28 junho 2010

PP oficializa com festa apoio a PSDB

Apesar do clima pesado em alguns setores do Partido Progressista após a indicação do deputado estadual Berfran Rosado (PPS) como candidato a vice-governador na chapa da governadora Yeda Crusius, a convenção da sigla foi festiva.
A confirmação do apoio ao PSDB, realizada na tarde desta segunda feira, no Clube Caixeiros Viajantes, e contou com a presença de Yeda, que foi recebida por uma animada roda de samba. O progressista Vilson Covatti, pleiteado para a vaga de vice e preterido pela governadora não compareceu.
— Há muito tempo eu estava esperando essa festa, ela aconteceu no momento certo — disse a governadora.

Convenção estadual do PT fortalece Tarso Genro ao governo gaúcho

Uma aliança de iguais. Assim Tarso Genro definiu em seu discurso no sábado durante a Convenção Estadual do Partido dos Trabalhadores em Porto Alegre, a Unidade Popular pelo Rio Grande, a coligação que além do PT é composta por PSB, PCdoB, PR, PRTB e PPL.
O evento que levou o vice de Tarso na chapa, Beto Grill (PSB) foi realizado no Plaza São Rafael quando foram aprovados os 75 candidatos a deputado estadual e 18 a federal. Paulo Paim, foi homologado para a reeleição ao Senado Federal com a dobradinha de Abgail Perreira (PCdoB). Durante o encontro o ex-governador do RS Olívio Dutra leu a carta enviada pela candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. “É absolutamente necessário governar para quem precisa. Sabemos que há muito o que fazer. Aqui no RS o povo sabe que Tarso Genro representa Lula”, destaca o texto.
Tarso encerrou a convenção lembrando que o país vive um momento especial na política. “Hoje o Brasil vive uma profunda revolução democrática que está resultando em mais igualdade e desenvolvimento para o país. Mas isso é fruto de uma luta que vem de longe”, destacou. Além de salientar os diversos avanços do governo federal ele afirmou que o “Rio Grande do Sul precisa sair do isolamento e andar no mesmo ritmo do Brasil”. Entre as ações planejadas para seu governo está a retomada da Consulta Popular, os Comudes e o Orçamento Participativo, além da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. “O PT tem um compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande, mais que isso, um compromisso de governar para melhorar a vida dos gaúchos”, destaca a pré-candidata do PT a deputada estadual Raquel Wünsch.
Participaram do evento a deputada federal Mauela d’Ávila (PCdoB), o deputado estadual Raul Carrion (PCdoB), o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), o presidente estadual do PSB, Caleb de Oliveira, o presidente estadual do PR, João de Deus, o presidente estadual do PRTB, Ricardo Sena, e a presidente estadual do PPL, Mari Perusso. Durante o encontro de sábado, a candidata petista Dilma Rousseff foi comparada em diferentes vídeos apresentados com mulheres como Anita Garibaldi e Chiquinha Gonzaga, pela bravura e coragem de lutar por seus ideais.
Legenda da foto: Raquel Wünsch recebe de Tarso Genro o echarpe, lenço que representa a força das mulheres no RS

Polícia faz buscas no sítio do goleiro Bruno em Minas

Por volta das 16h30 desta segunda-feira (28), a polícia entrou no sítio do goleiro do Flamengo Bruno, em Esmeraldas (MG), para escavar a área em busca do corpo de Eliza Samudio, desaparecida há três semanas. Cinco carros da polícia estão no local.
Duas viaturas do Corpo de Bombeiros foram deslocadas para o sítio, por volta das 17h. De acordo com a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, os carros foram enviados após suspeita de um corpo em uma cisterna.
A delegada Alessandra Wilke disse em coletiva à imprensa, na manhã desta segunda-feira, que a jovem teve um relacionamento com o jogador no ano passado e alegava que o atleta é pai de um bebê de 4 meses.
De acordo com a polícia, o sumiço da jovem começou a ser investigado depois de denúncias de que ela havia sido agredida no sítio que pertence ao jogador. Ainda segundo a delegada Alessandra, Bruno é suspeito de envolvimento no desaparecimento de Eliza.
Dayane Fernandes, mulher do goleiro Bruno, teria dito, em depoimento à polícia, que a jovem Eliza abandonou o filho de 4 meses. O bebê foi encontrado pela polícia na madrugada de sábado (26), com uma senhora desconhecida, e entregue a Luis Carlos Samudio, pai de Eliza, no domingo (27).
Dayane chegou a ser levada à delegacia na sexta-feira (25). Alessandra afirma que, depois de entrar em contradições, a mulher do jogador contou que escondeu o bebê a pedido de um amigo do goleiro. Dayane teria dito que Eliza deixou o filho com Bruno. A delegada, entretanto, diz que a madrasta de Eliza, que também prestou depoimento, não acredita na possibilidade de abandono.
A delegada se reuniu na manhã desta segunda-feira com três outros delegados, para falar sobre as informações que já foram colhidas. A polícia também já ouviu funcionários do sítio de Bruno e amigas de Eliza.

