a travessia na aduana de Porto Mauá: a tarjeta de trânsito vicinal fronteiriço, ou seja, um cartão magnético informatizado de identificação pessoal.
O novo sistema deve facilitar a rapidez no atendimento nas cidades ribeirinhas de Porto Mauá, no Brasil, e Alba Posse, na Argentina.
Podem se cadastrar moradores de Porto Mauá e veranistas que tenham comprovante de residência no município.
Devido à grande procura, os cadastros foram prorrogados até a próxima quinta-feira, dia 21, das 14 às 16 h. O cadastramento é feito na Biblioteca Pública na Prefeitura.
Os interessados em se cadastrar deverão apresentar duas fotos 3 x 4 recentes, documento de identidade, comprovante de endereço e negativa de antecedente criminal (poderá ser feito no dia por agentes da Polícia Civil que estarão no local do cadastramento). Se for dependente, deverá estar acompanhado pelos pais ou responsáveis. No caso de veranista, deve ter em mãos o comprovante de residência no município.
Na sexta-feira, 22 de julho, os cadastros serão encaminhados à Migração Argentina.

Nova lei deve soltar apenas dois presos provisórios de Três de Maio

Apenas dois apenados de Três de Maio serão soltos
Dos 20 presos provisórios da Comarca de Três de Maio apenas 10% referem-se a crimes considerados leves - punidos com menos de quatro anos de prisão – e, portanto, podem ser beneficiados com a nova Lei das Prisões.
Essas pessoas estão presas preventivamente no aguardo do trâmite de seus processos. A maioria está no Presídio Estadual de Santa Rosa.
O juiz de Direito Clóvis Kellermann Júnior em entrevista a Rádio Colonial contou que ao analisar os processos que tramitam no foro local identificou que cerca de 90% deles são de crimes graves que tiveram forte repercussão popular. Isto quer dizer que na Comarca local poucos presos provisórios serão beneficiados pela nova lei.
De acordo com a nova lei, os presos que forem soltos poderão receber medidas alternativas como o pagamento de fiança, que poderá ser estipulada pelo delegado de polícia e não apenas pelo juiz; o recolhimento domiciliar no período noturno; a proibição de viajar, frequentar alguns lugares e de ter contato com determinadas pessoas.

GT do Cooperativismo avança para finalizar proposta

Governo do Estado oficializou em abril a
criação deste Grupo de Trabalho
Integrantes do Grupo de Trabalho do Cooperativismo do Governo do Estado estiveram reunidos na sede do BNDES, nesta quinta-feira (14). Eles organizam o conjunto de politicas e ações que serão apresentadas ao governador Tarso Genro para este setor. "A ideia é finalizar a proposta dentro do prazo estipulado, no final deste mês", informou o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, que coordena o GT.
O Governo do Estado oficializou em abril a criação deste Grupo de Trabalho. Conforme decreto governamental, o grupo teria 90 dias para apresentar uma proposta de políticas para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho. Várias foram as reuniões realizadas entre os representantes das cooperativas, dos bancos estaduais e do Governo para, juntos, construir uma política inovadora e pactuada para o cooperativismo do Rio Grande do Sul.
"O principal objetivo é reestruturar o cooperativismo do estado e, para tanto, contamos com a participação e colaboração de entidades representativas do setor rural nas discussões dentro do GT, bem como de órgãos importantes do próprio governo", afirmou o diretor de Cooperativismo da SDR, Gervásio Plucinski.

Texto: Roger da Rosa
Foto: Aline Rodrigues

Rede de esgoto sanitário em Três de Maio vai custar cerca de R$ 40 milhões

  A foto é meramente ilustrativa
A audiência pública de lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico de Três de Maio elucidou uma dúvida que intrigava a comunidade. Que obras de saneamento custam caro, já se sabia. Mas, os representantes da Superintendência Regional da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) revelaram as cifras que muita gente especulava por aqui, mas ninguém tinha certeza para afirmar. Para instalar a rede de esgoto no município - calcula-se que sejam necessários cerca de 70 mil metros de tubulação – o valor da obra é de R$ 42 milhões.
E a pergunta mais feita na plenária desta quarta-feira, realizada na sala de sessões da Câmara de Vereadores, é quem vai pagar a obra. Os técnicos da Corsan, que estão assessorando a administração municipal na elaboração do Plano, explicaram que uma parte desse montante pode ser financiada via Ministério das Cidades. Porém, a maior parte do investimento será pago pelos usuários da futura rede municipal de esgoto.
Estima-se que a tarifa de esgoto vai encarecer em até 40% a conta de água em Três de Maio. Mas esse é o ônus que a comunidade terá que arcar para contar com esse avanço importante para a saúde pública e a preservação do meio-ambiente.
O trabalho será feito em etapas. A fase atual consiste na preparação do diagnóstico da situação do saneamento básico e os seus impactos nas condições de vida da população da cidade. Posteriormente, será elaborado o plano mais amplo e definitivo com um prazo de 90 dias para ser concluído. Serão contemplados quatro eixos: abastecimento de água potável, tratamento de esgoto cloacal, drenagem de águas urbanas e limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
Somente depois de cumprir as duas primeiras etapas é que o município poderá renovar o contrato com a Corsan ou decidir se outra empresa vai assumir o tratamento de água e esgoto local. O objetivo do governo federal é que cada cidadão brasileiro tenha água tratada, coleta de esgoto, recolhimento de lixo - corretamente destinado em aterros sanitários - e drenagem urbana em torno de sua residência.

