25 janeiro 2013

ACI/Sindilojas realizou o último sorteio do Promocional Três de Maio é Show

A Banda 4x4 animou a noite (Foto: Alexandre de Souza)
Em noite de festa nesta seta-feira (25), foi realizado no Clube Buricá o último sorteio do Promocional Três de Maio é Show.

No sorteio desta noite, foram contemplados três clientes do comércio participante do promocional. Inicialmente foram sorteados os dois vale-compras de R$1.000 cada, que contemplaram Luiz Andriel Motta, associado do Sicredi de Independência e  Velani Plak Weber, cliente do Super Tem Tem de Três de Maio.

O  momento mais esperado da noite, foi para o sorteio do automóvel Ford Ka 0km, que contemplou Ernildo Menke de Barrinha, interior de Três de Maio. Ernildo, foi contemplado com uma cautela da Comanja.

O Promocional Três de Maio é Show, é tradicionalmente promovido pela ACI e Sindilojas, e nesta edição sorteou uma premiação estimada em R$40.000.

Receita e PRF encontram 50 quilos de crack em para-choque de carro no RS

Droga estava escondida em fundo falso nos para-choques
do veículo (Foto: André Azeredo/RBS TV)
Cerca de 50 quilos de crack foram aprendidos nesta sexta-feira (25) pela Receita Federal e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-386, no município de Tabaí, Região Central do Rio Grande do Sul. A carga estava escondida nos para-choques de um veículo vindo do Mato Grosso do Sul.

Segundo a Receita, o carro foi abordado em uma barreira montada para fiscalizar veículos de fora do estado. Um Fiat Linea, com placas de Naviraí (MS), foi parado. O veículo era ocupado por duas mulheres, uma de 69 e outra de 33 anos, que não tiveram as identidades reveladas.

Os agentes desconfiaram do comportamento das duas, que apresentavam nervosismo. Então, passaram a perguntar sobre o motivo da viagem e acharam as explicações confusas. As mulheres teriam dito que iriam a uma festa de formatura em Porto Alegre, mas nenhum vestido estava no carro.

Ao revistarem o porta-malas do veículo, os fiscais retiraram uma borracha e constataram que algo estava estranho na lataria. O para-choque foi removido e revelou a existência de um fundo falso, feito de fibra. Dentro estavam 36 quilos de crack em barras de um quilo. Na parte dianteira, foram encontrados mais 16 quilos da droga.

Conforme a PRF, as ocupantes do veículo disseram que não sabiam que a droga estava lá. Elas foram encaminhadas à Polícia Federal para o registro do flagrante por tráfico de drogas e devem ser transferidas ainda nesta sexta ao presídio feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre.

Motociclista se arrisca ao andar de moto com pneu murcho a 80 km/h em Miraguaí

O motoqueiro usava chinelos de dedos (Foto: T.News)
Situação, no mínimo, de perigo foi registrada pelo Trespassos News na tarde desta sexta-feira, 25, em Miraguaí.

Um motociclista, aparentemente jovem, arriscou a própria vida ao andar de motocicleta com o pneu traseiro murcho a uma velocidade média de 80 km/h na rodovia ERS-330, no sentido Tronqueiras/Miraguaí.

Ele seguia à frente, equilibrando-se em cima do tanque do veículo, e só se conseguiu ultrapassá-lo quando foi aumentada a velocidade do carro para 100 km/h. Nessa altura, faltava apenas um quilômetro para chegar à cidade de Miraguaí.

Zelindo Cancian é inocentado na Justiça

Zelindo Cancian é inocentado na Justiça
Em dezembro de 2001, o Ministério Público ajuizou ação de improbidade administrativa cumulada com ressarcimento de danos causado ao Município de Tuparendi, contra o ex-prefeito Zelindo Cancian.

A acusação, na época, era pela prática de atos administrativos havidos no ano de 1996, ocasião em que Zelindo exerceu mandado de prefeito de Tuparendi.

