06 junho 2012

Três de Maio: Pista de avião está em reformas na propriedade de André Bohn

Ao fundo, pode-se visualizar a nova Perimetral que liga 
BR 472 com a Setrem / Foto: Paulo Marques
Proprietário de um avião monomotor, o empresário André Bonh possui em sua propriedade rural, uma pista para decolagem e pouso de pequenas aeronaves.

A pista que está localizada as margens do novo entroncamento da BR 472 com a Perimetral que será inaugurada nesta sexta-feira dia 08 de junho, está em obras, visando melhoramentos, devendo ficar pronta nas próximas semanas.

O projeto no local, que passa a ter ainda mais visibilidade, é a formação de um aero clube, o primeiro de Três de Maio.

Três de Maio: HSVP recebe consultor para implementar Plano de Gestão por Competência

O HSVP recebeu Paulo Fagundes da La'Fiorravanso Consultoria de Porto Alegre
Sempre buscando aprimorar a qualificação de seus serviços, a Rede Verzeri através da mantenedora, Associação de Literatura e Beneficência, está realizando junto as suas instituições a implantação do plano de ação da gestão por competência. Dentro deste planejamento o Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, recebeu na última semana a visita do consultor Paulo Delfino da Costa Fagundes, da La’Fioravanso Consultoria de Porto Alegre.

Nesta etapa do processo é efetuado um levantamento para descrever os cargos próprios do hospital. Num momento anterior já se realizou este trabalho junto ao Hospital Banco de Olhos da capital e no Hospital São José de Giruá. Conforme o consultor Paulo Fagundes, agora o processo consiste na chamada provação. O Gerente à prova do coordenador e de seus abaixo, a direção à prova de seus gerentes e a mantenedora à prova da alta direção.

Originalmente para se chegar a uma avaliação de cargos a La’Fioravanso consultoria estudou todos os documentos da Mantenedora, a missão, visão, valores, o planejamento estratégico, além de outros assuntos pertinentes ao papel que a rede Verzeri desempenha. Posteriormente juntam-se todas estas informações com as atividades que são desenvolvidas e desta forma se pode definir qual a responsabilidade de cada cargo dentro do HSVP. Paulo Fagundes destaca que a responsabilidade do cargo é saber o que se faz, e se o detentor do cargo não o fizer, deve-se saber que sempre haverá um prejuízo.

Para a definição dos cargos e se este vem sendo ocupado e desempenhado de maneira correta dentro da instituição é verificado quais são as habilidades, quais são os conhecimentos, experiência e as atitudes. Este conjunto de avaliações é somado a formação que os detentores destes cargos possuem, para saber de forma exata se os mesmos tem competência para tal função. Com esta avaliação se racionalizam os cargos, obtendo-se especificações mais exatas para o bom andamento da instituição.

De acordo com Paulo Fagundes, as etapas deste projeto consistem na consolidação dos três hospitais tornando-os o mais uniforme possível dentro de sua estrutura operacional para provação da Mantenedora; avaliação dos colaboradores que tem um treinamento para os gestores e feedback. Dentro do cronograma, estas avaliações deveram se encerrar em agosto deste ano, quando ocorrerá uma nova ação a ser colocada em prática.

Com esta consultoria, o Hospital São Vicente de Paulo pertencente à Rede Verzeri tem por objetivo melhorar os trabalhos internos desenvolvidos na instituição e por consequência o que se oferece aos clientes e pacientes do HSVP.

Três de Maio: Preparativos finais para a 2ª Expo Terneira

O pavilhão de lona irá abrigar a fase eliminatória do 6º O
Rio Grande Canta o Cooperativismo, nesta quinta-feira
O Parque de Exposições Germano Dockhorn, recebe os detalhes finais para o grande evento de 2012 em Três de Maio, a 2ª Expo Terneira, que começa nesta quinta-feira dia 07/06 e vai até domingo dia 10/06.

A Expo Terneira tem uma previsão de realizar negócios para os expositores com a expectativa de receber em torno de 50 mil visitantes. Estão confirmados 169 expositores de todo o estado e até de Santa Catarina e do Paraná. São 75 expositores na área externa, 59 no pavilhão um e 35 no pavilhão dois.

Durante o evento serão realizados o Fórum Regional da Economia Familiar, do III Fórum de Nutrição Animal, da Expodinâmica, feira do livro, prova de MotoCross e Festa Campeira.

Na tarde desta terça-feira 05/06, começou a ser erguido o pavilhão de lona que abrigará a fase eliminatória do 6º Festival do Cooperativismo, na noite desta quinta-feira.

S.José do Inhacorá: Os números da campanha de vacinação alcançam excelente índice

Foram vacinados 434 idosos acima de 60 anos de idade
A 14ª campanha de vacinação da Influenza (gripe) iniciou-se dia 25 de maio e se estenderá até o dia 13 de junho de 2012.  Como de praxe, no município de São José do Inhacorá, a campanha de vacinação, realizada através da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou excelentes índices quanto às metas traçadas.

O perfil das pessoas que são consideradas vulneráveis são as que têm mais de 60 anos, os trabalhadores da saúde, as crianças que tem entre seis meses de vida a menores de 2 anos, além de gestantes e indígenas. A dose trivalente imuniza contra gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como "gripe suína", e foi distribuída gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país.

A campanha tem por finalidade a proteção da parcela da população que corre mais risco de ter a gripe em sua forma mais grave, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo se imunizem todos os anos, pois a ação da vacina tem validade de aproximadamente um ano.