Hondurenhos protestam e Zelaya acusa EUA por sua deposição

Milhares de hondurenhos agrupados na Frente Nacional de Resistência Popular lembraram hoje o primeiro aniversário da deposição do ex-presidente Manuel Zelaya, que voltou a acusar o comando sul dos Estados Unidos.
A Plataforma de Direitos Humanos de Honduras instalou nesta segunda-feira sua própria Comissão da Verdade para investigar violações após o episódio, em resposta a uma Comissão da Verdade instalada pelo presidente hondurenho, Porfirio Lobo, em maio.
— Seremos exigentes na busca dos fatos, justos na definição da verdade, mas implacáveis na denúncia das responsabilidades — disse a coordenadora do Comitê de Familiares de Detidos Desaparecidos em Honduras (Cofadeh), Bertha Oliva, ao instalar a Comissão da Verdade, integrada por dois hondurenhos e oito estrangeiros.
Ela acrescentou que "a Comissão da Verdade não nasce para engaiolar a informação por dez anos nem para depositá-la entre os segredos do estado burguês, explorador, neoliberal e corrupto", em alusão à comissão instalada por Lobo.
Integram a "Comissão da Verdade" os argentinos Nora Cortiñas e o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel; o espanhol Luis Carlos Nieto; Mirna Perla, de El Salvador; Craig Scott, do Canadá, Elsie Monge, do Equador; François Houtart, da Bélgica; o costarriquenho Francisco Aguilar e os hondurenhos Helen Umaña e Fausto Milla.
Zelaya, que enviou da República Dominicana uma mensagem de solidariedade à Comissão da Verdade, também disse hoje em outra carta aos hondurenhos que sua deposição foi planejado pelo Comando sul dos EUA, na base militar local de Palmerola.
— Tudo indica que foi idealizado na base militar de Palmerola e executado por hondurenhos. Escrevo estas palavras para o povo de Honduras um ano depois daquela fatídica madrugada em que a casa onde eu morava com minha família sendo presidente da República foi rodeada pelas forças especiais dos militares. Os autores intelectuais deste crime obedecem a uma formação de quadrilha dos velhos Falcões de Washington com hondurenhos, proprietários de capitais e seus parceiros de subsidiárias norte-americanas e agências financeiras — disse Zelaya em sua mensagem, enviada por e-mail.
Em sua mensagem à Comissão da Verdade, lida por sua esposa na cerimônia de instalação, Zelaya disse que a Comissão da Verdade e Reconciliação instalada por Lobo "não tem credibilidade" porque é "governista". Acrescentou que não tem autonomia, não é independente, não é profissional, nem é integrada por nenhum organismo internacional.
A Comissão da Verdade é respaldada pela Frente Nacional de Resistência Popular, que hoje lembrou o aniversário da deposição Zelaya com manifestações em todo o país.

