28 abril 2012

Roque Gonzales: Presos cinco suspeitos de assalto em Santiago

Foto: Polícia Civil 
Foram presos na tarde deste sábado (28), em Roque Gonzales, três acusados de cometer um assalto em Santiago, na manhã deste mesmo dia.
Segundo informações da Polícia Civil, uma joalheria, a Ótica Fank, foi assaltada por um grupo de cinco pessoas, levando uma grande quantia de jóias. Os acusados foram localizados, após uma barreira policial, na região missioneira. Eles circulavam em três veículos, um Polo preto, um Focus prata e um Honda Civic, também prata.
A prisão ocorreu após os policiais de Santiago e São Luiz Gonzaga efetuarem perseguição até Roque Gonzales. Um veículo também teria sido abandonado no município são-luizense.
Em contato com nossa equipe de reportagem, o delegado Brum, de Santiago, adiantou que um dos indivíduos seria de São Borja, e outro de Mata, porém todos residem em Porto Alegre. Ao total, seriam quatro homens e uma mulher.
Os acusados foram conduzidos para a DP de Santiago, onde será decretada sua prisão em flagrante.

Santa Rosa: Gir Leiteiro é novidade na Pecuária da 19ª Fenasoja

O Núcleo de criadores, por exemplo, tem apenas dois anos 
A Fenasoja apresenta nesta edição uma novidade na Pecuária leiteira. Além das raças Holandesa e Jersey, em exposição tradicionalmente no evento, há 20 animais da raça Gir Leiteiro, em destaque no mercado leiteiro atual.
Segundo o coordenador do Núcleo Gaúcho de Criadores de Gir Leiteiro do Rio Grande do Sul, José Amaral, a raça tem alta capacidade de conversão alimentar: “ele produz leite a baixo custo, se alimentando apenas com pasto, por exemplo. Consegue produzir bem com uma nutrição de baixa qualidade”. A raça ainda é resistente a parasitas.
Com inserção recente no Estado, Amaral diz que a raça já apresenta crescimento na comercialização, e se insere cada vez mais em férias agropecuárias do Estado. O Núcleo de criadores, por exemplo, tem apenas dois anos.
Na 19ª Fenasoja os animais participam de mostra e julgamentos morfológicos. Ainda não são realizados concursos leiteiros da raça. Na Fenasoja, ocorrem também julgamento morfológicos de macho da raça. Amaral explica que, a raça, com origem na Índia, tem no Brasil os grandes reprodutores, ao contrário das demais raças: “precisamos incentivar o cuidado com o macho, para criar bons reprodutores”.

Três de Maio: Câmara inaugura Site

Acesse:  http://www.camaratresdemaio.rs.gov.br/   
A Câmara de Vereadores de Três de Maio, fazendo parte da política de reformulação da estrutura administrativa e modernização do sistema de informação, está inaugurando o seu Site. Os integrantes das Mesas Diretoras de 2009, 2010, 2011 e 2012 desenvolveram várias ações que resultaram na modernização do espaço físico e estrutura tecnologica da Casa Legislativa, objetivando dinamizar os trabalhos prestados pelo Poder Legislativo Municipal.
O Site Oficial moderniza os processos e serviços realizados pela Câmara de Vereadores, propiciando uma maior e melhor interatividade com a população três-maiense. Através dele, todas as pessoas que necessitarem, poderão realizar pesquisas das principais Leis Municipais, além dos projetos, indicações, moções, resoluções, licitações, contratos entre outras iniciativas com origem Legislativa.
O Site da Câmara de Vereadores também possui um canal de atendimento ao cidadão, que agora pode acompanhar as atividades da instituição, opinar, consultar processos, e receber orientações sobre direitos e cidadania.
Com transparência e compromisso com a comunidade, o Poder Público Legislativo Municipal está se modernizando para facilitar ainda mais o acesso da população três-maiense aos seus legisladores.
A partir da efetivação do Site, sem dúvida, a população passa a fazer um acompanhamento in loco, os trabalhos dos vereadores, concretizando o objetivo de aproximar o Legislativo mais da população, aumentando a via de informação através do noticiário virtual e impresso. Através de uma via maior de informação, com toda a certeza, o público passa a se interagir com os vereadores, acompanhando os trabalhos via internet e certificando-se das ações de seus representantes. Por isso, acredita-se numa nova dinâmica do Poder Legislativo com a criação do Site da Câmara de Vereadores, que igualmente servirá para reiterar o pedido para que a população prestigie mais de perto os trabalhos dos vereadores, que muitas vezes por falta de uma maior e melhor divulgação não chegam ao conhecimento da comunidade.

Porto Mauá: Novamente baixo o nível das águas do rio Uruguai

A longa estiagem e a pequena liberação de água das
barragens influencia o aparecimento das pedras no 
leito do rio em Volta Grande
Como havia ocorrido de 6 a 9 de abril de 2012, o rio Uruguai voltou ao mesmo nível das águas na quarta-feira, dia 25 de abril, ou seja, sendo possível atravessar a pé o rio do Brasil a Argentina, sendo obstáculo da travessia apenas o canalão, que possui largura aproximada de 15 metros na localidade de Volta Grande, interior de Porto Mauá.
As pedras que ficavam no fundo do rio estão imersas desde a costa brasileira até na Argentina. A travessia por cima das pedras pode ser realizada transversalmente, numa distância aproximada de 1.000 metros. As pedras formam pequenas piscinas naturais, pequenos córregos, pequenas quedas de água (cachoeiras).
A longa estiagem e a pequena liberação de água das barragens influencia o aparecimento das pedras no leito do rio em Volta Grande. Se o nível baixar em torno de 50 cm, poderá ser repetido o que ocorreu em 1979, naquele ano era possível fazer a travessia em linha reta por cima das pedras do leito do rio, sendo apenas o canal o obstáculo.

