18 julho 2010

Definidos os últimos classificados à finalíssima do Freio de Ouro 2010

Pela primeira vez em 29 anos de Freio de Ouro, Brasília recebeu uma etapa classificatória à principal prova de seleção da raça crioula. A repescagem realizada na capital federal foi a última oportunidade de garantir presença na Grande Final, no dia 29 de agosto.
Atualmente, Brasília tem cerca de 1500 animais registrados e mais de 40 criadores. A relação entre o cavalo crioulo e a capital federal é antiga. Na década de 1970, os primeiros gaúchos que subiram em direção à Brasília para trabalhar nas plantações de soja levaram consigo o tradicional cavalo dos pampas. Em 2002, crioulistas brasilienses fundaram o diretório regional da ABCCC.
– Basta olhar para a cara dos crioulistas daqui para ver a alegria estampada no rosto deles – comemora Heitor Cheuiche, técnico da ABCCC-DF envolvido com o cavalo crioulo há mais de trinta anos.
Os últimos classificados
Apesar do bom humor dos crioulistas brasilienses e da empolgação da torcida, que vibrou durante toda a manhã de domingo, foi uma etapa nervosa. Não tendo nenhum animal alcançado o mínimo de 18 pontos até o final da tarde de sábado, vários ginetes entraram na pista da Granja do Torto com a calculadora na mão.
Dos 36 animais que concorreram, apenas três éguas e dois machos conseguiram a tão sonhada classificação. Guto Freire montou os três melhores animais da classificatória: as fêmeas Três Pontas Justiça (18,884) e EP Juliana (18,216), e o macho JLS Seival (18,795). Com os três, Guto Freire soma 12 animais na final, estabelecendo um novo recorde.
Já a outra égua classificada foi Gauchita da Flor da Serra (18,155), montada por Caio Habowsky. Enquanto que Saulo Schafascheck guiou Baguera do Mé (18,148) até a final do Freio 2010.
As calculadoras trocaram de mãos. Agora, quem faz as costas são os reservas das outras classíficatórias. Além de uma vaga na fêmea, sobraram duas entre os machos. A estas, somam-se outras deixadas em Buenos Aires e em Esteio.
O circuito 2010 do Freio de Ouro dará uma pausa e retorna para a finalíssima, em 29 de agosto. Até lá, não deixe de acompanhar todas as novidades sobre a competição no site especial do Freio de Ouro 2010.
CLASSIFICADOS EM BRASÍLIA
FÊMEAS
Três Pontas Justiça - Cabanha Velho Matte, Taquara (RS) - Ginete: Guto Freite - 18,884 pontos - 1º Lugar
EP Juliana - Estância Pedregulho, Capão Alto (SC) - Ginete: Guto Freire - 18,216 pontos - 2º Lugar
Gauchita da Flor da Serra - Cabanha Bela Aliança, São Bento do Sul, SC - Ginete: Caio Habowsky - 18,155 pontos - 3º Lugar
MACHOS
JLS Seival - Haras Anchieta, Brasília (DF) - Ginete: Guto Freire - 18,795 pontos - 1º Lugar
Baguera do Mé - Cabanha Querência Crioula, Tijucas do Sul (PR) - Ginete: Saulo Schafascheck - 18,148 pontos - 2º Lugar