No Município de São José do Inhacorá, os idosos acima de 60 anos, ou seja, 434 pessoas desta faixa etária correspondendo a 97,31%, foram vacinados; as crianças de 06 meses a menores de 02 anos, foram também todas imunizadas; perfazendo estas, num total de 21. A mesma totalidade imunizada sucedeu aos trabalhadores de saúde e gestantes. No total geral, 98,82% dos grupos prioritários encontram-se imunazados.

A secretaria Municipal de Saúde de São José do Inhacorá, alerta aos pais e/ou responsáveis, que os mesmos devem sempre buscar os postos de vacinação para completar o esquema vacinal de seus filhos. No que diz respeito aos trabalhadores de saúde, alega que, com os profissionais protegidos, estará assegurado o atendimento da população.

Ijui: ‘Cachorrinho’ e ‘Da Lua’ assaltam estudante e são presos pela Brigada Militar

Cachorrinho e Da Lua, no detalhe, passaram por avaliação
médica e foram levados à delegacia de Polícia para a lavratura
do flagrante. Fotos: Abel Oliveira
A farra do bandido Sérgio da Rosa Oliveira, o ‘Cachorrinho’, de 36 anos, acabou por volta das 23h desta terça-feira, 5, após assaltar uma estudante, 18 anos, e ser preso por PMs do Pelotão de Operações Especiais (POE) e do Policiamento Ostensivo da Brigada Militar.

Ele agiu em comunhão de esforços com Edison Nilson Ramos Campos, o ‘Da Lua’, 29 anos, outro velho conhecido da Polícia e da Justiça, condenado por três vezes, mas que estava em liberdade condicional.

Os dois marginais atacaram a estudante que caminhava pela Rua do Comércio, nas proximidades do Mercado da Linha Três, local assaltado por ‘Cachorrinho’, por volta do meio-dia desta mesma terça-feira.

Consta na ocorrência que, à noite, a vítima foi agarrada pelos acusados e teve roubada uma bolsa, com documentos, cartões de crédito, dois celulares, entre outros objetos pessoais.

Imediatamente a BM foi avisada. Os PMs cercaram os Becos do Pindorama e da Pedreira. Nas buscas, ‘Cachorrinho’ e ‘Da Lua’ foram encontrados escondidos em um banheiro, ao lado de uma igreja em obras, na Rua Coroados, não muito distante do local do crime.

‘Da Lua’ tinha um dos telefones escondido na barra da calça, dobrada, que vestia. ‘Cachorrinho’ portava os demais pertences da moça. A dupla foi autuada em flagrante e recolhida à Penitenciária Modulada.

Sérgio da Rosa Oliveira era foragido do Instituto Penal de Ijuí (IPI), desde o dia 30/5. Ele possui pena de 20 anos de reclusão, decorrentes de seis condenações judiciais por assaltos, furtos e posse de drogas, mas já havia atingido o direito à progressão de regime, quando resolveu fugir.

Três Passos: Adolescente desaparecida há quase um ano pode estar vivendo na Argentina

Sumida desde julho de 2011, adolescente teria mudado a cor
do cabelo de castanho para loiro
Foto: ARQUIVO PESSOAL / Divulgação
Uma nova pista pode mudar o rumo das investigações sobre o desaparecimento da adolescente Cíntia Luana Ribeiro de Moraes, de Três Passos, no Noroeste. A menina, que saiu de casa em 13 de julho de 2011, na época com 14 anos, grávida de sete meses, e nunca mais voltou pode estar na cidade argentina de Colônia Aurora, limite com o município gaúcho de Novo Machado.

Segundo a delegada Caroline Bamberg Machado, a informação foi dada à Brigada Militar por pessoas que teriam visto a menina circulando pela cidade e até em bailes. De acordo com os relatos, ela teria mudado a cor do cabelo de castanho para loiro.

— Os policiais foram até lá, e as pessoas da comunidade reconheceram a Luana (como era chamada) pela foto. Eles conversaram com um ex-namorado dela que afirmou que a menina não quer voltar ao Brasil, em razão de problemas familiares —comenta a delegada.

Nos próximos dias, a Polícia Civil fará diligências na cidade onde a menina teria sido vista, além de outros locais. Segundo a mãe da adolescente, Ivone Ribeiro Moraes, 54 anos, Luana não teria razões para evitar a família.

— Seria ótimo se ela estivesse na Argentina, mas, sinceramente já não sei mais no que acreditar. Se estivesse por perto, ela não deixaria de me ligar ou vir para casa. Por outro lado, se for verdade, certamente não está sozinha, ela é muito medrosa — diz a mãe.

O bebê da jovem, cujo nascimento estava previsto para setembro do ano passado, estaria agora com nove meses. Luana deixou a casa da família dizendo que voltaria em 20 minutos. Ela iria se encontrar com o suposto pai da criança, um homem de 27 anos, casado e morador de Humaitá, município vizinho a Três Passos, e cuja identidade não é divulgada pela polícia.

O rapaz admitiu em depoimento à polícia ter dado dinheiro para Luana fugir e ter o filho em outro lugar. Ele chegou a ser apontado como o principal suspeito do desaparecimento da menina. Mais tarde, um comerciante do município, casado, também foi apontado como suspeito de envolvimento no sumiço da garota. Interrogado pela polícia, afirmou que seu último encontro com Luana foi em março de 2011 e, desde então, não teria mais tido contato com a adolescente. Até agora, a polícia trabalha com três hipóteses para o caso: homicídio, fuga por conta própria e cárcere privado.

Como você pode ajudar

Quem tiver informações que possam levar até Luana pode entrar em contato com a Polícia Civil de Três Passos, pelo telefone (55) 3522-1211, ou entrar pelo telefone 197.