Em tese, os atos administrativos noticiados foram descritos como  improbidade administrativa  e assim foram elencados na ação civil pública.

Entre os atos estavam pagamento de gratificação natalina para si em 1996, desvios de recursos da tesouraria e fraude em licitação, processos fraudulentos em licitação, aquisição de medicamentos sem o regular processo de licitação, doação de dinheiro a pessoas carentes, outras contratações sem licitação e doação de imóveis de forma irregular, entre outros.

O processo foi julgado extinto em relação ao requerido contra Zelindo Cancian pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por acolhimento da incidência da prescrição, a perda do direito de ação do Estado pelo decurso de tempo.

A decisão do TJ não perdurou, tendo sido revertida por recurso do Ministério Público, resultando em retorno do processo para julgamento do mérito na comarca de Santa Rosa.

Na instância local, a Justiça acaba de sentenciar pela improcedência da ação contra Zelindo Cancian e outras partes, por não vislumbrar ter havido atos de improbidade  administrativa praticados pelo ex-prefeito.

O Ministério Público recorreu da decisão ao Tribunal de Justiça, manteve a improcedência da ação, culminando após o trânsito em julgado, o que significa o fim da possibilidade de recorrer.

O processo retornou nesta semana ao Fórum de Santa Rosa, com orientação para ser arquivado.

Medidas de prevenção à dengue serão reforçadas no Noroeste do RS

Número de focos do mosquito na região preocupa a
Vigilância em Saúde
O alto índice de focos do mosquito da dengue na Região Noroeste do Rio Grande do Sul preocupa as autoridades sanitárias. As ações de combate serão intensificadas em algumas cidades da região para evitar uma possível epidemia da doença. Em 2013, 11 casos já foram confirmados no estado.

Em reunião na quinta-feira (24), técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) discutiram ações de combate ao mosquito da dengue com as coordenadorias de Santa Rosa, Santo Ângelo e Ijuí. Segundo as autoridades, o número de focos de Aedes aegypti em alguns municípios está acima do tolerável pelo Ministério da Saúde.

“Na verdade, nós temos aqui os elementos necessários para que se dê a epidemia. Nós temos altas infestações de mosquito em casas de pessoas. Temos achado muitos focos nas casas das pessoas”, conta o diretor do CEVS, Celso dos Anjos.

Em Santa Rosa, o índice de infestação do mosquito é considerado muito elevado. De cada 10 casas visitadas pelos agentes de combate a dengue, em pelo menos quatro são encontrados criadouros do mosquito transmissor da doença.

A auxiliar de farmácia Leonir Fática Schwartz está com os sintomas da doença. Enquanto aguarda o resultado do exame para comprovar o diagnóstico, que deve sair na próxima semana, ele não esconde a preocupação. “Os sintomas são todos de dengue, só que o primeiro exame que eu fiz não confirmou, eu fiz hoje outro”, diz ela.

Em Cruz Alta, também na Região Noroeste, já foram encontrados 29 focos do mosquito. A partir da próxima semana, um mutirão de limpeza deve ser feito na cidade. Em Porto Alegre, já foram confirmados quatro casos da doença. “A Região Noroeste nos preocupa, mas nos preocupa também muito a Região Metropolitana”, diz Celso Dos Anjos.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, os 11 casos confirmados no estado são importados, isto é, contraídos em outros locais. Quatro pessoas pegaram a doença em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro, três no Mato Grosso e uma no Mato Grosso do Sul.

Presidente da Câmara de Panambi entra em luta corporal com marido de servidora

Presidente do Legislativo - vereador Ibraim Chagas
Um episódio muito estranho chamou a atenção das pessoas que passavam próximo ao meio dia de quarta-feira (23) defronte a Câmara Municipal de Vereadores de Panambi.