Inter vence Ceará por 2 a 1 no Beira-Rio pelo Brasileirão

Num dia em que pouco mais de 6 mil bravos torcedores colorados encararam a chuva e o frio em Porto Alegre para ver de perto pela primera vez o Inter de Celso Roth, a recompensa foi a vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, um dos últimos invictos do Brasileirão e a melhor defesa do campeonato, tendo levado apenas um gol nas oito rodadas disputadas até o momento. Alecsandro e Kléber garantiram os três pontos. O resultado colocou o time com 13 pontos na tabela de classificação, emendando uma sequência de duas vitórias seguidas
Foi um primeiro tempo morno no Beira-Rio. Apesar da chuva insistente em Porto Alegre desde sexta, o gramado deu conta do recado. A bola rolou numa boa. O Ceará entrou no gramado disposto a não perder. E como manda a velha cartilha: quem joga para não perder, geralmente perde. Montou um sólido esquema para se defender. Daí coube ao Inter se valer da qualidade dos meias D'Alessandro e Giuliano, além da velocidade Taison. A primeira oportunidade de gol da partida com do argentino. D'Alessandro recebeu na área com total liberdade aos 11 minutos, driblou o goleiro Diego e arrematou, mas sem ângulo.
Mas aos 16 minutos saiu o gol. De pênalti, já que era difícil penetrar na defesa adversária. D'Alessandro serviu Giuliano dando um gancho na bola. Ao dominar já colocou a bola à frente, mas foi deslocado por Michel na linha da área. Alecsandro se apresentou e bateu à meia-altura, no canto direito, para abrir o placar. Por curiosidade, esse foi o segundo gol sofrido pelo Ceará, a melhor defesa do Brasileirão.
Abbondanzieri pouco foi acionado. No lance de maior perigo, Careca matou no peito dentro da área colorado e emendou chute forte de pé direito. O camisa 1 fez boa intervenção. Apesar disso, o técnico Celso Roth alertou que o Ceará de Estevam Soares ameaçou pela estratégia e por esse lance de desatenção.
Mas nem por isso o Inter deixou de ir pra cima. Nos primeiros instantes do segundo tempo, uma excelente jogada iniciada por Taison. Ele encontrou D'Alessandro na ponta-esquerda, que invadiu a área e rolou rasteiro para trás. Kléber apareceu e pegou de primeira para ampliar o placar para 2 a 0. Mesmo na desvantagem, o Ceará se manteve com a mesma atitude defensiva, com pouca chegada à frente.
Só que o Ceará "achou" um gol aos 18 minutos. No rebote na frente da área, o lateral Michel pegou forte no chute rasteiro. Pato Abbondanzieri fez toda a pose para abafar a bola, mas deixou que a bola escorregasse pelas luvas, em lance muito semelhante ao do goleiro Green, da Inglaterra, na Copa do Mundo. Foi só a partir daí que a equipe visitante começou a se soltar em campo e esboçar uma reação para buscar um empate. Mas não deu.
Roth ainda aproveitou para fazer alterações no time. Todas mantendo a formatação tática, repondo peças: Glaydson no lugar de Wilson Mathias, Andrezinho na vaga de Giuliano e Everton mantendo a velocidade de Taison do meio para frente. Por sinal, Everton levou o terceiro cartão amarelo no Brasileirão e cumpre suspensão automática.

Ônibus com candidatos ao concurso do TRE tomba na freeway

Um ônibus que transportava candidatos ao concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) tombou no canteiro da ERS-030 com a BR-290 (freeway), em Osório, por volta das 4h30min deste domingo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi provocado por uma pane nos faróis do coletivo. Ao tentar parar no acostamento para resolver a falha elétrica, o motorista caiu com o veículo em um vão da estrada.
Segundo a PRF, 15 pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paulo, em Osório. Segundo o setor de emergência da instituição, oito vítimas ficaram em observação e serão liberadas somente no início da tarde. O restante dos passageiros seguiu normalmente para Porto Alegre para realização da prova.

Supervisora do IMAMA do RS esteve em Três de Maio

O Instituto do IMAMA de Três de Maio realizou na quinta-feira, 17 de junho, a Capacitação e Instrumentalização de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuação em saúde da mama.
Na oportunidade, foram capacitadas mais de 50 pessoas, entre elas, agentes comunitários de saúde, enfermeiros da rede municipal e voluntárias da comunidade.
O evento contou com a presença da Superintendente do IMAMA do RS, Rita de Cássia Castro, a qual palestrou aos presentes sobre os projetos envolvendo o combate contra o câncer de mama e da ONG americana Susan G. Kome for the Cure auxiliadora e combatente do câncer de mama no mundo.
Como estatística, a cada 24 segundos é diagnosticado um caso de câncer de mama no mundo e a cada 68, uma mulher perde a vida por causa da doença, sendo que mais de 50% desses casos acontecem em países em desenvolvimento, como o Brasil, informa a ONG.
A tarde, a enfermeira do PSF Viva Família do bairro Oriental, Angelita Sabino da Silva, discorreu aos presentes sobre a organização da Secretaria de Saúde do município na prevenção contra o câncer de mama.
Após, palestrou a dra. Maria Cristina, da cidade de Ijuí, sobre a importância do descobrimento precoce da doença, assim como a anatomia da mama e os diferentes tipos de câncer.
A primeira-dama e coordenadora do IMAMA deste município Elizabeth Caraffa, ressaltou a importância das mulheres em realizar a mamografia a partir dos 40 anos e salientou que o instituto está a disposição de toda a comunidade.
Foto: Pato Roberto

