06 novembro 2010

Enem começa para cerca de 4,6 milhões de candidatos

Conclui e aguarda a namorada
Cerca de 4,6 milhões de estudantes irão fazer hoje e amanhã, em todo o País, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com informações da Agência Brasil, são cerca de 16 mil locais de aplicação do exame em 1,8 mil municípios.
No Rio Grande do Sul, o começo das provas, às 13h deste sábado, não teve registro de transtornos. O Estado com maior número de inscritos é São Paulo com 827 mil, seguido de Minas Gerais com 538 mil, Bahia com 428 mil e Rio de Janeiro com 314 mil. As provas têm início às 13 horas (horário de Brasília) e hoje serão de ciência humanas e da natureza, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e com tempo de duração de quatro horas e meia.
Amanhã, os candidatos serão avaliados em códigos e linguagens e matemática, além da redação, as duas provas também com 45 questões cada, porém, com tempo de duração de uma hora a mais, ou seja cinco horas e meia.  É preciso levar o cartão de confirmação do Enem e um documento oficial com foto, além de caneta preta de tubo transparente. Lápis, borracha, relógio e celular estão proibidos. Segundo a Agência Brasil, a nota do Enem pode valer uma vaga em uma das 83 universidades públicas que aderiram ao exame para o próximo ano.
O Ministério da Educação (MEC) prevê que 83 mil vagas serão disponibilizadas para o primeiro semestre de 2011 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta foi criada em 2009 e é por meio dela que os participantes do Enem se inscrevem e podem ser selecionados para uma dessas instituições.
A previsão é que o Sisu entre no ar em janeiro, logo depois da divulgação dos resultados do exame. O Enem também é pré-requisito para quem quer tentar uma vaga no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Malwee vence de novo e vai à final contra a Copagril

Time comemora classificação a final
Malwee/Cimed e Copagril/Faville/DalPonte decidirão a Liga Futsal 2010. Os catarinenses confirmaram a vaga à final depois de vencer o Carlos Barbosa no segundo jogo da semifinal, ocorrido na noite desta sexta-feira (5/11), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), pelo placar de 3 a 1, com gols de Valdin, em duas oportunidades, e Falcão, enquanto Carlinhos descontou para a ACBF. Esta será a sexta final seguida de Liga Futsal da Malwee.
A Malwee esteve melhor desde os primeiros minutos de jogo e, depois de alguma insistência, conseguiu abrir o placar depois de jogada de bola parada. Em falta próxima a área gaúcha, a bola foi passada para Neto que, do lado direito de ataque, mandou a bomba. Lavoisier defendeu parcialmente e Valdin completou para o gol.
A ACBF acordou e chegou ao ataque com Pablo, que limpou o marcador e bateu forte para boa defesa de Tiago. Tiago voltou a aparecer no lance seguinte. Depois de boa tabela, Rodrigo apareceu livre diante de Tiago e finaliza de primeira. No puro reflexo Tiago defendeu bem com o pé esquerdo.
Na sequência do lance, porém, a Malwee voltou a marcar. Falcão e Valdin realizaram boa tabela e o último recebeu de fronte com o goleiro Lavoisier. Com grande categoria, ele driblou o goleiro do Carlos Barbosa e bateu para o fundo do gol, anotando o segundo tento catarinense na partida.
A Malwee continuava atuando muito bem e logo marcou o terceiro, quando Chico ajeitou de cabeça um lançamento de Tiago e Valdin apareceu arrematando bem para vencer Lavoisier. No final da primeira etapa o Carlos Barbosa voltou a atuar bem e chegou com perigo em duas oportunidades, que terminaram em chutes na trave da meta catarinense.
Na segunda etapa o Carlos Barbosa logo descontou em cobrança de pênalti executada por Carlinhos. Com o gol o time da ACBF se animou novamente e passou a pressionar a Malwee, mandando mais uma bola na trave, em chute de Sinoê. A pressão da ACBF continuou, mas Tiago estava em um dia inspirado e segurou o placar.
Para Neto, de boa atuação no jogo, a Malwee mostrou sua força ao chegar a mais uma final. “Foi uma partida difícil. O time do Carlos Barbosa é muito bom e nos criou dificuldades, principalmente no segundo tempo. Mas a Malwee mostrou sua força e chega a mais uma decisão, tendo a possibilidade de atuar em casa na segunda partida”, disse.