Dilma destaca educação e inovação tecnológica em visita à Capital

Dilma destaca educação e inovação tecnológica 
Crédito: Fabiano do Amaral
A presidente da República, Dilma Rousseff, esteve presente à posse da nova diretoria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do Centro das Indústrias do RS (Ciergs) – que terão Heitor Müller como presidente pelos próximos três anos. Em sua segunda visita oficial ao Estado desde que assumiu o Planalto, ela destacou a importância na educação profissional e na inovação tecnológica.
A presidente desembarcou em Porto Alegre por volta das 18h30min e chegou na sede da Fiergs pouco antes das 20h, que era o horário previsto para o início da cerimônia. A posse da nova diretoria começou apenas às 20h40min, momento em que todos as autoridades já estavam no palco do Teatro do Sesi. Depois do final da cerimônia da posse, cerca de 22h20min, ela rumou para o aeroporto Salgado Filho, de onde embarcaria para Brasília, conforme a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto.
Assim como o novo presidente da Fiergs, que se mostrou preocupado com a formação profissional, Dilma destacou a importância desta medida. Ela ressaltou que o plano de desenvolvimento produtivo do governo distribuirá “75 mil bolsas públicas, Capes e CNPq, nas 30 melhores universidades do mundo”, conforme disse. As áreas beneficiadas serão engenharia, ciêncais exatas, tecnologia da informação e ciências médicas. “Um programa estratégico para o país para que a pesquisa e inovação seja de fato uma realidade.”
“Será muito oportuno que o empresariado brasileiro ajude o Brasil a formar massa crítica que se constitua numa fonte de condições de conhecimento para que o Brasil produza profissionais nas áreas de pesquisa, invenções e sobretudo inovação” , conclamou ao público. “É o salto que os países emergentes fazem sistematicamente nos últimos anos.”
Dilma promete ser parceira do Estado e da Fiergs
Em seu discurso, Dilma rasgou elogios ao agora ex-presidente da Fiergs, a quem definiu como uma pessoa inovadora e com “extraordinária capacidade em construir acordos”. Ao seu sucessor, Heitor Müller, garantiu que o governo federal será afinado com a federação. “O governo do Rio Grande do Sul e a Fiergs terão no governo federal mais que um amigo, um parceiro na promoção do desenvolvimento do Estado.”
Definindo as crises nos Estados Unidos e na zona do euro como “um momento de grandes desequilíbrios financeiros na economia mundial”, Dilma elogiou e defendeu a política brasileira nesta área. “Desde o início do meu governo estamos de forma firme e decidida, mantendo a inflação sob controle e realizando uma política fiscal bastante austera”, discursou, citando os números positivos do primeiro quadrimestre, em que, segundo ela, o governo atingiu “metade do superávit previsto para o ano, mantendo a taxa de crescimento compatível com o Brasil”.
Brasil pode ser uma das maiores economias do século, afirma Dilma
Ela ainda ressaltou que “o Brasil é capaz de superar turbulências” e comparou o País aos outros integrantes do Brics (Índia, China e Rússia), observando: “Temos algumas diferenças a nosso favor, uma delas é que não abandonamos a nossa população nos últimos dez anos”, afirmou. “Temos certeza que o Brasil pode, de fato, se transformar numa das maiores economias deste século”, encerrou, bastante aplaudida na posse da Fiergs.
Empresariado sai sem resposta objetiva
Para os empresários que esperavam indicações de redução nos juros, nos tributos ou aprimoramentos na legislação trabalhista, o discurso de Dilma Rousseff foi de certa forma frustrante. Os pleitos do setor empresarial, todos citados nos discursos que antecederam a manifestação de Dilma, ficaram sem um resposta objetiva. Nos discursos anteriores ao de Dilma, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e Heitor Müller cobraram menos taxas de juros e tributos. Acabaram sem a sinalização de atendimento imediato das reivindicações.

Líder mais distante: Inter joga bem, mas perde no detalhe para o Corinthians

Oscar cresceu no segundo tempo
Foto:Divulgação, Alexandre Lops/Inter
O Inter merecia melhor sorte na noite desta quinta-feira. Num Pacaembu lotado, o time de Falcão se impôs sobre o Corinthians, líder isolado do Brasileirão, perdeu boas chances e acabou castigado aos 31 minutos do segundo tempo. Perdeu por 1 a 0, gol do atacante Willian. Em jogo equilibrado e de muitas alternativas, valeu a pontaria corintiana.
A vitória faz o Corinthians disparar. Chega à sexta vitória consecutiva e abre 10 pontos do Inter, com uma partida a menos. O Colorado estaciona no sexto lugar, com 15 pontos, após a segunda derrota seguida no Brasileirão. No próximo domingo, o Inter enfrenta o São Paulo no Beira-Rio, às 18h30min, com desfalque: Zé Roberto levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso.
Parecia final de campeonato. Os minutos restantes se transformaram em pressão colorada e gritos desmedidos da torcida a cada chutão da zaga corintiana, como se tivesse acontecido mais um gol. Era um sintoma de uma vitória sofrida, vendida cara pelo Inter contra o líder absoluto do Brasileirão.