Rural: Farsul analisa novo Código Florestal Brasileiro

Presidente da Farsul analisa o novo
Código Florestal
O presidente do Sistema Farsul e vice-presidente da CNA, Carlos Sperotto, considera que os produtores rurais terão, a partir da sanção do novo Código Florestal Brasileiro, a segurança jurídica para manutenção da atividade uma vez que a situação de indefinição foi vencida. Para Carlos Sperotto, o prejuízo será substancial para os produtores que terão de deixar parte das propriedades reservadas em cumprimento à legislação ambiental. No RS, por exemplo, 20% das áreas devem ser preservadas como Reserva Legal. “É como se 2 andares de um prédio de 10 andares não pudessem ser usados, mas temos que respeitar a legislação. Estamos até nos antecipando aos compromissos internacionais que o Brasil assumiu para preservação ambiental”, explicou Sperotto. Acrescentou que “não há possibilidade de anistia aos desmatadores porque há uma data de corte para aplicação da exigência de Áreas de Preservação Permanente, a partir de 22 julho de 2008. A partir desta data, quem não cumpriu a lei de crime ambiental poderá ser punido”.
Outro ponto destacado por Carlos Sperotto, que representou a CNA no processo de votação do Código em segundo turno no plenário da Câmara dos Deputados, é o comprometimento que os pequenos agricultores terão com a necessidade de recomposição de 15 metros no entorno dos rios com até 10 metros de largura.
Para Sperotto, o Brasil chegará a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, em junho, com uma posição robusta a partir da aprovação do novo Código Florestal Brasileiro.
Sperotto informou que a Farsul terá atendimento prioritário para esclarecer dúvidas dos produtores sobre o novo Código Florestal Brasileiro que ainda depende de sanção da presidente da República, Dilma Roussef.
A avaliação do projeto aprovado em segundo turno na Câmara dos Deputados foi feita em entrevista coletiva com a imprensa na tarde dessa quinta-feira pelo presidente do Sistema Farsul, Carlos Sperotto; o assessor do Sistema Farsul, Eduardo Condorelli; o assessor jurídico, Nestor Hein; e o assessor ambiental, Ivo Lessa.

Trânsito: Motorista de caminhão é preso após acidente com duas mortes no RS

Seis carros, três da polícia e três da imprensa, foram atingidos
(Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Agência RBS)
O condutor do caminhão envolvido no acidente que  causou na manhã desta sexta-feira (27) as mortes do repórter Enildo Paulo Pereira, o Paulão, e do cinegrafista Ezequiel Barbosa, da Rede Bandeirantes, na Serra do Rio Grande do Sul, foi preso em flagrante por duplo homicídio com dolo eventual – quando o autor, mesmo que não tenha a intenção, assume o risco de produzir o crime. Segundo a Polícia Civil de Caxias do Sul, o suspeito está na Delegacia de Farroupilha, cidade onde ocorreu a colisão. O homem será encaminhado ao Presídio Industrial de Caxias do Sul.
O acidente ocorreu por volta das 6h no km 47 da RS-122, em Farroupilha. Segundo a Polícia Militar, um caminhão desgovernado atingiu três carros de veículos da imprensa e outras três viaturas da Polícia Civil em um local conhecido no estado como "curva da morte". Além das vítimas fatais, outras sete pessoas ficaram feridas.
O delegado Rodrigo Garcia, passageiro de uma das viaturas atingidas pelo caminhão, disse ao G1 que o caminhoneiro confessou que estava sob efeito de um remédio para não dormir no momento da colisão. A declaração foi dada pelo motorista a policiais civis que estavam em um dos veículos atingidos pela carreta logo após a ocorrência, informou o delegado.
Segundo Garcia, os policiais encontraram duas cartelas de um medicamento usado para manter motoristas acordados por mais tempo. "Ele confessou no local que tomou os 'rebites'. Inclusive, encontramos o remédio no local. Estava claramente sob efeito de alguma droga. Fomos conversar com ele e não conseguia completar uma palavra", disse Garcia.

Santa Rosa: Cidade vive onda de arrombamentos

O delegado de Polícia Ubirajara Júnior afirma que a Polícia
está investigando caso a caso 
Os lojistas de Santa Rosa convivem com o temor de terem seus estabelecimentos comerciais arrombados a qualquer hora da noite. Os últimos dias foram marcados por ocorrências sucessivas de arrombamentos em estabelecimentos comerciais na zona central da cidade. Casas e veículos arrombados também engrossam as estatísticas diárias.
O delegado de Polícia Ubirajara Júnior afirma que a Polícia está investigando caso a caso, mas alerta que o aumento da criminalidade é motivado pelo consumo de drogas. “Em muitos casos são os próprios dependentes químicos que estão agindo”, ressalva. E a forma como os arrombamentos estão ocorrendo vão nessa direção, pois carecem de planejamento e criatividade. As vidraças são simplesmente quebradas ou as portas forçadas para dar passagem aos arrombadores.
“Nosso foco home está em cima disso”, assegurou o Capitão Paulo Kunkel, novo comandante da 1ª Companhia da Brigada Militar. Desde terça-feira foram mobilizados 11 policiais para patrulhar a área central da cidade, com deslocamentos mais frequentes às vilas. “Estamos abordando pessoas, o que gerou uma lista entregue à Polícia e uma prisão”, contabilizou Kunkel. O oficial afirmou que a operação de patrulhamento que avança na madrugada será mantida até que os índices de arrombamentos sejam diminuídos.