Concurso do TRE-RS mobiliza mais de 41 mil candidatos em Porto Alegre

Com 41,9 mil inscritos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) reaplica neste domingo as provas de concurso realizado em dezembro de 2008 e anulado após denúncias de irregularidades. Pela manhã, cerca de 35 mil pessoas concorrem a 15 vagas de nível médio na área administrativa (geral, eletricidade e telecomunicações e programação de sistemas), cuja remuneração é de de R$ 4.052,96.
À tarde ocorrem os exames para o cargo de analista judiciário, com salário de R$ 6.611,39. Para nível superior há vagas nas áreas judiciária, administrativa e de apoio especializado (análise de sistemas, biblioteconomia, psicologia e medicina).
Para evitar problemas como o de 2008, foram tomadas diversas medidas de segurança para evitar que o problema se repita. Conforme Antonio Augusto Portinho da Cunha, diretor geral do TRE-RS, o primeiro passo foi a escolha da organizadora da seleção.
A nova responsável pelas provas, a Fundação Carlos Chagas, informou em nota que costuma tomar diversas medidas para evitar fraudes. Entre elas, a diversificação da ordem das questões das provas para inviabilizar a troca de informação entre candidatos, a captação das digitais na folha de respostas e até a possibilidade de candidatos passarem pelo sistema de detecção de metais e terem de manter as orelhas visíveis à observação dos fiscais.
Para evitar transtornos e coibir fraudes, o TRE-RS também acertou parceria com o Departamento da Polícia Federal do Estado, que acompanhará a seleção.
A candidata Milena Oliveira, 32 anos, estudou durante três meses para a prova e tinha uma boa expectativa ao entrar nos portões de seu local de prova, a FAPA, nesta manhã. Mesmo sabendo do aumento das linhas de ônibus prevista pela EPTC para atender a demanda, ela acordou às 4h30 para evitar atrasos.

Duas crianças são resgatadas com vida após desabamento em Salvador

Dois irmãos, um menino de 8 anos e uma menina de 7 anos, foram resgatadas com vida na noite deste sábado dos escombros de um prédio que desabou em Salvador (BA). O edifício de sete andares estava em construção e veio abaixo por volta das 19h.
Informações iniciais davam conta de que pelo menos cinco pessoas haviam sito soterradas. Após a retirada das crianças, equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil continuaram no local em busca de mais vítimas. Não há informação sobre mortes.
As informações são do site G1.

Acidente mata quatro pessoas da mesma família em Osório

Um acidente entre três carros matou quatro pessoas da mesma família, na noite deste sábado, em Osório. A colisão ocorreu no km 7 da Estrada do Mar e envolveu uma caminhonete, um Uno de Santa Maria que ia em direção a Xangri-Lá e um Gol no sentido contrário.
A caminhonete e o Gol teriam colidido frontalmente. O Gol levava cinco pessoas, quatro delas morreram na hora e foram identificadas como Sebastião de Oliveira, de 57 anos, Jamile Oliveira Lemos, de 17 anos, Darlan Oliveira Lemos, de 11 anos, e Vitor Conceição, de 11 anos.
Uma menina de 11 anos que também estava no veículo ficou presa entre as ferragens, mas foi retirada com vida e encaminhada ao hospital.
Os ocupantes dos outros carros tiveram ferimentos sem maior gravidade. Até o fim da madrugada, eles permaneciam em observação no hospital de Osório.