Está em vigor no site da COTRIMAIO o Promocional “Fique Interligado Conosco”

Com a repaginada no site da COTRIMAIO, o internauta acessa o site da Cotrimaio e pode informar-se sobre sua abrangência, participações com outras entidades, projetos sociais, visualizar as fotos dos eventos da cooperativa, acessar as ofertas da rede dos Supermercados, tendo a oportunidade de recebê-las toda a semana (para isso basta se cadastrar no site), conhecer os promocionais das lojas agropecuárias, postos de combustíveis e Supermercados, acessar a previsão do tempo, ter acesso a informações técnicas e visualizar as cotações agrícolas atualizadas. 
O novo site permite a comunicação com seus clientes e associados através do link “Fale Conosco” e disponibiliza ouvir o Informativo diário e o Raízes. E ainda a COTRIMAIO preparou para os visitantes uma super PROMOÇÃO. Acesse o site www.cotrimaio.com.br e confira a PROMOÇÃO totalmente grátis, cadastre-se para participar dos sorteios dos PRÊMIOS. 
Convide sua família e amigos para participar também. Boa sorte!

Estado deverá colher 1,7 milhão de toneladas de trigo

Especialistas apostam em uma colheita
de 1,768 milhão de tonelada
Foto: Alderi Bertuzzi
A Emater/RS-Ascar reavaliou as produtividades médias das diversas regiões produtoras de trigo, assim como a produção total a ser colhida no Estado. Segundo o acompanhamento quinzenal sobre as condições das lavouras, a produtividade média de trigo em âmbito estadual passa dos 2.040 kg/ha esperados inicialmente, para 2.308 kg/ha (+13,13%), projetando uma colheita total de 1,768 milhão de toneladas. Um aumento de 9,68% em relação à produção inicialmente prevista em 1,611 milhão de toneladas. 
A atual produção é muito próxima da conseguida no ano passado (- 2,10%), apesar da redução de 10,71% na área cultivada. O levantamento contou com informações de 252 Escritórios Municipais, que representam 88% do universo cultivado este ano. 
Segundo os técnicos da Emater/RS-Ascar, as condições do clima foram favoráveis à maturação das lavouras, proporcionando a elas a manutenção dos bons rendimentos, e ao produto, uma excelente qualidade. A colheita está dentro da normalidade e atinge, nesta semana, 41% do total da área plantada. Outros 40% também já se encontram maduros e podem ser colhidos assim que o produtor desejar. 
Apesar da pouca chuva, que traz uma condição desfavorável ao plantio de arroz, os produtores seguem em ritmo bastante acelerado no processo de semeadura das lavouras. Nesta semana, o percentual de área plantada alcança os 75%, contra os 60% verificados na semana passada. Nas principais regiões produtoras, em virtude da baixa umidade do solo, é um atraso na germinação das sementes recém-lançadas. Mesmo com esses contratempos, a atual safra se encontra bem à frente da média dos últimos anos. 
No milho, os trabalhos de plantio seguem em ritmo de normalidade. Aproveitando as últimas precipitações ocorridas nas zonas de produção, os agricultores incrementaram o processo de semeadura, aumentando o percentual para 70% do total da área prevista para esta safra, o que a deixa oito pontos à frente da média dos últimos cinco anos. A germinação reagiu bem e atinge 64%. 
O percentual de área semeada de soja saltou dez pontos percentuais na última semana, passando para 20% do total previsto. Em comparação com a safra passada, a atual se encontra oito pontos à frente. A germinação também vem ocorrendo de forma irregular e lenta, atingindo 14% da área.
Se as condições meteorológicas permitirem, o plantio deverá se intensificar ainda mais, uma vez que, historicamente, é em novembro que este atinge seu ápice. Com a colheita do trigo se encaminhando para o final, lavouras antes ocupadas com o cereal são imediatamente semeadas com a oleaginosa.