A polícia no local aguçou a curiosidade das pessoas e logo em seguida a informação de que no interior da casa ocorrera uma briga entre o próprio presidente vereador Ibraim Chagas (PSDB) com Marcos Mattos esposo de uma funcionária, devido a desavenças com referência a horários de serviço da funcionária.

Marcos Mattos teria ido apanhar sua esposa que encerrava seu turno na manhã, quando se encontrara com o presidente Ibraim, com quem já havia se desentendido.

Uma breve discussão acabou resultando em troca de socos e pontapés entre os dois e macula a imagem do Poder Legislativo por envolver a figura de seu presidente.

Diante de uma ofensa ou grave ameaça, o presidente poderia ter usado sua prerrogativa de autoridade e até mesmo dar voz de prisão em flagrante ao homem que lhe importunara, mas decidiu resolver as coisas de maneira anticonvencional, aceitando o embate físico, uma luta corporal no interior do recinto fica muito feio para o Legislativo como um todo.

Empresa Aérea sinaliza o provável retorno dos vôos regulares de Santa Rosa a Porto Alegre

Grupo esteve reunido com a direção da empresa aérea
Nesta quarta-feira, 23, o diretor-presidente da Brava Linha Aéreas, Jorge Barouki, esteve em Santo Ângelo reunido com empresários para discutir as questões ligadas às linhas que envolvem as regiões das Missões e Noroeste.

Na oportunidade esteve presente o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Santa Rosa, Fernando Borella, atendendo convite de Gerson Heinle, representante comercial da empresa BRAVA na região. Borella participou de uma reunião com o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, e o Diretor Presidente da Brava, Jorge Barouki, onde ouviram a manifestação por parte da empresa BRAVA, sobre a confirmação do provável retorno dos vôos regulares de Santa Rosa para Porto Alegre com escala em Santo Ângelo.

Barouki sinalizou que pretende já na segunda quinzena de fevereiro retomar os vôos regulares, de segunda à sexta, da aeronave com capacidade para 19 lugares, partindo de Santa Rosa, as 17h54min, com escala em Santo Ângelo, às 18h05min e após chegada em Porto Alegre às 19h30min, e direto de Porto Alegre à Santa Rosa, saindo ás 16h14min  da capital gaúcha e chegando ás 17h:34min na capital do soja. Estes horários podem sofrer alterações.

Questionado pelo Secretário Borella sobre os valores das passagens aéreas e aeronaves maiores, o diretor da BRAVA afirmou que sabe da necessidade de praticar um preço competitivo ao atual mercado brasileiro de passagens aéreas. Salientou sobre os custos operacionais da empresa devido à atual demanda de passageiros nos municípios da região pretende trabalhar com valores de R$ 296,00 na compra da passagem com 30 dias de antecedência, R$ 393,00 de 30 à 7 dias, e passagens compradas no dia por R$ 586,00, podendo estes valores sofrer alterações.

Cogitou ainda a intenção de incorporar aeronaves de maior porte no futuro próximo, mas para que isso ocorra de fato os aeroportos da região necessitam de melhorias urgentes na sua infraestrutura para que a empresa possa prosseguir com estas intenções.Para capacitar-se a estas intenções da empresa BRAVA, o Secretário Borella pretende nos próximos dias agendar uma reunião no Departamento Aeroportuário do Estado, com o Diretor Roberto Carvalho Neto, para tratar sobre investimentos destinados a ampliação e  infraestrutura do aeroporto de Santa Rosa.

Desde o dia 02 de janeiro de 2013, a SMDE trabalha em conjunto com a Secretaria de Habitação e Mobilidade Urbana apoiadas pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Obras para concluir as ações e responder aos apontamentos do relatório da ANAC, o mais breve possível. Segundo o Sec. Borella “a notícia da provável retomada dos vôos em Santa Rosa, poderá desde já contemplar umas das metas do governo Vicini, em conformidade com as demandas recebidas por entidades e empresários dos diversos setores produtivos do município”.