08 dezembro 2012

Guardas combatem crimes ambientais no Parque Estadual do Turvo

Foto: Alexandre Oliveira
O Período de Defeso completa no próximo dia 15, dois meses. Também conhecida como Piracema, essa temporada é destinada a reprodução das espécies de peixes.

Desde 15 de outubro, a fiscalização ambiental já apreendeu mais de 25 mil metros de redes dentro dos limites do Parque Estadual do Turvo. Além disso, ainda foi retirado do Rio Uruguai, espinheis, esperas e materiais utilizados para o “arrastão”. As patrulhas são efetuadas pelos guardas florestais de três a quatro vezes por semana. Em determinadas ocasiões, contam com o auxílio da PATRAM de Três Passos.

De acordo com Leandro Strimgari, diretor do Parque Estadual do Turvo, inúmeras apreensões são decorrências de denúncias anônimas, o que demonstra a conscientização e colaboração das comunidades ribeirinhas.

Iran dos Santos Almeida, que há 32 anos atua como guarda florestal, lembra que anteriormente quando ocorria uma apreensão, os demais pescadores se afastavam, mas hoje, parecem rechaçar as leis vigentes.

Segundo Leandro, a preferência pela pescaria na área do parque é por causa das corredeiras, que transformam o local em um berço reprodutor de peixes. As espécies mais visadas são o Dourado e o Surubi. O diretor conta que somente numa fiscalização, os patrulheiros recolheram cerca de sete mil metros de redes. Os materiais apreendidos são encaminhados para incineração em Três Passos.

Leandro acredita que a pesca é exclusivamente comercial, pois muitos exemplares retirados do Rio Uruguai podem ser facilmente encontrados em cidades da região. No entanto, ele lembra que essa atividade dentro dos limites do parque é proibida o ano todo. Pessoas presas em flagrante por tal prática serão enquadradas na Lei de Crime Ambiental, que prevê reclusão de um a três anos.

Diante da constatação que as pessoas cada vez mais desrespeitam a Piracema, biólogos da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolvem o monitoramento do repovoamento de peixes no Rio Uruguai.

Outro problema enfrentado constantemente é a caça. Leandro ressalta que os caçadores matam Cateto, Paca, Cotia, Veado e a Anta, cujo último refúgio é o parque localizado no município de Derrubadas. - Esses animais abatidos acabam sendo comercializados - sublinha o diretor.

O Parque Estadual do Turvo que possui 17.491,40 hectares, sendo 60 quilômetros as margens do Rio Uruguai, conta com sete guardas florestais e 12 vigilantes responsáveis pelo patrimônio existente no local. A direção da unidade de conservação enviou um projeto ao governo estadual solicitando a nomeação de 15 guardas florestais. O edital do concurso é aguardado para março de 2013.

Equipe da Rádio Colonial AM se reúne em confraternização de final de ano

Desejamos a todos um feliz Natal e um prospero Ano Novo
A noite desta sexta-feira (07), foi de festa para a equipe da Rádio Colonial AM de Três de Maio.

A família RC, esteve reunida em um jantar para comemorar o ano que finda e o novo ano que está para nascer, renovando as expectativas com a certeza de grandes realizações.

A Rádio Colonial AM, tem uma marca registrada na história da região Noroeste à 57 anos, e terá em 2013, um ano de muitas conquistas importantes, que vão marcar na história do rádio regional.

PRF apreende 3,2 kg de cocaína na BR 101 Sul

Polícia apreendeu 3,2 kg da droga (Foto: Divulgação/PRF)
A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina apreendeu 3,2 kg de cocaína na noite desta quinta-feira (6), por volta das 22h30, na BR 101, na unidade operacional de Paulo Lopes/SC.

De acordo com a PRF de Paulo Lopes, foi recebida uma denúncia de um veículo vermelho, cujo motorista estava fazendo manobras perigosas. O veículo foi abordado e estava ocupado por um casal, sendo o motorista era um paraguaio, de 24 anos, que mora em Florianópolis, e a passageira era uma mulher de 39 anos, de Palhoça.

O casal disse que estava vindo de Florianópolis com destino a Imbituba, no Sul do estado. A polícia encontrou uma sacola, atrás do banco do passageiro com três tabletes de cocaína, o equiavalente a 3,2 kg da droga. O casal foi preso em flagrante e conduzido para a Polícia Civil de Garopaba.

Mulher morre em acidente com veículo da Secretaria da Saúde de Três de Maio

O caminhão bateu na lateral da ambulância
(Foto: 
14ª Delegacia PRF - Posto de Sarandi - RS)
Um acidente envolvendo uma Van/Ambulância da Secretaria da Saúde de Três de Maio e um caminhão em Palmeira das Missões, vitimou Elizete Oliveira da Silva, de 25 anos.

A Van da Prefeitura Municipal de Três de Maio,  com oito pessoas, retornava de Porto Alegre por volta de 21h30min desta sexta-feira (07), quando foi envolvida em um acidente na BR 468, na localidade de São Bento em Palmeira das Missões.

O veículo da saúde, era conduzido por Jairo Hartmann, que foi surpreendido por um caminhão que invadiu a pista contrária e bateu na lateral da ambulância.

A mulher e o marido Fábio Felin, foram a capital gaúcha para levar o filho de 1 ano e 4 meses, que precisava de um atendimento especializado. No momento do acidente, a criança estava no colo  do pai.

Motorista do caminhão escapou ileso
(Foto: 
14ª Delegacia PRF - Posto de Sarandi - RS)
Elizete morava com a mãe, o marido e o filho na rua Fernando Ferrari, no bairro Oriental em Três de Maio.

O motorista da ambulância, Jairo Hartmann, está internado em observação no hospital de Palmeira das Missões, os demais passageiros do veículo sofreram ferimentos leves.

A Secretaria da Saúde de Três de Maio enviou pessoal até a cidade do local do acidente para todos os encaminhamentos necessários.