26 julho 2013

Polícia Civil prende em flagrante por distribuição ilegal de combustíveis em Boa Vista do Buricá

Proprietário de posto e funcionário foram presos
Nesta sexta-feira (26/07), agentes da Delegacia de Polícia de Crissiumal efetuou a prisão em flagrante de duas pessoas, acusadas de distribuição ilegal de combustíveis. Os policiais prenderam o proprietário de um posto de combustíveis da cidade de Boa Vista do Buricá. O outro preso é o funcionário da mesma empresa que fazia a distribuição no interior do município de Crissiumal.

Segundo o delegado William Garcez, a distribuição de combustíveis obedece regras rigorosas estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo. "A inobservância dessas regras configura o crime descrito no artigo 1°, inciso I, da Lei 8176/91, com pena de até cinco anos de detenção."  O delegado informou ainda que o proprietário do posto de combustíveis já havia sido indiciado pelo mesmo crime no mês de junho, quando foi realizada a "Operação Fraude Zero", ocasião em que foram fiscalizados vários postos de combustíveis da região celeiro. Os presos serão encaminhados ao Instituto Penal de Três Passos e o procedimento policial já foi encaminhado ao Poder judiciário.

Assalto de 'brincadeira' termina com adolescente baleado por PM no RS

Armas de pressão são réplicas idênticas das originais, diz
polícia (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
O que era para ser uma brincadeira quase se transformou em tragédia no município de Teutônia, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. Na última quarta-feira (24), três adolescentes forjaram um assalto fictício com a intenção de assustar o professor de artes marciais do grupo, mas um deles acabou baleado por um policial da Brigada Militar. O incidente está sendo investigado.

O jovem de 16 anos foi atingido por um estilhaço de um disparo de calibre 12 na região do quadril. Ele foi levado para o Hospital Ouro Branco, onde passou por uma cirurgia para a retirada do projétil. Segundo a instituição, ele permanece internado em estado estável e está fora de perigo.

De acordo com o coronel Antônio Scussel, responsável pelo Comando Regional do Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Taquari, o incidente ocorreu por volta das 21h. Os adolescentes participavam de um churrasco na casa dos pais de um deles quando telefonaram para o professor de capoeira perguntando se ele compareceria à confraternização. Com a resposta positiva, se prepararam para pregar a peça.

Vestindo capuzes e portando armas de brinquedo, os jovens teriam se posicionado ao redor da casa para surpreender o professor. Uma pessoa que passava pela rua viu a movimentação e acionou a polícia pelo telefone 190. Um carro com dois policiais foi enviado para o local e chegou no momento em que os jovens abordavam o professor, diz o coronel.

“Os policias se identificaram e fizeram dois disparos de advertência, um para o chão e outro para o alto. Houve gritos, e os jovens saíram correndo. Um deles se voltou para os policiais, com a arma na mão. Então um PM disparou um tiro contra esse jovem. Só depois os policias viram que as armas eram falsas e tudo não passava de uma brincadeira, de muito mau gosto, por sinal”, relata o coronel Scussel.

Segundo o comandante do CRPO, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para apurar as circunstâncias do caso. Na avaliação preliminar da Brigada Militar, a conduta dos policiais e as técnicas utilizadas na abordagem foram adequadas. O coronel Scussel diz ainda que o ambiente era escuro e que as armas utilizadas pelos jovens – duas pistolas e um revólver calibre 38 – eram réplicas quase idênticas das verdadeiras.

“Foi uma grande irresponsabilidade, inclusive dos pais que consentiram com essa brincadeira. O bairro Canabarro, onde essa fato inusitado ocorreu, tem o maior índice de criminalidade de todos os municípios do Vale do Taquari. A Brigada Militar se prepara de maneira séria para coibir essa criminalidade. Então, é óbvio que os policiais acharam que era uma ocorrência real”, destaca o coronel.