Goleada convincente classifica o Brasil

“Só faltam três”, deve estar dizendo o ex-técnico Mário Jorge Lobo Zagallo. Isso porque a Seleção Brasileira bateu o Chile nesta segunda-feira por 3 a 0, no estádio Ellis Park, em Johanesburgo e está a classificada para as quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. Agora, o próximo obstáculo no caminho do hexa é a Holanda. O jogo será na sexta-feira, em Port Elizabeth.
Chile assusta, mas só no início
Freguês de Dunga, o técnico Marcelo “El Loco” Bielsa escalou o Chile com nada menos que quatro atacantes: Beausejour, Sanchéz, Suazo e González. A estratégia do técnico era clara: pressionar o Brasil. Deu certo. Ao menos nos minutos iniciais. Aos 6, por exemplo, os chilenos haviam encurralado a equipe de Dunga no campo de defesa e ostentavam 73% de posse de bola.
Mas só ter a Jabulani nos pés não adianta nada. Depois do sufoco inicial, o Brasil finalmente começou a jogar. E aí não teve mais para os chilenos. Em quatro minutos, quatro escanteios, como se fosse uma prévia do que viria acontecer logo depois, mais precisamente aos 33 minutos, quando o time verde e amarelo já dominava plenamente o duelo: Maicon cobrou o córner e achou o zagueiro Juan, que deu um testaço, sem chances para o goleiro Bravo.
E mal deu tempo para Bielsa e seus comandados assimilarem o golpe. Passados cinco minutos, o Brasil já estava no ataque de novo. A bola chegou a Luís Fabiano, que tentou de calcanhar e errou bisonhamente. No entanto, ele se redimiu logo depois, em jogada envolvendo o trio de ouro: Robinho fugiu pela esquerda e cruzou para Kaká. O camisa 10 tocou sutilmente para deixar o centroavante na cara do gol. Ele, então, fez o que sabe: driblou o goleiro e mandou a Jabulani para o fundo da meta chilena pela segunda vez.
Treino para pegar a Holanda
Para o segundo tempo, Bielsa promoveu a entrada dos meias Tellos e Valdívia, ex-Palmeiras, em uma nesga de esperança de reverter o marcador. Outra vez, a equipe até teve mais posse de bola nos primeiros movimentos da etapa final. Assim como antes, o Brasil retomou o controle logo depois.
A vitória se transformou em goleada aos 14 minutos. A defesa chilena dominou a bola e iria sair para o contra-ataque. Mas no lançamento, Ramires interceptou na meia cancha. O substituto de Felipe Melo – que teve boa atuação – acelerou e correu até a risca da grande área. Chegando lá, rolou para a esquerda e pifou Robinho. O atacante brasileiro só teve o trabalho de concluir e marcar o seu primeiro na Copa do Mundo.

Polícia Federal do Estado recebe viatura antibomba para ser usada na Copa de 2014

Durante a solenidade de comemoração dos 45 anos da Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul, na manhã desta segunda-feira, o Grupo Especializado em Bombas e Explosivos (GBE) fez uma demonstração do uso da viatura antibomba, um equipamento de tecnologia canadense utilizado em situações de ameaça de explosão.
A PF do Estado recebeu a viatura pelo fato de Porto Alegre ser uma das cidades sede da Copa de 2014. Além do novo equipamento, os servidores estão sendo treinados para atender ocorrências de grande porte que possam ameaçar o público do evento.
Além do Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal também receberam a viatura, que é uma versão avançada do veículo que foi utilizado nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

Campanha SOS Trânsito

Nesta segunda-feira (28/06), numa das Ruas mais movimentadas da cidade de Santa Rosa, a Brigada Militar e a Escola Estadual Visconde de Cairu, o Colégio Concórdia, o Colégio Salesiano Dom Bosco e a Escola de Educação Infantil Curumin, reuniram-se para através da Campanha SOS Trânsito, conscientizar a comunidade santorense quanto ao uso da faixa de pedestre. Os alunos demonstraram suas reivindicações através de cartazes, faixas e chamamentos pedindo “Paz no trânsito”. A Fronteirucha e do Leão do Proerd também participaram da Campanha.
A mobilização contou com o apoio do GEA (Grupo Especial de Apoio) da Prefeitura Municipal.

Morre menino baleado por parente em Santo Ângelo

Morreu ontem, na UTI Pediátrica do Hospital de Caridade de Ijuí, Vinícius Andreatta da Silva, 10 anos. O menino havia sido baleado na cabeça no dia 13 de junho, em Santo Ângelo, nas Missões. O disparo teria sido acidental. Um parente da criança estaria manuseando a arma, uma carabina 22.
O crime ocorreu no pátio das casas onde mora a família. O menino e o parente, um rapaz de 19 anos, estavam sozinhos, enquanto a mãe de Vinicíus estava em uma residência próxima e iria para uma confraternização.
O inquérito policial deverá ser concluído nesta semana. De acordo com o delegado Fernando Sodré, o jovem deverá ser indiciado por lesão corporal seguida de morte com dolo eventual (não teve a intenção, mas assumiu o risco tomando conduta perigosa) ou homicídio por dolo eventual
— A informação que temos é que estaria limpando a arma — diz o delegado. Porém, Sodré não descarta que eles estivessem brincando com a carabina.
O jovem irá depor só em juízo.

