01 outubro 2009

Idosos vão receber medicamentos especiais em casa

Uma iniciativa pioneira do governo gaúcho vai oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde com mais de 60 anos a possibilidade de receber medicamentos excepcionais e especiais em seus domicílios.
Serão beneficiados cerca de 24 mil pacientes do SUS que precisam de tratamentos para doenças como Alzheimer, Parkinson, osteoporose, glaucoma, depressão e hiperplasia de próstata. Já o encaminhamento de medicamentos básicos de grande uso, como aspirina, antibióticos mais comuns e remédios para controle da pressão arterial, fica a cargo dos municípios.
A entrega dos medicamentos excepcionais e especiais pelo Estado será feita por meio dos Correios e Telégrafos, em toda a zona urbana onde a empresa distribui correspondências comuns. Além do conforto que isso vai proporcionar aos pacientes beneficiados, o sistema vai diminuir as filas nos guichês e salas de espera das farmácias de medicamentos excepcionais e especiais para os pacientes com menos de 60 anos.
Para ser atendido pelo programa, além de ser usuário do SUS e ter acima de 60 anos, é preciso ter cadastro administrativo atualizado para o recebimento de remédios excepcionais ou especiais. Quem ainda não se cadastrou, precisa apresentar exames, receituário do SUS e laudo médico, cópias do Cartão Nacional de Saúde, da carteira de identidade, do CPF e de comprovante de residência.
Depois de protocolar o pedido para ter o medicamento recebido em casa, o paciente deverá procurar sua farmácia de referência, junto à Secretaria de Saúde de seu município, para ter acesso ao tratamento até ser comunicado de que contará com a entrega a domicílio.

Homicídio leva traficantes à prisão em Santa Rosa

A prisão, ontem, dos suspeitos da morte de Odair Roque da Silva, 24 anos, assassinado no final de semana em Santa Rosa, acabou desmantelando uma quadrilha de tráfico de drogas da cidade. Silva foi morto com um tiro.
Ele estaria sofrendo ameaças desde que a mulher dele jogou fora pedras de crack. Ela tinha encontrado a droga escondida no pátio de casa. Os vizinhos traficantes estariam pedindo o ressarcimento do valor da droga.Sete pessoas foram presas.
Mais informação policial.
Ladrões arrombaram a filial da Cotrimaio do município de Alegria. O fato se deu por volta das 03h20min da manhã de hoje (01/10), quando o alarme do depósito de venenos disparou. O supervisor da Filial que mora no pátio da cooperativa avisou a Brigada Militar que ao se deslocar até a sede da cooperativa se depararam com pedras bloqueando a Rua 15 de Novembro. Além das pedras os meliantes espalharam miguelitos pelo calçamento, o que impossibilitou o deslocamento da viatura, já que furaram os pneus. Foi pedido reforço para a Brigada Militar de Independência.
Segundo informações do supervisor da cooperativa os meliantes podem ter entrado no pátio pelos fundos da cooperativa, já que está sendo trocada a tela que cerca o pátio. A quantidade de veneno levada pelos meliantes não foi informada.

Deputado Classmann participa de audiência pública em Santa Rosa

O líder partidário do PTB na Assembléia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, participou na última sexta-feira (25) da quinta audiência pública para debater a proposta orçamentária do Estado para 2010. O encontro que ocorreu em Santa Rosa reuniu líderes da Fronteira Noroeste, Missões e Grande Santa Rosa.
Os principais temas tratados na audiência foram as ligações asfálticas, a revisão do retorno do ICMS, reajuste do transporte escolar e mais verbas para a UERGS.
A secretaria de Planejamento e Gestão, representada por Paulo Pereira, fez uma descrição dos investimentos previstos e destacou que o objetivo do governo é manter o déficit zero nas finanças públicas.
Foto: Marcos Eifler.