A Polícia Civil também vai investigar o caso. De acordo com o delegado Mauro José Barcellos Mallmann, titular da 1ª Delegacia de Teutônia, um dos adolescentes que participaram da pegadinha já prestou depoimento e outras pessoas que estavam no churrasco serão ouvidas no próximos dias. A gravação da ligação telefônica ao 190 informando a ocorrência também já está em poder da polícia.

“Vamos examinar todos os elementos do fato antes de tirarmos qualquer conclusão. Quero salientar para que essa situação sirva de alerta e que as pessoas não façam esse tipo de brincadeira. Nunca se sabe qual será a reação da vítima, de terceiros e também da polícia. Por pouco esse caso não terminou em tragédia”, acrescenta o delegado.

Agricultor de 81 anos morre atingido por trator em Entre-Ijuís

Produtor rural foi socorrido pelo Samu, mas não
resistiu aos ferimentos
Um produtor rural de 81 anos morreu esmagado por um trator na cidade de Entre-Ijuís, na Região das Missões do Rio Grande do Sul. O acidente ocorreu por volta das 14h30 desta sexta-feira (26) na localidade de Serra de Baixo, no interior do município.

Segundo a Polícia Civil, a vítima trabalhava em um galpão quando parou o trator e desceu. O maquinário disparou e atingiu o agricultor, que ficou prensado pela barriga em uma pilha de madeiras. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local, pouco antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Carreta e automóvel colidem no trevo de acesso a Sarandi

Foto: Joel de Brtio
No início da noite de quinta-feira (25/07), foi registrado mais um acidente envolvendo uma carreta com placas de Passo Fundo RS e um Verona com placas de São Miguel das Missões RS. O acidente ocorreu no trevo que liga a BR 386 com a ERS 404 em Sarandi.

Ambos os veículos transitavam na BR 386 sentido Sarandi/Carazinho, o Verona na frente e a carreta logo atrás, quando, segundo relato do motorista da carreta, o condutor do Verona maborbou o veículo para contornar o trevo e dirigir-se ao município de Nonoai, cortando a frente da carreta ocasionando o choque.

Apesar do forte impacto, os quatro ocupantes do carro, (dois adultos e duas crianças), sofreram apenas ferimentos leves, foram socorridos pelo SAMU e deslocados até o Hospital de Sarandi para serem atendidos. o motorista da carreta não se feriu.

BM prende foragido e recupera moto furtada

Foto: 29ºBPM
Na manhã desta quinta-feira, 25 uma guarnição da BM de Ijuí prendeu o foragido Alex Sandro Portella Wildner.

Ele se encontrava na rua Marechal Deodoro, no bairro São José, e correu ao avistar a viatura da BM. Foi preso e apresentado na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí.

Para ele havia Mandado de prisão expedido pela 1ª vara de execuções criminais de Ijuí. Já por volta do meio, uma guarnição da BM de Ijuí recuperou uma motocicleta furtada.

A moto Titan prata, placa ILF 0739, havia sido furtada no final da manhã do último dia 23, na rua 15 de Novembro, no centro, e foi localizada na Linha UM Leste, próximo à usina velha. A moto foi removida ao depósito e em breve deverá ser restituída ao proprietário.

Homem é preso por espancar enteados

Homem é preso por espancar enteados
Policiais civis da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo prenderam em flagrante, no final da noite dessa quinta-feira (26/07), J.A.S., de 31 anos, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Segundo o delegado Eric Seixas Dutra, o preso havia acabado de espancar seus enteados, um menino, de 7 anos, e uma menina, de 19 anos, que estavam gravemente feridos.

Além da violência, a criança de 7 anos relatou à autoridade policial diversos abusos sexuais que vinha sofrendo devido a atos libidinosos praticados pelo preso. Foi lavrado o auto de prisão em flagrante pela prática dos crimes de violência doméstica e maus tratos. Conforme o delegado, o homem também deverá ser indiciado pelo crime de satisfação de lascívia mediante presença de criança. Após os procedimentos de praxe, o preso será encaminhado ao sistema penitenciário.