Bufês terão de ser protegidos com tampa para prevenir propagação da gripe A

Para prevenir a propagação da gripe A, uma portaria do governo do Estado determina que restaurantes e bares que oferecem serviço de bufê terão de proteger os alimentos com tampas de acrílico. A medida tem por objetivo evitar que pessoas infectadas contaminem os alimentos ao conversar diante da comida.
A nova regra entrou em vigor no dia 22, quando foi publicada no Diário Oficial do Estado. Segundo o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Francisco Paz, caberá aos municípios inspecionar os estabelecimentos e definir a punição pelo não cumprimentos da norma. Segundo ele, não há prazo para que os municípios iniciem a fiscalização.
— É uma recomendação para não apenas evitar a contaminação da gripe A, mas também de outras doenças respiratórias — disse Paz.
Entre as determinações, está a obrigatoriedade de talheres embalados individualmente, após higienização, e de lavatórios para os clientes lavarem as mãos. Os lavatórios, de acordo com a portaria, deverão estar em lugares estratégicos e em número suficiente, equipados com torneira, sabonete e álcool 70% ou outro produto antisséptico.
Outra determinação da portaria é que os manipuladores dos alimentos sejam afastados quando apresentarem algum sintoma relacionado à gripe. Os estabelecimentos que descumprirem a medida estarão sujeitos a advertência e, em caso de reincidência, multa e interdição.

Pai de ex-namorada do goleiro Bruno acredita que filha não está mais viva

O pai da jovem Eliza Samudio, de 25 anos, ex-namorada do goleiro Bruno, do Flamengo, disse em entrevista neste domingo que acredita que a filha não esteja mais viva. Eliza está desaparecida há cerca de um mês.
- A esperança é a última que morre. No fundo, tenho quase certeza de que ela não está mais entre a gente - diz Luis Carlos Samudio, que foi a Contagem, em Minas Gerais, acompanhar as investigações sobre o desaparecimento da filha.
Eliza teve um relacionamento com o goleiro Bruno no ano passado. Ela tenta provar, na Justiça, que o jogador é o pai de seu filho, de quatro meses. No início da noite de domingo, a guarda temporária da criança foi concedida a Luis Carlos. O bebê será levado para Foz do Iguaçu, no Paraná, onde vive a família.
Buscas próximo ao sítio
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Minas Gerais fizeram buscas neste domingo ao redor do sítio do goleiro, após receberem uma denúncia anônima de que um corpo teria sido encontrado próximo ao local. O corpo poderia ser de Eliza.
Segundo o advogado da família de Eliza, Jader Marques, até o momento, nada foi encontrado. A pessoa que fez a denúncia à polícia, que não quis se identificar, indicou o endereço do sítio de Bruno, mas um caseiro teria impedido a entrada das equipes de busca, que fizeram, então, uma vistoria no entorno da propriedade.
Na sexta-feira, o filho de Eliza foi encontrado com a atual mulher do goleiro, Dayane Souza. Ela foi detida em Contagem na noite de sexta-feira, mas liberada após prestar depoimento. O goleiro, que segue os treinamentos no Flamengo, ainda não se pronunciou sobre o caso.
Goleiro é suspeito de espancar jovem
Em entrevista ao Fantástico, na noite deste domingo, a delegada responsável pelo caso, Alessandra Wilke, disse que Bruno é um dos suspeitos de envolvimento no desaparecimento de Eliza e está sendo investigado pela polícia. De acordo com Alessandra, denúncias anônimas apontam para um espancamento.
Bruno e um amigo teriam agredido Eliza no sítio do goleiro, localizado em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. A jovem teria morrido no local e o corpo teria sido escondido em seguida.
A delegada espera que o jogador preste depoimento em Contagem ainda nesta semana. Segundo o advogado do Flamengo, Bruno se colocou à disposição da polícia para prestar esclarecimento. Michel Assef Filho disse ainda que o goleiro teria feito um acerto com Eliza e que o processo de reconhecimento da paternidade da criança tramita na Justiça do Rio de Janeiro.