14 agosto 2010

Chama Crioula é acesa em Itaqui

Composta por três centelhas, o 63º acendimento da Chama Crioula ocorreu às 10h34min deste sábado, no cais do porto de Itaqui, quando se uniram à chama acesa no município há 30 anos contínuos uma centelha vinda da região das Missões, para representar os povos indígenas, e outra vinda da cidade argentina de La Cruz, alusiva à integração com o povo hermano.
As 30 regiões tradicionalistas do Estado foram chamadas a acender seus candeeiros junto à chama crioula principal. De acordo com o coordenador da 3ª Região Tradicionalista, João Cezar Farias, cada região tem uma maneira particular de distribuir a centelha entre outros municípios e entidades:
— Geralmente, a região organiza um evento em determinada cidade da região e os outros municípios se organizam para buscar a chama. Depois, em cada cidade, há a distribuição entre centros tradicionalistas e piquetes, que mantêm a chama acesa até 20 de setembro — explica Farias.
A tradição de manter a chama acesa durante todo o ano, por três décadas, foi um dos principais diferenciais de Itaqui para conseguir sediar o evento de acendimento da chama em 2010. A cada ano, uma fazenda fica responsável por manter a chama acesa. Nos últimos 12 meses, o fogo foi mantido na fazendo do Itu, área que já foi propriedade do ex-presidente Getúlio Vargas.

Quinto Portelaço é realizado em Tenente Portela

Nos anos 70, era a soja que fazia os moradores de Tenente Portela deixarem a cidade do noroeste do Estado atrás de terras inexploradas. Nas décadas seguintes, por diferentes objetivos, a população seguiu migrando. Mas o êxodo não é motivo de lamentações para os portelenses. A cada dois anos, aqueles que saíram do município e os que ficaram se reúnem em algum lugar do país para matar as saudades.
Neste final de semana, o Portelaço, como é chamado o encontro, será realizado em casa mesmo. São esperados portelenses que se espraiaram pela Grande Porto Alegre, por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. As caravanas começaram a chegar ontem para a quinta edição do encontro, organizado por moradores com o apoio da prefeitura.
Em cinco décadas, o município perdeu mais de 20 mil habitantes em razão do êxodo e das emancipações, e hoje tem aproximadamente 14,25 mil moradores. Como as famílias nas décadas de 1970 e 1980 eram grandes e as propriedades rurais pequenas, os moradores começaram a ir para Estados que incentivavam a colonização. Além da agricultura, a indústria calçadista do Vale do Sinos atraiu os habitantes.
– Houve um levante grande para desbravar o Paraná, o Centro-Oeste e o Norte. Em qualquer lugar que você vá no Brasil, acho que encontra um portelense – brinca um dos membros da comissão, Anderson Setti.

Carro colide em poste e mata jovem em Santa Rosa

Um carro bateu contra um poste no centro de Santa Rosa e deixou um jovem morto, por volta da uma hora madrugada deste sábado.
Giovani Nunes Marmitt, de 19 anos, estava no banco de trás de um Mondeo, quando o veículo saiu da pista. O condutor do carro, Lucas Marques Wieland, também de 19 anos, não tinha habilitação. Ele e a irmã da vítima, de 15 anos, que também estava no veículo, não se feriram gravemente. Eles foram levados a um hospital do município, em estado de choque.

Playboy divulga nova foto de Cleo Pires

Capa da edição de 35 anos da Playboy, Cleo Pires continua em alta. Nesta sexta-feira, o blog da revista liberou uma imagem inédita do ensaio da atriz para a publicação com o título: Nossa musa num ângulo que você ainda não viu. Na foto, clicada por Jacques Dequeker, ela aparece deitada, sem calcinha e uma pose um tanto sexy.
O ensaio da atriz tem duas capas - pela primeira vez na histórida da edição brasileira. Uma é clicada por Bob Wolfenson e outra por Jacques Dekequer. "Os dois ensaios são bem quentes, sensuais e chiques, mais um é rock and roll e outro mais romântico", revelou Cleo durante lançamento da publicação.
Na capa colorida, de Bob Wolfenson, Cleo aparece com uma tatuagem temporária com versos da poesia de Fernando Pessoa Tempo de travessia, que dizem: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."

Chama Crioula será acesa hoje em Itaqui

O porto municipal de Itaqui será palco hoje de uma das cerimônias mais importantes do Estado, o acendimento da Chama Crioula, a partir das 10h.
Este ano, a chama será composta por três centelhas: uma irá atravessar o Rio Uruguai, representando os vizinhos argentinos, outra vem das Missões, lembrando o povo indígena, e a terceira está acesa há cerca de 30 anos, na Fazenda Itu, em Itaqui.
Cerca de 600 cavaleiros, vindos de diferentes pontos do Estado, estarão no evento para, a partir da chama principal, acender a chama de cada município. Assim que o fogo chegar até as cidades, será distribuído para entidades tradicionalistas.