HSVP registra 336 nascimentos em seis meses

Mês de fevereiro foi o de maior natalidade em 2013 na
Instituição, com 65 nascimentos
Oferecer estrutura de alta qualidade e atendimento humanizado é a missão do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Três de Maio, integrante da Rede Verzeri. A atenção oferecida à população fica evidente em várias ações desenvolvidas pela Instituição, entre elas o Projeto Amor de Mãe, iniciado em 2012 para oferecer conhecimentos às futuras mamães nos períodos de gestação e pós-parto, além de aprox
imar as gestantes da equipe de profissionais que irá as atender no parto.
Desde o início do Projeto, o HSVP registrou 881 nascimentos, 458 do sexo masculino e 423 do sexo feminino. Nos primeiros seis meses de 2013 foram 336 nascimentos, o maior número deles em fevereiro, com 65 partos realizados. Neste período, o atendimento abrangeu gestantes de 17 municípios: Três de Maio; Independência; Alegria, Nova Candelária; Boa Vista do Buricá; Porto Xavier; Horizontina; São Martinho; Coronel Bicaco; Santa Rosa; Cruz Alta; Dr. Maurício Cardoso; Tucunduva; São Nicolau; Crissiumal; São Valério do Sul e São José do Inhacorá.

O Amor de Mãe
O Projeto desenvolvido pelo HSVP realizou 48 palestras às gestantes em 2012, número que chega a 24 em 2013. O próximo ciclo do Amor de Mãe tem o primeiro encontro no dia 08 de agosto e as reuniões seguintes agendadas para os dias 15 e 22 do mesmo mês, sempre com início às 18h30min no auditório da Instituição. As inscrições podem ser realizadas nas unidades de ESFs, na secretaria do Centro Administrativo do HSVP e no dia do curso.

Um dos temas orientados no Projeto são os cuidados necessários às gestantes que tem algum problema na gravidez, necessitando repouso parcial ou total para levar a gestação ao tempo ideal de nascimento, que ocorre entre a 38ª e 40ª semana, conforme acompanhamento e avaliação do obstetra. Mesmo assim, alguns fatores únicos de cada gestação influenciam para a ocorrência de partos prematuros. O HSVP mantém a internação de bebês a partir de 34 semanas, nos casos que não apresentam nenhuma gravidade. A maioria deles só fica na Instituição para ganhar peso e, após avaliação médica, recebe alta.

Onze pessoas foram indiciadas nas investigações da Operação Sétimo Mandamento

A operação foi deflagrada no dia 21 de maio
Nesta quinta-feira, dia 25 de julho, a Polícia Civil concluiu as investigações referentes à “Operação 7° Mandamento”, coordenada pelo Delegado de Polícia William Garcez, deflagrada no dia 21 de maio de 2013. A referida operação apurou diversos crimes ocorridos no Cartório de Registros e no CRVA do município de Crissiumal.

Segundo o delegado, onze pessoas foram indiciadas pelos mais diversos crimes, entre eles, falsificação de documentos públicos, falsidade ideológica, peculato, prevaricação, inserção de dados falsos em sistema informatizado, estelionato, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e agiotagem.

Garcez informou ainda que os dois Inquéritos Policiais onde as investigações estão formalizadas serão remetidos ao Poder Judiciário no início da próxima semana.

Motorista é flagrado a 156 km/h na BR-285, em Mato Castelhano

Velocidade do veículo era quase o dobro do máxima
permitida no trecho (Foto: PRF/Divulgação)
Um carro foi flagrado transitando a 156 km/h na tarde desta quinta-feira (25) na BR-285, em Mato Castelhano, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a infração ocorreu no km 260,5, onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h.

O veículo – um Chevrolet Celta com placas de Belo Horizonte (MG) – era conduzido por um homem de 46 anos, que pagará multa de R$ 574,62 e responderá a processo administrativo que deve acarretar na suspensão da sua Carteira Nacional de Habilitação por um período de até 12 meses.